Jump to content
Sign in to follow this  
sbrubbles

Etanol No 308 Thp, Alguém Já Usou?

Recommended Posts

Fala galera, queria saber se alguém já rodou com etanol em um THP...

Eu particularmente sou à favor do etanol, sempre usei em todos meus carros, tanto em turbos originais como turbos instalados.

Fico com um pouco de receio por causa da eletrônica desse carro.

Mas e aí, vai configurar pra isso como?

Por que os flex ainda não chegaram ao mercado né?

Então, ai que está a brincadeira, a falta de compressão para a queima perfeita do etanol a turbina compensa. A minha dúvida é se a injeção sentir alguma diferença na queima e dar algum erro.

E claro, como todo carro convertido o problema será na partida em dia frio.

Gostaria muito de mudar para o etanol, chega a ser absurda a diferença de desgaste de um motor que rodou somente a gasolina e um somente no etanol, fora o óleo que a gasolina consegue transformar em graxa. kkkkkk

Já consumo não me importo, saí de um vectra gt que fazia 5 km com litro de etanol.

tem tenho essa curiosidade, mas pelo jeito ninguém se habilitou nao

Juro que se alguém me der um THP eu faço o teste e posto aqui

:coolface:

Vai aumentando a quantidade de etanol na gasolina e vê até onde vai.

Tem que pelo menos mexer no tempo de injeção do carro via remap, isso no minimo.... colocar alcool no tanque e acelerar vai dar falta e quebrar tudo

Exato, trocar por 100% de etanol vai dar falta de combustível e correr o risco de quebrar o motor. Acho que nem remap vai resolver, tem que mexer nos bicos mesmo!

Ai é de dar medo...se fosse fácil assim, já viria de fábrica FLEX. Não tenho coragem...

• Upvote 1

Boa noite amigos.

Lendo os comentários, quer dizer que o etanol (apeas de consumir mais) faz menos mal ao motor e aos componentes do carro do que a gasolina ?

Obrigado e até mais.

Quando eu rodava com 100% de etanol, o óleo estava sempre limpo, agora ficou inviável pelo preço, rodo só na gasolina, o óleo fica escuro logo após a troca.

Nota: meu motor é flex.

Boa noite amigos.

Lendo os comentários, quer dizer que o etanol (apeas de consumir mais) faz menos mal ao motor e aos componentes do carro do que a gasolina ?

Obrigado e até mais.

Quando eu rodava com 100% de etanol, o óleo estava sempre limpo, agora ficou inviável pelo preço, rodo só na gasolina, o óleo fica escuro logo após a troca.

Nota: meu motor é flex.

Momento Nerd de hoje...

De fato o álcool tem menos porcaria que a gasolina. Enquanto que o álcool apresenta somente resultados da fermentação da frutose, ou seja cadeias carbônicas não extensas, a gasolina tem muita porcaria, incluindo enxofre, parafínicos, naftênicos, aromáticos e olefínicos. Ou seja, quanto mais porcaria, mais difícil sua queima e por consequência mais sujeira no motor.

:pfftch:

• Upvote 2

Momento Nerd de hoje...

De fato o álcool tem menos porcaria que a gasolina. Enquanto que o álcool apresenta somente resultados da fermentação da frutose, ou seja cadeias carbônicas não extensas, a gasolina tem muita porcaria, incluindo enxofre, parafínicos, naftênicos, aromáticos e olefínicos. Ou seja, quanto mais porcaria, mais difícil sua queima e por consequência mais sujeira no motor.

:pfftch:

Boa tarde amigo.

Então me aconselharia a mudar da gasolina aditivada pro alcool ?

Ademais, posso mudar "bruscamente" assim ou ir completando de pouco em pouco ? Digo isso porque meu carro nunca viu alcool.

Obrigado e até mais

Acredito que seu motor seja flex, pode mudar bruscamente, desde que percorra uns 5Km para que a central reconheça o novo combustivel.

Vale salientar que o etanol é hidratado, ele leva cerca de "5%" de água na sua composição. Isso acelera o processo que corrosão do sistema de exaustão.

Bom galera já que a dúvida persiste, irei instalar meu hallmeter e mudarei a mistura aos poucos, se der falta irei saber... Assim que tiver o resultado avisarei...

• Upvote 1

Cuidado com hallmeter com sonda narrow, não é preciso.

Não tenho coragem de fazer isso.

Comprei carro à gasolina, vou rodar com gasolina nem que seja caro... minha opinião é claro!

Agora boa sorte com o teste!

Sinceramente acho que vai dar falta, vai acender luz de anomalia e corre um sério risco de quebrar canaleta do pistão se forçar.

gambiarra pra rodar no etanol? Eu não teria essa coragem, esperaria o thp e trocaria de carro... depois o carro da pau ai e não sabe porque...

• Downvote 1

Retomando este topico, alguma novidade?

Alguém tentou?

Eu tenho um 408 THP 2013, oficialmente somente gasolina.

Mas colocando o VIN no Service Box aparece como:

FUEL: ALL ALCOHOL OR PETROL RON 95 (FLEX FUEL)

Ou seja, como se fosse já flex!

Tem uma certa logica isso, na Europa a gasolina é pura.

Se eles adaptaram o motor para rodar no Brasil com uma certa porcentagem de etanol que muda continuamente, talvez o motor se adapte automaticamente também com 100% de etanol.

Pelo jeito ninguém se interessou mais neste assunto.

Eu tenho um 408 THP 12/13 e tomei a coragem de rodar 100KM com etanol, aqui vai o meu relatório:

Com motor quente o carro parece realmente ser um carro flex.

A marcha lenta é estável, a aceleração é levemente mais barulhenta mas o carro é nitidamente mais rapido.

Numa prova 0-100 medi cerca de 10% de melhoria no tempo respeito a gasolina.

O consumo obviamente caiu, nestes 100KM notei um consumo 35% superior respeito a gasolina.

Com motor frio muda tudo.

Não tive dificuldade em dar partida, o motor sempre pegou rapidamente, mas os primeiros 10/20 segundos o motor vibra bastante ameaçando morrer. Mas se segurar levemente o acelerador o motor passa esta fase mais rapidamente.

Assim que esquentar ele vai sem nenhuma dificuldade.

Desconheço se no uso prolongado o etanol hidratado vai causar danos em algumas partes da alimentação ou escape.

Mas é certo que a eletrônica consegue se ajustar muito bem neste combustível.

Pelo jeito ninguém se interessou mais neste assunto.

Eu tenho um 408 THP 12/13 e tomei a coragem de rodar 100KM com etanol, aqui vai o meu relatório:

Com motor quente o carro parece realmente ser um carro flex.

A marcha lenta é estável, a aceleração é levemente mais barulhenta mas o carro é nitidamente mais rapido.

Numa prova 0-100 medi cerca de 10% de melhoria no tempo respeito a gasolina.

O consumo obviamente caiu, nestes 100KM notei um consumo 35% superior respeito a gasolina.

Com motor frio muda tudo.

Não tive dificuldade em dar partida, o motor sempre pegou rapidamente, mas os primeiros 10/20 segundos o motor vibra bastante ameaçando morrer. Mas se segurar levemente o acelerador o motor passa esta fase mais rapidamente.

Assim que esquentar ele vai sem nenhuma dificuldade.

Desconheço se no uso prolongado o etanol hidratado vai causar danos em algumas partes da alimentação ou escape.

Mas é certo que a eletrônica consegue se ajustar muito bem neste combustível.

Eletronica está compensando, mas e os outros componentes?

A curto prazo talvez não seja possivel avaliar.

Edited by kerberus

CORAGEM, colocar álcool num 1.6 THP mono fuel........ainda há chance de voltar atrás...rsrs

Eletronica está compensando, mas e os outros componentes?

A curto prazo talvez não seja possivel avaliar.

Antes de fazer a loucura comparei alguns componentes pelo service box.

- Válvulas e pistões são os mesmos da versão gasolina e flex;

- Bobinas também sao iguais, mudam as velas provavelmente pelo maior calor na combustão do etanol;

- As duas bombas de gasolina, a no tanque de baixa pressão e na flauta de alta pressão, são diferentes, isso deve ser provavelmente o maior ponto critico;

- E claro a central precisa de um mapa diferente para motor frio;

CORAGEM, colocar álcool num 1.6 THP mono fuel........ainda há chance de voltar atrás...rsrs

Só rodei 100KM com etanol puro, considerando que na gasolina ja tem 27% de etanol tenho certeza que nada foi afetado.

Mas com certeza rodando algumas milhares de km algum problema, especialmente na bomba, poderia acontecer.

O meu tanque já está com gasolina aditivada, e andei bem na reserva para acabar com quase todo o etanol hidratado que estava no meu tanque.

Edited by Gianluca

verdade, man mas sei lá!!!

talvez precisaria de mexer nas velas(pra ficar menos pior) pq n sei até q ponto as originais dão conta do etanol..só um chute tb!!

Edited by RaphaelFontana

Como o colega falou se fosse fácil já saía de fábrica com adesivo flex.

Revivendo o tópico....

Tudo bem amigo? Fiz isso no meu atual Audi A3 Sport.

Estou vendo a troca em um Ds4 e vim pesquisar se alguem fez igual... Fui o primeiro a fazer no Audi e acho que vou tentar desenvolver neste THP tbm... Vou pesquisar e vamos nos falando, se quiser, claro.

Abraço!