Jump to content
Sign in to follow this  
ClaudioBA

Eliminar Estalos E Rangidos Nas Travas Da Capota Do 206 Cc

Recommended Posts

Bom, chegou a hora de contribuir um pouco...

Seguinte: quem tem sabe o quanto a capota do 206 CC às vezes prega sustos quanto a alguns estalos esporádicos em curva muito acentuada ou em terrenos irregulares. Isso sem falar no rangido irritante...

A solução é a seguinte:

1) Os ganchos em forma de anzol, que travam a capota, são de metal; também são de metal os pinos em que esses ganchos são presos para fechar o teto:

e1aa01yd.gif

2) Assim, basta evitar o contato direto do metal com metal para eliminar o ruído. Para isso, deve-se envolver a parte interna do "U" do gancho com borracha de boa rigidez (pode ser de chinelo velho, tapete de borracha, pneu, etc.). Depois, prender a borracha no gancho com fita isolante. Convém usar uma borracha de espessura média (uns 5-6 mm) em uma peça só. Borrachas mais grossas impedem o travamento do gancho e borrachas mais finas não aguentam o tranco, além de deslizarem mais facilmente do local onde foram presas:

1zdaj5u.jpg

3) Outra fonte de (poucos) rangidos e (muitos) estalos é o parafuso que prende o mecanismo no teto. O parafuso às vezes atrita com a alavanca plástica e provoca estalos com frequência. Para eliminar essa segunda fonte de barulho, basta colocar uma proteção colada na alavanca:

14ccehd.jpg

Abrindo a capota até dá pra ver, se a pessoa for muito observadora, que tem algo estranho nos ganchos, embora a modificação seja bem sutil...

2akijxc.jpg

Mas, com o teto fechado, é imperceptível a mudança:

10qm5o8.jpg

Como o gancho ganhou certo volume por causa da inserção da borracha, o travamento do teto também fica mais firme. Mas a melhor sensação é o fim da barulheira!

• Upvote 2

Obrigado pela contribuição!

Meu 206 CC está exatamente com os rangidos que você comentou... vou tentar fazer aqui.... :confianteup:

A minha raça rangido bastante, mas coloquei WD e melhorou muuuuuuito. Parou de ranger nas curvas, agora ela só bate quando pego rua muito esburacada.

Mas bom isso aí. Se o WD não resolver vou tentar

Puxa vida, não tinha visto este tópico ainda, muito obrigado! Comprei uma fita de feltro anti-ruido, vou por nestes locais, eu tinha uma dúvida se onde a capota fecha (junto ao para brisa) há alguma borracha pois vejo 2 círculos marcados (cola de adesivo) como se tivesse existido alguma borracha lá no meu carro e embaixo 2 pedaços de espumas que estão esfarelando, segue foto:

iymyhx.jpg