Jump to content
Sign in to follow this  
Horuscurcino

Modernização Das Lâmpadas Para Led No 206

Recommended Posts

Galera, esta é minha primeira contribuição aqui para o CP.

Tive a ideia de trocar todas as lâmpadas do meu 206 para a tecnologia LED e foram poucas as informações que encontrei na internet sobre esse assunto. Gastei muito tempo e precisei quebrar a cabeça para conseguir alguns resultados, então, para poupar tempo da galera venho contribuir com algumas informações.

Benefícios:

- Na maioria das vezes, maior iluminação;

- Menor consumo de energia;

- Temperatura de trabalho muito menor que as lâmpadas comuns (adeus soquetes chamuscados ou derretidos);

- Não vai descarregar a bateria do carro se você esquecer ligado durante a noite;

- Maior durabilidade e resistência ao liga/desliga.

1. Identificação das lâmpadas

Após consultar diversos manuais, o servicebox, outros tutoriais do forum consegui elaborar algo mais concreto para auxiliar a busca pelas versões LED. Estou trabalhando aqui apenas com os nomes das lâmpadas. Algumas são afixadas à soquetes específicos mas que podem ser reaproveitados para a nova lâmpada. Ainda não tenho todas as informações porque não mexi com todas as lâmpadas mas segue alguma coisa que já tenho:

Função Modelo Luz de cortesia T10 W5W Porta-luvas T10 W5W Porta-Malas T10 W5W Computador de bordo T5 W5W Lanterna do farol T10 W5W Lanterna do freio BAY15D Farol baixo H7 Farol alto H7 Farol de milha ? Pisca Alerta dianteiro ? Pisca Alerta traseiro ? Lanterna do Reverse (Ré) ? Brakelight superior ? Lanterna das placas T10 W5W ---------a atualizar

2. Dialeto das lâmpadas:

Sou gestor de TI por formação e como muitos nessa área gosto de usar termos precisos na hora de me referir a algum componente. Um problema quando se usa um linguajar bem diferente nas lojas de autopeças. Em outras palavras, você pedir pelo termo técnico aí da tabela é falar grego para quem está no balcão te atendendo. Se você comprar em sites nacionais também terá alguma dificuldade. Então segue um pequeno glossário para quem correr atrás das lâmpadas:

T10 W5W = Pingo

T10 W5W com muitos LEDs = Pingão (rsrsrsrsr!)

T5 W5W = Pinguinho ou Esmagadinha

BAY15D = Lanterna dois polos

3. Legislação:

Uma informação que tive com um vendedor e que todos os outros confirmaram é que o farol do carro (alto e baixo) não pode ser substituído por LED ou Xenon, a não ser que estes façam parte do projeto original do carro, ou seja, vindo de fábrica. Como não é o caso do 206 e de muitos outros carros, as lâmpadas permitidas aqui no Brasil só podem chegar aos 4300K (escala de Kelvin) de temperatura.

O que isso quer dizer?

Quanto mais Kelvin uma lâmpada tem, mais azulada ela é. Quanto menos Kelvin uma lâmpada tem, mais amarelada ela é.

Esta imagem ajuda a entender:

gust2.png

(créditos da foto = Gustavo Henrique https://sobrefisica.wordpress.com/2011/03/26/2%C2%BA-escala-kelvin-por-gustavo-henrique/)

Além dessa observação, é importante que a lâmpada comprada por aqui tenha o selo do INMETRO na embalagem original. É a melhor forma de identificar se uma lâmpada foi ou não homologada conforme a legislação. Cuidado na compra de farois nos sites de importados ou da china pois apesar de dizerem 4300K podem ter até mais Kelvin para satisfazer o cliente com uma lâmpada azulada mas que não deixará satisfeito o guarda se você for parado numa blitz.

e atualizando.

• Upvote 2

As LEDs funcionam com dimmer (por exemplo a luz interna/teto ou dos comandos de ac ao ligar o farol) no carro ? Pelo menos nas LEDs para residência, é necessário lâmpadas especiais.

JP

Edited by JP1

Eu uso na de teto e dima normalmente.

As LEDs funcionam com dimmer (por exemplo a luz interna/teto ou dos comandos de ac ao ligar o farol) no carro ? Pelo menos nas LEDs para residência, é necessário lâmpadas especiais.

JP

Na minha SW uso led nas luzes de teto dianteira e traseira, e o dimmer funciona nas duas normalmente!

Função Modelo Luz de cortesia T10 W5W Porta-luvas T10 W5W Porta-Malas T10 W5W Computador de bordo T5 W5W Lanterna do farol T10 W5W Lanterna do freio BAY15D Farol baixo H7 Farol alto H7 Farol de milha ? Pisca Alerta dianteiro ? Pisca Alerta traseiro ? Lanterna do Reverse (Ré) ? Brakelight superior ? Lanterna das placas T10 W5W ---------a atualizar

Contribuindo (de acordo com o 207):

Farol de neblina: H11

Setas/piscas dianteiros e traseiros: PY21W

Luz de ré: P21W

• Upvote 1

Eu uso lâmpada com 5 leds na minha placa, e direto algum dos 5 leds queima, e fica piscando, como se fosse estrobo. Alguém conhece alguma marca específica de Led que não queime?

Eu uso lâmpada com 5 leds na minha placa, e direto algum dos 5 leds queima, e fica piscando, como se fosse estrobo. Alguém conhece alguma marca específica de Led que não queime?

Cara, acontece a mesma coisa comigo! Fico com vontade de morrer :damn: pqp, isso é muito chato...

Tô desmontando o carro. Se quiser as placas de leds que estão no meu... porta luvas e mala. As da luz de teto e mapas do GTI só vendo com o conjunto. Foi ruim de achar uma que coubesse lá...

Agradeço ao moderador por ter validado o tópico !

Novidades:

Fiz algumas compras de LEDs nesta semana e tive algumas decepções mas também algumas alegrias.

Fiz as fotos em casa e com celular. Perdoem a qualidade.

ikGmi5V.jpg

Led T5 âmbar para o computador de bordo.

Resultado: Lâmpadas deixaram três "sombras" redondas na tela do CB. Estou pensando na possibilidade de colocar algum tipo de filtro entre os LEDs e a tela para suavizar a luz. Talvez um pedaço de insulfilm.

uuJgFuI.jpg

LED T10 branco para uso nas lanternas dos farois.

Resultado: Excelente. Na primeira vez que tentei instalar no farol do lado direito uma das lâmpadas caiu pra dentro. Para evitar isso e garantir a firmeza coloquei uma fina camada de fita isolante entre a lâmpada e o soquete.

IYeLwg4.jpg

BAY15D para a lanterna dos freios.

Resultado: Não gostei. A lanterna fica até boa mas a segunda fase da lâmpada, que tem mais força para indicar o acionamento dos freios, tem pouca diferença de luminosidade. Para evitar acidentes e a dependência da brakelight coloquei a lâmpada convencional no lugar e vou caçar outra solução LED (que meu vendedor já informou ter !).

HsPlUcK.jpg

T10 Pingão para luz de cortesia, luz do porta luvas e luz do porta malas. (JÁ DESCONTINUADA DO PROJETO. SUBSTITUTA ABAIXO)

Resultado: Razoável. Ela tem um brilho muito bom mas a iluminação não é abrangente. Tive alguma dificuldade para inserir esta lâmpada no local da luz de cortesia em razão do tamanho. No mais, é uma lâmpada legal. Trocada por uma melhor que é :

I94oyXk.jpg

T10 Pingão para luz de cortesia, luz do porta luvas e luz do porta malas.

Resultado: Excelente ! Por sorte a polaridade do soquete permitiu que esta lâmpada ficasse posicionada com os LEDs de cara para o difusor. A melhor lâmpada que comprei até agora para estes locais. A função dimmer ao fechar as portas do carro/alarme funciona perfeitamente.

7Mep5B2.jpg

Lâmpadas para o farol.

Resultado: Comprei errado antes de eu descobrir que a lâmpada utilizada nos farois do 206 era a H7 e também descobrir que são utilizados dois pares. Devo retirar no sábado estes pares do mesmo modelo da OSRAM. É uma lâmpada de 4300K que promete luminosidade similar à do Xenon. Como vimos no gráfico ali em cima, pelo menos em teoria, isso não seria possível pela temperatura em kelvin. Entretanto, vejam que esta lâmpada possui uma camada de pintura azul no bulbo. Acredito que isso possa auxiliar na diminuição do amarelado. Possui selo INMETRO que garante estar de acordo com a legislação brasileira.

Venho postando conforme as demais lâmpadas forem chegando e também o resultado delas instaladas no pug.

Artur Azzi, obrigado pelo complemento ! Vou conferir se estas são as mesmas usadas no 206 e atualizo a tabela (que acabo de ver, saiu toda bagunçada).

• Upvote 1

Cara, eu uso a mesma lampada na minha placa deve ter uns 2 anos.. e nunca queimou nenhum LED. As vezes eu fico até impressionado por não ter queimado, sei lá, deve ser sorte.

paguei 12 dilmas nesses LEDs e tem 2 anos, bom custo beneficio pra mim.

agora não sei se as minhas são sobrenaturais ou a sua tá queimando fácil demais. :hmm:

Cara, eu uso a mesma lampada na minha placa deve ter uns 2 anos.. e nunca queimou nenhum LED. As vezes eu fico até impressionado por não ter queimado, sei lá, deve ser sorte.

paguei 12 dilmas nesses LEDs e tem 2 anos, bom custo beneficio pra mim.

agora não sei se as minhas são sobrenaturais ou a sua tá queimando fácil demais. :hmm:

O loooco, sério? As suas são igual as da foto do post aí em cima? Eu paguei acho que foi R$30 em 10 lâmpadas, pelo MercadoLivre. Fiz isso duas vezes, e dos dois pacotes elas queimam com facilidade. Tô pensando em comprar aqueles LEDs Cambus, mas não sei se resolveria

I94oyXk.jpg

T10 Pingão para luz de cortesia, luz do porta luvas e luz do porta malas.

Resultado: Excelente ! Por sorte a polaridade do soquete permitiu que esta lâmpada ficasse posicionada com os LEDs de cara para o difusor. A melhor lâmpada que comprei até agora para estes locais. A função dimmer ao fechar as portas do carro/alarme funciona perfeitamente.

Rapaz, onde achou esse pingão?? Curti muito! Atualmente uso aquelas T10 de 5 leds em todas as luzes internas, mas acho que a iluminação poderia ser um pouco mais forte, e essas que vc mostrou parecem dar conta do recado...

Quanto às T5 do computador de bordo, comigo foi a mesma coisa. Isso acontece porque a lâmpada incandescente (que é a convencional) emite luz em todas as direções, enquanto o LED somente emite "para frente", tendo um feixe pontual. Tendo um tópico de um cara que trocou a cor do computador de bordo e do ar condicionado para azul (que foi a mesma coisa que eu fiz) e ele encontrou o mesmo problema. No final das contas, a melhor solução foi adaptar uma fita de LEDs brancos que deixou a iluminação na tela uniforme. Eu ainda não testei isso...

Edit: acabei de achar a T10 de 6 LEDs hahahaha

Se alguém se interessar...http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-644755282-lmpada-1-par-pingo-t10-6-leds5050-lateral-placa-luz-interna-_JM

Edited by Arthur Azzi

O loooco, sério? As suas são igual as da foto do post aí em cima? Eu paguei acho que foi R$30 em 10 lâmpadas, pelo MercadoLivre. Fiz isso duas vezes, e dos dois pacotes elas queimam com facilidade. Tô pensando em comprar aqueles LEDs Cambus, mas não sei se resolveria

Não consigo ver a foto do post pq aqui na empresa é bloqueado.. mas as minhas são assim:

lampada_led_5leds_5mm_02_635004262926573

E tão lá firmes e fortes!

comprei elas no tio aqui perto de casa...

Cara eu tinha criado um post em outro tópico sobre isso no forum, onde detalhei lampada por lampada e coloquei inclusive as diferenças entre os tipos de farol (foco duplo e simples),

ta nesse link http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7357686&hl=lampadas&do=findComment&comment=1427025.

PUG 206

Frente

Farol Simples - Lâmpada H4
Farol Duplo - Lâmpada H7 55w

Luz "de canto" Farol (farolete, lanternas)- w5w

Farol de milha - h1 55w - de acordo com o equipamento

Pisca dianteiro - py21w âmbar

Pisca lateral - wy5w âmbar - Servem também na luz de canto ou lanternas

Interno

Luz de Cortesia - Pingo

Luz do porta malas - Pingo

Luz do porta luvas - Pingo

Traseira

Luz de freio - p21/5w

Pisca Traseiro - py21w âmbar ( a minha é incolor)

Luz de ré - p21w

Luz de neblina - p21w

Luz de freio suplementar - Braklight - 5 lâmpadas w5w
Lampada da placa - w5w

Edited by SirMarcelo
  • Upvote 1

Alguem sabe me explicar qual a diferença entre essas duas lampadas e qual delas é a melhor e porque?

Par Pingo T10 9 Leds Canbus/canceller Smd 5050 Xenon 6000k

par-pingo-t10-9-leds-canbuscanceller-smd

Par Lâmpada Pingo T10 8w Led Samsung 5630+ Cree Ultra Brilhopar-lmpada-pingo-t10-8w-led-samsung-5630

Edited by SirMarcelo

Não consigo ver a foto do post pq aqui na empresa é bloqueado.. mas as minhas são assim:

lampada_led_5leds_5mm_02_635004262926573

E tão lá firmes e fortes!

comprei elas no tio aqui perto de casa...

Iguais às minhas... Puts, que sorte de estarem durando tanto, as minhas duas primeiras duraram bons meses também, mas depois que queimou uma vez, não parou mais.

Sei que são proibidas, mas acabei comprando para testar no carro da minha esposa:

http://pt.aliexpress.com/item/3600LM-30w-cree-ETI-Chips-H4-led-headlight-lamp-Hi-Lo-auto-H13-led-car-headlight/32279361053.html

Quando chegar e instalar, posto os resultados.

Como a intenção é melhorar a iluminação, comprei 4300K e também para não chamar a atenção dos cops. rs

Edit: post errado.

Edited by Arthur Azzi

Sei que são proibidas, mas acabei comprando para testar no carro da minha esposa:

http://pt.aliexpress.com/item/3600LM-30w-cree-ETI-Chips-H4-led-headlight-lamp-Hi-Lo-auto-H13-led-car-headlight/32279361053.html

Quando chegar e instalar, posto os resultados.

Como a intenção é melhorar a iluminação, comprei 4300K e também para não chamar a atenção dos cops. rs

Pode alterar características e colocar: Iluminação em leds.

Pode alterar características e colocar: Iluminação em leds.

Creio que não regulariza não assim como XENON.

Na última vistoria eu fui reprovado por causa dos pingos de leds no farol. A inspetora, chata praca é que me disse: Se colocar lanternas de Led, luz na placa e no farol, tem que alterar a característica no documento. Como iluminação em leds é vago e provavelmente não vão específicar uma por uma, só instala essa do farol após o documento sair.

Parabéns pelo tópico

Comprei esses tempos umas pingo muito faiadas, não iluminavam nem igual as originais, agora tenho uma noção de quais lampadas comprar!

(y)

E será que essas lampadas Cool Blue da OSRAM ficam mais bonitas que as Crystal Vision (4300k) da Philips?

Edited by Pack

Parabéns pelo tópico

Comprei esses tempos umas pingo muito faiadas, não iluminavam nem igual as originais, agora tenho uma noção de quais lampadas comprar!

(y)

E será que essas lampadas Cool Blue da OSRAM ficam mais bonitas que as Crystal Vision (4300k) da Philips?

Essas cool blue da OSRAM não são tão brancas como eu imaginava que fossem. São menos amarelas que as originais mas continuam amarelas. Destoam das lanternas de LED que adicionei. Estou providenciando um kit Philips 5000K e também a versão H1 para os faróis de milha.