Jump to content
Sign in to follow this  
welsonas

207 Passion 1.4 - Testes De Regulagem De Válvulas, Potencia E Consumo

Recommended Posts

Boa tarde!

Adquiri um 207 1.4 - 2011 XR com 35mil quilômetros rodados. Sou mecânico hobista, sendo minha principal função funcionário publico.

Assim com minha experiencia anteriores (fusca, gol quadrado, Megane, Corsa) eu resolvi fazer um teste no carro 207 pois o mesmo estava com consumo elevado, porém com ótima potencia e um barulho de válvulas batendo. Somente depois que passa a empolgação da compra que eu vejo certos "defeito" e não consigo deixar passar.

O primeiro teste que fiz foi ler todo material que encontrei. Pena que pude apenas encontrar material em idioma francês, inglês ou russo.

Por tabela os valores de abertura de válvulas devem ser entre 0.20 +- 0.5 na admissao e 0.40 +- 0.5 no escapamento.

O carro estava com as válvulas de escapamento entre 0.35 e 0.50 sendo o recomendado 0.40 e as de admissão entre 0.15 e 0.30. Boa resposta de aceleração e consumo entre 9,5 km/l na gasolina e 5,5 no alcool, andando de forma "Goiana" e de modo tiozão entre 10,5 km/l na gasolina.

Pois bem o barulho das válvulas estava incomodando muito, tendo como fator preocupante ter ocorrido logo após a troca do oleo. Então certamente o dono anterior colocou algum aditivo no óleo do motor.

Primeiro ajuste - aproximadamente 0.15 nas válvulas de admissão e 0.35 nas válvulas de escapamento.

O consumo do motor ficou extraordinário com o ar ligado na gasolina fez 11 km/litro. O motor perdeu boa parte do torque em baixa rotação.

Silencio total no funcionamento.

Segundo ajuste - 0.20 na admissão e 0.40 no escapamento utilizando o método abertura total das válvulas de escapamento.

O consumo voltou a ser 9,0 na gasolina com ar ligado. Potencia e torque altos e o madito barulho de motor Renault CHT.

Terceiro ajuste Segundo ajuste - 0.20 na admissão e 0.40 no escapamento utilizando o método em balanço.