Jump to content
Sign in to follow this  
silviokc

308 Thp X Focus Hatch Titanium???

Recommended Posts

Minha namorada comprou um Focus SE 1.6 PowerShift 2014 com 16.500km em setembro. Como moramos juntos e é o nosso único carro, apesar de ser dela é meu também, eu que dou o trato nele quando precisa.

Agora o carro está com 24.000km. Com o preço que foi pago dava para ter praticamente comprado um 308 THP do mesmo ano. Mas lá vieram meus cunhados apitar no ouvido dela que Peugeot dá problema e sei lá o que. Deixei quieto, pelo menos se o Focus desse problema não tinha sido eu quem tinha recomendado.

Só lhes digo uma coisa: Que saudade de dirigir o 308 que eu tive.

E sobre os problemas? O acabamento do carro é um lixo, os forros de porta batem, tudo é mal encaixado, a caixa de direção bate (pedi troca e a ford me enrolando, enquanto a Peugeot trocou muitas coisas do 308, algumas sem sequer pedir eles diagnosticavam e providenciavam as peças na Lyon em Porto Alegre) demais e o PowerShift é lento para reduzir, trepida, é indeciso, faz barulho em piso irregular, isso sem contar o que mais me incomoda que é o creeping que é lento demais em todos os sentidos, isso quando ele não funciona e eu tenho que acelerar e pisar no freio ao mesmo tempo para manobrar.

E a estabilidade? Sei lá, mas não me parece melhor que a do 308, talvez ele ganhe por conseguir ser macio e estável, enquanto o 308 era duro.

Enfim, depois dessa experiência, fico ainda mais certo de quanto os PUGs são bons, especialmente quando falamos em custo x benefício porque além de tudo o carro é pelado (não tem ar digital, sensor de chuva e crepuscular que meu allure 1.6 tinha e me acostumou muito mal )

Ahhh... Isso sem contar o preço das revisões, né... Bem mais caras que a do 308.

Edited by FPC308POA

Show! Parabéns pelo carro!

Curta bastante a maquina

Posta umas fotos depois aí hehe

Parabéns pelo carro. Acho muito T esse carro.

Ele realmente está um patamar pequeno acima do 308 thp, apesar de ser hatch médio também.

Gostou do câmbio?

Certeza que é melhor que o AT6 dos thp?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Obrigado amigo. A única coisa que acho que perde pro THP é no motor. De resto é tudo melhor ou igual. Talvez o espaço interno e visibilidade sejam um pouco piores no Focus.

Não vou te dizer que tenho certeza absoluta que é bem melhor que os AT6, pois só fiz test drive no THP, mas me pareceu ser melhor sim.

parabéns pelo focus amigo!

Realmente é um carrão muito completo a versão titanium plus!

Só fica meio covardia de comparar em preço com o 308, já que estavam vendendo até algumas semana atrás os últimos THPs 2015 por 59k na PJ, aí estamos falando de 25k de diferença, é coisa pra baralho.

Acho que em nível de opcionais e preço o Focus SE plus seria o mais adequado para se comparar com o THP.

Obrigado amigo! Realmente é um carrão!

Eu acho que temos que comparar as versões equivalentes...se o THP é a top de linha do 308, temos que comparar com a top de linha do Focus, que é o Titanium Plus. Aí podemos comparar o que um tem a mais que o outro e qual a diferença de valor, pra chegarmos num resultado se vale a pena ou não. Outra coisa é ver quanto dinheiro a pessoa tem pra gastar/investir num carro...aí tu compara pelos valores.

Minha namorada comprou um Focus SE 1.6 PowerShift 2014 com 16.500km em setembro. Como moramos juntos e é o nosso único carro, apesar de ser dela é meu também, eu que dou o trato nele quando precisa.

Agora o carro está com 24.000km. Com o preço que foi pago dava para ter praticamente comprado um 308 THP do mesmo ano. Mas lá vieram meus cunhados apitar no ouvido dela que Peugeot dá problema e sei lá o que. Deixei quieto, pelo menos se o Focus desse problema não tinha sido eu quem tinha recomendado.

Só lhes digo uma coisa: Que saudade de dirigir o 308 que eu tive.

E sobre os problemas? O acabamento do carro é um lixo, os forros de porta batem, tudo é mal encaixado, a caixa de direção bate (pedi troca e a ford me enrolando, enquanto a Peugeot trocou muitas coisas do 308, algumas sem sequer pedir eles diagnosticavam e providenciavam as peças na Lyon em Porto Alegre) demais e o PowerShift é lento para reduzir, trepida, é indeciso, faz barulho em piso irregular, isso sem contar o que mais me incomoda que é o creeping que é lento demais em todos os sentidos, isso quando ele não funciona e eu tenho que acelerar e pisar no freio ao mesmo tempo para manobrar.

E a estabilidade? Sei lá, mas não me parece melhor que a do 308, talvez ele ganhe por conseguir ser macio e estável, enquanto o 308 era duro.

Enfim, depois dessa experiência, fico ainda mais certo de quanto os PUGs são bons, especialmente quando falamos em custo x benefício porque além de tudo o carro é pelado (não tem ar digital, sensor de chuva e crepuscular que meu allure 1.6 tinha e me acostumou muito mal )

Ahhh... Isso sem contar o preço das revisões, né... Bem mais caras que a do 308.

Amigo, sinto dizer, mas acho que pegou um "carro bomba". Algumas coisas que disse são inerentes ao carro, mas os problemas que está tendo com certeza não são normais, então penso que não pode se generalizar. Não estou defendendo o Focus, pois tinha um 307 e quase comprei o 308 por váaarias vezes, mas acabei indo de Focus Titanium Plus 2016 e digo, o carro é muito bom!! O meu não faz nada disso aí não. E pra ter uma idéia, um amigão meu tem um THP, ele é cuidadoso pra kct e esses dias me mostrou um áudio de como tá o carro dele quando liga de manhã...parece um trator!! Nunca tinha visto isso. Ele vai ter que levar na CCS pra ver isso...e esses dias falei com uma mulher....ela tinha um 308 e trocou por um I30. Disse que o PUG foi bom até começar a dar um monte de problemas.

O que quero dizer é que os carros sempre vão dar problema. Uns vão dar desde novos, outros dão problema com maior km e alguns poucos nunca dão. Eu até hoje tive sorte e nunca tive maiores problemas com qualquer carro meu. Agora em relação a 308 x Focus, fica difícil escolher o 308 em termos de eqtos e tecnologia. O PUG é um modelo muito velho!! Já o europeu....se vier pra cá, não custando uma pequena fortuna, vai mandar bem!

THP na primeira partida do dia tem esse ruído mesmo. Dura menos de 1 minuto, até o óleo subir e lubrificar tudo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

• Upvote 1

THP na primeira partida do dia tem esse ruído mesmo. Dura menos de 1 minuto, até o óleo subir e lubrificar tudo.

Isso mesmo! O meu faz o mesmo ruído ao ligar cedo, com o carro frio: parece um motor a diesel de trator/picape! Depois, fica com som normal!

Galera, boa tarde!

Eu resolvi desenterrar esse tópico, para não criar outro com o mesmo conteúdo!

A minha situação é a mesma do criador... Vou vender meu 307, e estou afim de um carro até 45k (especificamente hatch)... Por isso estou em um dilema: 308 (caso eu escolhesse o THP eu ultrapassaria um pouco mais o orçamento, senão, o 2.0 Allure mesmo) ou um Focus Hatch Titanium MK 2.5(MT ou AT). Ambos modelo 2013!

Peço a ajuda de vcs, pra responderem os seguintes questionamentos (peço o favor de serem imparciais em relação a isso, por mais que seja um fórum da Peugeot)!

Pra começar:

1 - Tenho 24 anos :viadosH5:, Analista de Sistemas, solteiro e resido na Zona Sul de São Paulo! Carro sempre guardado em garagem com controle remoto... Não utilizo o carro para ir ao trabalho, e já não estudo mais! Utilizo o carro pouquissimas vezes... Basicamente apenas aos finais de semana, e algumas exceções a noite! Atualmente pago 2.547,60 de seguro (classe 01)...

Sei que não são corretores de seguro... hahaha

Mas, conseguem me ajudar dando uma base do valor que talvez pagarei para os carros abaixo?

308 2.0 Allure 2013

308 1.6 Griffe THP 2013

Focus 2.0 Titanium 2013

2 - A diferença de motor do Duratec é muita para o EW10A? Não ligo muito para velocidade (claro, eventualmente uma acelerada pra sair da rotina iria bem haha). Como seria o desempenho desses 2 motores? E quanto a um THP original? A diferença é grande em relação aos 2 motores?

3 - Com relação à mecanica dos 3 modelos, para manter um THP é necessário muito mais dinheiro do que um Allure ou um Titanium? Podem me exemplificar por favor?

Bom, acho que por enquanto são só essas perguntas! hahaha

Agradeço, e aguardo as respostas... Valeu!!!

Cara, tenho um Focus 2012/2013 AT. Tive um 307 também, porém 1.6 manual (mesma base praticamente do 308). Minhas considerações:

- Rodagem: o Focus é MUITO superior aos Peugeot, em geral, no sentido conforto, seja pela suspensão muito bem calibrada ou pela direção bastante leve e precisa (conta com 3 níveis de ajuste, sendo que o Esporte ainda é mais leve que a direção do Peugeot). É um carro que parece bem mais "leve" de guiar, não cansa. Achava o 307 bem duro e o 308 não é muito diferente.Com relação a motorização, o placar se inverte: apesar de o motor Duratec ser muito bom, silencioso, liso, o câmbio automático mata o desempenho. É muito confortável no trânsito urbano, mas rouba claramente a dinâmica do motor. Creio que o 308 2.0 (com câmbio de 6 marchas) ande bem melhor que o Focus. Comparar o THP seria sacanagem, né.... hehehe....

- Acabamento: o acabamento da Peugeot é sabidamente bem melhor que o das demais marcas, e aqui não seria diferente. O painel do Focus é emborrachado também, encaixes bem feitos, parafusos escondidos, mas a forração das portas deixa muito a desejar. O Titanium tem revestimento dos bancos em couro preto com costuras brancas que eu acho muito bonito e valoriza o acabamento. Mas o do 308 é superior. Barulhos de acabamento não foram notados em nenhum dos dois. Cofre do motor e chicotes muito bem organizados e isolados em ambos.

OBS.: achei o Focus bem mais silencioso que o 307 (que já era bom), principalmente quanto a ruídos de suspensão e vento. O chassi do Ford me parece mais rígido e as vedações das portas são duplas, o que favorece. Se o Peugeot é muito bem isolado, o Ford é mais ainda. Vibração do motor muito bem isolada em ambos.

- Conveniência: Sendo a versão Titanium, o Focus vai ter basicamente os mesmos itens do 308 (Allure ou THP): A/C digital dual-zone, teto solar, acendimento de faróis (direcionais) e limpadores automáticos, som completo (não é multimídia), computador de bordo, etc. São equivalentes.

- Segurança: o Focus tem somente 2 airbags e ABS com EDB. Não tem ESP. O 308 Allure é assim também. O 308 THP vai ter 6 airbags e ESP de série.

- Custos: O seguro do Focus na época que comprei ficou semelhante ao do 307, apesar do Focus ser mais caro. Creio que não ficaria uma diferença gritante. O 307 não me deu manutenção enquanto fiquei com ele, somente revisões básicas, que não eram caras. O Focus também ainda não deu uma manutenção maior, mas peças mais complicadas (amortecedores, pastilhas, pneus, etc.) seguem o preço do segmento. Difícil é achar uma concessionária com estas peças a pronta entrega. Mas pedindo na fábrica chega em 5 dias úteis, ou menos. Óleo, filtros e demais peças de revisão são bem em conta, têm boa oferta e podem ser facilmente adquiridas pela internet, se for o caso. Tenho conseguido manter o Focus com peças originais tranquilamente. Compro na concessionária ou internet e efetuo a manutenção básica em casa mesmo (prefiro).

Em resumo, gostava muito do meu 307 e ainda penso em ter um 408 THP ou o C4 Lounge THP (sonho meu...). Para o meu uso, trânsito diário e sem pressa, o Focus tem atendido muito bem. Estou bem satisfeito com o carro, como era com o 307. Enfim, questão de gosto. Como valorizo conforto de rodagem, sendo o Focus mais macio, ele me atende melhor. Sem perder em nada em estabilidade para os PSA. Tente andar nos dois modelos e tirar uma conclusão pessoal. Seja qual for sua escolha, estará com uma nave em mãos.

Espero ter ajudado. :confianteup:

• Upvote 2

Opa BelfortBH, blz?

Cara, muito obrigado pelos itens descritos! Agora, seguem mais umas duvidas... hahaha

Quando eu olho para o painel do Focus, acho que se comparado à linha PSA, é um tanto quanto pelado! Porém ainda assim me agrada...

Eu andei em um 308, porém como carona... Curti o carro, principalmente pelo fato de ter a Wipnav, teto panorâmico, e um bom espaço no banco da frente! Porém, achei que nos bancos de trás o espaço é um tanto quanto apertado (coisa que já ocorre no 307)... No Focus eu teria esse problema?

É que na minha família, somos todos trogloditas com mais de 1,80! hahaha

O seu Focus é equipado com o powershift? Procurando na net sobre esse cambio, vi que ele deu alguns problemas, e que a Ford teve de estender a garantia em alguns casos, para atender o problema. O cambio powershift, é algo que devo me preocupar, pois no caso de quebra sairá um absurdo de caro?

OBS.: Tenho um amigo com o New Focus 2015 equipado com powershift! Com aproximadamente 10.000 km ele reclamou sobre o cambio, e precisou ir na Ford atualizar o software... Depois disso, ele falou que o carro é outro!

Quanto ao 308 com 6 marchas, é o equipado com AT6 (caso eu tenha jorrado alguma asneira, me corrija por favor hahaha), certo? Eu encontro um modelo com essa caixa de cambio a partir de qual ano? Pois lembro que assim que o 308 foi lançado, meu chefe comprou um, e que no caso eram 4 marchas apenas...

Sabe me dizer se o Focus Titanium Manual é uma fria?

Valeu!

Beleza, mano!

Meu Focus é automático mesmo, 4 marchas. O PowerShift é fria daquelas grandes! Espaço no banco traseiro é semelhante nos dois, sendo o entre-eixos do Focus 2,64m e do 308 2,60m. Acredito que o 308 tenha o teto um pouco mais alto. Na largura o Focus se sobressai, tanto na frente quanto atrás.

Acho que o 308 2.0 passou a vir com o AT6 na linha 2014. O AT8 (4 marchas) parece que teve a maioria dos problemas resolvidos, mas não tem bom desempenho. O AT6 é uma caixa Aisin, japonesa, muito mais confiável. Honda e Toyota utilizam transmissões Aisin, só como referência.

Dizem que o Focus manual é bem mais ágil e econômico. Câmbio muito bom, código IB5+, nacional. A disposição do motor aparece bem mais. De repente é uma compra interessante, se o automático não for prioridade.

• Upvote 1

Certo!!!

Bom, como não pego muito transito com o carro, a principio seria um manual mesmo...

Cara, muito obrigado mesmo pelas respostas!!

Beleza, mano!

Meu Focus é automático mesmo, 4 marchas. O PowerShift é fria daquelas grandes! Espaço no banco traseiro é semelhante nos dois, sendo o entre-eixos do Focus 2,64m e do 308 2,60m. Acredito que o 308 tenha o teto um pouco mais alto. Na largura o Focus se sobressai, tanto na frente quanto atrás.

Acho que o 308 2.0 passou a vir com o AT6 na linha 2014. O AT8 (4 marchas) parece que teve a maioria dos problemas resolvidos, mas não tem bom desempenho. O AT6 é uma caixa Aisin, japonesa, muito mais confiável. Honda e Toyota utilizam transmissões Aisin, só como referência.

Dizem que o Focus manual é bem mais ágil e econômico. Câmbio muito bom, código IB5+, nacional. A disposição do motor aparece bem mais. De repente é uma compra interessante, se o automático não for prioridade.

Honda não usa Aisin.

Bem coerente o relato do Belfort...
Apenas discordo quando ao silêncio.

Acho o 308 mais silencioso que o Focus (tive um MK3 1.6 PowerShift), principalmente em relação à invasão de ruído na cabine...

A única coisa que sinto saudades do Focus é da maciez e estabilidade.

O 308 também é muito estável, mas um pouco menos do que o Focus e sendo mais duro..

Lembrando: Ele compara um Mk 2,5 com o 308/307 e eu comparo um Mk3 com o 308 (estou no segundo. um allure 1.6 12/13 e agora um thp 15/15).

E mesmo tendo tido uma experiência ruim com o Focus MK3 (powershift incomodou o que podia e não podia) eu simpatizo muito com os MK2,5...

Eu resolveria o seu dilema da seguinte maneira:

Ou pega um 308 THP ou vai de Focus Titanium Manual.

Deixaria o 308 allure 2.0 de lado. Não vejo muita vantagem nele, a não ser que pegue um muito mais novo do que o Focus pelo mesmo preço (O que pode acontecer, já que o Peugeot desvaloriza um pouco mais)

Edited by FPC308POA

Acho o 308 mais silencioso que o Focus (tive um MK3 1.6 PowerShift), principalmente em relação à invasão de ruído na cabine...

O 308 também é muito estável, mas um pouco menos do que o Focus e sendo mais duro..

Lembrando: Ele compara um Mk 2,5 com o 308/307 e eu comparo um Mk3 com o 308 (estou no segundo. um allure 1.6 12/13 e agora um thp 15/15).

E mesmo tendo tido uma experiência ruim com o Focus MK3 (powershift incomodou o que podia e não podia) eu simpatizo muito com os MK2,5...

Deixaria o 308 allure 2.0 de lado. Não vejo muita vantagem nele, a não ser que pegue um muito mais novo do que o Focus pelo mesmo preço (O que pode acontecer, já que o Peugeot desvaloriza um pouco mais)

Pensa em um cara maluco para pegar o Focus novo.... O problema é que gosto de câmbio automático (trânsito travado em BH) e aquele powershift não dá pra encarar. Mas o carro é lindo! Já considerei até um SE plus 1.6 manual mesmo.

Mas entre as possibilidades colocadas pelo amigo do tópico, acho que um 308 THP até 2015 seria a melhor escolha.

Pensa em um cara maluco para pegar o Focus novo.... O problema é que gosto de câmbio automático (trânsito travado em BH) e aquele powershift não dá pra encarar. Mas o carro é lindo! Já considerei até um SE plus 1.6 manual mesmo.

Mas entre as possibilidades colocadas pelo amigo do tópico, acho que um 308 THP até 2015 seria a melhor escolha.

Cara, em um 2.0 2016 eu até arriscaria o PowerShift.

A incidência de problemas caiu muito.

O meu era 1.6 PowerShift 14/14. Manco pra caralho, beberrão (Mais que o 308 thp) e ainda por cima com o problema no câmbio.

hahahaha agora que vi as respostas!

Todo dia eu penso em um 308 THP, pelo motor, e pela vontade de ter um carro turbo (acredito que todo mundo já teve essa vontade hahaha)

Mas eu me conheço... Com um 308 eu ia querer transforma-lo em 308 GTi hahahaha

E o foco é economizar uma graninha, pra dar entrada num apê... Talvez se eu pegar um focus, o máximo que faria, seria trocar a 16" do Titanium pela 17" do SE Plus

Cheguei a andar no titanium. Pensa num câmbio sonso. De todos os At que tive a oportunidade de dirigir até hoje, esse foi o mais tiozinho no trânsito de domingo que já peguei. Sério, tudo ele demora. Parece até eu quando acordo pela manhã. ahuahauah

Eu não cheguei a andar com os câmbios atuais da Peugeot, mas levando como base o AL4, a resposta é infinitamente melhor.

Cheguei a andar no titanium. Pensa num câmbio sonso. De todos os At que tive a oportunidade de dirigir até hoje, esse foi o mais tiozinho no trânsito de domingo que já peguei. Sério, tudo ele demora. Parece até eu quando acordo pela manhã. ahuahauah

Eu não cheguei a andar com os câmbios atuais da Peugeot, mas levando como base o AL4, a resposta é infinitamente melhor.

Uma coisa que eu notava no PowerShift é que o tempo todo ele quer deixar a rotação baixa e qualquer soltadinha de pé ele passa a marcha seguinte.

E pra fazer ele reduzir tem que dar um pataço no acelerador, senão ele fica tentando fazer o carro ganhar velocidade na marcha que já estava e como o Focus é um carro pesado e o meu era 1.6, já viu né... Passava raiva...

Nunca dirigi AL4 com motor 2.0 por muito tempo então não posso falar dele com o motor 2.0 que seria o mais coerente para comparar, mas a minha mãe tem um C3 2015 com AT8 (AL4 "renovada") e o câmbio não deixa nada a desejar, é bom mesmo. Lá de vez em quando ele dá algum tranquinho e é só de primeira pra segunda ou de segunda pra primeira, fora isso é bacana!

Edited by FPC308POA

Isso deve fazer o powershift ser bem econômico, mas não dá né? Andar igual tiozinho tem que tá rolando música clássica dentro do carro pra manter a calma. hehehehe

Isso deve fazer o powershift ser bem econômico, mas não dá né? Andar igual tiozinho tem que tá rolando música clássica dentro do carro pra manter a calma. hehehehe

Econômico???Que nada...

O Focus 1.6 fazia médias praticamente idênticas ao 308 THP que anda 50.000 vezes mais e tem um câmbio que estica as marchas muito mais. Isso na cidade

E na estrada dificilmente passava de 12,5km/l. Com o 308 chego a uns 13-13,2 geralmente...

Trajetos e motoristas iguais.

Puts, então não tem vantagem nenhuma em ter um Focus. hahaha

Prefiro um 308 mesmo. Preciso dirigir com esse At novo da Peugeot pra ver qualé.

Puts, então não tem vantagem nenhuma em ter um Focus. hahaha Prefiro um 308 mesmo. Preciso dirigir com esse At novo da Peugeot pra ver qualé.

O At novo é bom, mas nada excepcional.

Não é dos mais suaves nas primeiras marchas e às vezes dá uns trancos quando se para de acelerar e volta a acelerar.

Eu gosto do carro e do câmbio, mas diria que ele seria uma AT8 (Al4 das novas) com 6 marchas... Muito semelhantes em comportamento, na minha opinião (Comparando C3 Exclusive 14/15 AT que temos e o 308 THP 15/15).

Creeping rápido e briguento com o freio quando parado e esses trancos bem semelhantes em ambas, além de segurarem marcha um pouco além do necessário.

Acredito que nos THP Flex tudo esteja melhor.

Dirigi há poucos dias um 308 2.0 2016 que ficou comigo por umas horas enquanto o THP estava na ccs resolvendo umas besteirinhas e achei mais suave, trocas mais antecipadas e parado em semáforo o carro vibra bem menos (Acredito que resultado de alguma neutralização no creeping quando com o freio acionado)

O PowerShift, por exemplo, acionava N automaticamente no semáforo. Era nítido pq o carro dava um "clec" quando tirava o pé do freio como que engatando primeira marcha para arrancar, demorava um pouco além do normal para dar creeping, além de uma leve vibrada pelo engate da marcha...

Edited by FPC308POA

Tenho um THP 13/14 e apesar de não ter andado no Focus, penso que as vantagens dele seriam no menor consumo e no conforto da suspensão multlink.

THP anda muito, mas maltrata em piso ruim, é carro pra estrada.

Edited by guinepal
  • Upvote 1

Tenho um THP 13/14 e apesar de não ter andado no Focus, penso que as vantagens dele seriam no menor consumo e no conforto da suspensão multlink.

THP anda muito, mas maltrata em piso ruim, é carro pra estrada.

Econômico só se for o 2.0 ( E pior que é mesmo, faz em torno de 14 na estrada meio fácil) porque o 1.6 não é econômico...

Tive 11 meses de desgosto com um !!!