Jump to content
Sign in to follow this  
carolalvarenga

Faça A Sua Própria Central Multimídia - Pug 207

Recommended Posts

Olá meninos e meninas do Clube Peugeot. Venho aqui compartilhar com vocês a ideia que eu tive, super prática e bem mais em conta se comparado a compra de uma Central Multimídia para um 207.

Como estava com um Tablet parado em casa, resolvi “instalar” ele no carro, já que o rádio tinha a opção AUX.
Uma central multimídia está bem acima dos R$1.000,00. Esse tablet custou na época de 2013 R$400,00. O cabo aux. comprei de um cara por R$40,00.

O que vocês vão precisar:
Um Tablet 7"
(com músicas, um player do seu agrado, entre outros app que lhe interessem ter no carro: Carrorama, Waze, Google Now, Facebook, Twitter ...);
DSCN0073_zps5xx5aev5.jpg

Um rádio automotivo;
DSCN0072_zpsoskesbvf.jpg

Cabo auxiliar;
DSCN0071_zpsleklyu3i.jpg

Chaves de fenda;

Cabo de alimentação do Tablet
(pode ser o cabo USB do mesmo desde que o seu aparelho recarregue com o USB);

Lanterna
(se necessário)

1º PASSO: REMOÇÃO DO RÁDIO
Fazer a remoção do rádio. (Tem tutorial no fórum explicando como, no meu caso fui até uma CSS da Peugeot dei R$10,00 e o carinha tirou).

DSCN0072_zpsoskesbvf.jpg

2º PASSO: VERIFICAÇÃO
Conectar o cabo aux. no rádio e no tablet, fazer um teste para ver se está tudo funcionando.
(Modo aux. do rádio, cabo, saída de som).

DSCN0076_zpssfbhl1zx.jpg

LOCAL ONDE DEVERÁ SER CONECTADO O CABO AUXILIAR.

DSCN0079_zpsdzehrss4.jpg

3º PASSO: REMOÇÃO DA MOLDURA
Após ter verificado se está tudo funcionando, é hora de desmontar o painel do CB.
Retire a moldura preta/cinza com a ajuda da chave de fenda, fazendo uma pequena pressão para fora.

DSCN0074_1_zps0doblfuc.jpg

4ª PASSO: DESPARAFUSANDO
Após ter retirado a moldura, desparafuse os 2 parafusos indicados na foto.

DSCN0077_zps0xqylwz4.jpg

5º PASSO: RETIRADA
Retire a parte que foi desparafusada puxando-a levemente. Se precisar, utilize a chave de fenda para fazer uma pequena pressão. Essa parte é encaixada (Como o restante do carro, rs)

6º PASSO: CONEXÃO
Após retirado essa parte, você terá alguns espaços com acesso para passar a fiação do cabo aux. até o painel e do cabo de alimentação do tablet.

DSCN0078_1_zpsty3kwwgm.jpg

Conecte o cabo aux. no rádio e passe ele por um desses espaços. Ajeite os cabos (aux. e de alimentação) na posição desejada.

DSCN0078_zpsl4c3ahqs.jpg

Ajeite o que “sobrar” do cabo abaixo do rádio ou conforme desejado.
DSCN0080_zpso17xcvw2.jpg

OBS. A passagem do cabo de alimentação do tablet vai depender onde você irá conectá-lo.
No meu caso tenho um multiplicador 12v instalado abaixo do porta-luvas. Utilizei um espaço que tem até o local para passa-lo.

7ª PASSO: MONTAGEM
Após ter ajeitado os cabos na posição de preferência, é hora de devolver tudo a seu devido lugar.
Recoloque a parte desparafusada, se guie através do encaixe acima do CB (esse deverá ser o primeiro encaixe), após isso acabe de encaixar o restante da peça. Recoloque os parafusos e aperte-os. Reencaixe agora a moldura prata/preta. Recoloque o rádio no local, empurrando-o de uma forma que ele fique travado novamente ao painel.

DSCN0078_2_zps8vhmlpqh.jpg

DSCN0074_2_zpsrjxudxni.jpg

DSCN0082_2_zps04uxz089.jpg

8º PASSO: FINALIZAÇÃO

Coloque o tablet na posição desejada. Você pode estar colocando ele conforme a foto abaixo. (Em frente ao CB), pode estar fixando ele no para-brisa com um suporte (caso você não tenha mais nada no vidro como um GPS) ou pode estar fixando entre o botão do alerta e o rádio com um feltro adesivo. O ideal é que ele possa ser removido quando necessário.

DSCN0082_zpsw0zd4tar.jpg

Pronto! Agora você pode escutar suas músicas, trocá-las conforme o gênero, artista, álbum ou playlist, acessar as redes sociais, utilizar um programa GPS, tirar uma selfie (se seu tablet tiver câmera frontal), calcular algo, entre outras coisas.

O player de música que utilizo é o DUB, se encontra na loja de app entre outros modelos, utilize o do seu agrado. Para o GPS temos o Map da Google ou o app Waze. Outro app legal também é o Carrorama, onde você pode anotar todas as suas despesas com o carro, os abastecimentos e até mesmo verificar o consumo do carro (mediante os registros de abastecimentos ocorridos). Existe também o app da Lei Seca onde é informado as Blitz.
Para os app que necessitam da internet para serem utilizados, como as redes sociais, você deverá programar o seu celular como roteador e ligar o wi-fi do tablet, conectando-o a internet do seu aparelho telefônico.

• Upvote 8

Muito inteligente parabéns

Bem legal isso

show!! uma boa alternativa pra qm n quer investir grana numa central multimídia.. pra complementar seu projeto, acho que um adaptador obd bluetooth, seria bem legal, dai vc conseguiria visualizar alguns parâmetros do carro e etc..

• Upvote 1

Eu só faria um furo na moldura para os fios passar por dentro e não ficar exposto assim no painel...

mas ficou maneiro

Onde eu acho uma gaucha que curta mecher com carro assim? Só falta dizer que ajuda o namorado/marido a mexer no carro compartilhando uma ceva bem gelada, dai é pra casar heheheheh

PS: Parabéns pelo tuto e pela idéia, já tive diversas idéias assim pra acoplar tablet e netbook no painel do carro mas nunca tive coragem de fazer hehehehe

show!! uma boa alternativa pra qm n quer investir grana numa central multimídia.. pra complementar seu projeto, acho que um adaptador obd bluetooth, seria bem legal, dai vc conseguiria visualizar alguns parâmetros do carro e etc..

Uma ótima ideia JH para os Tablets que tem Bluetooth.

Onde eu acho uma gaucha que curta mecher com carro assim? Só falta dizer que ajuda o namorado/marido a mexer no carro compartilhando uma ceva bem gelada, dai é pra casar heheheheh

PS: Parabéns pelo tuto e pela idéia, já tive diversas idéias assim pra acoplar tablet e netbook no painel do carro mas nunca tive coragem de fazer hehehehe

Eu não bebo não e meu namorado ainda não tem carro não, tô tentando convence-lo de comprar um 308 ou outro modelo da Peugeot, rs.

• Upvote 1

Parabéns! Ficou muito legal!

eu ja tinha feito isso...hehe fica legal sim.

recomendo o Poweramp e o Mxplayer, se quiser até dá pra comprar um controle bluetooth e dai fica ainda melhor

muuuuuito da hora Carol!

tenho um tab de 7" sobrando aqui, porem, meu radio nao é o original....

o meu é um Kenwood Kmm-108u, sera q da certo com ele?

e esse cabo auxiliar ai? sera q serve no meu ou terei q usar do modo Gambi..arra?

HAHAHAA

muuuuuito da hora Carol!

tenho um tab de 7" sobrando aqui, porem, meu radio nao é o original....

o meu é um Kenwood Kmm-108u, sera q da certo com ele?

e esse cabo auxiliar ai? sera q serve no meu ou terei q usar do modo Gambi..arra?

HAHAHAA

Cara, você vai ter que usar o cabo auxiliar do seu rádio, esse cabo ai é do rádio RFM1 (original).

Se teu rádio tiver entrada auxiliar, ai você usa um cabo p2 p2.

Cara, você vai ter que usar o cabo auxiliar do seu rádio, esse cabo ai é do rádio RFM1 (original).

Se teu rádio tiver entrada auxiliar, ai você usa um cabo p2 p2.

Saquei, entao da deboa..ja tenho um p2/p2.

Ai só ligar na tomada 12v a fonte pra ele se manter carregado??

Saquei, entao da deboa..ja tenho um p2/p2.

Ai só ligar na tomada 12v a fonte pra ele se manter carregado??

Isso mesmo :confianteup:

Eu estou montando uma central multimídia, mas com um microcontrolador e uma tela de 7' mesmo, rodando Linux.

Desenvolvi um programa para ler dados de um OBD e mostrar como um velocímetro digital.

Além disso, pretendo usar o Spotify e coloquei um HD de 80GB nele pra armazenar as músicas.

Ainda não tá 100%, mas eu posto aqui quando estiver.

Parabéns pela iniciativa!

Muito legal sua iniciativa.

Porém, poderia me dizer se precisa habilitar o auxiliar (via scanner na CCN) ou simplesmente conectando o cabo já vai funcionar direto?

Até onde eu sei essa coisa de habilitar auxiliar é somente para o rádio original.

Vou ter meu próprio som e ligar os auto-falantes direto nele. Não faz sentido habilitar uma entrada auxiliar de um aparelho que nem do carro é.

O meu Pionner mesmo que usei lá não teve nada disso.

Muito legal sua iniciativa.

Porém, poderia me dizer se precisa habilitar o auxiliar (via scanner na CCN) ou simplesmente conectando o cabo já vai funcionar direto?

Ola, o meu rádio é o original do carro, simplesmente conectei o cabo e coloquei no modo aux.

O máximo que faz é ir nas conf, do rádio e colocar o AUX pra ON.

Ainda não comprei o 207, estou analisando a troca de meu carro por um e tive exatamente a mesma ideia, porem eu penso em fazer um acabamento em fibra para ficar igual as centrais originais.

Se me permite uma dica. Existe um app chamado TASKER para android onde vc pode automatizar varias coisas, por exemplo, não sei se a tomada 12v do pug é ligada junto com a chave, se for isso pode ser util, com o tasker vc pode fazer com que a tela do tablet ligue automaticamente e não desligue mais enquato estiver conectado no carregador, ou seja, se vc virar a chave do carro ele vai começar a carregar e vai ligar a tela automaticamente, podendo até ir direto para um aplicativo, se vc desejar, sem nem mesmo colocar a mão no tablet. Vc pode incluir a função oposta tambem quando vc desligar a chave do carro e consequentemente o tablet parar de carregar, ele vai parar tudo que esta fazendo e desligar a tela.

Eu estou procurando ainda a possibilidade de conectar o tablet ao meu smartphone, para fazer com que eu atenda as ligações pelo tablet e o som saia no som do carro. sei que é possivel, mas ainda não tive tempo de pesquisar a fundo (Final de periodo na faculdade).

Bem, é isso, e meus parabéns pela criatividade.

• Like 1

Ainda não comprei o 207, estou analisando a troca de meu carro por um e tive exatamente a mesma ideia, porem eu penso em fazer um acabamento em fibra para ficar igual as centrais originais.

Se me permite uma dica. Existe um app chamado TASKER para android onde vc pode automatizar varias coisas, por exemplo, não sei se a tomada 12v do pug é ligada junto com a chave, se for isso pode ser util, com o tasker vc pode fazer com que a tela do tablet ligue automaticamente e não desligue mais enquato estiver conectado no carregador, ou seja, se vc virar a chave do carro ele vai começar a carregar e vai ligar a tela automaticamente, podendo até ir direto para um aplicativo, se vc desejar, sem nem mesmo colocar a mão no tablet. Vc pode incluir a função oposta tambem quando vc desligar a chave do carro e consequentemente o tablet parar de carregar, ele vai parar tudo que esta fazendo e desligar a tela.

Eu estou procurando ainda a possibilidade de conectar o tablet ao meu smartphone, para fazer com que eu atenda as ligações pelo tablet e o som saia no som do carro. sei que é possivel, mas ainda não tive tempo de pesquisar a fundo (Final de periodo na faculdade).

Bem, é isso, e meus parabéns pela criatividade.

Nossa, muito interessante.

Muito obrigada pela dica. Vale a colaboração de todos :)

Ficou legal - parabéns pela criatividade!

Colaborando aqui com duas dicas:
(1) Usar o PlayerPro pra ouvir música, com o pacote DSP para áudio: uso streaming por bluetooth há tempos e este pra mim, de longe é o melhor. A qualidade do som fica fantástica!

(2) Comprar um conjunto de tag/etqiuetas NFC (DX.com tá cheio e é baratinho) e baixar o programa NFC ReTag Free - cadastrando a etiqueta. Ali você pode configurar tudo o que quer fazer no programa (parecido com o Tasker), porém com o encostar do celular na etiqueta. No meu 408, eu tenho uma etiqueta NFC colada que quando encosto, aumenta o brilho da tela, liga o bluetooth, aumenta o volume do áudio bluetooth, abre o Waze, o Player Pro e o programa Torque. Tudo ao mesmo tempo.

Também há a possibilidade, se instalar o programa TapUnlock (NFC Lockscreen), de inclusive programar o desbloqueio do celular ao encostar no NFC - abandonando o uso de senha, pin, desenho ou qualquer outro tipo de bloqueio. Isso pode ser útil no trânsito.

• Like 1

Bom dia,

alguém sabe se existe suporte para Tablet para o encosto do banco e se é possível liga-lo ao radio?

Grato.

Edit: Pergunto pois queria entreter meu filho, já que passo bastante tempo no carro com ele muitas vezes.

Edited by bruno89