Jump to content
Sign in to follow this  
GIN

[Diy] Consertar Rebatimento Elétrico Do Espelho 307/c4

Recommended Posts

Boas pessoal, essa semana tive o desprazer de ter meu retrovisor chutado por um Motoboy, apesar da raiva na hora, felizmente não consegui derrubar ele.

Pois bem, o chute foi certeiro mas não chegou a quebrar o espelho, só deslocou pra frente e desregulou a lente.

O problema eh que ele eh rebativel elétrico, junto aí alarme. E isso estragou, não fechava nem abria.

Após várias consultas sem sucesso nos fóruns, resolvi METER A CARA e tentar arrumar.

Deu certo, então resolvi montar um DIY pra ajudar quem possa ter esse problema futuramente.

Não eh muito difícil mas eh bem delicado e eh preciso muita calma. Se for estressado, tome uma cerveja junto pra acalmar.

Bom, tudo começa aqui.

image_zpsc326e6af.jpg

Primeiro tiramos a capa do espelho, só puxar com jeitinho.

image_zps053fc87d.jpg

Depois tira a moldura da maçaneta interna, eh bem delicada, comece a tirar pelo vão q tem no canto superior esquerdo, onde tentei mostrar com a foto

image_zps35c5c378.jpg

Olha como a peça eh frágil

image_zps1de82fc7.jpg

A próxima parte eh tirar o comando dos vidros, um parafuso cabeça Torx 20. O comando tem 2 plugues, preste atenção nas cores, para encaixar corretamente depois. No meu caso, o cinza ficou mais ao meio do comando.

image_zps17cfbd42.jpg

Com tudo solto, eh hora de soltar o forro, temos 1 parafuso bem no alto desse canto.

image_zps3dafaebb.jpg

E dois nessa parte. Somado ao parafuso do comando dos vidros, são 4 no total

image_zps871db19b.jpg

Agora eh só puxar a parte de baixo que vai soltando os grampos, debaixo pra cima, e quando soltar todos, puxe o forro pra cima pra desencaixar das canaletas(pestanas pra alguns)

image_zps6483fbb3.jpg

Com o forro fora, solte o plug do alto falante (esqueci da foto) e depois solte os 2 plugues do espelho, não se preocupe em marcar pq os plugues são diferentes, não tem erro no encaixe.

image_zps7ead537b.jpg

Solte os 3 parafusos (torx 30) do espelho, o do copinho ali eh o q segura a moldura (a primeira peça que tiramos)

image_zps2582dc9a.jpg

Com o espelho fora eh hora de tirar a moldura da cor. Eh bem chato, geralmente quebra, eu quebrei 1 trava.

Comece por aqui.

image_zps29022b5d.jpg

image_zps7ac5cce2.jpg

Agora tire essa pecinha preta, sai fácil...

image_zps4fe95743.jpg

Embaixo dela tem 3 parafusos, solte com uma torx 15

image_zpsfabe7a32.jpg

Agora que vc soltou os parafusos, passe o chicote e tire a peça, ficando assim como a foto.

image_zps231762a7.jpg

Tirei essa peça, sabe o que tem embaixo dela? NADA, só perdi tempo, então nem precisa tirar

image_zps5bb6b213.jpg

image_zps60757d2d.jpg

Agora vamos tirar a lente do espelho, force com cuidado as travinhas que estão no fundo da foto, meio escondidas... São 4 partes com 2 travas cada, no meu soltava 1 e empurrava com calma e já saia a outra. Não foi difícil

image_zps782819f4.jpg

Agora tire os plugs do aquecimento(anti embaçamento) e observe no casco do espelho o motor e mecanismo do espelho elétrico e seus 3 parafusos torx 15

image_zps83c7eef1.jpg

Aqui da pra ver melhor como são as travas da lente do espelho

image_zpsd2a505fb.jpg

Agora solte os 3 parafusos que falei. Até aqui foi fácil né?

image_zpsced61406.jpg

Esse plug foi maldito... Deu trabalho pra tirar, tive q colocar uma chave pequena no vão que ele tem e forçar bastante, felizmente não quebra fácil.

image_zpsc9e53724.jpg

Aqui uma prévia de como está o espelho, já passamos da metade.

image_zps00fe2845.jpg

Agora é hora de separar a moldura do restante. Solte os 3 parafusos torx da foto que a moldura já sai.

image_zpsb4ab3b21.jpg

Vc vai ficar com essa peça na mão, ali da pra ver os rebites estourados já, mas vc tem q estourar e tirar eles fora, eu usei uma broca de 3,5mm. Não precisa "arregaçar" o rebite, pois como ele tem um formato diferente, vc pode reutilizar o mesmo depois, da até pra dar um pingo de cola branca na hora de montar, só pra fazer uma tensão, pq ali ele não eh forçado.

image_zps28c7a003.jpg

Aqui o outro lado da peça, veja como não é um rebite comum

image_zps273f1cd7.jpg

Olha só no que virou rs.

Depois de tirar o rebite, puxe o mecanismo pra baixo pra separar as peças.

image_zps2b237f5a.jpg

Vai sobrar isso na sua mão.

image_zps2cfc4df5.jpg

Note que nos furos onde passava o rebite, tem 2 travas, e são elas que juntam e mantêm o mecanismo vedado contra pó e água.

Usei uma chave de fenda pequena pra empurrar e tirar, conforme a foto abaixo.

image_zps4ff5ad24.jpg

Antes de abrir, não esqueça de tirar esse plug, tem uma borrachinha q veda ele, use uma chave de fenda pequena e force de baixo pra cima

image_zps8364da6a.jpg

Uhullll.... Chegamos ao motor.

Aqui está o bicho.

image_zps58f72e93.jpg

Tire a placa que comanda, é só puxar pra trás.

image_zps1021cfff.jpg

Se vc chegou aqui e essa engrenagem está quebrada, estragada ou algo assim, não posso ajudar, caso esteja igual a essa, continuamos.

image_zps8ba8734e.jpg

Aqui estava o problema no meu caso, mas de qualquer forma, antes de montar, alinhe bem essas 2 engrenagens, elas são responsáveis em transferir as rotações do motor para o espelho.

image_zpscdb32213.jpg

Olha aí... A engrenagem desalinhada, era só esse o motivo do meu espelho não rebater.

image_zps823064dc.jpg

Pois bem, agora que vc já arrumou seu rebatimento (ou não), está na hora de montar tudo de novo. Pois bem, comece a ler tudo de baixo pra cima e troque as palavras "solte", "tire", "afrouxe" pelos seus antônimos que você chega lá.

Considerações, não é uma tarefa muito simples mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas garanto uma coisa, nenhum técnico vai arrumar isso pra vc, principalmente em CSS, e nem preciso falar o preço de um espelho desses né... O mais em conta que achei estava por 260 reais, usado.

Espero que ajude a quem precisar.

Abraços!

• Like 1
  • Upvote 6

Tira uma dúvida amigo, este retrovisor você comprou onde? foi dificil de instalar?

Nossa, excelente tutorial!!!

Que bom que deu certo vc consertar o retrovisor, e não era nada demais... apenas engrenagens desajustadas.....

ótimo DIY!!!

:thumbup:

Tira uma dúvida amigo, este retrovisor você comprou onde? foi dificil de instalar?

Esse retrovisor é original do meu carro, já veio de fabrica, mas aqui mesmo tem um excelente tutorial com o passo a passo para instalar o retrovisor rebativel... Faça uma busca pela seção que vai achar... E vale a pena!

Nossa, excelente tutorial!!!

Que bom que deu certo vc consertar o retrovisor, e não era nada demais... apenas engrenagens desajustadas.....

ótimo DIY!!!

:thumbup:

Valeu amigo!!! Resolvi fazer pra ajudar aos colegas do fórum... Afinal isso que serve de alimento para todos que buscam fóruns...

Felizmente no meu caso foi simples, e desde que arrumei não deu mais problema algum....

Abraço!

• Upvote 1

O meu retrovisor do lado D está fazendo um barulho horrível cada vez que rebate/abre.
Vou desmontar até certo ponto pra ver se consigo lubrificar o sistema ou ver se tem algum plástico pegando em outro!

Obrigado pelo DIY! Excelente!

O meu retrovisor do lado D está fazendo um barulho horrível cada vez que rebate/abre.

Vou desmontar até certo ponto pra ver se consigo lubrificar o sistema ou ver se tem algum plástico pegando em outro!

Obrigado pelo DIY! Excelente!

Provavelmente escapou a engrenagem... Segue o tuto aí que da certinho...

• Upvote 1

O meu, desde q comprei, faz barulho dos 2 lados, mas nao eh nada mto alto nao... so um barulho que parece ser de motorzinho funcionando..

Esse barulho eh normal ou ele eh totalmente silencioso?

O meu, desde q comprei, faz barulho dos 2 lados, mas nao eh nada mto alto nao... so um barulho que parece ser de motorzinho funcionando..

Esse barulho eh normal ou ele eh totalmente silencioso?

Os espelhos dos pug são barulhentos mesmo, mas se vc não escuta nenhum estralo, não deve ter nenhum defeito.
  • Upvote 1

Os espelhos dos pug são barulhentos mesmo, mas se vc não escuta nenhum estralo, não deve ter nenhum defeito.

Estralo nao tem nao.. so o barulho do motorzinho mesmo..

Obrigado pela ajuda!

Caramba, belo tuto, explicação perfeita e ainda com imagens...

GIN,

vc lembra quais as cores dos fios do motor do controle do espelho, devem ser 3 fios.

Vou instalar um "Tilt Down" e já seria um grande adianto..

Prometo fazer um tutorial de instalação.

Pelas fotos, parece ser o vermelho, verde , azul, mas não tenho certeza.

Edited by vaval

GIN,

vc lembra quais as cores dos fios do motor do controle do espelho, devem ser 3 fios.

Vou instalar um "Tilt Down" e já seria um grande adianto..

Prometo fazer um tutorial de instalação.

Pelas fotos, parece ser o vermelho, verde , azul, mas não tenho certeza.

Caaaara, aí vc me pegou... Não me atentei a esse detalhe pq não estava com esse problema(elétrico).

Sobre o tilt down, tem essa opção pelo PPS, mas ativei e o meu ao invés de descer, subiu... Rs... E depois virou no saci, não funcionava mais, tive que desativar. Melhor colocar modulo específico mesmo...

Faça o tuto e poste aqui pra nós, pq eu sou 1 dos que vão fazer.

Gin,

Só confirma uma coisa, naquela foto que vc qualificou como "este plug maldito" , que foi difícil de remover, é do motor do espelho? se for é este mesmo que eu quero.

Gin,

Só confirma uma coisa, naquela foto que vc qualificou como "este plug maldito" , que foi difícil de remover, é do motor do espelho? se for é este mesmo que eu quero.

Isso mesmo vaval, eh o motor do espelho, no caso o q regula a lente (baixo/cima-esquerda/direita)

OK, já ajudou bastante, não tenho que desmonta-lo para verificar.

Abraço.

Olá,

Parabens pelo excelente tutorial.

Foi para mim de extrema importancia, pois me ajudou a lubrificar as engrenagens do retrovisor.

Segui exatamente como foi ensinado e como dito não é nenhum bicho de sete cabeças.

Abraços e muito obrigado.

OBRIGADO PELO TUTO!

Edited by PSAPSA

Meu 408 parou de rebater o lado esquerdo (motorista) , suspeito que o manobrista de um restaurante abriu ele na mão achando que haviam recolhido na mão também, aí deve ter desalinhado a engrenagem, como mostrou no tutorial :( - tem vez que ele rebate, vez não, parece ser encaixe entre o retrovisor e o motor... mas enfim, vou tentar tomar coragem e seguir o seu tutorial para ver no que vai dar... (só num fim de semana de muita paciência, rs)

Excelente, vou tirar um rangido de porta mal assombrada do meu.

Pessoal, o retrovisor do lado do motorista não está rebatendo.

O do lado do passageiro está normal.

Acionando o rebatimento, não escuto nada no retrovisor do motorista.

Será que é problema elétrico ou pode ser o desalinhamento mencionado que "trava" o motor e por isso eu não escuto nada?

Gostaria de fazer uns testes elétricos antes de desmontar o espelho porque o procedimento é complicado para mim (rebite, etc).

Será que dá para testar pelos botões da porta?

Bom dia comprei meu pug 307 sedan 2008 a pouco tempo ,bem o retrovisor direito veio quebrado e colado mas o esq normal estou usando a chave reserva como se faz o rebatimento do retrovisor,quando aciono o alarme com a chave canivete,será q meu espelho,do pug ,rebate? Obrigadp

Queria tirar as capas do meu para por pelicula de fibra de carbono, será q é dificil ?

Mais alguém com problemas em ver as imagens? 

Estava com o problema em um dos meus retrovisores, segui o tuto e deu tudo certo!!!