Jump to content
Andrey

Instalando Retrovisores Rebatíveis Nos 308/408

Recommended Posts

Fala galera!

Mistério descoberto, vamos para o tão sonhado TUTORIAL. (Vale agradecer a todos que me ajudaram nessa empreitada.. Em especial André, Bruno Padovan, Afonso, Junior Martins) Obrigado pela ajuda pessoal! Sem vocês esse tutorial jamais seria possível!

Vale ressaltar que este DIY é adequado para os proprietários de 308/408 que tenham interesse em adaptar o rebatimento elétrico dos retrovisores

Primeiramente, vamos para as peças que serão necessárias:

Par de Retrovisores Rebatíveis - (1611432080 Motorista e 1611432280 Passageiro)
Placa de Contatos da Porta Dianteira Esquerda - (6490 LV )
Chicotes das Portas Dianteiras - (659472 Motorista e 659474 Passageiro)
Presilhas do Forro de Porta
4 Metros de Fio

Primeiro, desmonte as placas de contato (Comando dos vidros) das portas dianteiras.
Solte os forros de porta ( 2 parafusos e várias presilhas) - Atenção para o acabamento da maçaneta interna, ao forçar o forro ele pode trincar, remova ele antes!
Descole com atenção a espuma que dá acesso a parte interna da porta. Desconecte todos os conectores e remova o chicote da porta.

DICA - Não é preciso soltar as portas para trocar os chicotes, na caixa de rodas temos um acesso que facilita o trabalho de separar o chicote das portas do chicote do habitáculo.

Após a troca dos chicotes das portas e dos retrovisores (Cuidado com as capas plásticas e acabamentos dos retrovisores.. Tudo é preso com travas plásticas MUITO SENSÍVEIS) vamos precisar passar dois fios de uma porta a outra (Isso possibilita que o comando de rebatimento chegue ao retrovisor do passageiro)

Com os novos chicotes das portas devidamente montados, ao se comparar os conectores 16v Preto e 16v Verde, nota-se que faltam 2 pinos em cada lado do chicote do habitáculo (Chicote interno que é conectado ao chicote da porta por meio dos dois conectores 16v)

Passar dois fios ligando as duas extremidades do chicote do habitáculo ( conecta com o chicote da porta, temos 2 conectores em cada lado, 16 vias preto e 16 vias verde em cada porta

Porta Direita Tomada 16 Vias VERDE - Pino 12 no pino 11 na Tomada 16 Vias PRETO da porta esquerda
Porta Direita Tomada 16 Vias VERDE - Pino 13 no pino 13 na Tomada 16 Vias PRETO da porta esquerda
Conforme os esquemas abaixo:
Sent1_zpsv838vemv.jpg
Sent_zpskvccanvm.jpg

Feito tal procedimento, basta substituir a Placa de Contatos da porta do Motorista e pegar o PPS para fazer a devida habilitação (habilitar tanto a função de rebatimento elético para PRESENTE, como habilitar o rebatimento por controle de frequência a distância.

Pronto, seu retrovisor estará plenamente funcional!

• Upvote 13
  • Downvote 5

:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Esse deu trabalho, mas deu certo. Parabéns pela disposição em fazer e pela paciência. :confianteup:

Show! Parabéns!

Por isso que eu gosto do cp, a galera mete a cara, descobre e faz...

Parabens Andrey

Parabens Andrey!! Pena que o valor fica um pouco salgado.. mas esta na lista dos meus UPs pro 308 hehehe

Poxa galera, muito obrigado mesmo!!!!

Não tem nada mais gratificante do que desvendar algum mistério pra jogar no CP :confianteup:

Deem parabens ao Junior... Só ele sabe o tanto que eu liguei pra ele me dar uma mão ahahhahahah!

Ele e o padovan devem estar agradecendo o sossego ahahhahahahahahhaah

Logo mais temos outro mistério desvendado..... WipNav sem cabo Phibu e etc ahhahaha

• Upvote 1

Andrey.. Com esses esquemas dos fios será q consigo instalar o tilt down? Preciso descobrir qual fio que manda o sinal de ajuste automático do retrovisor..

Boa Andrey...show!! Mandou bem em por a mão na massa!! Ótima mod!!!

Fico impressionado com a troca de conhecimento desse fórum, não se compara a nenhum outro brasileiro que eu tenha visto.

• Upvote 1

Como diriam por aqui, botou quente!

Hahaha! Valeu!

Lá na garagem tem vídeo dele em funcionamento..

Agora é quebrar o mito do WipNav

Tem como desativar temporáriamente o rebatimento elétrico no 408 THP? E a lubrificação, alguém sabe como fazer e o que usar?

Tem como desativar temporáriamente o rebatimento elétrico no 408 THP? E a lubrificação, alguém sabe como fazer e o que usar?

Tenho está mesma dúvida, se alguém puder informar agradeço

Edited by Luiz Carlos da Silva Junio

Somente via,PPS/DiagBox

Andrey,Vi q vc instalou o retrovisor rebatível no 308 e estou com uma dúvida sobre como fazer no meu. Comprei os retrovisores com a função de rebatimento, e comprei o comando da porta do motorista, porém vi que vc cita q precisa comprar os chicotes das portas tb. E fiquei nessa dúvida. Eu preciso comprar esse chicote ou posso usar o do meu mesmo e só fzr as ligações como vc ensinou ? O meu 308 é o allure 2.0. Se alguém souber e puder me ajudar,agradeço. Obrigado pela atenção.

Andrey,Vi q vc instalou o retrovisor rebatível no 308 e estou com uma dúvida sobre como fazer no meu. Comprei os retrovisores com a função de rebatimento, e comprei o comando da porta do motorista, porém vi que vc cita q precisa comprar os chicotes das portas tb. E fiquei nessa dúvida. Eu preciso comprar esse chicote ou posso usar o do meu mesmo e só fzr as ligações como vc ensinou ? O meu 308 é o allure 2.0. Se alguém souber e puder me ajudar,agradeço. Obrigado pela atenção.

é preciso trocar os chicotes das portas dianteiras, bem como passar os fios indicados no tutorial

Lek, se eu morasse em Uberlândia - MG ia te procurar pra fazermos no meu 307, mais ai parabéns fiote.

Pessoal, o retrovisor do lado do motorista do meu 408 parou de rebater.

O do lado do passageiro funciona normal.

Acionando o rebatimento eu não escuto nada no retrovisor do motorista.

Será que o problema é elétrico ou o motor pode estar "travado".

Teria uma forma simples de testar a elétrica antes de desmontar tudo como no DIY REBATIMENTO DE ESPELHO aqui do clube?

Será que os botões da porta podem ser o problema?

Edited by JBUrso
  • Upvote 1

essa função de rebater os retrovisores funciona ao ativar o alarme e ao desativar ?

Andrey que dia vamos fazer para o 208? Carusão encomendou os retrovisores, eu estou querendo encomendar também

Bom dia amigo, será que teria como reupar as imagens? Imgur por exemplo não tem esse block.

Excelente trabalho!

Então, comigo não deu certo, quando desconectei o chicote da porta na carroceria, comparando com o novo, os pinos não batem, alguns deles estão em posições diferentes. Montei tudo e nada funcionou, ou melhor, apenas o vidro do motorista. A placa de comando fica com o botão de trava piscando, o rebatimento eletrico até funcionou no lado motorista. Os pinos 12 e 13 na porta passageiro estão vazios, na porta motorista o 11 e 13 não levam o sinal para a outra porta. Na porta do motorista a diferença na posição dos pinos é maior. 

Bom, depois de semanas estudando e procurando informação, descobri o seguinte: este tutorial se aplica aos 308/408 para linha até 2015, a partir da linha 2016 a Peugeot fez modificações no chicote de porta, placa de contato e chicote habitáculo, o comando de porta não tem mais os conectores de 6vias preto e marrom ficando apenas o 20vias  amarelo. Antes quem comandava o foldway era a placa de contatos, agora são 2 fusíveis instalados perto da BSI que comandam o rebatimento. Pois bem, a Peugeot não faz mais um chicote de habitáculo padrão, logo, o chicote do Allure não prevê os pinos para o rebatimento do retrovisor e os 2 fusíveis não estão lá. Com a ajuda do chefe de oficina da Ópera Peugeot (analisamos um 408 Griffè no showroom) com acesso ao SEDRE online, não preciso trocar o chicote de porta, vou usar o conector marrom de 6vias do chicote errado que comprei pra ligar no novo retrovisor. Com o SEDRE impresso descubro o seguinte: o pino 20 do 20vias amarelo da placa de contato vai no pino 25 do 40vias azul na BSI, mas tenho um problema, neste pino está o sensor de afivelamento do passageiro traseiro direito.... não quero perder a TNB pra ter o rebatimento.... estou neste impasse, se eu decidir pelo rebatimento, preciso ver se a Peugeot vende estes 2 fusíveis mas perco a TNB, mas estou mais pra desistir do rebatimento e vender os dois retrovisores....

On 25/09/2018 at 10:27, Tagliaferro said:

Bom, depois de semanas estudando e procurando informação, descobri o seguinte: este tutorial se aplica aos 308/408 para linha até 2015, a partir da linha 2016 a Peugeot fez modificações no chicote de porta, placa de contato e chicote habitáculo, o comando de porta não tem mais os conectores de 6vias preto e marrom ficando apenas o 20vias  amarelo. Antes quem comandava o foldway era a placa de contatos, agora são 2 fusíveis instalados perto da BSI que comandam o rebatimento. Pois bem, a Peugeot não faz mais um chicote de habitáculo padrão, logo, o chicote do Allure não prevê os pinos para o rebatimento do retrovisor e os 2 fusíveis não estão lá. Com a ajuda do chefe de oficina da Ópera Peugeot (analisamos um 408 Griffè no showroom) com acesso ao SEDRE online, não preciso trocar o chicote de porta, vou usar o conector marrom de 6vias do chicote errado que comprei pra ligar no novo retrovisor. Com o SEDRE impresso descubro o seguinte: o pino 20 do 20vias amarelo da placa de contato vai no pino 25 do 40vias azul na BSI, mas tenho um problema, neste pino está o sensor de afivelamento do passageiro traseiro direito.... não quero perder a TNB pra ter o rebatimento.... estou neste impasse, se eu decidir pelo rebatimento, preciso ver se a Peugeot vende estes 2 fusíveis mas perco a TNB, mas estou mais pra desistir do rebatimento e vender os dois retrovisores....

@Carusoveja ai seu bicha

Resolvi, faz tempo mas não postei aqui, a solução foi adicionar um módulo a parte para rebatimento de retrovisor, então não tenho a função manual pelo comando da porta. Mas está OK, funcionando perfeitamente.