Jump to content
Sign in to follow this  
Andre Garkauskas

407 V6 - O Dia Em Que O Leao Parou De Rugir - Falha No Rele Rl.2 Da Psf.1 (Bsm)

Recommended Posts

Fala galera!!!

Vou narrar aqui a minha saga que comecou na semana passada quando meu Leao parou de rugir.

Na quarta feira do dia 3/12/14 eu fui dormir as 2 da matina terminando uma apresentacao para um cliente. Acordei as 5h15 (3h15 de sono), montei no V6 e sai correndo para o aeroporto de Guarulhos.

Peguei o voo as 07h10, estacionando o carro no predio garagem do terminal 3.

Depois de uma serie de reunioes exaustivas voltei no voo das 21h37, chegando aqui em Sampa la pelas 23hs cansado pra kct, montei no V6 de novo e corri de volta pra casa. Quarta-feira quase de madrugada, estrada vazia, um V6... Nao tem combinacao melhor.

Vai que na estrada que liga o aeroporto a Dutra o meu V6 engasgou e APAGOU. Apareceu falha na caixa de cambio no CB, perdi a direcao hidraulica e aos poucos comecei a perder o freio.

Parei no acostamento, liguei o pisca alerta, chamei um guincho e fiquei la panguando, cansado pra caralho e puto, esperando minha salvacao.

Enquanto o guincho nao vinha fiquei pensando PRA ONDE eu ia levar o Leao. Como nao tenho seguro, se eu levasse prum patio teria que pagar mais uma "guinchada" pra tirar o carro de la pra levar pruma oficina. Se eu decidisse levar pra minha casa ia ser uma BELA mao de obra pra por o carro pra dentro (moro em um predio e a garagem eh no sub solo).

Decidi levar o carro pra rua do meu predio e deixar o carro na rua. Desta forma, eu poderia ir la "facilmente" com as ferramentas para fazer um diagnostico para entender que raios aconteceu com o meu cambio, o indestrutivel Aisin AM6.

20141204_004541.jpg

Cheguei em casa la pelas 2 da manha, varado de sono. Descemos o carro na rua, "estacionamos" numa vaga sem zona azul e fui direto pra cama. Puto, obviamente.

No dia seguinte a noite, depois que meu filho dormiu, armei-me do PPS e fui la no carro para ver o que tinha acontecido. Seguem os logs de erro:

PPS2000%20-%20Erros%20no%20cambio.jpg

PPS2000%20-%20Erros%20no%20calculador%20

Analisem bem, os erros no cambio todos estao relacionados com o calculador do motor.

Ja o calculador do motor apresenta um comportamento meio esquisito, vejam so. Erros muito improvaveis de acontecerem ao mesmo tempo. TODOS os injetores, TODAS as bobinas, OS DOIS atuadores do comando de valvulas, a purga do canister e a valvula que controla a geometria variavel do escape.

PORRA, so podia ser um fusivel. Analisando a caixa de fusiveis que fica dentro do motor, a famosa BSM, identifiquei um fusivel que controla justamente a alimentacao de TODOS estes circuitos. Ha, batata, abri o capo, saquei a tampa da BSM fora, tirei o fusivel e... nada. O fdp tava inteirinho. Testei todos os outros fusiveis. Nada.

Testei os fusiveis internos. Nada... Inferno.

Bom, ja era tarde e eu tinha que acordar cedo no dia seguinte para ir de novo prum bate e volta no RJ. Larguei o leao la na rua e foi dormir.

No sabado a tarde, comprei um sistema de esquemas eletricos para Peugeot aqui:

www.emanualonline.com

Depois de 12 GB de downloads, pude analisar com calma o esquema eletrico que envolve todos os atuadores acima:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/49639781/20141205%20-%20Pane%20eletrica%20-%20BSM/Esquema%20Eletrico%20Injecao%20Bosch%20407%20-%20ME%207.4.6%20-%20ES9A%20V6.pdf

Prestem atencao que o F10, que fica dentro da BSM (PSF1 - canto superior direito) de fato comanda toda essa tralha que deu erro no PPS.

Voltei la no carro com o esquema em maos e um multimetro. Medi a tensao no fusivel F10 com o pos-chave e nada de 12v ali.

Nesta hora eu reparei o seguinte: Eu tambem nao escutava a bomba de combustivel. De volta no esquema, da pra ver que a bomba de combustivel esta conectada num fusivel ao lado do F10, o F5. Ambos os fusiveis sao alimentados por um rele, o RL2 e ambos nao tinham 12v no pos chave. Ja o RL1 parecia funcionar normalmente de acordo com o multimetro.

Comecei a suspeitar do rele RL2. Pra saber se poderia ser ele, montei um jumper DIRETO do positivo da bateria para os dois terminais do fusivel F10. Tirei ele fora e montei o jumper.

Abaixo a foto da BSM fora do carro e do jumper cortado (explico mais tarde o porque do corte).

20141211_193501.jpg

O "grafite" em vermelho eh o F10. O grafite em verde eh o RL2, que nao temos acesso sem abrir a BSM.

Ao conectar a primeira perna do positivo para o F10 (que nao estava mais la) eu na hora escutei a bomba de combustivel. Entrei no carro todo feliz, dei a partida e nada. Obvio, injetores, bobinas e mais o caralho nao estavam alimentados.

Montei a segunda perna do jumper, entrei no carro e dei a partida de novo. PEGOU DE PRIMEIRA!!!

Mas eu ainda nao tinha certeza mesmo se era o rele RL2. Sabia que ele nao estava armando, mas nao sabia se era ele que tinha torrado ou se era quem mandava sinal pra ele que por algum motivo deixou de mandar.

Bom, ja que o carro tava ligado com a minha master blaster gambiarra, toca por ele pra dentro da garagem. Pelo menos eu nao ficava parecendo um ladrao tentando roubar o carro no sabado a noite na rua. Fora que a iluminacao na rua eh uma catastrofe que junto com o sereno que tava caindo atrapalhavam bastante o trampo.

Ao chegar na garagem, desliguei o carro mas como esperado a bomba de combustivel NAO desligou. Sai do carro, CORTEI o jumper e ai sim tudo desligou-se. Desmontar o jumper seria arriscado porque se ele encostasse em qualquer parte metalica seria um curto circuito sem fusiveis.

Saquei a BSM fora, subi ela pra bancada e com o esquema eletrico em maos notei que eu nao seria capaz de excitar o rele diretamente ou medir sua resistencia porque ele eh alimentado por um circuito interno a BSM.

Abri a BSM para tentar achar o dito cujo porem, para minha desgraca, a BSM eh cheia de cola por dentro para evitar a infiltracao de agua nos circuitos. Eu podia tentar tirar a cola e ferrar com a BSM, mas desisti, a cola tava impregnada demais nas coisas.

Ai eu tinha que tomar uma decisao: Assumo o risco de ser a BSM, encomendo outra e vejo no que da? E ser nao for ela com pau, e se for a ECU que nao esta mandando sinal direito? E se for o chicote entre a ECU e a BSM? Puta merda viu... Consultando o service box, peguei o codigo da BSM:

BSM%20Service%20Box.jpg

Eh a peca numero 1, 6500CG, Caixa Controle Motor.

Consultando o site de preco de pecas Peugeot veio a paulada, R$ 825:

BSM%20Peugeot%20Preco%20Pecas.jpg

Se eu estiver errado, foi 800 conto pro lixo. E ai, vamos encarar?

Hora de dar uma pausa, ja era tarde pra caramba no sabado e eu tinha o domingo inteiro para pensar em alternativas para diminuir o risco de bancar R$ 800 a toa.

No domingo pensei em ligar pra galera que tem 407 aqui no clube para "pegar emprestada" a BSM e fazer um teste. O foda eh que eu ou ia largar o cidadao sem carro enquanto eu fazia o teste ou ia obriga-lo a vir aqui em casa.

Conheco dois malucos que tem um 407 V6, um la em Sao Bernardo (Scarpanti) e outro la no RJ.

Problema: Ambos tem um 407 um ano mais novo que o meu e o codigo da BSM no caso deles eh diferente do meu. Portanto, nao ia adiantar nada.

Segunda-feira de manha, acordei e verifiquei as acoes que tenho na Bovespa. Porra, catastrofe total. Cairam pra caramba. Pensei: "Quer saber? Foda-se. Ja tomei todo esse preju na Bovespa (apesar de nao ter vendido nada a gente acha que perdeu dinheiro), o que sao 800 conto pra quem ja ta todo cagado?" - Mandei email pro Junior Martins e encomendei uma nova BSM - Pelo menos o Junior, camarada, meu deu aquele desconto esperto e no final ficou por R$ 700.

Hoje passei la na Alpes SBC com o meu valente 206, peguei a nova BSM, instalei no carro (suando frio) e pegou de primeira. Muitas comemoracoes, cerveja e gloria!

E ao final todos foram felizes para sempre...

• Upvote 10

:somuchwin: Ótimo relato! Fui sofrendo junto lendo o texto hehehe E Alívio no final! Por ter dado certo :lol22:

E parabéns pela determinação e conhecimento! Numa dessa a maioria tinha entrado pro time dos "Nunca mais tenho Peugeot e só da problema" rsrs
Ainda que poderia cair nas mãos de mecânicos despreparados.

Tomare que o relato ajude alguém futurante com um problema semelhante! :confianteup:

• Upvote 1

Vei...você é um gênio.

Sensacional a dedicação e que bom que no fim era o que você suspeitava. Meus parabéns. Economizou muitos $$ nesse DIY heim!! Sem contar no conhecimento adquirido.

Parabéns!! Otima açao e otimo relato.<br /><br />Enviado de meu GT-S5690L usando o Tapatalk 2<br /><br />

Valeu pelo relato! Também curto DIY mas ainda não cheguei nesse level rs

Esses esquemas q vc comprou incluem outros modelos tbm? Me interessei

VIX....

eu ja tava agoniado aqui com a situação só de ler!! kkkkkkkkkk

pelo menos resolveu!!!

parabéns!!!

Valeu pelo relato! Também curto DIY mas ainda não cheguei nesse level rs

Esses esquemas q vc comprou incluem outros modelos tbm? Me interessei

Sim! Eh muito bom, vale cada centavo e ainda vem com o Service Box "Offline".

Saca a lista de carros contemplados:

ION
408 RUSSIA
301
106
106 (S20)
107
1007
205
206
207 i
207
208
306
306 (N5)
307
308
RCZ
3008
5008
308 CHINA
408 CHINA
308 / 408 MERCOSUR
T88 CHINE
405
406
406
407
508
508 CHINA
4008
4007
605 new
607
806
807
BIPPER
PARTNER
EXPERT
BOXER
BOXER U3
Na minha opiniao o cara que mete a mao na parte eletrica sem o suporte dessa ferramenta eh muito doido, nao tem nocao do "perigo", hahaha.

:somuchwin: Ótimo relato! Fui sofrendo junto lendo o texto hehehe E Alívio no final! Por ter dado certo :lol22:

E parabéns pela determinação e conhecimento! Numa dessa a maioria tinha entrado pro time dos "Nunca mais tenho Peugeot e só da problema" rsrs

Ainda que poderia cair nas mãos de mecânicos despreparados.

Tomare que o relato ajude alguém futurante com um problema semelhante! :confianteup:

Esse eh meu objetivo vitork, dar embasamento para quem quiser seguir um caminho parecido. Capacitacao eh um problema serio no nosso pais, fica aqui registrada a minha singela contribuicao com a turma do CP!

• Upvote 2

Vei...você é um gênio.

Sensacional a dedicação e que bom que no fim era o que você suspeitava. Meus parabéns. Economizou muitos $$ nesse DIY heim!! Sem contar no conhecimento adquirido.

Obrigado. Nao sei se mereco o titulo de genio, so tento fazer as coisas do jeito certo. Assumi um risco trocando a BSM sem ter CERTEZA ABSOLUTA que era ela com pau, por sorte me dei bem. Nao sei se economizei tanta grana assim, aposto que se eu levasse em um mecanico acogueiro qualquer ele ia suspeitar da BSM e trocar ela da mesma forma que eu fiz, porem se nao fosse e ele tivesse que trocar outra peca ele ia inventar uma lorota qualquer. A vantagem de ter sido eu que assumi o risco eh que se eu estivesse errado eu nao seria enganado por ninguem.

Hahahaha Caraca Garkauskas. A descrição da solução da pane é idêntica à de aeronaves. Ainda bem que não seguiu este caminho!

Muito bem.

Abraços.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Rapazzzz, que brilhante sua atuação!

Um 407 V6 é pra quem merece, e você mandou MUITO bem!

Como disse o Vitork, numa dessas a maioria entraria pro time de que Peugeot não presta. Você engrossou a lista dos que acreditam que Peugeot é pra quem gosta de carro.

Meus parabéns! Espero que um dia vire mestre como você! O scanner já comprei kkkkk

EDIT: o conteúdo pro 206 seria o desse link: http://www.emanualonline.com/Cars/Peugeot/Peugeot-206-Workshop-Repair-And-Service-Manual.html ?

Quero esse lance do Service Box offline e do esquema elétrico!

Edited by Diego Franco
  • Upvote 1

Cara parabéns, adorei o relato!

Quero me formar em mecânica e chegar nesse level...

é aquela velha frase, quem quer consegue, que determinação!

Rapazzzz, que brilhante sua atuação!

Um 407 V6 é pra quem merece, e você mandou MUITO bem!

Como disse o Vitork, numa dessas a maioria entraria pro time de que Peugeot não presta. Você engrossou a lista dos que acreditam que Peugeot é pra quem gosta de carro.

Meus parabéns! Espero que um dia vire mestre como você! O scanner já comprei kkkkk

EDIT: o conteúdo pro 206 seria o desse link: http://www.emanualonline.com/Cars/Peugeot/Peugeot-206-Workshop-Repair-And-Service-Manual.html ?

Quero esse lance do Service Box offline e do esquema elétrico!

Tks! Foi um belo desafio de final de semana.

A minha invoice to emanuals foi exatamente assim:

1 x Peugeot 407 Workshop Repair And Service Manual (EMO_9613)

O esquisito foi que depois que instalei percebi que ele de fato veio com tudo para todos os carros Peugeot. Desconfio ainda ser possivel integrar o PPS2000 com esse treco para clicar num sensor com pau na tela do PPS e ir direto pro esquema eletrico a que ele faz parte.

• Upvote 1

parabens

Que post legal de se ler e um baita conhecimento, 800 reais no fim das contas foi "barato" perto do que seria espetado em algum mecânico ou especializada, já pensou? Chutaria algo em torno de 3K ou mais fácil!

Nessas horas apesar de todo o nervoso do momento temos que tirar de onde não tem a tranquilidade pra não fazer uma cagada ainda maior,

ABS

• Upvote 1

Acompanhei a saga pelo whats e percebi claramente a felicidade do André hahahahaha

Cara, mais um belo relato seu com conteudo tecnico ótimo! Quem bom que a dorga ta roncando de novo!

Me interessei tambem por esses esquemas que voce comprou, vou avaliar isso, pq to precisando aqui.

Uma coisa, que não sei se você pensou, pega a bsm velha e abre ela pra ver o que era. Eu tive um problema parecido com meu 206, uma das soldas frias dentro dela se partiu e dava mal contato, tive que por vezes usar o positivo do som pra ligar a bomba direto e por o carro pra rodar hahahaha pra resolver pus um rele sobressalente direto ali e roda ate hoje hahaha

Cara parabéns pela determinação! a historia me lembrou um livro bem interessante da segunda guerra mundial,

chama> Invencível, heheheheeh, lê uma resenha dele! :D

Parabéns André, é desta forma que resolve um problema quando se gosta do que faz, e tem, botando a mão na massa. A duas semanas tive uma novela com o meu, mas foi no motor de partida, e que novela, mas como você, eu mesmo levei o leão para a mesa de cirurgia e resolvi - depois de alguns vai e vem -

Novamente, parabéns, é assim que se faz, com paciência, e logica, entendo o funcionamento e seguindo um caminho racional. Mas creio, que assim como eu, que amo meu carro, você não deixaria qualquer um por a mão, pelo menos aqui na minha cidade, ninguém coloca no meu, para fuçar, rs.

E segue o leão rugindo pelas ruas.

Aproveitando, lembrei que tinha tinha tirado uma foto da minha quando tive o problema no arranque. E realmente como o Andre comentou no inicio, há diferenças na BSM sim, olha ai.

WP_20141124_15_53_19_Pro.jpg?_subject_ui

Edited by mmcorrea

Imagina o tamanho da cobra em uma oficina ? E em uma CC ???...sou da mesma opinião. Já que tá com pau mete a mão e tenta resolver.

Aproveitando pra aprender, o que seria exatamente essa tal de BSM tão famosa nos PUG ? É apenas um outro nome para a ECU ? Ou seria uma central a parte para integração de todas as demais centrais ???

Gabiru a Bsm (pelo que sei, por que também não sei muito a respeito dos nomes e codigos dos pugs kkk), é a caixa de fusíveis, tem uma dentro próximo ao pé do motorista e a de fora do compartimento do motor,

a central da injeção é a ECU, se fosse a ECU compensava arrumar, porque uma nova ia custar de 3 conto pra cima, eu acho..

alguém me corrija se eu estiver errado a respeito da BSM

Edited by thiago_aut