Jump to content
Sign in to follow this  
Tharsio

[Tutorial] Ajustar Rpm/velocímetro Descalibrado

Recommended Posts

Dificuldade: Fácil

Ferramentas: Jogo de chaves torx

Tempo: 20 min

1 - Remover painel conforme o video:

10859654_735543529848594_761187245_n.jpg

2- Remover parafusos da parte traseira do painel de instrumentos

10893514_735543523181928_348216068_n.jpg

10917574_735543506515263_147354430_n.jpg

3 - Tendo muito cuidado para não mexer com os ponteiros bons, dar uma volta completa até depois de 1000 rpm no ponteiro descalibrado como se estivesse acelerando e depois retorna-lo para a posição usual quando o carro está desligado. Outra opção mais perigosa é ajustar o ponteiro com o sistema energizado, esta opção é perigosa (você pode acidentalmente descalibrar todo o resto) mas evita retrabalho.

10904189_735543493181931_1651179585_n.jp

4- Remonte os parafusos e o cabo de alimentação e verifique se o ponteiro retornou a posição correta de funcionamento!

Topper essa dica, vou ter que fazer esse processo no renault da minha cunhada, ele desligado já ta marcando 20km/h.....só resta saber como vou desmontar o painel do carro dela, do meu eu sei de olho fechado, mas o dela....vai na sorte..

Tópico legal !

Fiz no meu esses dias, realmente voltou ao normal ! Muito fácil e prático!

abraços !!! :confianteup:

Meu pai um tempo atras passou por um buraco e descalibrou o velocimetro. Tem dia que ele sobe (velocidade errada) e tem dia que fica parado. Se eu fizer isso será que resolve? Queria testar, já que hoje fui só ver como tirava a parte de cima do painel, e tirei mas não consegui colocar de volta hahaha. Agora que já tirei depois vou ver se da certo. Tem tantos tutoriais bom no forum, mas bastante deles ta sem as fotos (inclusive esse, tem o vídeo mas o painel do 207 é um pouco diferente do 206).

Como faço isso com o ponteiro da gasolina?? Ele esbarra no pino que muda entre Km total e parcial... Não consigo dar a volta completa...

Renan, antes de tentar isto com o ponteiro de gasolina, certifique-se que a boia está funcionando corretamente

Williamoferreira, ja passei o scanner da peugeot com o Diego Franco e está ok a bóia!

É o painel mesmo que está defasado...