Jump to content
Sign in to follow this  
K1T4R0

Defeito No Motor - Reparar Veículo (falha No Cilindro 1 E 4)

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde!

Dei uma pesquisada no fórum mas não encontrei algo semelhante então vai.

Estou com o seguinte problema no meu 408:

Voltei de uma viagem de 1300KM, na viagem tudo ok. Na segunda feira depois do retorno, o carro começou a pipocar, como se fosse bobina (troquei bobina e vela no fim do ano passado).

Ok, levei no mecânico, o scanner acusou falha no cilindro 1. Trocamos as velas. Rodei com o carro e tudo ok.

No dia seguinte, novamente de manha, o mesmo erro. Desta vez o scanner acusou cilindros 1 e 4. Desmontamos tudo de novo, testamos a bobina, pressão de combustível. Quando monteu de novo, o defeito parou, limpamos do CB o erro e ok.

O Problema com certeza ira voltar. Alguém já passou por isto?

Grato.

Sei não, veja a compressão dos cilindros. A água do radiador está ok?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pessoal, boa tarde!

Dei uma pesquisada no fórum mas não encontrei algo semelhante então vai.

Estou com o seguinte problema no meu 408:

Voltei de uma viagem de 1300KM, na viagem tudo ok. Na segunda feira depois do retorno, o carro começou a pipocar, como se fosse bobina (troquei bobina e vela no fim do ano passado).

Ok, levei no mecânico, o scanner acusou falha no cilindro 1. Trocamos as velas. Rodei com o carro e tudo ok.

No dia seguinte, novamente de manha, o mesmo erro. Desta vez o scanner acusou cilindros 1 e 4. Desmontamos tudo de novo, testamos a bobina, pressão de combustível. Quando monteu de novo, o defeito parou, limpamos do CB o erro e ok.

O Problema com certeza ira voltar. Alguém já passou por isto?

Grato.

Veja este topico que voltei a postar ontem... http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7374432

Meu carro esta com o mesmo defeito, mas nao esta pipocando como o seu, alguns relatos falam de bobina! ja trocou a sua? amanha sera levado para peugeot para passar o scanner no meu...vamos aguardar!, qualquer novidade posta ae

amigo, o meu estava com falha no 3º cilindro depois de limpar os bicos e a tbi, a auto-elétrica me fez trocar as velas (mesmo sendo novas) e já ia partir pra trocar bobina quando ele percebeu que o problema era no chicote que liga a bobina e um conector de um bico estava quebrado.. nesse caso com o "balançar" do carro, devia ter algum fio partido lá dentro e perdia contato.. conforme mexiamos no fio, o carro normalizava.. resumindo, saiu bem mais barato refazer a fiação do que trocar bobina a toa!

Sei não, veja a compressão dos cilindros. A água do radiador está ok?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A agua esta OK.

Testaram a injeção de combustivel tb estava OK

Veja este topico que voltei a postar ontem... http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7374432

Meu carro esta com o mesmo defeito, mas nao esta pipocando como o seu, alguns relatos falam de bobina! ja trocou a sua? amanha sera levado para peugeot para passar o scanner no meu...vamos aguardar!, qualquer novidade posta ae

Entao tao suspeitando que seja a bobina mesmo, mas o scanner nao deu nada exato.

amigo, o meu estava com falha no 3º cilindro depois de limpar os bicos e a tbi, a auto-elétrica me fez trocar as velas (mesmo sendo novas) e já ia partir pra trocar bobina quando ele percebeu que o problema era no chicote que liga a bobina e um conector de um bico estava quebrado.. nesse caso com o "balançar" do carro, devia ter algum fio partido lá dentro e perdia contato.. conforme mexiamos no fio, o carro normalizava.. resumindo, saiu bem mais barato refazer a fiação do que trocar bobina a toa!

Po isso eh uma boa de se olhar hein! Com relação ao fio, o problema so acontece com o carro de um dia pro outro. Tipo, se tira a bobina e coloca de volta, apaga o defeito da cb o carro roda normal. Ai so no dia seguinte q ele vem da problema de novo.

O pior é que eu troquei em novembro do ano passado bobina e vela.

A maioria das vezes o scanner apresenta falha no cilindro 1, mas tem hora q aparece no 1 e no 4.

Edited by K1T4R0

Bom, acabei de voltar do mecanico. Fizemos os testes com os chicotes, ta td ok.

O que vimos de diferente desta vez, é que a sonda lambda, em determinado momento, deu umas travadas em 1000... 900, mas ai dps voltou a oscliar. Acho q se fosse sonda, o problema daria em todos os cilindros e nao só em um... eles enxarcariam. Vamos deixar o carro esfriar e monitorar isso melhor de novo.

Amigo, sua bobina nova é original? As marcas paralelas teimam em dar defeito nos Pugs. Tente medir a resistencia entre as "torres gemeas"(1 e 3, 2 e 4) da bobina. Deve ficar em torno de 15K Ohms. Nem sempre acusa erro mais teima em falhar.

Outro ponto, no meu antigo 206, ao remover a bobina, rasguei um dos terminais de borracha. Verifique se os seus estão bons pois as vezes eles ressecam e ocorre a fulga no contato da bobina com a vela.

(Não lembro se era esse, mas ele testa a bobina)

Amigo, sua bobina nova é original? As marcas paralelas teimam em dar defeito nos Pugs. Tente medir a resistencia entre as "torres gemeas"(1 e 3, 2 e 4) da bobina. Deve ficar em torno de 15K Ohms. Nem sempre acusa erro mais teima em falhar.

Outro ponto, no meu antigo 206, ao remover a bobina, rasguei um dos terminais de borracha. Verifique se os seus estão bons pois as vezes eles ressecam e ocorre a fulga no contato da bobina com a vela.

(Não lembro se era esse, mas ele testa a bobina)

Kra eh original, eh Valeo.

As mangas da bobina tao ok, bonitinhas novinhas sem rasgo nem nada.

O mecanico, pra tenta isolar e o defeito e td mais, inverteu as velas 1 e 4 com a 2 e 3, que era onde tava apresentando falha.

Fui denovo agora pouco la pra tirar a duvida da sonda lambda. Ta ok. Ela "trava" até o carro esquentar soh, o que acho normal.

Troquei a bobina em novembro do ano passado como eu disse, relativamente nova. Nao era pra dar problema.

Com a inversao das velas, o carro ainda nao deu problema, dei uma puta rodada com ele agora pouco e ta zerado, sem oscilar nem nada.

A noite vou ter de sair, vou esperar esfriar bem.

Outro ponto que reparei, é que o problema só acontece de manha, ou seja, com o carro totalmente frio. Sendo assim, dificil de reproduzir o problema.

Edited by K1T4R0

Pergunta bem besta, mas tenho que fazer: Você ja verificou se as velas são certas pro seu carro? E se o gap do eletroudo ta correto? Isso é danado pra dar falha e as vezes é tão obvio que esquecemos de verificar.

então, verifica tbm a válvula canister e o estado da sonda lambda e velas.

Pergunta bem besta, mas tenho que fazer: Você ja verificou se as velas são certas pro seu carro? E se o gap do eletroudo ta correto? Isso é danado pra dar falha e as vezes é tão obvio que esquecemos de verificar.

Kra pelo que eu vi, as velas estao corretas sim. O que seria o gap do eletrodo?

O mais estranho é que depois que ele inverteu as velas de posição, 1 e 4 com 2 e 3, o carro nao apresentou mais problemas até então. Andei bem com ele ontem... hj de manha liguei tava OK tambem.

então, verifica tbm a válvula canister e o estado da sonda lambda e velas.

As velas sao novas da ngk. A sonda lambda pelo diagnostico que o kra fez nao deu nada, o carro tava frio ainda por isso tinha a sensação de trava. O que seria a valvula canister? (nao sou mecanico mas sou curioso rs, gosto de saber como funcionam as coisas)

Obrigado pessoal pela ajuda!

Concordo e repito: Como voce CERTIFICOU que esta usando a vela certa?

- Tabela de aplicacao do motor da Peugeot (use o service box Peugeot)

- Codigo da vela correspondente a tabela de aplicacao da Peugeot

Ja abri 206 1.6 Flex e achei la dentro vela de 1.4 nao flex.

Concordo e repito: Como voce CERTIFICOU que esta usando a vela certa?

- Tabela de aplicacao do motor da Peugeot (use o service box Peugeot)

- Codigo da vela correspondente a tabela de aplicacao da Peugeot

Ja abri 206 1.6 Flex e achei la dentro vela de 1.4 nao flex.

Eu eu msm n tenho como me certificar rs, nao sou mecanico, mas gosto de saber das coisas.

Estou pensando em tirar de la e levar em outro... Uma semana nesse estado eh foda.

Onde encontro o Service box?

Eu eu msm n tenho como me certificar rs, nao sou mecanico, mas gosto de saber das coisas.

Estou pensando em tirar de la e levar em outro... Uma semana nesse estado eh foda.

Onde encontro o Service box?

Aqui:

http://lmgtfy.com/?q=peugeot+service+box

Kra pelo que eu vi, as velas estao corretas sim. O que seria o gap do eletrodo?

Gap do eletrodo e o espação entre o eletrodo central e o lateral:

9bfcaaae2ae19a5d1484e17a62031ca8.jpg

O seu mecânico deve ter(eu comprei o meu) um caliber de folgas e inserir entre eles, deve estar entre 0,7 e 0,9 mm

Se o Gap for muito grande, existe a possibilidade da tensão gerada pela bobina não ser capaz de produzir uma faísca, o que causa a falha. Se for muito pequeno, a mistura pode não se inflamar por completo. Como você já trocou a bobina(não sei se trocou as velas na mesma época) não duvidaria que o intervalo está grande

Continue nos atualizando.

Sent from my iPhone using Tapatalk

¬¬

Perguntei pois no site da peugeot nao permite o cadastramento. Ja havia procurado.

http://public.servicebox.peugeot.com/pages/index.jsp

Nao me aguentei, hahahahaha.

Volta no service box que permite cadastramento sim, testei agora pouco. So nao conta pra ele que voce eh um curioso, conta pra ele que voce tem uma oficinal e tals.

Supondo que sua vela esteja certa voltemos para o resultado do scanner. A tabela de aplicacao da NGK diz que sua vela serve no seu carro (http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2015/03/Miolo_04R_2015_2.pdf).

Que scanner eh esse que usaram? Se nao for o PPS2000 ou Diagbox (Lexia) volte em uma oficina que tenha o PPS 2000. Aqui uns exemplos de como o PPS 2000 ajuda horrores no diagnostico por coletar outros dados armazenados no momento da falha, ainda deixando claro que se a falha esta ocorrendo ou se ocorreu e nao ocorre mais:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7372509

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7365662

Obtenha um printscreen do PPS e poste aqui pra gente. Scanners genericos pra comecar a brincar com PSA sao legaizinhos, mas pra coisa seria tem que ser o PPS2000 ou o Diagbox.

Edited by Andre Garkauskas

Gap do eletrodo e o espação entre o eletrodo central e o lateral:

9bfcaaae2ae19a5d1484e17a62031ca8.jpg

O seu mecânico deve ter(eu comprei o meu) um caliber de folgas e inserir entre eles, deve estar entre 0,7 e 0,9 mm

Se o Gap for muito grande, existe a possibilidade da tensão gerada pela bobina não ser capaz de produzir uma faísca, o que causa a falha. Se for muito pequeno, a mistura pode não se inflamar por completo. Como você já trocou a bobina(não sei se trocou as velas na mesma época) não duvidaria que o intervalo está grande

Continue nos atualizando.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Kra explicação melhor detalhada pra um leigo impossivel! Muito Obrigado!!!!!!!

Depois da ultima atualização referente a inversão das velas não tive mais problemas com o carro! O ruim é andar com o carro sempre com um pé atras! Sabado voltarei la para ver o gap do eletrodo, com certeza a mecanica deve ter um caliber pra aferir a distancia

Nao me aguentei, hahahahaha.

Volta no service box que permite cadastramento sim, testei agora pouco. So nao conta pra ele que voce eh um curioso, conta pra ele que voce tem uma oficinal e tals.

Supondo que sua vela esteja certa voltemos para o resultado do scanner. A tabela de aplicacao da NGK diz que sua vela serve no seu carro (http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2015/03/Miolo_04R_2015_2.pdf).

Que scanner eh esse que usaram? Se nao for o PPS2000 ou Diagbox (Lexia) volte em uma oficina que tenha o PPS 2000. Aqui uns exemplos de como o PPS 2000 ajuda horrores no diagnostico por coletar outros dados armazenados no momento da falha, ainda deixando claro que se a falha esta ocorrendo ou se ocorreu e nao ocorre mais:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7372509

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7365662

Obtenha um printscreen do PPS e poste aqui pra gente. Scanners genericos pra comecar a brincar com PSA sao legaizinhos, mas pra coisa seria tem que ser o PPS2000 ou o Diagbox.

Po Andre, vlw! Eu vou voltar no sabado no mecanico e ja vejo qual o modelo do scanner. Nao reparei quando ele usou mas era um que era na mao o aparelho de leitura, nao ia no pc.Desde a inversão das velas não tive mais problemas no carro.

Consegui cadastrar no servicebox rs to dando uma fuçada aqui

OffTopic: kkkk pqp vc tem um 407 v6. Eu sou apaixonado por esse carro... só comprei o 408 pq a minha carta de credito não dava pra pegar carro mais velho do que 3 anos kkkk

Não seria interessante medir a compressão dos cilindros ?

Não seria interessante medir a compressão dos cilindros ?

Levei este fds na mecanica de novo, ele testou a compressao, esta tudo ok. Verificou as velas, ta tudo OK, pedi pra verificar o gap, ta td ok, bobina aparentemente ta td OK. O carro misteriosamente nao voltou a dar problema "/

Levei este fds na mecanica de novo, ele testou a compressao, esta tudo ok. Verificou as velas, ta tudo OK, pedi pra verificar o gap, ta td ok, bobina aparentemente ta td OK. O carro misteriosamente nao voltou a dar problema "/

Eu estou estranhando a sonda ficar travada quado o motor esta frio eu acho que ela deveria ficar variando o tempo todo . Já verificou os bicos injetores ?

ressucitando o topico.

Nesso momento estou enfrentando esse problema e no meu caso troquei bicos injetores e inverti velas que ja rodaram 20milkm.

Bobina ainda nao troquei e compressao ainda nao medi.

Mas nao acusa erro nem nada.

os bicos 2 e 3 param de funcionar e so voltam a funcionar depois de o motor esquentar e o carro fica normal perfeito.

troquei bicos e continua.

Verifiquei velas e estao perfeitas, iguais e agua do radiador perfeito sem baixar 1 gota.

a tarde quando esfria um pouco mesmo nesse calor, o problema ocorre novamente.

o que descobri ate o momento é que se o motor estiver com baixa compressao, a injeçao desses carros (nao todos) cortam a o cilindro com defeito.

E é um problema que nao acusa em scaner algum. Repito, nao acusa em scaner, ai já entra a experiencia de um bom mecanico pra desvendar o problema sem trocar peças.

Vou fazer um teste com velas velhas grau 5 que tirei do carro logo que comprei.

Se resolver, ai volto a informar.

Mas o problema sempre ocorre quando uso o tanque todo de gasolina e completo com alcool e rodo mais de 20km antes de parar o carro.

Normalmente falhava logo nos primeiro segundos e parava e pegava normal.

Agora pega normal, falha e nao pega mais nem por decreto.

So consigo fazer pegar desconectando o plug do sensor de injeçao (agua) e depois que pega, eu plugo novamente e depois de um tempo a luz de avaria apaga.

mas o carro falha 2 cilindros ate esquentar depois fica perfeito.

Ja medi resistencia dos bicos frio e a quente e o resultado igual em todos.

Hoje irei verificar velas.

Pressao de bomba de combustivel 4,2 a 4,5 bar.

Motor descarbonizado , tbi , dutos de admissao e valvulas de admissao.

On 22/01/2019 at 16:53, leogonsil said:

ressucitando o topico.

Nesso momento estou enfrentando esse problema e no meu caso troquei bicos injetores e inverti velas que ja rodaram 20milkm.

Bobina ainda nao troquei e compressao ainda nao medi.

Mas nao acusa erro nem nada.

os bicos 2 e 3 param de funcionar e so voltam a funcionar depois de o motor esquentar e o carro fica normal perfeito.

troquei bicos e continua.

Verifiquei velas e estao perfeitas, iguais e agua do radiador perfeito sem baixar 1 gota.

a tarde quando esfria um pouco mesmo nesse calor, o problema ocorre novamente.

o que descobri ate o momento é que se o motor estiver com baixa compressao, a injeçao desses carros (nao todos) cortam a o cilindro com defeito.

E é um problema que nao acusa em scaner algum. Repito, nao acusa em scaner, ai já entra a experiencia de um bom mecanico pra desvendar o problema sem trocar peças.

Vou fazer um teste com velas velhas grau 5 que tirei do carro logo que comprei.

Se resolver, ai volto a informar.

Mas o problema sempre ocorre quando uso o tanque todo de gasolina e completo com alcool e rodo mais de 20km antes de parar o carro.

Normalmente falhava logo nos primeiro segundos e parava e pegava normal.

Agora pega normal, falha e nao pega mais nem por decreto.

So consigo fazer pegar desconectando o plug do sensor de injeçao (agua) e depois que pega, eu plugo novamente e depois de um tempo a luz de avaria apaga.

mas o carro falha 2 cilindros ate esquentar depois fica perfeito.

Ja medi resistencia dos bicos frio e a quente e o resultado igual em todos.

Hoje irei verificar velas.

Pressao de bomba de combustivel 4,2 a 4,5 bar.

Motor descarbonizado , tbi , dutos de admissao e valvulas de admissao.

Coloquei as velas velhas de grau 5, aparentemente estão mais gastas que as corretas pro motor flex de grau 6 que rodaram 20milkm e estão com resistencia pior que as de grau 5.

Trocado as velas o carro continuou falhando bem pouco de manha e ja no outro dia nao deu mais problema e agora reabasteci o carro novamente com alcool puro e sumiu o problema.

Com scaner conectado faço teste das bobinas e vejo que o cilindro 2 a freqüência oscila bem mais e os outros cilindros estão com a linha reta no diagnostico do motor.

Acredito que a bobina ja tenha um problema mas ainda nao esta tao ruim.

Somente na troca de gasolina pra alcool que o carro apresenta esse problema e depois de uns dias vai melhorando ate sumir por completo.