Jump to content
Sign in to follow this  
mackaw

Engate Para Pug 208

Recommended Posts

Galera e o seguinte, preciso colocar um engate reforçado no meu 208 pois tenho carreta e 3 motos, e não tenho informações sobre algo do 208 pois e meu primeiro carro da marca, sempre coloquei faz 8 anos na mesma empresa o engate aqui em juiz de fora MG em todos os meu outros carros ( vectra GT, Gol g5, C3 , Golf), porem quando fui esta semana o cara me mandou uma conversa que me deixou bem preocupado, pois todos os meus outros carros foi colocado engate sem furar nada no carro, e ele me disse o seguinte, que os modelos do 208 14/14 não vem com as 4 furações para o engate que teria que fazer 2 furos para prender o engate, eu ja fiquei assustado , mais a coisa piorou quando olhei na internet e vi q o engate que coloca no 208 da marca mult (eu sei que não e boa) são 6 furos, gostaria de saber de alguem se e verdade tem que furar mesmo o carro ou e mito de mecânico que nunca viu este carro?

So lembrando esses engates vendidos em internet etc pra mim não rola, tem q ser fabricado mesmo pq puxo bastante peso.

Obrigado galera

No meu 13/14 não precisou furar nada, encontrei com facilidade aqui em Blumenau, apesar de eu ter sido, na época, o segundo a instalar o modelo do 208 nesta empresa.

Edited by Cesar-blu

No meu 13/14 não precisou furar nada, encontrei com facilidade aqui em Blumenau, apesar de eu ter sido, na época, o segundo a instalar o modelo do 208 nesta empresa.

Mais vc tem carretinha carrega algo ja usou o engate mesmo para puxar algo?

Pois eu mesmo vi o embaixo do carro e so vi 1 furo mesmo para passar parafuso não vi mais nada..

O meu é 14/15 e no próprio manual mostra onde estão os furos para a colocação do engate, eles estão cobertos por um adesivo. Até o momento não encontrei engate pra vender em Campo Grande-MS, somente pela internet, mas tenho receio de vir modelo errado. Alguém já instalou destes modelos que não furam? Qual a marca e onde encontrar? Uso pra carregar minha bike.

Pronto

procurei saber a fundo.. Estamos e ferrados, pois se você procurar no manual tem la como e feito a instalação do engate , que usa 2 porcas que são presas naquela area coberta onde e colocado 2 parafusos e o terceiro parafuso vai embaixo, agora vem a bomba , acreditem esta tal de porca que esta no manual ela não e vendida no brasil , simplesmente não existe, não tem codigo pela resposta da fabrica , e muito menos o engate original da marca.

Ai como todo brasileiro eles dão um jeitinho, estão vendendo por ai 3 tipos de engates:

1- ele tem as 3 furações que precisam dessas porcas na laterais para poder colocar , como não tem a porca a galera ta prendendo apenas 1 parafuso nesses engates, ou seja se vc colocar qualquer coisa nele ele vai cair..

2-Eles acharam 3 parafusos no final da longaria que vai com uma conexão para o parachoque, e os doidos de pedra estão colocando o engate naquele locar, isso e LOUCURA, pois alem daqueles parafusos não tem condição de tração nenhuma pos eles são apenas para acabamentos e foram feitos para segurar o parachoque , se comprar vai ver alem da carreta cair levar com ela seu parachoque traseiro ..

BRC-IM-PEUGEOT-208-2013...-700x700_0.jpg

3- Pior de todos, eles estão furando a longarina e fazendo rosca na mesma para colocar mais 2 parafusos, realmente fica estável e garante que não vá cair , porem você perde a garantia do carro na HORA...

Ou seja quem esta pensando em comprar um 208 agora e tem moto ou algum tipo de carreta ou se vai usar algo similar, esquece, pois não existe engate que garanta segurança para você , sua família e quem os rodeia , o jeito e esperar ate a Peugeot fazer algo para o brasil pois não tem solução.

Não acredite na historia de boi dormir desse povo que vende engate, acredite, se o engate e para enfeite otimo pode comprar qualquer coisa que não faz diferença, mais se for para fazer tração nem pense.. não tem segurança nenhuma.

Abraços galera o negocio e esperar.

Edited by mackaw
  • Upvote 1

A instalação física do engate é um dos problemas. Se prepare para outro: o chicote para ligar as lanternas da carretinha...

Caraca, estou tendo problema em achar um engate pro 307 SW, todos tem tração de no máximo 500kg, quero puxar um trailer de 1140kg... Sabe o que me falaram? Compre um carro maior, tipo caminhonete, pq dai ela puxa... Pqp, puxei um bom tempo de audi a3 (respeitando as regras de velocidade com trailer), daonde que não existe um engate reforçado pro carro, vou ter que fabricar um sera?

Caraca, estou tendo problema em achar um engate pro 307 SW, todos tem tração de no máximo 500kg, quero puxar um trailer de 1140kg... Sabe o que me falaram? Compre um carro maior, tipo caminhonete, pq dai ela puxa... Pqp, puxei um bom tempo de audi a3 (respeitando as regras de velocidade com trailer), daonde que não existe um engate reforçado pro carro, vou ter que fabricar um sera?

Fui ler no manual e a "barca" consegue puxar até 1.493 Kg com moto 2.0 16v AT, ou seja, deve existir um engate que consiga levar o que você quer.

E galera, peguei hj a criança

Resumo da obra

Mandei fazer um engate em uma empresa de usinagem, o único jeito de ser 100% garantido para tração de 500kg.

Parte elétrica.. tive que comprar uma central (um modulo para ligação elétrica da carreta chamado etrailer) para colocar a ligação elétrica na carretinha.. Pois se ligar sem ela ou um conjunto de reles(uma gambiarra que eletricista faz e corta uma porrada de fio) você vai queimar a central do carro..E queima mesmo.Detalhe isso serve para TODOS carros que possuem luz de led original na traseira, fica a dica.

Resumo financeiro

engate 800 reais

central 450 reais ele e importado essa birosca

Ficou absurdamente caro, porem seguro, alem de ter segurança para levar minhas motos não vou matar ninguém no caminho.

Aliais se alguém colocou esse engate da foto acima ae no 208, que prende na ponta da longaria um aviso, se alguém com mas intensões forçar o seu engate (pisar ou pular nele) vc vai entortar a ponta da longarina..ai meu rapaz o prejuízo vai ser bem salgado....

Sobre a duvida de qual engate usar, e simples... quem tem caminhonete ou similares pode comprar qualquer engate no mercado que ele traciona mais de 1000kg sem dar dor de cabeça...

Se tu tem carro qualquer um, comprar engate feito e para enfeite JAMAIS use isso para tração mande fazer um reforçado pois so analisar esses numeros:

Carreta de moto Peso = 150kg Só a carreta depende do modelo e material da carreta

2 motos pequenas como CG= 120kg cada uma ,sem combustivel

So nessa brincadeira ja tem mais 400kg

Se for jetski e pior ainda.. ele pesa na media 330kg a 350kg com a carreta ultrapassa os 500kg

Se usar uma carretinha fazendinha ela pesa mais ou menos 170kg-200kg, vazia, e ela tem capacidade de na media carregar 500kg a 750kg, ai meu rapaz pode chegar a quase 1000kg de tração....

Os engates feitos dessas marcas são padronizados pelo inmetro , e na media tem carga de tração de 400kg e a maioria esquece de contar os 200kg da carreta nessa conta...

Edited by mackaw
  • Upvote 1

Fiquei de cara mesmo. Mas vou atras de um engate que possua essas características, pq por mais que não tenha disponível pra 307, alguém deve fabricar. Quanto aos reles, isso eh um pouco mais tranquilo de fazer e com uns 30 reais fica bom...

Galera, estou com um problema relacionado a instalacao eletrica do engate do 307 hatch 2010.

Eu coloquei o engate e o eletricista fez a ligacao eletrica como a de qualquer outro carro. Quando conecto a carretinha, acontece a mesma coisa do autor do topico: Ao detectar uma luz "extra", o carro apaga as luzes da carreta e do proprio carro.

Fui num eletricista e ele me disse que nao tem jeito, que teria que deixar la pra fazer uma "central" e que se deixasse assim ia queimar a central, e pediu R$ 350.

Minha duvida é a seguinte:

Será que consigo "enganar a central" se eu puxar a fiacao das lampadas apenas para ativar um rele quando ligar seta/luz/freio, de maneira que a lampada da carretinha fosse acionada por um positivo puxado diretamente da bateria (ja tenho som no porta malas, entao seria bem facil fazer isso). Dessa maneira, a corrente extra seria muito mais baixa (apenas para acionar o rele), comparada a de realmente acender a lampada, que sao 21w.

Dai colocaria um rele pra cada lampada (1 para cada pisca, 1 para freio e 1 para meia luz)

Obrigado pela ajuda ai...

Conclusão: vou ficar sem engate pra transportar minha bike.

É. Pelo jeito vou mudar meus planos para as bikes também. Muito caro. Devem continuar no teto...

E aí galera? Alguém já instalou engate no 208, que não fure no carro?

1350 por isso tudo? Tô achando quase impossível!

1390...

mas o rele não tem mistério... dá pra fazer até com aqueles relés universais grandões rs... são 4 fios... POSITIVO, NEGATIVO.. o que vem da lanterna do carro e o que sai pra tomada de engate... E geralmente, só é necessário colocar "modulo" por causa das lanternas(meia-luz) que ficam ligadas direto... Pisca e freio quase nunca sofrem alterações... Mas, no final das contas, com 4 reles(lanterna, freio, pisca esq e pisca dir) é possível solucionar o problema. gastando em tudo isso uns 50 pila, uma hora de serviço e alguns raladinhos no dedos... rs..

Finalmente achei o engate para o meu 208, se alguém se interessar segue a foto. Não fura e fica firme. (não fiz a instalação elétrica) :thumbup1:

20151111_092048.jpg

Edited by hen

Essa instalação elétrica é que me interessa. O valor dela principalmente...

Atrapalha o sensor de estacionamento?