Jump to content

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

Estava estudando sobre a luz diurna, ou DRL, dos 408 que possuem faróis com xênon (versão griffe), mas não consegui resposta para ativar a do meu carro. Alguém consegue me ajudar?

Agradeço a atenção de todos!

Fica não tem um membro aqui que usa o dele é um 408 branco fica SHOWWWWWW, não lembro o nome do usuário.tenho que olhar as garagens.

Eu quero dizer a lâmpada original que vem no próprio farol. Já fizeram menção sobre isso em outro post, mas não teve resultado.

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7363146&hl=%2Blampada+%2Bdiurna+%2Bpeugeot+%2B408&do=findComment&comment=1200454

Eu quero dizer a lâmpada original que vem no próprio farol. Já fizeram menção sobre isso em outro post, mas não teve resultado.

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7363146&hl=%2Blampada+%2Bdiurna+%2Bpeugeot+%2B408&do=findComment&comment=1200454

Quer dizer que dentro do projetor existe essa luz e ela não está ativada?

Não é dentro do projetor. Diferentemente dos outros 408 que não possuem xênon, a luz de estacionamento do 408 Griffe é uma lâmpada P21 que possui 2 filamentos. Por isso acredito que existe a função de luz diurna, igual a luz diurna do 3008, mas que não está ativada. Gostaria de saber se tem como habilitar essa luz diurna.

Não é dentro do projetor. Diferentemente dos outros 408 que não possuem xênon, a luz de estacionamento do 408 Griffe é uma lâmpada P21 que possui 2 filamentos. Por isso acredito que existe a função de luz diurna, igual a luz diurna do 3008, mas que não está ativada. Gostaria de saber se tem como habilitar essa luz diurna.

Então, ja tentei ativar via software e nao consegui... Gostariabd saber se tem algo a mais q pode ser feito?? Será que falta algum rele ou fusível???

Então, no mercado livre tem um rele do 3008 pra vender - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671520783-rel-luz-de-led-diurna-peugeot-3008-_JM

Mas acredito que já deva ter no 408 também.

O c4 lounge também usa a mesma lampada do 408 para DRL.

Com a nova lei isso se tornou obrigatório.

Alguém que tenha contatos numa CC, poderia verificar e avisar os demais donos de 408?

Eu pensei até em fazer uma gambiarra.

Colocar um relé externo puxando um positivo do contato da chave e fazendo este esquema:

Se a luz baixa está desligada, acende o segundo filamento da lâmpada.

Assim que que o primeiro filamento acende, apaga o segundo.

Assim a luz diurna acende somente quando os faróis estão desligados.

Mas se puder fazer via Diagbox seria bem melhor!

Ativar via diagbox é algo estupidamente simples, bastando plugar o aparelho ir em REPARAÇÃO -> BSI -> OPCOES CLIENTE E ATIVAR VEICULO COM LUZES DIURNAS.

No entanto acredito que falte a parte elétrica para isto funcionar, já que a 3008 faz a mesma função por meio de uma ligação indisponível nos 408

Ativar via diagbox é algo estupidamente simples, bastando plugar o aparelho ir em REPARAÇÃO -> BSI -> OPCOES CLIENTE E ATIVAR VEICULO COM LUZES DIURNAS.

No entanto acredito que falte a parte elétrica para isto funcionar, já que a 3008 faz a mesma função por meio de uma ligação indisponível nos 408

Muito obrigado Andrey, com esta sua indicação vou passar na CC e pedir para ativar!

Se não funcionar por falta de fiação, vou passar para o plano B, fazer isso externamente com dois relé.

qualquer coisa, me passe o VIN do seu carro e de um 3008.

ai podemos ver como fazer funcionar esse DRL

dc990fff1e15f0bc3ce1b79c7f901394.jpg

Eu fiz deata forma, pensei em ligar o do farol, mas acho que não vai funcionar a contendo. Instalei com 2 relés, 1 de força e 1 para ele desligar quando acende o farol. Além de um fusível de 5a.

Eu gostei bastante, ficou discreto e acredito que evite multas.

Marcus

Com a ajuda do amigo Gianluca eu ativei no 408 THP (primeira geração) as luzes diurnas via Diagbox.

Bom, depois o Gianluca vem aqui e explica tudo certinho, mas com as alterações abaixo toda vez que o carro for ligado o farol baixo (xenon) irá acender como luz diurna (DRL),ou seja, lanterna, placa e painel não vão acender.

Abaixo os parâmetros que foram alterados (os em verde) no Diagbox

IMG_20160709_113519664%20640x355.jpg

Parâmetro que "aparece" no RT6

IMG-20160709-WA0000%20640x480.jpg

Valeu pela dica Gian

Com a ajuda do amigo Gianluca eu ativei no 408 THP (primeira geração) as luzes diurnas via Diagbox.

Bom, depois o Gianluca vem aqui e explica tudo certinho, mas com as alterações abaixo toda vez que o carro for ligado o farol baixo (xenon) irá acender como luz diurna (DRL),ou seja, lanterna, placa e painel não vão acender.

Abaixo os parâmetros que foram alterados (os em verde) no Diagbox

IMG_20160709_113519664%20640x355.jpg

Parâmetro que "aparece" no RT6

IMG-20160709-WA0000%20640x480.jpg

Valeu pela dica Gian

Eu ia colocar o roteiro aqui, mas faltou tempo nestes dias! Obrigado você por ter divulgado.

Isso já elimina a multa, próximo passo é descobrir como usar o segundo filamento do farolete ou até ver se tem a fiação do 308 para colocar um led de terceiros!

Inviato da iPhone

O problema é que ficará consumindo o xênon diariamente, diminuindo a vida útil da lampada, que poderá queimar mais rapidamente.

A verdade que para ativar o segundo filamento, como mencionou o Andrey, precisará da parte elétrica (chicote/relê), assim como eu acredito que tenha no 3008. Também há possibilidade de fazer a "gambiarra", como você falou Gianluca, mas não sei se ficará bom.

Se alguém conseguir ativar o segundo filamento nos avise, por favor.

O problema é que ficará consumindo o xênon diariamente, diminuindo a vida útil da lampada, que poderá queimar mais rapidamente.

A verdade que para ativar o segundo filamento, como mencionou o Andrey, precisará da parte elétrica (chicote/relê), assim como eu acredito que tenha no 3008. Também há possibilidade de fazer a "gambiarra", como você falou Gianluca, mas não sei se ficará bom.

Se alguém conseguir ativar o segundo filamento nos avise, por favor.

No farol tem o espaço dele, esta vazio no soquete mas tem o encaixe e o pino no farol. Basta conectar um positivo pós chave.

Marcus

No farol tem o espaço dele, esta vazio no soquete mas tem o encaixe e o pino no farol. Basta conectar um positivo pós chave.

Marcus

Não tenho certeza se está vazio no soquete.

Hoje contei 8 fios no soquete do farol, e contei apenas 7 fios para o que ele utiliza hoje:

- positivo farolete

- positivo luz baixa (o reator fica dentro do conjunto)

- positivo luz alta

- positivo seta

- motor up/down feixe

- motor left/right feixe

- negativo

Então pelas minhas contas o fio do segundo filamento do farolete está sim conectado!

Está me faltando o tempo para ir com um multimetro fazer o teste de continuidade por cada fio.

De qualquer forma fazer isso por fora não vai ser um problema.

Lembrando que alem do positivo pos chave tem que abrir o relé assim que ligar as luzes noturnas.

Alguém sabe se os 21W são suficientes para caracterizar uma luz diurna?

Só complementando

No THP que tem xenon o farolete possui esta lampada com 5W e 21W (dois filamentos).

Mas somente usa o filamento de 5W a noite como luz de posição.

2000000810751-500x500.jpg

No meu caso eu substitui por uma LED, sempre 5w/21w.

10429_G_Lampada_LED_Para_Lanterna_de_Fre

A ideia é utilizar o "segundo filamento" de 21W durante o dia, e o "primeiro filamento" de 5W a noite como luz de posição.

Isso evitaria o desgaste do xenon durante o dia a despeito de uma lampada de R$ 5,00.

Edited by Gianluca

No meu carro o conector do farol tem espaço para 10 fios, porém está utilizando somente 8 fios, ou seja, dois espaços (um em cima do outro) estão inutilizados com uma tampinha de borracha. Eu queria anexar a foto que eu tirei do meu conector, mas não sei como faz para anexa-la aqui nos comentários.

Pesquisei na internet a instalação de alguns DRL, e acredito que um relê desse tipo (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744408355-rele-duplo-farol-luz-12v-com-fusivel-externo-500w-dni-_JM) serviria para o nosso caso.

O que vocês acham?

No meu carro o conector do farol tem espaço para 10 fios, porém está utilizando somente 8 fios, ou seja, dois espaços (um em cima do outro) estão inutilizados com uma tampinha de borracha. Eu queria anexar a foto que eu tirei do meu conector, mas não sei como faz para anexa-la aqui nos comentários.

Pesquisei na internet a instalação de alguns DRL, e acredito que um relê desse tipo (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744408355-rele-duplo-farol-luz-12v-com-fusivel-externo-500w-dni-_JM) serviria para o nosso caso.

O que vocês acham?

Estamos (o Gian esta) analisando o esquema elétrico do farol do 408 e do 3008, em breve novidades

Não tenho certeza se está vazio no soquete.

Hoje contei 8 fios no soquete do farol, e contei apenas 7 fios para o que ele utiliza hoje:

- positivo farolete

- positivo luz baixa (o reator fica dentro do conjunto)

- positivo luz alta

- positivo seta

- motor up/down feixe

- motor left/right feixe

- negativo

Então pelas minhas contas o fio do segundo filamento do farolete está sim conectado!

Está me faltando o tempo para ir com um multimetro fazer o teste de continuidade por cada fio.

De qualquer forma fazer isso por fora não vai ser um problema.

Lembrando que alem do positivo pos chave tem que abrir o relé assim que ligar as luzes noturnas.

Alguém sabe se os 21W são suficientes para caracterizar uma luz diurna?

Gianluca, pesquisei sobre a potencia da lâmpada (21W), e averiguei que todos os demais veículos que possuem luz diurna com lâmpada halogena (Duster, 208 Active, Golf, C4 Lounge, Renagade) possui a mesma potência.

De repente dá pra pesquisar o esquema elétrico do C4 Lounge também, pois usa exatamente a mesma lâmpada e deve ter o rele original.

Obrigado pela ajuda.

Se precisarem, estou a disposicao para auxiliar nos esquemas.

Uma pessoa com acesso ao SEDRE (que aliás pode ser baixado aqui http://garageforum.org/Thread-Peugeot-Service-Box-SEDRE-11-2013-Multilanguage) nos forneceu alguns diagramas.

Aparentemente na BSI os conectores que alimentam os faróis dianteiros são os 2610 (esquerdo) e o 2615 (direito) ambos 10V NR (pretos com 10 pinos).

A pinagem destes conectores é a seguinte:

1 - Luz de posição (2603)

2 - Luz baixa (2701)

3 - Luz alta (2601)

4 - Não conectado

5 - Não conectado

6 - Massa (MC26)

7 - Massa (MC26)

8 - Positivo após contacto serviço motor (ME26)

9 - BUS interno (9047)

10 - (CM06)

No 3008 que tem LED tem uma conexão a mais: o pino 5 (2801).

Meu palpite é que este pino 5 (2801) seja justamente a luz diurna.

Aqui eu vejo 2 alternativas:

1) Se conseguirmos localizar este conector da BSI podemos medir com um multilmetro a saída do pino 5 depois de alterar via Diagbox o parâmetro para "Luz diurna especifica". Se for mesmo a saída do DRL, podemos levar este contato até o farol e alimentar o segundo pino do farolete. (esta é a saída mais complicada mas seria a mais original, com o DRL podendo ser desativado via WipNav)

2) Fazer isso externamente, utilizando um positivo pos-chave (talvez até o que já chega dentro do farol - pin 8) para alimentar o segundo pino do farolete. E adicionar um simples relé 12V comandado pelo primeiro pino do farolete, da forma que ao ligar as luzes noturnas o carro desliga o DRL.

Esta segunda opção é a mais utilizada no mercado, inclusive foi isso que o nosso colega Marcus aqui fez.

Só que ele fez isso com um DRL externo, eu ainda tenho duvida que possa ser multado, usar o segundo pino do farolete ficaria mais original em caso de fiscalização.

• Upvote 1

Uma pessoa com acesso ao SEDRE (que aliás pode ser baixado aqui http://garageforum.org/Thread-Peugeot-Service-Box-SEDRE-11-2013-Multilanguage) nos forneceu alguns diagramas.

Aparentemente na BSI os conectores que alimentam os faróis dianteiros são os 2610 (esquerdo) e o 2615 (direito) ambos 10V NR (pretos com 10 pinos).

A pinagem destes conectores é a seguinte:

1 - Luz de posição (2603)

2 - Luz baixa (2701)

3 - Luz alta (2601)

4 - Não conectado

5 - Não conectado

6 - Massa (MC26)

7 - Massa (MC26)

8 - Positivo após contacto serviço motor (ME26)

9 - BUS interno (9047)

10 - (CM06)

No 3008 que tem LED tem uma conexão a mais: o pino 5 (2801).

Meu palpite é que este pino 5 (2801) seja justamente a luz diurna.

Aqui eu vejo 2 alternativas:

1) Se conseguirmos localizar este conector da BSI podemos medir com um multilmetro a saída do pino 5 depois de alterar via Diagbox o parâmetro para "Luz diurna especifica". Se for mesmo a saída do DRL, podemos levar este contato até o farol e alimentar o segundo pino do farolete. (esta é a saída mais complicada mas seria a mais original, com o DRL podendo ser desativado via WipNav)

2) Fazer isso externamente, utilizando um positivo pos-chave (talvez até o que já chega dentro do farol - pin 8) para alimentar o segundo pino do farolete. E adicionar um simples relé 12V comandado pelo primeiro pino do farolete, da forma que ao ligar as luzes noturnas o carro desliga o DRL.

Esta segunda opção é a mais utilizada no mercado, inclusive foi isso que o nosso colega Marcus aqui fez.

Só que ele fez isso com um DRL externo, eu ainda tenho duvida que possa ser multado, usar o segundo pino do farolete ficaria mais original em caso de fiscalização.

Andrey,

Consegue ajudar com a alternativa 1 ?

abs

Fui averiguar o meu conector, e notei que o pino "5" e "10" são os que não tem fio. Será que o meu é diferente do de vocês?

Se precisarem, estou a disposicao para auxiliar nos esquemas.

Andrey, acha que consegue nos ajudar nesse caso que o Gian comentou?

Fui averiguar o meu conector, e notei que o pino "5" e "10" são os que não tem fio. Será que o meu é diferente do de vocês?

Andrey, acha que consegue nos ajudar nesse caso que o Gian comentou?

Aldo, cuidado que não sabemos se a pinagem lado farol é a mesma do lado BSI. O certo é localizar na BSI

Inviato da iPhone

Me mandem os chassis por MP, posso ajudar sim

No 3008, quem faz essa função é o pino 3, conector 10v preto - fio 2405 - comando luz diurna dianteira direita

Pessoal, não sei se adianta para melhorar a pesquisa, mas fiquei sabendo que o RCZ (primeira geração), que possui o mesmo farol do nosso carro, dá para ativar a luz diurna pelo WipNav, ou seja, vem com a função ativada de fábrica. Talvez dá para estudar o esquema elétrico do Peugeot RZC.

Aldo, cuidado que não sabemos se a pinagem lado farol é a mesma do lado BSI. O certo é localizar na BSI

Inviato da iPhone

Gianluca, não vou arriscar fazer nada não. Tenho medo de me arrepender depois. Vou aguardar vocês terem uma solução legal para depois agir, porque eu não tenho tanta experiência como vocês.

Obrigado pela ajuda.

Fuçando mais no Diagbox achei este parâmetro:

845f17305d5d8611b8ef290d2e089729.jpg

Deduco que a BSI prevê este recurso no 408 sem precisar puxar o fio do 3008.

O problema é que não consigo ativar, apenas ler.

Alguém do fórum pode ajudar?

Mesmo no modo de telecodificação?

Então temos um problema... A bsi parece ser travada para isso. Nesse caso, algum de vocês poderia passar em uma CCS e realizado o TELECARREGAMENTO da Bsi para checar se em algum update realizaram o desbloqueio disso.

Caso contrário, não teremos alternativas originais para isso.

Mesmo no modo de telecodificação?

Então temos um problema... A bsi parece ser travada para isso. Nesse caso, algum de vocês poderia passar em uma CCS e realizado o TELECARREGAMENTO da Bsi para checar se em algum update realizaram o desbloqueio disso.

Caso contrário, não teremos alternativas originais para isso.

A minha foi "telecarregada" em fevereiro.

Quando aliás a CC descobriu que no servidor o meu VIN constava com configuração diferente.

Pois colocando o telecarregamento em automático (o Diagbox lendo diretamente do servidor os parâmetros para o meu carro) desativava alguns recursos como rebatimento dos espelhos e sensor dianteiro de estacionamento.

Duvido que tenha saído uma nova versão nos últimos meses.

Mas eu estou usando o Diagbox 5.29 pois a minha interface é B.

Quem sabe o nosso amigo Fabio não consegue mudar? Ele usa a 7.65.

A minha foi "telecarregada" em fevereiro.

Quando aliás a CC descobriu que no servidor o meu VIN constava com configuração diferente.

Pois colocando o telecarregamento em automático (o Diagbox lendo diretamente do servidor os parâmetros para o meu carro) desativava alguns recursos como rebatimento dos espelhos e sensor dianteiro de estacionamento.

Duvido que tenha saído uma nova versão nos últimos meses.

Mas eu estou usando o Diagbox 5.29 pois a minha interface é B.

Quem sabe o nosso amigo Fabio não consegue mudar? Ele usa a 7.65.

Vou tentar hoje a noite ou amanhã e volto aqui com o resultado

Pois bem, tirando como base o RCZ Phase 1, que possui exatamente os mesmos farois, mesma caixa de controle, bsi e psf1 temos os seguintes esquemas

Esquemática DRL (RCZ Ph1)

Esquematica%20DRL_zpsix4aocua.jpg

Legenda

Fios%20e%20Cablagens_zpsdph5ua6m.jpg

Visão Chicote Farol Direito

Luz%20Direita_zpsq3ekdvkd.jpg

Visão Farol Esquerdo

Luz%20Esquerda_zpsydpm7lt4.jpg

Em resumo, notamos que em cada farol o pino 5 (Fio 240D) é o responsável pela atuação das luzes diurnas. ligando ao conector 28 vias marrom da PSF1 (caixa de fusíveis do motor), no seu pino 1.

Ou seja, preciso que algum de vocês faça o seguinte.

Em cada lado do farol, pegue o pino 5 e faça uma interligação entre os dois lados.

Feita tal interligação, levar o fio interligado para o pino 1 do conector 28 vias Marrom da PSF1 (Caixa de Fusíveis do Motor)

Com isso ligado temos uma possibilidade de funcionamento imediato da fase mais forte da lampada de 5/22w

Qualquer dúvida, só me chamar.

Espero ter ajudado.

• Upvote 1

Pois bem, tirando como base o RCZ Phase 1, que possui exatamente os mesmos farois, mesma caixa de controle, bsi e psf1 temos os seguintes esquemas

Esquemática DRL (RCZ Ph1)

Esquematica%20DRL_zpsix4aocua.jpg

Legenda

Fios%20e%20Cablagens_zpsdph5ua6m.jpg

Visão Chicote Farol Direito

Luz%20Direita_zpsq3ekdvkd.jpg

Visão Farol Esquerdo

Luz%20Esquerda_zpsydpm7lt4.jpg

Em resumo, notamos que em cada farol o pino 5 (Fio 240D) é o responsável pela atuação das luzes diurnas. ligando ao conector 28 vias marrom da PSF1 (caixa de fusíveis do motor), no seu pino 1.

Ou seja, preciso que algum de vocês faça o seguinte.

Em cada lado do farol, pegue o pino 5 e faça uma interligação entre os dois lados.

Feita tal interligação, levar o fio interligado para o pino 1 do conector 28 vias Marrom da PSF1 (Caixa de Fusíveis do Motor)

Com isso ligado temos uma possibilidade de funcionamento imediato da fase mais forte da lampada de 5/22w

Qualquer dúvida, só me chamar.

Espero ter ajudado.

Yes! Sabia que era o pino 5!

Só para ter certeza, o pino 1 do conector marrom 28 vias na caixa de fusíveis deveria ser exatamente a saída da luz diurna controlada pela BSI?

Poderia até testar com um multímetro este pino sem precisar levar o fio até o farol, mudando antes no DiagBox para "luz diurna especifica".

edit: Muito obrigado Andrey, vou testar!

Edited by Gianluca

Yes! Sabia que era o pino 5!

Só para ter certeza, o pino 1 do conector marrom 28 vias na caixa de fusíveis deveria ser exatamente a saída da luz diurna controlada pela BSI?

Poderia até testar com um multímetro este pino sem precisar levar o fio até o farol, mudando antes no DiagBox para "luz diurna especifica".

edit: Muito obrigado Andrey, vou testar!

Sim sim, assim como nos 308 e RCZ, existe um rele, mas a operação é totalmente controlada pela PSF1. é exatamente o pino 1 do 28V MR

Maravilha!!

Acreditava que era o pino 5 também.

Farei o teste assim que der tempo.

Dando tudo certo, como poderemos fazer a instalação? Tem como comprar o kit de instalação do DRL do Peugeot 308 (sem a lanterna de led) para adaptarmos no nosso carro?

Muito obrigado pela ajuda de todos!!

Maravilha!!

Acreditava que era o pino 5 também.

Farei o teste assim que der tempo.

Dando tudo certo, como poderemos fazer a instalação? Tem como comprar o kit de instalação do DRL do Peugeot 308 (sem a lanterna de led) para adaptarmos no nosso carro?

Muito obrigado pela ajuda de todos!!

Uma vez identificada a saída 12V da caixa de fusíveis, e colocada a fiação, pode tanto alimentar o segundo filamento do farolete que já se encontra no farol.

Ou pode alimentar qualquer DRL de terceiros.

Eu pretendo usar o que já está dentro do farol, gosto que fique com cara de "original".

Uma vez identificada a saída 12V da caixa de fusíveis, e colocada a fiação, pode tanto alimentar o segundo filamento do farolete que já se encontra no farol.

Ou pode alimentar qualquer DRL de terceiros.

Eu pretendo usar o que já está dentro do farol, gosto que fique com cara de "original".

Sim, pretendo deixar original também, mas gostaria de saber como devo fazer a instalação (rele/fiação) para desativar o filamento de 21W quando acionado o filamento de 5W.

Sim, pretendo deixar original também, mas gostaria de saber como devo fazer a instalação (rele/fiação) para desativar o filamento de 21W quando acionado o filamento de 5W.

Aldo, 99% de certeza de que o próprio circuito do carro + PSF1 que vão controlar esse funcionamento.

Conheco vários 308 que usam leds montados em CC que não usam rele e funcionam normalmente, igualzinho o meu que gastei fortunas no kit original;

Boa noite, trago noticias não boas.

O pino do conector lado farol que alimenta o segundo filamento do farolete é sim o pino 5.

Tanto é que colocando 12V nele o farolete acende mais forte (segundo filamento).

Mas no conector marrom de 28 vias na PSF1, o pino 1 não dá o comando do DRL.

Antes que alguém pergunte, sim, antes mudei via DiagBox para luzes diurnas especificas.

Tanto que o xenon tinha parado de ligar na modalidade diurna.

E para informação, se ativar "luzes diurnas e luzes de mínimo" na modalidade "luzes diurnas especificas", de dia o carro liga o farolete tambem.

Também podem ver nas fotos que o pino 1 do 28V já tem fiação.

O pino 3 ao contrario não tem nada, verifiquei ele mas também não da o comando do DRL.

Tentei no pino 5 também, sem sucesso.

Aqui vejo 2 alternativas:

1) É um outro pino dos 28 deste conector;

2) Mesmo ativando "luzes diurnas especificas" o software carregado na BSI para este carro não prevê esta funcão.

Anexo umas fotos

Conector 28V marrom na PSF1. Pino1 em baixo a direita. Pino5 em baixo a esquerda.

e04ea409c5219172b54c5d17db1af2b0.jpg

Conector de 10V lado farol.

ac7a6a2d9fdd78fada72f25dcc1f506e.jpg

Conector de 10V lado farol, o pino 5 é onde está o ponteiro do multimetro (em alto a direita).

6ab536bee097d3d75137229b2ddf9d3b.jpg

Farolete na posicão 5W

51260443f27c54e6ed576828f9c8932d.jpg

Farolete na posicão 21W, o que gostaria de usar como DRL

ece8aa719083d3dd09dc8df491546c0f.jpg

Aqui dá para ver que o pino 3 do 28V não está sendo usado

d99538eba6989e90c9d1ef4eafdb5e1a.jpg

E mais pinos do 28V não utilizados (talvez um deles é o DRL)

937b4ff6bded2c9323b015d66aab07ba.jpg

94d7423d8a5677399e45ce53e621e750.jpg

• Upvote 1

Gianluca, vc chegou a jogar um fio nesse 1 e liga-lo no 5?

Penso que, avaliando a esquematica da PSF1, o fio 1 possui inúmeras ligações e junções equipotenciais... As vezes é esse o segredo,

Segunda vou abrir a implantação desse link 240 pra ver quais funções ele possui.

Penso que, avaliando a esquematica da PSF1, o fio 1 possui inúmeras ligações e junções equipotenciais... As vezes é esse o segredo,

Segunda vou abrir a implantação desse link 240 pra ver quais funções ele possui.

Não levei até o farol, medi com o multimetro, e não tendo nenhuma voltagem achei desnecessário levar até o farol.

Você acha que mesmo não tendo tensão, poderia conseguir ligar a lâmpada?

Posso fazer o teste mas não acho que vai ligar.

Inviato da iPhone

Conectei fisicamente o 1 do 28V com o 5 do 10V, mas não ligou.

Talvez precisa de outras configurações na BSI, eu estou ativando apenas o "luzes diurnas especificas" em "personalização do cliente".

Ou a BSI envia o comando em outro pino...