Jump to content
Sign in to follow this  
vitorpug

Trocar Câmbio Al4 Por At6?

Recommended Posts

Eai pessoal,

tenho um 307 feline, e após alguns problemas com o câmbio al4, dei uma olhada na Internet e vi caixas de 6 marchas do 308 do c4 lounge e do 3008 a venda por em torno de 3.800 R$.

E agora com a chegada dos 308 e 408 2.0 16v com a nova caixa de 6 marchas, gostaria de saber se é mecânicamente e eletronicamente possível realizar esse up grade. E como ambos compartilham de basicamente a mesma mecânica, essa idéia começou a me parecer bastante atraente.

Grato desde já

Isso já foi discutido aqui no fórum, e parece que não rola porque não há espaço suficiente para colocar a AT6 em um 307...

Mas no nacional do ano passado eu conversei com um membro (não lembro o nome dele) que tinha um 307 com AL4 e conseguiu trocar sem problemas por uma AT8 (a de 4 marchas substituta da AL4) e disse que o carro ficou excelente!

Edited by Arthur Azzi

Isso já foi discutido aqui no fórum, e parece que não rola porque não há espaço suficiente para colocar a AT6 em um 307...

Mas no nacional do ano passado eu conversei com um membro (não lembro o nome dele) que tinha um 307 com AL4 e conseguiu trocar sem problemas por uma AT8 (a de 4 marchas substituta da AL4) e disse que o carro fiquei excelente!

É isso que o Arthur disse mesmo...não há espaço suficiente, e se não me engano a eletrônica seria diferente também

O cara que conseguiu trocar pelo AT8 é o Rafael Neves, só não sei o nome de user dele aqui no CP

Legal saber q dá pra trocar pela AT8. mas eu também estou interessado na AT6. Como o 307 e 308 são muito parecidos no chassis, ainda vou investigar essa possibilidade no futuro. Vou acompanhar o tópico.

O casamento eletrônico entre os dois é complexo. Envolve novas centrais, reprogramação profunda, chicotes completamente diferentes, coxins diferentes em pontos diferentes, etc. As vezes, até as próprias montadoras apanham para fazer um bom acerto entre motor e câmbio AT. Veja exemplo da GM quando chegou a AT6 deles...minha opinião: trocar de carro.

• Upvote 1

Aproveitando o tópico,

A troca do AL8 do 308 pelo AT6 em teoria seria possível ?

Uma vez que teve essa modificação foi feita em fabrica.

Seria a troca da caixa completa do al8 pelo at6 junto com o circuito controlador, o sistema de seleção de marchas aparentemente tem códigos diferentes , junto com a troca das mangueiras do sistema de arrefecimento uma vez que aparentemente seriam de lados oposto nas caixas.

Teria que ter outra modificação no sistema, como os semi eixo(eixo de acionamento) ?

Peraí, nem sabemos ser do AL4 pro AT6 dá. Nem do AT8 tbm. Mas aposto q alguém aqui vai tentar.

Eu por exemplo ainda fico um tempo com o carro original, mas se der algum desastre com o câmbio, compro um AT6 inteiro e meto as caras nessa mod. O mais difícil vai ser achar um mecânico disposto a mexer.

acho é mais simples colocar um v6, do que um câmbio automático diferente....

mas se estiver disposto a fazer e se tiver a grana, vai em frente, se existe Fusca V8 da pra fazer um 307 at6.

Interessante. Meu pugzão não me deu problema, mas se o dia que der puder trocar, opâ...

Gosto do carro e é capaz de comprar um segundo e manter este. Então: upgrade nele.

huahuahuahuahuahuahuahua

Pessoal, saiu de fabrica algum 307 com AT8? Olhando o Service Box para o meu chassi, encontrei isso:

TRANSMISSÃO BVA AL4

CAIXA DE CÂMBIO (CARACTERÍSTICAS) CAMBIO AUTOMÁTICO AT8

TIPO DE PRODUTO CARRO

MARCA COMERCIAL ,

TIPO ÓRGÃO PEUGEOT

LINHA DE PRODUTO 307 RESTYL

SILHUETA SALOON 5 PORTAS

ACABAMENTO ALTO MÉDIO

MOTOR INJEÇÃO EW10A

TRANSMISSÃO BVA AL4

TIPO DE PINTURA PINTURA METÁLICA

COR DE CAIXA KZB - PINTURA CINZA GRAFITO

TIPO DE ROUPAGEM INTERNA COURO L005 "C2"

COR DE GUARNIÇÃO "FX"

MOTOR (TIPO) EW/DW

MONOGRAMA COMPLEMENTAR, DIVERSOS FLEX

MONOGRAMA SEM EMBLEMA

Quando comprei o carro, achei natural pois ele foi fabricado na mesma epoca de lançamento do 308/408. Porém agora, olhando o topico, fiquei na duvida.

Edited by oppenheimer

Eh possivel. Li isso

Pessoal, saiu de fabrica algum 307 com AT8? Olhando o Service Box para o meu chassi, encontrei isso:

TRANSMISSÃO BVA AL4

TIPO DE PRODUTO CARRO

MARCA COMERCIAL ,

TIPO ÓRGÃO PEUGEOT

LINHA DE PRODUTO 307 RESTYL

SILHUETA SALOON 5 PORTAS

ACABAMENTO ALTO MÉDIO

MOTOR INJEÇÃO EW10A

TRANSMISSÃO BVA AL4

TIPO DE PINTURA PINTURA METÁLICA

COR DE CAIXA KZB - PINTURA CINZA GRAFITO

TIPO DE ROUPAGEM INTERNA COURO L005 "C2"

COR DE GUARNIÇÃO "FX"

MOTOR (TIPO) EW/DW

MONOGRAMA COMPLEMENTAR, DIVERSOS FLEX

MONOGRAMA SEM EMBLEMA

Quando comprei o carro, achei natural pois ele foi fabricado na mesma epoca de lançamento do 308/408. Porém agora, olhando o topico, fiquei na duvida.

Eh possivel. Li isso em algum lugar aqui no CP, nao me lembro onde.

AT8 é a atualização do AL4, é o mesmo câmbio com o conversor de torque melhorado e se não me engano um radiador de óleo mais eficiente.

Você quis se referir ao AT6 que tem 6 marchas?

AT8 são 4 marchas apenas

eu juntaria esses 4000 + mao de obra + tempo pesquisando + venda 307 e compraria um 308 logo hahahaha

• Upvote 1

quanta ousadia num projeto... a paixao pelo 307 tem q ser enorme mesmo pra fazer isso e nao trocar por outro carro...

se fosse ate uns 1.500 reais eu faria no meu.. mas 4 mil... acho q a paixao nao eh tao grande... kkkk

AT8 é a atualização do AL4, é o mesmo câmbio com o conversor de torque melhorado e se não me engano um radiador de óleo mais eficiente.

Você quis se referir ao AT6 que tem 6 marchas?

AT8 são 4 marchas apenas

Não não, me referi ao AT8 mesmo, imaginei que tinham sido limitados ao 308/408. Tive a surpresa(grata) olhando o Service Box.

Não sei se foi confusão no Service Box, ou se como meu Pug foi uns dos últimos a sair da linha(ficaram sem AL4 antigos) colocaram o que tinha jogado por lá, hehehe

Vou procurar na peça e posto o resultado(em outro tópico, pra não invadir esse)

Sent from my iPhone using Tapatalk

eu juntaria esses 4000 + mao de obra + tempo pesquisando + venda 307 e compraria um 308 logo hahahaha

Exato. Sem falar que vai ter de mexer em praticamente o carro todo e o risco de falhas de montagens, danos a chicotes e conectores, etc...em se tratando de eletrônica, pode-se arranjar problema pro resto da vida...mesmo com dinheiro e tempo nunca investiria em uma modificação desta.

Cara, imagino o Chp Foose com um Peugeot 407 coupe no programa dele. Não tem essa de trocar caixa e motor do jeito que eles fazem com os carros americanos. Ele ia abandonar tudo. Hahahaha.

Cara, imagino o Chp Foose com um Peugeot 407 coupe no programa dele. Não tem essa de trocar caixa e motor do jeito que eles fazem com os carros americanos. Ele ia abandonar tudo. Hahahaha.

Mas verdade seja dita: a melhor eletrônica embarcada dos carros que eles reformam é o radio com transistor..

Assisto um canal no YouTube(ericthecarguy) e ele está reformando um Ford dos anos 70(Fremont), uma das opções era usar o motor EcoBoost. Ele desistiu assim que descobriu que ia ter que reprogramar a central inteira.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Verdade, pensando por este lado, a eletrônica embarcada acabaria com a vida de qualquer um que for meter a mão no carro. De fato se as peças aqui no br tivessem preços justos, poderia até cogitar tentar a brincadeira. Mas a preço de ouro, melhor comprar outro e aproveitar o fds como de costume. huahauhaua

Os caras só restauram GM, Ford etc. Uma vez no Gas Monkey apareceu um carro Britânico, os caras ficaram reclamando e quase largaram de mão. rsrsrs

Verdade, pensando por este lado, a eletrônica embarcada acabaria com a vida de qualquer um que for meter a mão no carro. De fato se as peças aqui no br tivessem preços justos, poderia até cogitar tentar a brincadeira. Mas a preço de ouro, melhor comprar outro e aproveitar o fds como de costume. huahauhaua

Os caras só restauram GM, Ford etc. Uma vez no Gas Monkey apareceu um carro Britânico, os caras ficaram reclamando e quase largaram de mão. rsrsrs

Foi um rolls royce

Já achei que tava ficando louco em não saber da existência de um automático 8 marchas na linha Peugeot... hahahah

AT8 e AL4 são a mesma caixa de câmbio, a diferença é que a AT8 recebeu melhorias em relação a 'tropicalização' mal feita na AL4.

Quanto ao AT6 no 307 até onde sei não é possível pelas dimensões e por incompatibilidade eletrônica, mas onde há vontade há um meio haha

dimensionalmente é possível, já que fizeram no 308 e 408, pra quem não sabe a estrutura do 307 é a mesma para o 408 e 308(da até pra dizer q seria uma reestilização), bem como c4, c4 picasso, c4 pallas. Me parece q a at6 não cabe no 208, que mantem chassi do 206/207...

abrindo o capo até os parafusos de fixação estaõ no mesmo locais..

o problema é o custo/ajuste da central ...é para quem tem tempo e dinheiro sobrando só pra ver como fica...se é só pra ver como fica, pega um 308 at6 já...

dimensionalmente é possível, já que fizeram no 308 e 408, pra quem não sabe a estrutura do 307 é a mesma para o 408 e 308(da até pra dizer q seria uma reestilização), bem como c4, c4 picasso, c4 pallas. Me parece q a at6 não cabe no 208, que mantem chassi do 206/207...

abrindo o capo até os parafusos de fixação estaõ no mesmo locais..

o problema é o custo/ajuste da central ...é para quem tem tempo e dinheiro sobrando só pra ver como fica...se é só pra ver como fica, pega um 308 at6 já...

Isso que eu tinha pensado... Como a plataforma deve ser a mesma, pq não caberia? E na minha opinião, "caber" no cofre é o menor dos problemas, senão não teríamos FUSCAS AP, Chevettes 6cc, Opalas V8 e vários outros Swaps por aí...

Meu medo mesmo, é a eletrônica do bicho... Tenho um "mecânico" foda nessa área, ele recuperou minha BSI e conseguiu fazer um milagre no módulo do cambio do meu carro (relatado no tópico do AL4) que depois disso, não duvido que se deixar uns 3 mil reais, ele não faça a programação do cambio no 307... Duro é deixar 3 mil reais SÓ pra reprogramar, caso dê certo mesmo... rs

Isso que eu tinha pensado... Como a plataforma deve ser a mesma, pq não caberia? E na minha opinião, "caber" no cofre é o menor dos problemas, senão não teríamos FUSCAS AP, Chevettes 6cc, Opalas V8 e vários outros Swaps por aí...

Meu medo mesmo, é a eletrônica do bicho... Tenho um "mecânico" foda nessa área, ele recuperou minha BSI e conseguiu fazer um milagre no módulo do cambio do meu carro (relatado no tópico do AL4) que depois disso, não duvido que se deixar uns 3 mil reais, ele não faça a programação do cambio no 307... Duro é deixar 3 mil reais SÓ pra reprogramar, caso dê certo mesmo... rs

Trocando a central do carro, a tal da ECU, não daria certo? Pois o motor é o mesmo, a central nova seria para atender o câmbio e no máximo o CB talvez.

Seria bem interessante. O problema é estes preços absurdos de tudo aqui. Deixa o povo com a mão amarrada até para fazer uma simples mob de teste.

Seria um projeto ousado! Mas acho que trocando para AT8 acho que já daria diferença, apesar do custo.

Trocando a central do carro, a tal da ECU, não daria certo? Pois o motor é o mesmo, a central nova seria para atender o câmbio e no máximo o CB talvez.

Seria bem interessante. O problema é estes preços absurdos de tudo aqui. Deixa o povo com a mão amarrada até para fazer uma simples mob de teste.

Sinceramente eu não sei... Manjo tanto disso quanto manjo de aviação... ou melhor.. NADA kkkk

Concordo com a sua idéia, mas acho q tem mais coisas que BSI controla... como tudo no carro passa por ali.. Talvez dê pra usar a BSi do 308 hatch num 307, mas tem que casar as versões pra não pirar tudo... Mas isso são apenas suposições de quem QUER acreditar que vai dar certo kkkk

Seria um projeto ousado! Mas acho que trocando para AT8 acho que já daria diferença, apesar do custo.

Certeza que é ousado. Quanto a AT8, não vejo muito sentido, já que as 2 são 4 marchas e tem poucas diferenças... O SWAP mesmo seria pra uma AT6... É como vc tirar um motor CHT 1.0 de um gol e colocar um AT 1.0.. Vai melhorar, mas taca logo um 1.6 que daí vai ficar tesão kkkk

Hahahaha Verdade GIN!

AT8? Tenho um e é mais ou menos, mais pra menos que pra mais...já estou ficando cansado dele...1º até 3.000 depois da subida...no reto vai bem, mas não moro em Brasília então nos morros da minha cidade eu passo raiva...o problema é que não existe nesse planeta alguém que saiba realmente o problema, somente os troca-tudo por R$ 4.5k...enquanto isso vamos indo...

Boa galera... chego trazendo novidades no mínimo empolgantes.

Em relação ao tópico, pelo AT6 ainda não vi qualquer evolução.

Porém, um colega nosso aqui do Clube que tem o 307 está usando a caixa AT8. Neste tópico, passamos tanto tempo viajando com este negócio de trocar central, mexer com um monte de coisas, tentando complicar, sendo que é mais fácil do que parece.

ACREDITEM, é tudo PLUG AND PLAY.

Serei sucinto: ele me disse que a AL4 dele foi p/ saco, levou p/ mecânico e ficou 6k para fazer ela toda. O mecânico disse, que tinha lá uma AT8 de um 308 que deu PT com 12km rodados e que por 3k o mecânico colocava ela no lugar da AL4. Pois bem, ele foi até acompanhar o serviço, o mecânico subiu a caixa no lugar e fez apenas uma adaptação no chicote que era diferente.

Já faz mais de 1 ano e ele disse que ainda melhorou o consumo.

Edited by leandrosantos.sp
  • Upvote 1

É porque na mudança de AL4 pra AT8 trocaram o conversor de torque, pelo que dizem as mudanças ficaram muito mais suaves.

É porque na mudança de AL4 pra AT8 trocaram o conversor de torque, pelo que dizem as mudanças ficaram muito mais suaves.

Sim Duzinfa, isto nós sabíamos, o que não havia conhecimento de causa era de alguém que tinha realizado a troca. Como os carros são de gerações diferentes o que todo mundo imaginava era que seria mais complicado do que realmente foi devido a eletrônica embarcada.

Acho que para nossa surpresa a central ainda deve ser a mesma.

Em resumo, se a minha caixa for p/ saco, sai mais barato comprar uma AT8 e enfiar no lugar. UhUh

• Upvote 1

Se o meu AL4 der pai eu vou procurar um AT8 ou AL6 com certeza. O consumo deve melhorar absurdamente e desenvolver muito mais.

Ta, mas e a AT6? Teoricamente usa o mesmo sistema da AL4. Os carros inclusive (307, 308, 408) usam o mesmo sistema de canbus, to achando que também da pra trocar as caixas sem trocar a bsi.

Um amigo meu colocou motor e câmbio de S10 num Chevette, motor de Gol AP noutro Chevette, vou falar com ele, é o rei da Gambiarra, digo , adaptação..kkkkk..vai que...eu acho que só teria que instalar o software do peugeot 408 2014 6 marchas o motor é o mesmo EW10 né? só mudaria o câmbio...não sei se o painel exibe as 6 marchas tb...sei la

Pessoal, e com relação aos 408 anteriores a 2013,será que a substituição da at8 (ZF) pela al6(aisin) que passou a vir nos novos modelos deve ser muito complicada? Pergunto, pois o meu 408 é 2011/2012 e já tive problemas com a at8, inclusive os mesmos problemas que são relatados com a al4.

Saber que dá para andar com a AT8 já é um ótimo ganho

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

pelo menos pelas fotos que vi de ambos os cambios, o carter de fixação da caixa no motor é diferente

saiu algum carro com motor ew10a e o cambio at6? ou só thp mesmo?

Pessoal, e com relação aos 408 anteriores a 2013,será que a substituição da at8 (ZF) pela al6(aisin) que passou a vir nos novos modelos deve ser muito complicada? Pergunto, pois o meu 408 é 2011/2012 e já tive problemas com a at8, inclusive os mesmos problemas que são relatados com a al4.

Teria que ver os dois projetos para comparar.

Mas na minha opinião é tão complicado como swap, vai ter pontos que vai ter que adaptar alguma coisa.

O principal problema é que não é só o cambio em si, mas toda a parte de gerenciamento do cambio o maior problema.

acho que só rola swap completo.. thp + at6

Galera fala bastante doa 307... Claro, deve ser maioria...mas rolaria esse swap, pro at6 num 406 por exemplo?

Galera fala bastante doa 307... Claro, deve ser maioria...mas rolaria esse swap, pro at6 num 406 por exemplo?

Acho que pra gente sairia bem caro, fora da realidade pelo preço do veículo. Estou estudando um manual (apesar de gostar muito do AT)

AT6 não dá pra fazer swap, só para o AT8 (que é praticamente o mesmo porém mais atual)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

acho que só rola swap completo.. thp + at6

Dionei até este exato momento, nenhum swap de thp foi realizado em qualquer parte do mundo.

On 03/09/2015 at 15:43, leandrosantos.sp said:

Boa galera... chego trazendo novidades no mínimo empolgantes.

Em relação ao tópico, pelo AT6 ainda não vi qualquer evolução.

Porém, um colega nosso aqui do Clube que tem o 307 está usando a caixa AT8. Neste tópico, passamos tanto tempo viajando com este negócio de trocar central, mexer com um monte de coisas, tentando complicar, sendo que é mais fácil do que parece.

ACREDITEM, é tudo PLUG AND PLAY.

Serei sucinto: ele me disse que a AL4 dele foi p/ saco, levou p/ mecânico e ficou 6k para fazer ela toda. O mecânico disse, que tinha lá uma AT8 de um 308 que deu PT com 12km rodados e que por 3k o mecânico colocava ela no lugar da AL4. Pois bem, ele foi até acompanhar o serviço, o mecânico subiu a caixa no lugar e fez apenas uma adaptação no chicote que era diferente.

Já faz mais de 1 ano e ele disse que ainda melhorou o consumo.

Fala povo!

O meu 307 deu pt na caixa, consegui uma caixa at8 está no processo de troca, depois coloco o resultado

Abs

• Like 1

On 16/04/2018 at 20:46, marcelomelo said:

Fala povo!

O meu 307 deu pt na caixa, consegui uma caixa at8 está no processo de troca, depois coloco o resultado

Abs

Troca realizada com sucesso, o que realmente muda é o chicote, aproveitei a caixa seca do original o resto é AT8, as trocas de machas em si melhoraram bastante, mas ainda falta fazer um novo telecarregamento, o ideal seria ter ele com 6 machas ai ficaria top, rsrs