Jump to content
Sign in to follow this  
jonathangrag

Farol Baixo Passa A Ser Obrigatório

Recommended Posts

Não acredito que seja puramente política. É verdade, se alguém aparecer querendo limitar a lotação dos ônibus em 40 pessoas e obrigar o uso do cinto com certeza vai ser jogado na fogueira, tanto pelo empresário quanto pela população. Porém, aumentar a quantidade de ônibus é inviável, pra começar que isso invariavelmente se refletiria no preço da tarifa e cairia no bolso dos usuários. E não sei na cidade de vocês, mas aqui uma ida e volta ao trabalho, se você só usar ônibus, sai por R$ 7,60. Isso sem contar no trânsito adicional que isso causaria e na quantidade extra de poluentes.

Não sei como funciona lá fora, mas em algum país existe essa regulamentação pra transporte público?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

A solução não é, nunca foi e nunca será o aumento da frota de ônibus. Eu só mencionei isto para demonstrar que não existe implementada, em grande parte das capitais brasileiras, uma alternativa de transporte mais eficiente.

Uma alternativa válida em qualquer metrópole é o sistema de transporte por trens, o famoso metrô. Mas aqui em BH, por exemplo, o metrô só possui 1 linha, que liga nada a lugar nenhum. Se você quiser efetivamente ser levado de um ponto a outro da capital utilizando o metrô, você tem que iniciar a viagem de ônibus, baldear para o metrô, e depois finalizar a viagem em outro ônibus. Isto porque o metrô de BH tem quase 40 anos, ainda utiliza as composições originais (SÉRIO!!!), sem ar condicionado, e que passa por regiões quase sempre distantes de qualquer ponto de interesse ou de grande fluxo de pessoas. Basicamente é uma forma de alongar a sua viagem em relação ao trajeto de ônibus. Sabe o que fizeram como grande legado da Copa? Ao invés de implementarem o projeto das linhas 2 e 3 do metrô, como estava previsto e prometido, gastaram a mesma grana criando 2 corredores de quê? Ônibus! Inclusive um deles motivou a construção do famigerado viaduto que caiu sobre vários veículos na época da copa, antes de ser inaugurado.

E os projetos de expansão do metrô aqui em BH, que trariam grande aumento em comodidade e benefícios às regiões interligadas, nunca saem do papel. Entra governo, sai governo, ouvimos promessas, mas o que fala mais alto é a sanha das empresas de ônibus, graças à sua "contribuição" às campanhas dos candidatos a prefeito e vereadores.

• Downvote 6

Estou me perguntando o que eu faço com o sensor crepuscular do meu carro agora. Jogo fora? Vendo? Porque o farol vai ter que ficar sempre na posição ON. Imagino a raiva que os donos de 206, que os visores dentro do carro A/C e Computador de Bordo diminuem a intensidade da luz com farol acesso, vão passar.

Estou me perguntando o que eu faço com o sensor crepuscular do meu carro agora. Jogo fora? Vendo? Porque o farol vai ter que ficar sempre na posição ON. Imagino a raiva que os donos de 206, que os visores dentro do carro A/C e Computador de Bordo diminuem a intensidade da luz com farol acesso, vão passar.

É só na estrada a obrigatoriedade. Calma.

(Mas se quiser vender estamos aí)

Estou chateadíssimo com isso. Eu tenho um 408 2.0 que dá 5km/l na cidade. Eu só uso ele na estrada. Vou deixar sempre os faróis ligados que é pra não me ferrar. Você compra o carro mais caro procura durante 4 meses o carro que vc quer pra ter mimos que nunca vai usar.

Estou chateadíssimo com isso. Eu tenho um 408 2.0 que dá 5km/l na cidade. Eu só uso ele na estrada. Vou deixar sempre os faróis ligados que é pra não me ferrar. Você compra o carro mais caro procura durante 4 meses o carro que vc quer pra ter mimos que nunca vai usar.

Calma cara, vc vai usar... Só que não na estrada! auhsauashusahuas

Meu 307 tbm tem sensor crepuscular, mas desde sempre ligo o farol baixo pra pegar estrada!

Como eu disse, não vou usar, porque não conduzo o carro na cidade. Uso outro 1.0, 5km/l na gasolina não rola o 1.0 dá 10... haha e como são pequenos trajetos maioria das vezes dá pra ir a pé inclusive.

Parem de me mandar ficar calmo galera! HAHAHAHA! Como vocês proprietários/conhecedores de carros com sensores podem concordar com um troço desses? Pois que obriguem os fabricantes a colocarem LEDs então. Isso caí como uma bomba pra mim, simplesmente inutiliza um dos módulos mais legais do meu carro! =/

Como eu disse, não vou usar, porque não conduzo o carro na cidade. Uso outro 1.0, 5km/l na gasolina não rola o 1.0 dá 10... haha e como são pequenos trajetos maioria das vezes dá pra ir a pé inclusive.

Parem de me mandar ficar calmo galera! HAHAHAHA! Como vocês proprietários/conhecedores de carros com sensores podem concordar com um troço desses? Pois que obriguem os fabricantes a colocarem LEDs então. Isso caí como uma bomba pra mim, simplesmente inutiliza um dos módulos mais legais do meu carro! =/

UASHUASHUASHASUASHU

Eu concordo com vc! Esse foi o diferencial pra eu pegar o carro (entrar no estacionamento e o coleguinha do lado achar que é mágica o farol acender sozinho HAHAHAHA ~historia real~).

Também concordo que deveriam obrigar as montadoras a fabricarem carros com DRL originais! Mas e em relação aos milhares de gols, unos, fuscas (e etc...) que rodam pelas estradas do Lisarb? Acho que essa é a solução mais aceitável (e viável) em relação à segurança...

O que me preocupa é como será feita a fiscalização se a pessoa realmente estava ou não com farol baixo aceso! Esse é o tipo de multa que creio não dar pra recorrer, uma vez que é a sua palavra contra a palavra do órgão competente...

[OFF TOPIC]

Reza a lenda que um advogado do meu ex-trampo tinha uma perua escolar, e na epoca, a CET-SP multava os veículos (não lembro se eram apenas os movidos à diesel, ou todos) que emitiam mais poluição por uma tabelinha que ficava no bolso do cidadão... Então se o abençoado achasse que a fumaça era preta demais, multa! Por isso a minha preocupação em relação à fiscalização...

Edited by _feliperodrigues

Tudo bem, concordo.

Você acha que EXISTE a possibilidade de sair uma lei falando que daqui a 45 dias todos os carros fabricados terão que ser fabricados com DRL? HAHAAHAHAHA

O que me dá raiva é como diz a minha mãe: "seringa na bunda dos outros é refresco".

E sim, eu prevejo merda com relação a fiscalização. Eu já vi muita especulação falando que esse tipo de lei não se sustentará. Votar a reforma política e econômica ninguém quer né? Hehe.

Edited by PethersonResende

Tudo bem, concordo.

Você acha que EXISTE a possibilidade de sair uma lei falando que daqui a 45 dias todos os carros fabricados terão que ser fabricados com DRL? HAHAAHAHAHA

O que me dá raiva é como diz a minha mãe: "seringa na bunda dos outros é refresco".

E sim, eu prevejo merda com relação a fiscalização. Eu já vi muita especulação falando que esse tipo de lei não se sustentará. Votar a reforma política e econômica ninguém quer né? Hehe.

HAHAHAHAHAHAHA sonha!

Só nos resta aceitar, e ver se realmente o número de acidentes cai..

Eu prefiro inutilizar um recurso do carro (que o meu tem e não uso, porque se não acenderia toda vez que entro na garagem, e muitas vezes ligo lanterna + neblina e só depois farol + neblina) e colaborar com a segurança de todos, ao invés de ficar p* da vida por um detalhe desse. Mas isso sou eu

Tudo bem, concordo.

Mas a lei desobriga a utilização do farol baixo para carros que têm DLR?? Pelo que eu li, nossos excelente representantes criadores de leis simplesmente ignoraram o DLR... Ou seja... Com ou sem DLR farol baixo ligado em rodovias. Edited by JoaoPedroPavan

Mas a lei desobriga a utilização do farol baixo para carros que têm DLR?? Pelo que eu li, nossos excelente representantes criadores de leis simplesmente ignoraram o DLR... Ou seja... Com ou sem DLR farol baixo ligado em rodovias.

A obrigatoriedade na estrada durante o dia entrou no mesmo artigo que trata do uso em túneis. Não é essa alteração no código de trânsito que vai dizer se DRL pode substituir ou não o farol baixo! Tem que consultar as outras regulamentações sobre uso da iluminação.

Concordo com o Heitor, não ligo de "perder" o acendimento automático se isso se refletir em segurança pra minha e pras outras famílias. É evidente que o farol ligado durante o dia aumenta a visibilidade, reclamar da obrigatoriamente só porque você não vai ver o farol acendendo sozinho quando escurece é meio mesquinharia de mais, hahah

Edited by caio.curvelo

Certo...

Eu concordo plenamente com essa nova lei, mas acredito que o DRL deveria substituir o farol baixo durante iluminação natural...

Onde pode ser esclarecido essa questão?

Não acredito que a iluminação dos faróis solucione os problemas de acidentes. Está mais do que claro que esse é um tipo de medida com o solo propósito de arrecadação. O timing vocês tem de concordar é simplesmente perfeito a lei grita PRECISAMOS ARRECADAR!

Se o objetivo é sinalizar o tamanho do veículo e aonde o mesmo se encontra o DRL faz esse papel. Meu questionamento é o seguinte, DRL é pra ficar acesa durante o dia não os faróis. Por isso elas são feitas de LED, provavelmente você nunca precisará trocar. Farol não foi projetado pra funcionar dessa maneira, eu acho contraprodutivo pois se nem na Europa é assim. Por que aqui tem que ser?

Só nos resta aceitar, e ver se realmente o número de acidentes cai..

Sou totalmente a favor do farol aceso na estrada, mas é ilusão imaginar que os índices de acidentes vão cair por causa disso. De que adiantar andar com as luzes acesas se as estradas continuarem essa vergonha, sem fiscalização, com um número crescente caminhões (e seus motoristas cada vez mais cansados), cheia de motoristas inconscientes que enchem a cara e dirigem?

Com certeza não vai solucionar os acidentes, mas acredito sim que possa ajudar na diminuição, afinal, parte dos acidentes acontecem porque um carro não viu o outro

Quanto aos DRL, acho que ela poderia substituir os faróis, resta a legislação reconhecer e regulamentar. Até lá, bora seguir as regras! Hahaha

Aqui tem a respota:

http://www.flatout.com.br/farol-baixo-agora-e-obrigatorio-durante-o-dia-em-rodovias-veja-todos-os-detalhes-da-nova-lei/

"Atualização em 25/05 às 16:20: O Ministério das Cidades nos respondeu com a seguinte mensagem:
'Cabe destacar, ainda, que embora a lei não seja totalmente clara neste sentido, o uso de faróis baixos ou de faróis de rodagem diurna (DRL) é suficiente para o cumprimento da lei e estão regulamentados pela Resolução CONTRAN nº 227/2007. Contudo, faróis de neblina, de milha, ou faroletes, não cumprem a função exigida pela lei.'
Com a resposta, fica confirmado que as DRL podem ser usadas como substitutas dos farois baixos durante o dia para o cumprimento da lei."

Hahah, choraram a toa!

Fica calmo rapaz!

Hushuahushuahushua

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Aqui tem a respota:

http://www.flatout.com.br/farol-baixo-agora-e-obrigatorio-durante-o-dia-em-rodovias-veja-todos-os-detalhes-da-nova-lei/

"Atualização em 25/05 às 16:20: O Ministério das Cidades nos respondeu com a seguinte mensagem:
'Cabe destacar, ainda, que embora a lei não seja totalmente clara neste sentido, o uso de faróis baixos ou de faróis de rodagem diurna (DRL) é suficiente para o cumprimento da lei e estão regulamentados pela Resolução CONTRAN nº 227/2007. Contudo, faróis de neblina, de milha, ou faroletes, não cumprem a função exigida pela lei.'
Com a resposta, fica confirmado que as DRL podem ser usadas como substitutas dos farois baixos durante o dia para o cumprimento da lei."

O difícil vai ser convencer o "seu gualda" que o DRL atende. Ele vai afirmar que no texto do CTB está escrito farol baixo e ai lascou (ainda não li o texto, só um exemplo).

Multa de iluminação é uma das mais fáceis de ganhar. Pelo menos eu já ganhei.

Estamos prestes a ter essa lei em vigor e aparentemente ainda não há resposta oficial, só essa citação do "Ministério das Cidades"...

Li em uma matéria que o PRF teria feito um pedido de esclarecimento oficial mas enquanto não há resposta estaria aceitando as DRL.

E aí, vocês vão arriscar ou vão ligar o farol baixo mesmo?

Grande problema pra mim é que ele escurece o painel e o GPS, então sem chance.. vou arriscar ficar só nas DRL mesmo.

Lanterna durante o dia não serve pra nada, muita claridade, ninguém vê.

Milha é para ser usado sob neblina ou cerração, o uso fora dessas condições é passível de multa, cuidado.

Concordo, mas na estrada muita gente já usa, inclusive eu.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

1º - Lanterna acredito ser melhor opção do que farol, pois não há tanta diferença no meu ponto de vista entre os dois durante o dia, ainda mais no 206 que tem as luzes acima do farol e com o milha junto são mais visiveis (dimensões do carro) do que o farol.

2º - Milha é pra ser usado sempre, pois ele ilumina o chão da frente do carro ao contrario do farol que projeta a luz para a maior distancia possivel, e não somente em neblina pois com o uso de milha você pode desviar de buracos que o farol "escondeu" por não focar o chão. Sobre a multa, me diga qual artigo do cod de transito que diz que farol de milha da multa? o que da multa é a luz de neblina se não me engano e talvez nem ela não parei para olhar.

3º - Na estrada deve-se usar o possivel de iluminação externa para chamar a atenção dos outros motoristas de forma a não prejudicar a condução, sendo assim farol baixo, milha e luz de neblina são altamente recomendadas mesmo durante o dia, pratica já difundida a anos

4º - Acredito que essa lei ainda será reformulada, pois como muitas leis criadas no pais, visam somente onerar o motorista sem aspectos técnicos, como já mencionado do DRL, que é uma opção melhor a luz baixa durante o dia por iluminar melhor...

Enfim, essas são as minhas opiniões e contribuições, elas poderão mudar conforme argumentos apresentados e leis relatadas

Abraço

Estamos prestes a ter essa lei em vigor e aparentemente ainda não há resposta oficial, só essa citação do "Ministério das Cidades"...

Li em uma matéria que o PRF teria feito um pedido de esclarecimento oficial mas enquanto não há resposta estaria aceitando as DRL.

E aí, vocês vão arriscar ou vão ligar o farol baixo mesmo?

Grande problema pra mim é que ele escurece o painel e o GPS, então sem chance.. vou arriscar ficar só nas DRL mesmo.

A gente tem respaldo nesse ofício.

13627052_10201793305631794_6989169301984

Pessoal. Eu trabalho no Ministério das Cidades, de cuja estrutura o Denatran faz parte.

Isto posto, eu tenho acesso (público, nenhuma regra burlada aqui) ao processo que originou o ofício circular e o Despacho ao qual o ofício faz referência, que respaldam a posição oficial - e encaminhada aos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito - de que o DRL é válido para circular em rodovias.

O Andrey criou um tópico com o link contendo as cópias em .pdf dos documentos, e pode-se ver os links de autenticação, caso achem que é falso. O tópico é este: http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7377471

Para complementar, acabou de sair uma modificação na lei, assim podemos ficar mais tranquilos.

Embora a matéria fala de "leds" mas meu 208 allure não tem DRL de led, mas sim lampada comum, mas acredito que quanto a isso não vai ter problema, o importante é que seja uma "DRL".

http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/07/denatran-conserta-lei-e-define-que-led-vale-como-farol-baixo.htm

Nenhum carro de passeio vem equipado com farol de milha. Esse acessório é proibido. Quando à lei que obriga o uso de faróis baixos (os dois, srs. caolhos) nas rodovias (que muitos não sabem o que é isso), encontra-se sub=judice.