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Etanol No 308 Thp, Alguém Já Usou?

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Fala galera, queria saber se alguém já rodou com etanol em um THP...

Eu particularmente sou à favor do etanol, sempre usei em todos meus carros, tanto em turbos originais como turbos instalados.

 

Fico com um pouco de receio por causa da eletrônica desse carro.

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Mas e aí, vai configurar pra isso como?

Por que os flex ainda não chegaram ao mercado né?

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Então, ai que está a brincadeira, a falta de compressão para a queima perfeita do etanol a turbina compensa. A minha dúvida é se a injeção sentir alguma diferença na queima e dar algum erro.

E claro, como todo carro convertido o problema será na partida em dia frio.

 

Gostaria muito de mudar para o etanol, chega a ser absurda a diferença de desgaste de um motor que rodou somente a gasolina e um somente no etanol, fora o óleo que a gasolina consegue transformar em graxa. kkkkkk

 

Já consumo não me importo, saí de um vectra gt que fazia 5 km com litro de etanol.

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tem tenho essa curiosidade, mas pelo jeito ninguém se habilitou nao

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Juro que se alguém me der um THP eu faço o teste e posto aqui

:coolface:

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Vai aumentando a quantidade de etanol na gasolina e vê até onde vai.

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Tem que pelo menos mexer no tempo de injeção do carro via remap, isso no minimo.... colocar alcool no tanque e acelerar vai dar falta e quebrar tudo

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Exato, trocar por 100% de etanol vai dar falta de combustível e correr o risco de quebrar o motor. Acho que nem remap vai resolver, tem que mexer nos bicos mesmo!

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Ai é de dar medo...se fosse fácil assim, já viria de fábrica FLEX. Não tenho coragem...

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Boa noite amigos.

 

Lendo os comentários, quer dizer que o etanol (apeas de consumir mais) faz menos mal ao motor e aos componentes do carro do que a gasolina ?

 

Obrigado e até mais.

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Quando eu rodava com 100% de etanol, o óleo estava sempre limpo, agora ficou inviável pelo preço, rodo só na gasolina, o óleo fica escuro logo após a troca.

 

Nota: meu motor é flex.

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Boa noite amigos.

 

Lendo os comentários, quer dizer que o etanol (apeas de consumir mais) faz menos mal ao motor e aos componentes do carro do que a gasolina ?

 

Obrigado e até mais.

 

 

Quando eu rodava com 100% de etanol, o óleo estava sempre limpo, agora ficou inviável pelo preço, rodo só na gasolina, o óleo fica escuro logo após a troca.

 

Nota: meu motor é flex.

 

Momento Nerd de hoje...

 

De fato o álcool tem menos porcaria que a gasolina. Enquanto que o álcool apresenta somente resultados da fermentação da frutose, ou seja cadeias carbônicas não extensas, a gasolina tem muita porcaria, incluindo enxofre, parafínicos, naftênicos, aromáticos e olefínicos. Ou seja, quanto mais porcaria, mais difícil sua queima e por consequência mais sujeira no motor.

 

:pfftch:

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Momento Nerd de hoje...

 

De fato o álcool tem menos porcaria que a gasolina. Enquanto que o álcool apresenta somente resultados da fermentação da frutose, ou seja cadeias carbônicas não extensas, a gasolina tem muita porcaria, incluindo enxofre, parafínicos, naftênicos, aromáticos e olefínicos. Ou seja, quanto mais porcaria, mais difícil sua queima e por consequência mais sujeira no motor.

 

:pfftch:

Boa tarde amigo.

 

Então me aconselharia a mudar da gasolina aditivada pro alcool ?

 

Ademais, posso mudar "bruscamente" assim ou ir completando de pouco em pouco ? Digo isso porque meu carro nunca viu alcool.

 

Obrigado e até mais

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Acredito que seu motor seja flex, pode mudar bruscamente, desde que percorra uns 5Km para que a central reconheça o novo combustivel.

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Vale salientar que o etanol é hidratado, ele leva cerca de "5%" de água na sua composição. Isso acelera o processo que corrosão do sistema de exaustão.

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Bom galera já que a dúvida persiste, irei instalar meu hallmeter e mudarei a mistura aos poucos, se der falta irei saber... Assim que tiver o resultado avisarei...

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Cuidado com hallmeter com sonda narrow, não é preciso.

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Não tenho coragem de fazer isso.

 

Comprei carro à gasolina, vou rodar com gasolina nem que seja caro... minha opinião é claro!

Agora boa sorte com o teste!

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Sinceramente acho que vai dar falta, vai acender luz de anomalia e corre um sério risco de quebrar canaleta do pistão se forçar.

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gambiarra pra rodar no etanol? Eu não teria essa coragem, esperaria o thp e trocaria de carro... depois o carro da pau ai e não sabe porque...

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Retomando este topico, alguma novidade?

Alguém tentou?

 

Eu tenho um 408 THP 2013, oficialmente somente gasolina.

Mas colocando o VIN no Service Box aparece como:

FUEL: ALL ALCOHOL OR PETROL RON 95 (FLEX FUEL)

 

Ou seja, como se fosse já flex!

 

Tem uma certa logica isso, na Europa a gasolina é pura.

Se eles adaptaram o motor para rodar no Brasil com uma certa porcentagem de etanol que muda continuamente, talvez o motor se adapte automaticamente também com 100% de etanol.

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Pelo jeito ninguém se interessou mais neste assunto.

 

Eu tenho um 408 THP 12/13 e tomei a coragem de rodar 100KM com etanol, aqui vai o meu relatório:

 

Com motor quente o carro parece realmente ser um carro flex.

A marcha lenta é estável, a aceleração é levemente mais barulhenta mas o carro é nitidamente mais rapido.

Numa prova 0-100 medi cerca de 10% de melhoria no tempo respeito a gasolina.

O consumo obviamente caiu, nestes 100KM notei um consumo 35% superior respeito a gasolina.

 

Com motor frio muda tudo.

Não tive dificuldade em dar partida, o motor sempre pegou rapidamente, mas os primeiros 10/20 segundos o motor vibra bastante ameaçando morrer. Mas se segurar levemente o acelerador o motor passa esta fase mais rapidamente.

Assim que esquentar ele vai sem nenhuma dificuldade.

 

Desconheço se no uso prolongado o etanol hidratado vai causar danos em algumas partes da alimentação ou escape.

Mas é certo que a eletrônica consegue se ajustar muito bem neste combustível.

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Pelo jeito ninguém se interessou mais neste assunto.

 

Eu tenho um 408 THP 12/13 e tomei a coragem de rodar 100KM com etanol, aqui vai o meu relatório:

 

Com motor quente o carro parece realmente ser um carro flex.

A marcha lenta é estável, a aceleração é levemente mais barulhenta mas o carro é nitidamente mais rapido.

Numa prova 0-100 medi cerca de 10% de melhoria no tempo respeito a gasolina.

O consumo obviamente caiu, nestes 100KM notei um consumo 35% superior respeito a gasolina.

 

Com motor frio muda tudo.

Não tive dificuldade em dar partida, o motor sempre pegou rapidamente, mas os primeiros 10/20 segundos o motor vibra bastante ameaçando morrer. Mas se segurar levemente o acelerador o motor passa esta fase mais rapidamente.

Assim que esquentar ele vai sem nenhuma dificuldade.

 

Desconheço se no uso prolongado o etanol hidratado vai causar danos em algumas partes da alimentação ou escape.

Mas é certo que a eletrônica consegue se ajustar muito bem neste combustível.

Eletronica está compensando, mas e os outros componentes?

 

A curto prazo talvez não seja possivel avaliar.

Edited by kerberus

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CORAGEM, colocar álcool num 1.6 THP mono fuel........ainda há chance de voltar atrás...rsrs

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Eletronica está compensando, mas e os outros componentes?

 

A curto prazo talvez não seja possivel avaliar.

 

Antes de fazer a loucura comparei alguns componentes pelo service box.

- Válvulas e pistões são os mesmos da versão gasolina e flex;

- Bobinas também sao iguais, mudam as velas provavelmente pelo maior calor na combustão do etanol;

- As duas bombas de gasolina, a no tanque de baixa pressão e na flauta de alta pressão, são diferentes, isso deve ser provavelmente o maior ponto critico;

- E claro a central precisa de um mapa diferente para motor frio;

 

CORAGEM, colocar álcool num 1.6 THP mono fuel........ainda há chance de voltar atrás...rsrs

 

Só rodei 100KM com etanol puro, considerando que na gasolina ja tem 27% de etanol tenho certeza que nada foi afetado.

Mas com certeza rodando algumas milhares de km algum problema, especialmente na bomba, poderia acontecer.

 

O meu tanque já está com gasolina aditivada, e andei bem na reserva para acabar com quase todo o etanol hidratado que estava no meu tanque.

Edited by Gianluca

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verdade, man mas sei lá!!!


talvez precisaria de mexer nas velas(pra ficar menos pior) pq n sei até q ponto as originais dão conta do etanol..só um chute tb!!

Edited by RaphaelFontana

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Como o colega falou se fosse fácil já saía de fábrica com adesivo flex.

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Revivendo o tópico....

Tudo bem amigo? Fiz isso no meu atual Audi A3 Sport.

Estou vendo a troca em um Ds4 e vim pesquisar se alguem fez igual... Fui o primeiro a fazer no Audi e acho que vou tentar desenvolver neste THP tbm... Vou pesquisar e vamos nos falando, se quiser, claro.

Abraço!

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