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Daniel Ribeiro

Revisão De 60 Mil Km Peugeot 307 - Opiniões Por Favor

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Pessoal, boa tarde. Fiquei na dúvida se o tópico deveria ir para o fórum de concessionárias ou de mecânica, então estou postando aqui... Se estiver errado peço aos moderadores que corrijam por favor.

 

Deixei meu Peugeot 307 1.6 Presence Pack 09/10 na concessionária de Alphaville (SP) para a revisão de 60 mil km... Embora tenha achado o preço da revisão meio salgado (R$ 590,00), eu achei que valeria a pena para, pelo menos, obter uma avaliação do estado geral do carro... Eu comprei ele com 54 mil km, e nos 6000 km que usei, parecia estar tudo certo com o carro.

 

Eis que chegou o orçamento:

PRODUTO/SERVICO                                 QUANT  VL.UNITARIO      VL.TOTAL
--------------------------------------------------------------------------------------------------
REVISAO DOS 60.000 KMS                           1,00       570,00        570,00  
FLUSH -LIMPEZA OLEO E ADITIVO STP                1,00        67,00         67,00  
LIMPEZA DO MOTOR                                 1,00        53,00         53,00  
BATERIA 12V   L2 640   60AH                      1,00*      474,79        474,79  
SUBSTITUICAO BATERIA AUXILIAR -                  0,30       259,00         77,70  
ADITIVO DE RADIADOR                              1,00        32,60         32,60  
LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO              1,00       120,00        120,00  
FLUIDO PARA LIMPEZA DE BICO IN                   1,00        49,30         49,30  
LIMPEZA BICO                                     1,00        69,90         69,90  
TRIANGULO DE MARCHA DIANTEIRO                    1,00*      498,27        498,27  
TRIANGULO DE MARCHA DIANTEIRO                    1,00*      498,27        498,27  
SUBSTITUICAO BRACO INF DA SUSP DIAN              1,50       259,00        388,50  
AMORTECEDOR DE SUSPENSAO DIANT                   1,00*      362,01        362,01  
AMORTECEDOR DE SUSPENSAO DIANT                   1,00*      362,01        362,01  
BATENTE COM ESFERAS DO AMORTEC                   2,00        65,05        130,10  
SUPORTE DE AMORTECEDOR                           2,00*      179,89        359,78  
BATENTE DE CHOQUE DA SUSPENSAO                   2,00*       35,90         71,80  
PROTETOR HASTE DO AMORTECEDOR                    2,00*       18,66         37,32  
REMOCAO- INSTALACAO AMORTECEDORES D              2,80       259,00        725,20  
LAMPADA PINGAO                                   3,00         2,93          8,79  
SUBST LAMPADA                                    0,20       259,00         51,80  
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO                      1,00       150,00        150,00  
FILTRO DE POLEN   LI                             1,00        67,81         67,81  
LIMPA A/C                                        1,00        75,00         75,00  
AR CONDICIONADO - LIMPEZA                        1,00        75,00         75,00  
DESCARBONIZANTE                                  1,00        28,00         28,00  
LIMPEZA CORPO DE BORBOLETA                       1,00       110,00        110,00  
ESC  L VID PLAN                                  1,00        85,14         85,14  
ESC  L VID PLAN                                  1,00        85,14         85,14  
ESCOVA L V                                       1,00        81,14         81,14  
SUBSTIT ESCOVAS LIMPA-VIDROS                     0,20       259,00         51,80  
--------------------------------------------------------------------------------------------------
MERCADORIAS: VALOR    :    3.374,27          SERVICOS   : VALOR    :    2.442,90
        BASE DESCONTO :    3.374,27                  BASE DESCONTO :    2.442,90
             DESCONTO :        0,00                       DESCONTO :        0,00
             ACRESCIMO:        0,00                       ACRESCIMO:        0,00
OUTRAS DESPESAS       :        0,00          TOTAL LIQUIDO         :    5.817,17

Eu achei o preço de algumas das peças bem caro, e de alguns serviços também, queria a opinião de vocês.

  • Bateria por R$ 474,00 (tudo funciona no carro... não sei porquê eles querem trocar a bateria).
  • Mão de obra de 77,70 para trocar a bateria.
  • Triângulo de marcha dianteiro por R$ 498,27 cada. O que é isso? É a peça conhecida como "Bandeja"? Esse preço condiz com a realidade?
  • O orçamento prevê a troca de praticamente toda a suspensão dianteira... É normal isso com 60 mil km? Eu não sou expert, mas o carro me parece bem estável, não percebi maiores problemas com a suspensão.
  • Vibração no volante ao frear o carro (de leve) em alta velocidade pode ser por causa desses triângulos?
  • R$ 51 para trocar os limpadores dos vidros, mais R$ 51 para trocar as lâmpadas pingão da placa do carro.
  • Limpeza do ar condicionado aparece 2 vezes, mais o filtro de pólem... Normal isso?

Que vcs acham?

Edited by Daniel Ribeiro
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já que pediu opinião.... cara, concessionária é só pra comprar peças, leva em um mecânico de confiança, compra as peças orginais que fica a metade do valor... literalmente um absurdo isso ai!

Já gastei esse valor no meu carro em um ano, mais fiz muito mais coisas, como da uma geral no radiador, 2 trocas de oleo com filtros, correias, pastilha, e várias peças da suspensão...

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Cara, não sei te informar sobre os preços das peças do 307, mas creio que tem bastante coisa que dá pra fazer em casa ou em lugares mais em conta do que na CC, como:

 

SUBST LAMPADA 0,20 259,00 51,80 (trocar lampada dá pra fazer em casa)

LIMPA A/C 1,00 75,00 75,00 (só comprar aqueles aerosol de limpa AC)

AR CONDICIONADO - LIMPEZA 1,00 75,00 75,00 (dá pra fazer em casa)

LIMPEZA CORPO DE BORBOLETA 1,00 110,00 110,00 (tem oficina que faz o serviço mais barato)

ESC L VID PLAN 1,00 85,14 85,14 (acredito que isso são as palhetas limpadoras de parabrisa, provavelmente dá p comprar outra marca mais barato)

ESC L VID PLAN 1,00 85,14 85,14
ESCOVA L V 1,00 81,14 81,14
SUBSTIT ESCOVAS LIMPA-VIDROS 0,20 259,00 51,80 (absurdo sobrar 50 pilas pra trocar palhetas, dá pra fazer em casa)

 

e por aí vai... Como eu falei, tem serviços que vc pode fazer em outras oficinas boas ou no seu mecanico de confiança com preço bem mais baixo.

Espero ter ajudado em alguma coisa...

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Realmente amigo, como o pessoal falou..leva em um mecanico seu de confiança... muitas peças é bom comprar original, outras não faz diferença assim. tipo limpadores, discos de freio e pastilhas, por exemplo.....

 

esse preço ai está exorbitante, e cobrar 50 reais pra trocar lampada, 50 reais pra trocar limpador, é MUITA SACANAGEM.

 

Tem hora que deve estar escrito na testa da gente "SOU PALHAÇO", pq não tem lógica uns orçamentos desse. Cobrar 20% do valor do carro em uma revisão, credo.

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Boa noite amigo.

 

Tem muita coisa aí que é desnecessário e você pode realizar em casa. Vamos lá :

- O preço da bateria está absurdamente alto. Uma de qualidade Helliar, Moura ou AcDelco de 60AH está por volta de 250~280 reais.

- Limpeza do motor você mesmo pode realizar em casa e é bem "simples" de se fazer. A primeiro passo, não há beneficio nenhum em se limpar o motor, quiçá, será mais faço verificar se há algum vazamento e de onde vem. Apenas isso.

- Essa "lâmpada pingão" é o farolete. Você mesmo pode comprar uma e trocar em casa. Depende do modelo que você quer, por isso não sei lhe estipular um valor porque isso é muito pessoal.

- Essa limpeza de AC é somente pra empurrar mais serviço. Como dito acima, você compra um produto que faz esse trabalho pra você. O produto custa em média 15 reais.

- A limpeza da TBI você mesmo pode realizar em casa e é um trabalho simples de se fazer.

 

Como pode observar, vários itens dessa lista são serviços apenas de prevenção e que não é preciso você realizar por hora e que com isso, irá reduzir drasticamente o orçamento.

 

Como dito acima, faça igual a mim. Tenha um mecânico de confiança, compre as peças na CC e peça pro seu mecânico trocar. Sai bem mais barato. Pode-se fazer também pegar a marca original da peça e comprar no ML (sai mais barato que na CC).

 

Espero ter ajudado e até mais

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Não sei se consegui entender direito, mas é 3,374 de peças + 2,442 de mão de obra. Eles estão te cobrando 2,442 de mão de obra?hahaha

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Olha, já que vc pediu uma opinião segue a minha pessoal. Eu tiraria o carro de lá correndo e daria uma boa checada em um mecânico de confiança pois não confiaria de os caras de maldade deixarem algo solto na suspensão, por exemplo, para depois dizerem que avisaram que estava ruim e bla bla bla. Chegaria lá de repente para não dar tempo disto acontecer. Nesta Km eu me preocuparia com a correia e o freio, mas aparentemente nem na lista estão, devem estar ok. O resto se vc não sente nenhuma anormalidade não me preocuparia. Nem mexeria. Qualquer defeito o carro vai avisando, não quebra de uma vez, aí vc substitui conforme a necessidade. O meu fiz a burrice de levar na Oficina Brasil para trocar o disco e as pastilhas pois o mecânico que mexe nos meus carros estava viajando. O preço estava super bom. Precisei sair um pouco de perto do carro e quando voltei tinha um "velório" do pivô. Quatro caras em volta com cara de merd* dizendo que o pivô estava com folga e estourado, me mostrando a graxa que vazou. Bem próximo tinha um pote de graxa. Perguntei se não tinha vazado dali, rsrsrsrsrs. Acho que nem graxa vai, srsrsrrs. Resumindo, queriam, cobrar R$ 600,00 para arrumar o pivô. Falei que não, que o carro estava perfeito e se não ficasse como estava eles teriam problemas que meu pai é juiz Federal (mentira srsrsrsrs). Até hj não me deu problema o tal do pivô.

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Os caras devem estar brincando.... O Brasil entrando numa crise financeira, onde nego vai tentar economizar até centavos, e os caras achando que tão dominando o mercado. É neste tipo de negócio que haverá desemprego e por causa de uma gerência incompetente de uma oficina dessas que algumas empresas quebram, não olham para a realidade do mercado. Quem é o louco de pagar quase 6 conto numa revisão de um carro que deve valer em torno de R$ 30k !?!?!? (sem desmerecer esse baita carro mas é a realidade).

 

Trocar bateria? A manutenção da bateria é puramente corretiva e nesse preço vc compra duas e guarda para o teu próx. auto.

 

Eu sairia correndo de uma bodega dessas, tão querendo bater a meta mensal contigo.

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Obrigado pelas opiniões até agora, pessoal.

 

Eu acabei pedindo para apenas fazer a revisão, e o resto eu vou ver depois.

 

Eu ainda não entendi o lance do "Triângulo de Marcha", se alguém puder me explicar que peça é essa, eu agradeço.

Também não entendi o motivo de quererem trocar a bateria do carro, já que o carro está funcionando normalmente, pega sempre de primeira e não apresenta nenhum problema elétrico.

 

Também achei bem altos os preços da mão de obra... 77 reais só pra trocar a bateria (tirar a velha e colocar a nova no lugar), 50 pra trocar lâmpadas e mais 50 para trocar os limpadores de parabrisas... Bem alto mesmo.

 

É difícil criticar o trabalho dos outros... Afinal ninguém está me obrigando a nada, né? Só acho que meu dinheiro é bem difícil de conseguir e para alguém merecer ele tem que trabalhar bastante também.

 

Eu ainda não tenho um mecânico de confiança, se alguém puder indicar um em Osasco e adjacências, agradeço.

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Revisão ou assalto? Procure o tópico de oficinas referenciadas do clube e economize seu dinheiro.

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Cara, um carimbo no livro de revisões não vale isso. Mais vale vc guardar todas as notas de serviços e gastar 20% desse valor, do que pagar tudo isso aí.

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Então, como falei eu fiz apenas a revisão na concessionária (apenas porque eu já tinha levado lá pra isso), e fui procurar fazer a suspensão do carro em outra oficina.

 

Li aqui no fórum as recomendações de oficina e vi que a "Technic" é uma boa oficina para os Pugs... Especializada em Peugeot e Citroen.

Falei por telefone com o Cesar e o Daniel, que haviam me passado uma estimativa inicial de R$ 1.500,00 para fazer toda a suspensão dianteira, e mais R$ 500 se fosse necessário trocar os amortecedores também. Então a minha estimativa final era de R$ 2 mil. Eles disseram que fazem o serviço em 2 dias também.

 

Minha cunhada levou o carro lá na quarta-feira a tarde... E na quinta-feira depois do almoço chegou o orçamento:

orcamento.png

 

R$ 2.800 é melhor que os R$ 5.000 que a concessionária estava cobrando, mas eu confesso que eu ainda achei meio salgado o preço... Não sei se eu é que não estou acostumado com preço de manutenção de carros ou se o serviço ficou caro mesmo. De qualquer forma, eu mandei fazer.

 

Eles falaram em dar 8% a 10% de desconto... Então isso ai vai cair para uns R$ 2.500. Eles prometeram deixar o carro pronto na segunda ou terça.

 

Que vocês acham? Foi bom negócio? Alguém aqui endossa o serviço da Technic? Achei o atendimento muito bom, apesar da estimativa de prazo e preço ter subido um pouco.

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Cara,só não entendi uma coisa até agora: seu carro tem algum defeito aparente? Pq o 307 com apenas 60 mil km não é pra ter nem metade dessas peças ai com defeito. O meu está com 45 mil km e acabei de trocar discos e pastilhas e ser revisado. Na suspensão, nem uma bucha, bieleta, amortecedor ou qualquer outra coisa precisando ser trocada. Cada caso é um caso, mas geralmente qdo se tem algo precisando substituir ele te avisa, por meio de folgas, barulhos, etc.

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Cara,só não entendi uma coisa até agora: seu carro tem algum defeito aparente? Pq o 307 com apenas 60 mil km não é pra ter nem metade dessas peças ai com defeito. O meu está com 45 mil km e acabei de trocar discos e pastilhas e ser revisado. Na suspensão, nem uma bucha, bieleta, amortecedor ou qualquer outra coisa precisando ser trocada. Cada caso é um caso, mas geralmente qdo se tem algo precisando substituir ele te avisa, por meio de folgas, barulhos, etc.

Sim, tinha um barulho e uma folga animal nas rodas dianteiras...

 

Eu comprei o carro com 54 mil km... Provavelmente a mulher que andava no carro antes era uma caçadora de buracos... ou uma piloto de rally.

 

A loja onde eu comprei provavelmente fez algum serviço provisório só pra não aparecer nada na hora de comprar, mas com pouco tempo as folgas apareceram.

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Continuando, vi q vc falou sobre "vibração ao frear em alta". Sobre isso, vc observou se os discos de freio poderiam estar empenados? Foi realizado balanceamento nas rodas do veiculo nos ultimos 10 mil km?

Aos 60.000 km, o que normalmente se revisaria nesse carro:

- estado das pastilhas e discos, com a troca do fluido

- verificação de folgas e vazamentos na suspensão

- troca da correia dentada e de acessorios, tensores etc.

- troca do liquido de arrefecimento

- estado das velas

- estado e limpeza da tbi

 

 

Basicamente, isso. Me corrijam se estiver errado.

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Sim, tinha um barulho e uma folga animal nas rodas dianteiras...

 

Eu comprei o carro com 54 mil km... Provavelmente a mulher que andava no carro antes era uma caçadora de buracos... ou uma piloto de rally.

 

A loja onde eu comprei provavelmente fez algum serviço provisório só pra não aparecer nada na hora de comprar, mas com pouco tempo as folgas apareceram.

Nesse caso, eu levaria no mecânico e pediria pra ele mostrar individualmente o defeito das peças que precisam ser trocadas. Muitas vezes condenam uma balança inteira por conta de uma bucha estourada. Fazendo isso, compre peças de primeira linha em distribuidores de peças e combine o preço da m.o. com a oficina. 800 reais ainda ta bem salgado e com certeza cabe choro.

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Bom, o serviço está feito.

 

O carro ficou praticamente novo. Tudo durinho, sem barulhos, esterçando normalmente... Show de bola.

Eu mandei trocar tudo, achei melhor, eu não tenho muito tempo para ficar indo no mecânico, então acho que assim eu vou ter menos problema.

 

O mecânico disse que a suspensão do carro provavelmente havia sido "mexida"... Carro pode ter sido rebaixado ou algo do tipo. É foda, comprar usado tem desses riscos.

 

Agora o carro está com a suspensão zerada, mas o mecânico me alertou sobre a bomba eletro-hidráulica da direção, que está meio prejudicada. O nível do fluido dela estava bem baixo. Completamos, mas ainda assim dá para perceber, de vez em quando, que a direção dá umas falhadas e fica com o movimento um pouco prejudicado. Isso já acontecia antes de eu levar o carro no mecânico, mas eu achava que era por causa da suspensão.

 

Já andei lendo aqui no fórum e este problema acontece com outros Pugs 307, então já vou me preparar para trocar essa bomba daqui algum tempo.

 

Aproveito para recomendar a oficina que fui, a Technic. Os caras são realmente especializados em Peugeot e o atendimento é muito bom.

Edited by Daniel Ribeiro
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Bom, o serviço está feito.

 

O carro ficou praticamente novo. Tudo durinho, sem barulhos, esterçando normalmente... Show de bola.

Eu mandei trocar tudo, achei melhor, eu não tenho muito tempo para ficar indo no mecânico, então acho que assim eu vou ter menos problema.

 

O mecânico disse que a suspensão do carro provavelmente havia sido "mexida"... Carro pode ter sido rebaixado ou algo do tipo. É foda, comprar usado tem desses riscos.

 

Agora o carro está com a suspensão zerada, mas o mecânico me alertou sobre a bomba eletro-hidráulica da direção, que está meio prejudicada. O nível do fluido dela estava bem baixo. Completamos, mas ainda assim dá para perceber, de vez em quando, que a direção dá umas falhadas e fica com o movimento um pouco prejudicado. Isso já acontecia antes de eu levar o carro no mecânico, mas eu achava que era por causa da suspensão.

 

Já andei lendo aqui no fórum e este problema acontece com outros Pugs 307, então já vou me preparar para trocar essa bomba daqui algum tempo.

 

Aproveito para recomendar a oficina que fui, a Technic. Os caras são realmente especializados em Peugeot e o atendimento é muito bom.

 

Cmte!

 

Bela manutenção que você fez no 307. Por tudo que você fez, 2.8K não foi tão caro. Passa o endereço essa oficina Technic pra galera ;-)

 

Abraços!

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Puta merda, esse orçamento do primeiro post foi uma das empurroterapias mais absurdas que vi na vida. Uma vergonha. Nunca mais passe nem na porta dessa CC.

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Minha nossa, avisa a esse povo que você quer fazer apenas uma revisão e não trocar o carro inteiro. A não ser que você faça rali com o seu PUG, a maioria dessas trocas me parecem completamente descabidas para esta quilometragem.

 

Eu não sou nenhum especialista, mas vou relatar algumas coisas que eu costumo fazer nessas situações.

 

O que normalmente se faz nesse estágio:

- Troca de correias (motor e acessórios), bem como tensores, etc...

- Freios dianteiros.

- Velas (talvez testar a bobina de ignição se achar necessário...)

- Óleo (motor, se for automático trocar do câmbio também)

- Filtros (ar, óleo. etc)

 

Se a bateria é original, talvez seja bom fazer algum teste. Em fim, acho que estão exagerando nesses serviços.

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Essa semana dei uma geral de 75.000km no 307 da patroa. Troque discos de freio (Fremax), terminais de direção (Viemar), bieletas (Cofap) e coxins superior dos amortecedores dianteiros além de pastilhas - total das peças: R$ 440,00 + R$ 280,00 de mão de obra em um mecânico de confiança. Agora falta o óleo/filtro e alinhar a direção. Só pra constar, as bandejas (buchas) estavam perfeitas - sem folgas.

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As concessionarias da Peugeot são uma vergonha, o serviço de manutenção deles é ridiculo de tão caro. Eu tenho um 307 e procuro utilizar quando possivel peças originais, porém compras na Citroen. Muitas peças do C3 são compartilhadas com o 307. Ambas as montadoras pertencem ao mesmo grupo PSA e compartilham peças para baratear o custo de produção. Bobina de ignição é uma delas.

 

Eu só levo o carro em meu mecanico de confiança, mas eu acho que você fez um bom negocio sim.

Na concessionaria eles queriam fazer a limpeza e a troca do liquido de resfriamento, se você consultar o manual esse liquido nunca precisa ser trocado. Somente em caso de vazamento.

A concessionaria é bandida.

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Os caras estão empurrando um monte de coisa ai meu, se liga. Vai em uma oficina de renome e mandar ver.

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CC nunca.

 

Troquei de 206 para 307 faz 1 mês. Peguei com 57 km's e já rodei quase 2km's com ele. Quando comprei levei para revisão, o mecânico falou que só precisava trocar a correia e coxim do motor.

 

Fiz compra na MercadoCar. Decidi por trocar também mais algumas coisas, segue lista abaixo:

 

Correia Contitech R$ 90,00

Tensor SKF R$ 160,00

Correia Alternador R$ 30,00

Velas NGK (originais) R$ 111,00

Coxim motor L.D. (original) R$ 320,00

 

Total: R$ 711,00

 

M.O.: R$ 560,00

 

Total: R$ 1277,00

 

Ainda deu uma geral na eletrônica do carro para verificar código de falhas e zerar outras configs.

 

O mecânico disse que as borrachas das bieletas estão ruins mas não há necessidade de trocar agora. Apenas quando começar a fazer barulho.

 

Deixei o carro pela manhã e peguei no final da tarde.

 

Embora o manual diga para não trocar o liquido arrefecedor, eu com certeza irei fazer. Aliás, irei fazer a semana que vem em São Mateus mesmo, próximo onde moro. Lá em um local que só faz isso os caras cobram R$ 60,00 para lavar todo o sistema se eu levar o aditivo para por, pois assim coloco da marca que julgar melhor.

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Pode separar 800-1000 reais pela bomba da direção eletro-hidráulica, tive um C4 VTR com esse mesmíssimo sistema de direção assistida e o primeiro sinal foi o nível abaixo no "MIN" e alguns meses depois, puff...simplesmente parou, nuss, ficou muuito duro e inseguro pra voltar pra casa assim, depois levar na oficina e tal.. a placa eletrônica tava encharcada desse óleo LDS caríssimo, tive que arrumar uma nova.

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