Jump to content
Sign in to follow this  
Alvaro Venino

Louco Pra Voltar Pro Clube Peugeot, Mas Séria Dúvida. 408 Ou 308?

Recommended Posts

Olá amigos, quanto tempo. Espero que estejam todos bem. Bom, espero em breve voltar para o Clube de Peugeot novamente. Passei por algumas marcas depois do 206, depois do 307 e olha só... não vejo a hora de voltar e não digo só pela qualidade da marca, mas também pela qualidade do Clube Peugeot. Sinceramente, igual a turma aqui não tem, começando pela educação.

Bom, estou com uma grande dúvida. Diferente do 307 que tive não quero mais comprar um carro zero, pela desvalorização dos franceses acho que não vale tanto a pena assim. Comprei o 307 por 52 mil na época, zero, e vendi um pouco mais de dois anos de uso por 31 mil. Neste caso quero um carro entre 45 e 50 mil reais. Porém gostaria de uma opinião, vou de 408 ou vou de 308?

Percebi que ambos são exatamente iguais por dentro (estou enganado?). Porém gostos de algumas coisas que um tem o outro não tem, por exemplo o xenon com farol "bidirecional" do 408 griffe que acho top, bem como o teto panorâmico do 308, embora o 408 griffe tenha teto solar. Vale a pena fazer questão do multimídia que vem na versão griffe? Gosto de um bom porta-malas, mas confesso que o do 308 me atende muito bem.

Bom... obrigado amigos, espero poder tirar essa dúvida com a opinião séria de todos.

Um forte abraço.

Alvaro.

• Upvote 1

Sou absolutamente apaixonado pelos hatches, logo nem preciso dizer qual opção escolher ne? Hahahaha

Sobre o interior sim, absolutamente igual.. Com a diferença do teto solar do 408 e teto cielo no 308.

poucas unidades do 408 griffe vieram premiados com banco do motorista eletrico.

Fora isso, são idênticos.

Sobre o multimídia.... É extremamente charmoso.. É um ítem que se paga mais pela beleza do que pela funcionalidade.

Querendo ou não, tecnicamente falando, o wipnav deixa muito a desejar.. Não tem espelhamento, não é touch, não tem camera de ré, cartografia fraca..

Ou seja, para quem curte funções mais hi tech é fraca...

Eu optei por tentar unir o útil ao agradável... Ter uma central multimídia completa (Caska) e utilizar a tela retrátil apenas como computador de bordo.

Álvaro, vc bem próximo da faixa de preço dos THP. Também sou suspeito, iria de 308 THP, mas tem que ver se o 308 irá te atender no quesito porta malas, acho muito bonito o 408 e o 408 THP tem xenon direcional, sensor de estacionamento dianteiro, 308 já não tem xenon, nem sensor dianteiro.

Grande abraço...

Eu sou suspeito para falar... mas prefiro o 408 griffe (2.0 ou THP) pelos seguintes aspectos: Teto solar (para mim o cielo não tem grande utilidade); xenon direcional com regulagem automática de altura; banco elétrico do motorista; sensor de estacionamento dianteiro; wipnav dá para melhorar, com uma interface vc consegue colocar camera de ré(fica bem útil), e apesar da cartografia não ser lá essas coisas, estamos sempre atualizando de acordo com fabricante. Não é touchscreen, o que dificulta bastante digitar o endereço, mas também ser touch naquela posição complica....

Deve-se levar em conta que o 308 tem um perfil mais "jovial" e o 408 mais "tiozão", mas o espaço interno do 408 é muito maior, principalmente nos bancos traseiros. Não sei se isso influencia na sua decisão.

Sou absolutamente apaixonado pelos hatches, logo nem preciso dizer qual opção escolher ne? Hahahaha

Sobre o interior sim, absolutamente igual.. Com a diferença do teto solar do 408 e teto cielo no 308.

poucas unidades do 408 griffe vieram premiados com banco do motorista eletrico.

Fora isso, são idênticos.

Sobre o multimídia.... É extremamente charmoso.. É um ítem que se paga mais pela beleza do que pela funcionalidade.

Querendo ou não, tecnicamente falando, o wipnav deixa muito a desejar.. Não tem espelhamento, não é touch, não tem camera de ré, cartografia fraca..

Ou seja, para quem curte funções mais hi tech é fraca...

Eu optei por tentar unir o útil ao agradável... Ter uma central multimídia completa (Caska) e utilizar a tela retrátil apenas como computador de bordo.

Quanto mais eu pesquiso sobre esses dois modelos (408 x 308) mais em dúvida eu fico! Os carros da Peugeot são tão incríveis que é difícil escolher até mesmo dentro da própria marca. :001_tt1: . É impressionante! Sempre que vou pra outra marca quero voltar imediatamente para a Peugeot. E que se dane a desvalorização da marca, até porque sempre acho que vale muito o conforto e a tecnologia que nos oferece.

Álvaro, vc bem próximo da faixa de preço dos THP. Também sou suspeito, iria de 308 THP, mas tem que ver se o 308 irá te atender no quesito porta malas, acho muito bonito o 408 e o 408 THP tem xenon direcional, sensor de estacionamento dianteiro, 308 já não tem xenon, nem sensor dianteiro.

Grande abraço...

Pois é amigo, está bem próximo mas acho que não consigo em THP por menos de 50 mil, esse é o valor máximo que posso dar. Que é mais carro não tenho dúvida. o Motor 1.6 Turbo da BMW é simplesmente fantástico. Motor forte e econômico! Meu pai comprou recentemente um C4 Lounge THP. Carro incrível. Sem falar o câmbio de 6 marchar automático que é de outro planeta. Pois é... o teto do 308 me chama muita atenção, mas o xenon, banco elétrico do 408 é top demais. Dúvida cruel meu Deus!

Eu sou suspeito para falar... mas prefiro o 408 griffe (2.0 ou THP) pelos seguintes aspectos: Teto solar (para mim o cielo não tem grande utilidade); xenon direcional com regulagem automática de altura; banco elétrico do motorista; sensor de estacionamento dianteiro; wipnav dá para melhorar, com uma interface vc consegue colocar camera de ré(fica bem útil), e apesar da cartografia não ser lá essas coisas, estamos sempre atualizando de acordo com fabricante. Não é touchscreen, o que dificulta bastante digitar o endereço, mas também ser touch naquela posição complica....

Uma vez vi um vídeo no YouTube mostrando essa interface, mas me lembro dela ativar o touchscreen, será que vi errado. Essa interface era instalada no porta malas e tornava o wipnav em uma verdadeira central multimídia.

Deve-se levar em conta que o 308 tem um perfil mais "jovial" e o 408 mais "tiozão", mas o espaço interno do 408 é muito maior, principalmente nos bancos traseiros. Não sei se isso influencia na sua decisão.

Opa! O espaço dos bancos traseiros é menor? Isso já influencia sim. Quanto a aparência de "tiozão" qual é a idade pra ser chamado de tio? Hahahahaha. Já estou com 35 anos, será que já sou um "tiozão"? Vida cruel!

Tem uma pelicula para colocar por cima que torna touch...mas eh meio inviavel, pois a tela fica muito longe rsrs

Para mim so a camera de re e o dvd me atendem bem....

Quanto a tiozao, eu sou tiozao com 26 anos kkkkkk

Curto hatch, mas recentemente comecei a curtir sedan kkkkk a vantagem eh na hora de viajar.. nem compara o porta malad desse meu 408 com o do antigo 307...

Se o espaço interno é algo importante, o 408 é muuuito mais espaçoso que o 308 nos bancos traseiros. Quanto ao porta-malas, o 308 tem um bem grande para o porte dele, você não ficaria desatendido não.

Eu iria (aliás, ano que vem irei rs) de 308. Provavelmente um Allure 2.0 Manual (quem sabe um Griffe THP). Com os faróis máscara negra da versão Quiksilver e as lanternas com filetes de Led da versão facelifted (a ser lançada neste semestre), o carro ficaria visualmente perfeito pra mim!

O teto Cielo pode ser um transtorno em regiões muito quentes, já que ele não ventila e muita gente reclama que esquenta absurdos! Nesse ponto o teto convencional do 408 é uma vantagem.

Sua decisão vai acabar passando pela preferência entre hatch e sedan, pq os carros são muito parecidos!

Apesar de vc não estar preocupado com desvalorização, o 308 é menos desvalorizado que o 408.

Compare na webmotors 2 carros iguais e de mesmo, um 308 e um 408.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tem uma pelicula para colocar por cima que torna touch...mas eh meio inviavel, pois a tela fica muito longe rsrs

Para mim so a camera de re e o dvd me atendem bem....

Quanto a tiozao, eu sou tiozao com 26 anos kkkkkk

Curto hatch, mas recentemente comecei a curtir sedan kkkkk a vantagem eh na hora de viajar.. nem compara o porta malad desse meu 408 com o do antigo 307...

Essa película realmente não rola! Seria bom no caso do uso do GPS. Pelo menos no C4 do meu velho pra colocar uma localização perde-se muito tempo. Convenhamos que aquela telinha subindo é um grande "charme", a sensação de status vai lá em cima né? Hahaha. Pois é... estou com um Renault Megane, meu primeiro sedan. Gostei muito de ter um sedan principalmente pra viajar. Quatro pessoas você viaja com conforto sem se preocupar com ajeitar as malas pra poder caber. Obs: Gostei de ter um sedan, mas não curti ter um Megane. Nem sei porque comprei um Renault.

Se o espaço interno é algo importante, o 408 é muuuito mais espaçoso que o 308 nos bancos traseiros. Quanto ao porta-malas, o 308 tem um bem grande para o porte dele, você não ficaria desatendido não.

Eu iria (aliás, ano que vem irei rs) de 308. Provavelmente um Allure 2.0 Manual (quem sabe um Griffe THP). Com os faróis máscara negra da versão Quiksilver e as lanternas com filetes de Led da versão facelifted (a ser lançada neste semestre), o carro ficaria visualmente perfeito pra mim!

O teto Cielo pode ser um transtorno em regiões muito quentes, já que ele não ventila e muita gente reclama que esquenta absurdos! Nesse ponto o teto convencional do 408 é uma vantagem.

Sua decisão vai acabar passando pela preferência entre hatch e sedan, pq os carros são muito parecidos!

Pois é... Diego. Estou quase batendo o martelo no 408 por questão de espaço, mas... aquele teto deixa qualquer um de queixo caído. Durante a noite ter um teto "panorâmico" desse ser incrivelmente F&ˆ%$! Na verdade acho que o que mais me chama atenção no 308 é mesmo só o teto, e claro, a frente com bocão. E imagino que seja um pouco mais econômico também por causa da diferença de peso já que a motorização e mecânica deve ser a mesma. No mais o 408 parece ter mais "brinquedinhos"!

Apesar de vc não estar preocupado com desvalorização, o 308 é menos desvalorizado que o 408.

Eu vejo da seguinte forma, não sei se vão concordar. A um tempo atrás tinha decidido em comprar um Corolla. Todos sabemos que o Corolla não dá mecânica, que a manutenção é barata, que o consumo é bom, um monte de "Quês", mas... quando entrei dentro do carro logo pensei "tá mais e aí, o que esse carro tem?". Ai você entre num Peugeot... e se depara com um monte de tecnologia verdadeiramente útil, uma harmonia fora do sério no desenho, a perfeição das linhas, pouco plástico, muito conforto e segurança.... convenhamos galera o Peugeot é Foda! Não tem muito o que falar! Hahaha... Então o que nos deixaria mais feliz? Um carro que você olha pra ele todo dia com orgulho, que te dá prazer ou um carro mais ou menos que não desvaloriza tanto?

Eu vejo da seguinte forma, não sei se vão concordar. A um tempo atrás tinha decidido em comprar um Corolla. Todos sabemos que o Corolla não dá mecânica, que a manutenção é barata, que o consumo é bom, um monte de "Quês", mas... quando entrei dentro do carro logo pensei "tá mais e aí, o que esse carro tem?". Ai você entre num Peugeot... e se depara com um monte de tecnologia verdadeiramente útil, uma harmonia fora do sério no desenho, a perfeição das linhas, pouco plástico, muito conforto e segurança.... convenhamos galera o Peugeot é Foda! Não tem muito o que falar! Hahaha... Então o que nos deixaria mais feliz? Um carro que você olha pra ele todo dia com orgulho, que te dá prazer ou um carro mais ou menos que não desvaloriza tanto?

Infelizmente aqui é Brasil, nos EUA ninguém liga se vai perder dinheiro na venda do carro usado, pq um novo custa 20 mil dólares.

Enquanto aqui ganharmos mal e pagarmos bem caro para ter qualquer bem, sim, o valor de revenda vai importar bastante.

Agora se vc tem pra gastar e não se importa com isso, vá em frente.

E prezo muito um carro com itens de conforto e segurança, por isso comprei um 308 THP 13/14, mas tb coloco no outro lado da balança a desvalorização. Um 308 2.0 estaria de bom tamanho pra mim, mas o maior consumo, aliado a maior desvalorização, me fez olhar para o THP, sim, mais caro, mas tb mais equipado e menos desvalorizado e maior facilidade na revenda.

Porque daqui a 3 anos, qdo for trocar de carro, preciso pegar um dinheiro justo no THP para continuar progredindo.

Pois é... Diego. Estou quase batendo o martelo no 408 por questão de espaço, mas... aquele teto deixa qualquer um de queixo caído. Durante a noite ter um teto "panorâmico" desse ser incrivelmente F&ˆ%$! Na verdade acho que o que mais me chama atenção no 308 é mesmo só o teto, e claro, a frente com bocão. E imagino que seja um pouco mais econômico também por causa da diferença de peso já que a motorização e mecânica deve ser a mesma. No mais o 408 parece ter mais "brinquedinhos"!

Realmente, para uma dada versão o 408 é ligeiramente mais equipado. Mas a meu ver a maior vantagem dele é o espaço interno pra quem vai atrás. Também o acho um sedan muito bonito, mas em termos estéticos prefiro o 308. Se for o THP, então, o carro é maravilhoso com os bancos em couro, WipNav, Leds diurnos e rodas cinzas.

Não faço questão do câmbio automático, mas, se for pra ter, que seja o de 6 marchas, como no caso dos modelos 2.0 mais novos e também do THP.

Como disse, pra mim um 308 2.0 manual está de ótimo tamanho, e tb não abriria mão do teto. Se por um preço mais ou menos parecido encontrar um THP, vou nele sem dúvidas.

Por um tempo considerei um 408, mas descartei pelas seguintes razões:

1) Ando 95% do tempo sozinho ou em dois, e não pretendo ter filhos nos próximos 3 anos. O espaço traseiro não é um fator primordial pra mim.

2) Quero espaço no porta-malas, e o do 308 é mais que suficiente para um casal.

3) O 308 é mais compacto, mais ágil no trânsito e mais fácil de estacionar por aí.

4) O 308 é consideravelmente mais leve que o 408, o que se traduz em menor consumo.

5) O 308 desvaloriza menos, o que apesar de não ser algo determinante, é um ponto a favor.

Espero ter ajudado!

Infelizmente aqui é Brasil, nos EUA ninguém liga se vai perder dinheiro na venda do carro usado, pq um novo custa 20 mil dólares.

Enquanto aqui ganharmos mal e pagarmos bem caro para ter qualquer bem, sim, o valor de revenda vai importar bastante.

Agora se vc tem pra gastar e não se importa com isso, vá em frente.

E prezo muito um carro com itens de conforto e segurança, por isso comprei um 308 THP 13/14, mas tb coloco no outro lado da balança a desvalorização. Um 308 2.0 estaria de bom tamanho pra mim, mas o maior consumo, aliado a maior desvalorização, me fez olhar para o THP, sim, mais caro, mas tb mais equipado e menos desvalorizado e maior facilidade na revenda.

Porque daqui a 3 anos, qdo for trocar de carro, preciso pegar um dinheiro justo no THP para continuar progredindo.

Guinepal... quem se preocupa com desvalorização não pode comprar "nunca" um carro Francês. Não minha opinião a marca Peugeot, independente do modelo, é a marca de maior superioridade em conforto e segurança, por isso não ligo com a desvalorização, porque o que estou perdendo está sendo pago com meu prazer em ter um Peugeot. É claro que me preocupo em perder dinheiro, por isso não compro mais um Peugeot zero. Enfim, o que quis dizer é que se quero ter um Peugeot, não posso me preocupar com a desvalorização. Sempre que saio da marca, me arrependo! Quando comprei meu 307, zero, paguei 52 mil no carro, o vendi 3 anos depois por 31 mil. Foi um aperto entregá-lo por esse preço, mas... lembro do carro todo dia com o prazer que ele me deu.

Realmente, para uma dada versão o 408 é ligeiramente mais equipado. Mas a meu ver a maior vantagem dele é o espaço interno pra quem vai atrás. Também o acho um sedan muito bonito, mas em termos estéticos prefiro o 308. Se for o THP, então, o carro é maravilhoso com os bancos em couro, WipNav, Leds diurnos e rodas cinzas.

Não faço questão do câmbio automático, mas, se for pra ter, que seja o de 6 marchas, como no caso dos modelos 2.0 mais novos e também do THP.

Como disse, pra mim um 308 2.0 manual está de ótimo tamanho, e tb não abriria mão do teto. Se por um preço mais ou menos parecido encontrar um THP, vou nele sem dúvidas.

Por um tempo considerei um 408, mas descartei pelas seguintes razões:

1) Ando 95% do tempo sozinho ou em dois, e não pretendo ter filhos nos próximos 3 anos. O espaço traseiro não é um fator primordial pra mim.

2) Quero espaço no porta-malas, e o do 308 é mais que suficiente para um casal.

3) O 308 é mais compacto, mais ágil no trânsito e mais fácil de estacionar por aí.

4) O 308 é consideravelmente mais leve que o 408, o que se traduz em menor consumo.

5) O 308 desvaloriza menos, o que apesar de não ser algo determinante, é um ponto a favor.

Espero ter ajudado!

O modelo 408 também tem o WipNav, não? Ainda tem os Leds né... nem estava lembrando. Uma coisa que também tenho que levar em conta é a altura do carro. Como tenho um rancho de pesca, preciso deu um carro um pouco mais alto por causa da estrada de chão. Imagino que talvez o 308 seja um pouco mais alto que o 408. Alguém confirma? Ajuda demais amigo. Obrigado por compartilhas suas experiências. Sempre vale muito a pena compartilhar antes de bater o martelo.

O modelo 408 também tem o WipNav, não? Ainda tem os Leds né... nem estava lembrando. Uma coisa que também tenho que levar em conta é a altura do carro. Como tenho um rancho de pesca, preciso deu um carro um pouco mais alto por causa da estrada de chão. Imagino que talvez o 308 seja um pouco mais alto que o 408. Alguém confirma? Ajuda demais amigo. Obrigado por compartilhas suas experiências. Sempre vale muito a pena compartilhar antes de bater o martelo.

O 408 THP tb tem o WipNav, sim!

Não sei dizer quanto à altura em medidas, mas a impressão que eu tenho é que o 408 tem mais balanço dianteiro que o 308, e que talvez por isso raspe mais facilmente.

De qualquer modo, encontrei as avaliações de um mês do Best Cars dos dois modelos (embora em outras versões). É legal pra vc ter algum insight sobre o convívio com os carros:

Peugeot 308 1.6: http://bestcars.uol.com.br/mes/peugeot-308-allure-relato1.htm

Peugeot 408 Feline: http://bestcars.uol.com.br/mes/peugeot-408-feline-relato1.htm

E uma matéria mais completinha sobre o 308, no mesmo site: http://bestcars.uol.com.br/testes3/peugeot-308-1.htm

Guinepal... quem se preocupa com desvalorização não pode comprar "nunca" um carro Francês. Não minha opinião a marca Peugeot, independente do modelo, é a marca de maior superioridade em conforto e segurança, por isso não ligo com a desvalorização, porque o que estou perdendo está sendo pago com meu prazer em ter um Peugeot. É claro que me preocupo em perder dinheiro, por isso não compro mais um Peugeot zero. Enfim, o que quis dizer é que se quero ter um Peugeot, não posso me preocupar com a desvalorização. Sempre que saio da marca, me arrependo! Quando comprei meu 307, zero, paguei 52 mil no carro, o vendi 3 anos depois por 31 mil. Foi um aperto entregá-lo por esse preço, mas... lembro do carro todo dia com o prazer que ele me deu.

Discordo em partes com vc, sei que carro Francês sofre esse preconceito, mas existem casos e casos.

Comprei o 308 THP em Abril 2015 de particular, através do webmotors e paguei tabela fipe, sem choro, pois o carro estava impecável e pouco rodado.

Então pra esse cara que vendeu um carro de 63k e pra mim que comprei, esse papo de desvalorização cai por terra.

E olhei muito no webmotors, por 3 meses, todos estavam muito próximos da tabela fipe, pouco acima ou pouco abaixo, mas esse era o menos rodado (7350 kms). O segundo melhor tinha 15.000 kms e pedia 1.000,00 a menos, 62k.

E como rodo pouco, 6 a 7.000 kms por ano, qdo for vender o carro, provavelmente conseguirei um bom preço.

Edited by guinepal

cara isso vai depender da região, aqui em brasília por exemplo o 408 tem revenda mais fácil que o 308 e o preço do 408 é ligeiramente acima do 308 ... claro que isso vai depender do desespero do vendedor é claro.

Edited by rwbsb_df

Discordo em partes com vc, sei que carro Francês sofre esse preconceito, mas existem casos e casos.

Comprei o 308 THP em Abril 2015 de particular, através do webmotors e paguei tabela fipe, sem choro, pois o carro estava impecável e pouco rodado.

Então pra esse cara que vendeu um carro de 63k e pra mim que comprei, esse papo de desvalorização cai por terra.

E olhei muito no webmotors, por 3 meses, todos estavam muito próximos da tabela fipe, pouco acima ou pouco abaixo, mas esse era o menos rodado (7350 kms). O segundo melhor tinha 15.000 kms e pedia 1.000,00 a menos, 62k.

E como rodo pouco, 6 a 7.000 kms por ano, qdo for vender o carro, provavelmente conseguirei um bom preço.

Caracas... você achou um carro com apenas 7 mil rodados? Que show heim? Será que isso acontecerá apenas com os THP, de desvalorização baixa? Essa é uma informação importante e claro, louvável. Seria um grande alívio na verdade, porque só nós que temos ou já tivemos Peugeot que sabemos a dor de ter que vender o carro com valores baixos depois de pagar um valor relativamente alto.

Caracas... você achou um carro com apenas 7 mil rodados? Que show heim? Será que isso acontecerá apenas com os THP, de desvalorização baixa? Essa é uma informação importante e claro, louvável. Seria um grande alívio na verdade, porque só nós que temos ou já tivemos Peugeot que sabemos a dor de ter que vender o carro com valores baixos depois de pagar um valor relativamente alto.

Realmente foi um achado, fez um ano na minha mão, 20/05/15, ainda tenho 2 anos de garantia.

Hj está com 10.500 kms.

Pelo que vi nas minhas pesquisas, o THP é mais bem visto pelas pessoas, pelo motor turbo em parceria com a BMW e pelo câmbio de 6 marchas, bem melhor que os de 4, apesar de não ser nenhuma maravilha tecnológica, mas cumpre bem o seu papel.

Tb é bem recheado de equipamentos de segurança e conforto, sem opcionais, isso evita variações na tabela fipe. Só existe uma versão de acabamento e ponto.

cara isso vai depender da região, aqui em brasília por exemplo o 408 tem revenda mais fácil que o 308 e o preço do 408 é ligeiramente acima do 308 ... claro que isso vai depender do desespero do vendedor é claro.

Essa informação é importante! Os dois modelos são tão incríveis e tem seus diferenciais que fica mesmo difícil escolher. Minha vontade está puxando mais para o Peugeot 408, mas confesso que não sai da minha cabeça até teto.

Realmente foi um achado, fez um ano na minha mão, 20/05/15, ainda tenho 2 anos de garantia.

Hj está com 10.500 kms.

Pelo que vi nas minhas pesquisas, o THP é mais bem visto pelas pessoas, pelo motor turbo em parceria com a BMW e pelo câmbio de 6 marchas, bem melhor que os de 4, apesar de não ser nenhuma maravilha tecnológica, mas cumpre bem o seu papel.

Tb é bem recheado de equipamentos de segurança e conforto, sem opcionais, isso evita variações na tabela fipe. Só existe uma versão de acabamento e ponto.

Meu pai comprou recentemente um C4 Lounge com o motor THP e o novo câmbio de 6 marchas automático. Pra ser sincero nunca tive tamanho prazer em dirigir um carro. Muito forte pra andar, com torque fantástico, retomadas incríveis, as trocas de marcha imperceptíveis, e por incrível que pareça o carro é econômico. Esse motor THP quando nós pesquisamos não achamos nenhuma crítica, realmente faz sentido a baixa desvalorização pela alta credibilidade. Se me lembro bem, me parece que o THP é usado na própria BMW, claro, no Mini, Peugeot e Citroen.

Meu pai comprou recentemente um C4 Lounge com o motor THP e o novo câmbio de 6 marchas automático. Pra ser sincero nunca tive tamanho prazer em dirigir um carro. Muito forte pra andar, com torque fantástico, retomadas incríveis, as trocas de marcha imperceptíveis, e por incrível que pareça o carro é econômico. Esse motor THP quando nós pesquisamos não achamos nenhuma crítica, realmente faz sentido a baixa desvalorização pela alta credibilidade. Se me lembro bem, me parece que o THP é usado na própria BMW, claro, no Mini, Peugeot e Citroen.

Sim, o Mini usa tb, acho que com a mesma potência só modelos até 2011, depois eles aumentaram a potência, hj acho que tem uns 180 cvs e o John Cooper Works com 211, mas o motor é o mesmo, deve mudar algumas peças e o tamanho/pressão da turbina.

eu tenho um 408 thp, curto bastante.. não acho tão tiozão e acho que ele tem mais estabilidade na estrada.. (com este motor e uma boa estrada vc vai facil a 170km...)

Só lembro que muita gente ta falando que o 408 tem banco eletrico, xenom direcional e sensor frontal, lembro que isso é opcional...

eu tenho um 408 thp, curto bastante.. não acho tão tiozão e acho que ele tem mais estabilidade na estrada.. (com este motor e uma boa estrada vc vai facil a 170km...)

Só lembro que muita gente ta falando que o 408 tem banco eletrico, xenom direcional e sensor frontal, lembro que isso é opcional...

Que eu saiba todo THP e Griffe 2.0 tem o xenon e sensor frontal de série.... me parece que tiraram os bancos elétricos somente.

Caro Álvaro, tudo bem?

Como passei recentemente pelo mesmíssimo dilema que você, gostaria de postar aqui minhas considerações.

Em relação às diferenças entre 308 e 408:

- Porta-malas, óbvio. Ambos estão entre os maiores de suas categorias, mas devo dizer que o do 408 é absurdo. Cabe o Distrito Federal inteiro nele, e quando você fechar a tampa, vai ficar feliz de saber que as dobradiças são pantográficas, e não pescoço de ganso, que amassam a bagagem.

- Espaço interno: o 408 tem 10cm a mais de entre-eixos que o 308 e isso vai tudo para o banco traseiro. Dá pra ver a diferença já pelo lado de fora pelo tamanho das portas traseiras.

- Alguns equipamentos:

- o 408 tem a mais que o 308: faróis de xenônio direcionais (na estrada à noite é muito bom) e sensor de estacionamento dianteiro, que é especialmente bom, porque a frente dos dois carros é muito baixa, então ajuda bem quando você vai estacionar de frente pro meio fio, pois vai evitar aquela "beiçada" que arruina a parte inferior do para-choque dianteiro.

- 0 308 tem a mais que o 408: o teto cielo que cobre quase todo o teto do carro. Mas, na boa, pra mim, que sou muito baixo não faz muita diferença. O teto solar impressiona mais a galera que tá no banco de trás que a que está no banco da frente, que mal o vê. Isso, em ambos os carros. Além disso, o do 408 é um teto solar de um tamanho muito bom e oferece tanto a função de bascular (em três posições) quanto abrir (em cinco, se não me engano), que o 308 não tem.

- Sobre alguns equipamentos que o povo diz que tem e que não tem, acho que vale a explicação. Os modelos 2012 do 408 thp vinham com o banco do motorista elétrico. Nos modelos 2013, eles tiraram esse equipamento e não existia nem como opcional. Nos modelos 2014, os faróis de xenônio e o sensor de estacionamento dianteiro deixaram de ser equipamentos de série, e passaram a compor um pacote opcional. No 308, nunca houve o banco do motorista elétrico, nem os faróis de xenônio.

- Desvalorização: o 308, de fato, desvaloriza um pouco (muito pouco) menos que o 408.

Sobre o GPS, nunca usei de verdade. Só testei se estava funcionando quando comprei o carro. Com o waze, eu nunca nem cogitei usar. Talvez, se algum dia eu me deparar com a situação de não ter a rede de dados disponível no celular, eu precise. Mas é muito pouco prático, já devo informar.

Sobre o preço, cara, aproveite a baixa do mercado. Eu não negociei muito pra pegar o meu carro não. Quando eu achei o que eu queria, um 408 thp prata 2012 com 37 mil km, eu já falei o quanto queria pagar e, quando o cara disse que não rolava, eu fui levantando da mesa e agradecendo. Lógico que ele já me chamou de novo e falou que ia tentar negociar com o gerente dele. Fiquei um tempinho na loja e ele voltou falando que fazia o negócio no preço que eu queria. Como muito bem disse o guinepal, eu também fiquei namorando os anúncios no webmotors, e mudou muito pouco. Nos últimos três meses, o valor da tabela fipe pro 408 2013 estava caindo a uma taxa de uns 1000 reais por mês. Já o modelo 2012 parou de cair de agosto pra setembro. O do 308 caia numa taxa um pouquinho menor. De qualquer maneira, garanto que dá pra pegar um THP pelo valor que você tá querendo gastar, seja 2012, ou mesmo um 2013.

Eu andei no 308 2.0 e nesse 408 thp. Na boa, são planetas diferentes. Independentemente de você pegar um 408 ou um 308, pegue um thp. Na cidade, como eu moro em BH, e aqui você nunca está andando num plano, ou está subindo ou descendo, o absurdo torque em baixa faz muita diferença. E, na estrada, você simplesmente passa as pessoas. E não estou falando de esguelar e usar tudo o que o motor tem não. Se você der meia carga no acelerador, você já ganha velocidade rapidamente com o câmbio trocando marchas entre 3000 e 4000 RPM, sem precisar ir perto do corte, que é de 6000. Isso em silêncio, com todo mundo dentro do carro conversando em voz baixa, como se o mundo não estivesse ficando pra trás a 150km/h lá fora. Em tempo, a 120km/h, o thp está a 2700 RPM. A 90km/h, está a apenas 2000 RPM. O torque em baixa transforma completamente o comportamento do carro. Vale muito a pena. Só uma coisa. A calibração do câmbio do C4 Lounge THP pro 408 THP é um pouco diferente. Mesmo andando de boa, o 408 troca de 1a. pra 2a. por volta de 2800 RPM, e as outras, por volta de 2400 RPM. O C4 Lounge tem uma calibração mais voltada pro conforto, portanto, pode reparar que ele troca de marchas em rotações mais baixas que essas. Isso ajuda no consumo, em especial na cidade, pra caramba. Tanto é que eu fiz um teste com um tanque rodando na cidade trocando de marchas usando o modo manual, em rotações mais baixas, e o consumo melhorou uns 10%. A troca de marcha manual é bem lenta. O câmbio dá uma pensada antes de trocar, mas, de qualquer modo, é bem suave. Feito o teste, voltei a deixar o câmbio trocar as marchas, porque é um conforto que vale a pena. O gerenciamento eletrônico do câmbio do 408 modelo 2016 vai mudar pra adotar essa política de trocar as marchas mais cedo. Depois, vale conferir se é possível fazer o upgrade para modelos anteriores.

É isso. Espero ter ajudado.

Edited by JoaoBH
  • Upvote 1

Caro Álvaro, tudo bem?

Como passei recentemente pelo mesmíssimo dilema que você, gostaria de postar aqui minhas considerações.

Em relação às diferenças entre 308 e 408:

- Porta-malas, óbvio. Ambos estão entre os maiores de suas categorias, mas devo dizer que o do 408 é absurdo. Cabe o Distrito Federal inteiro nele, e quando você fechar a tampa, vai ficar feliz de saber que as dobradiças são pantográficas, e não pescoço de ganso, que amassam a bagagem.

- Espaço interno: o 408 tem 10cm a mais de entre-eixos que o 308 e isso vai tudo para o banco traseiro. Dá pra ver a diferença já pelo lado de fora pelo tamanho das portas traseiras.

- Alguns equipamentos:

- o 408 tem a mais que o 308: faróis de xenônio direcionais (na estrada à noite é muito bom) e sensor de estacionamento dianteiro, que é especialmente bom, porque a frente dos dois carros é muito baixa, então ajuda bem quando você vai estacionar de frente pro meio fio, pois vai evitar aquela "beiçada" que arruina a parte inferior do para-choque dianteiro.

- 0 308 tem a mais que o 408: o teto cielo que cobre quase todo o teto do carro. Mas, na boa, pra mim, que sou muito baixo não faz muita diferença. O teto solar impressiona mais a galera que tá no banco de trás que a que está no banco da frente, que mal o vê. Isso, em ambos os carros. Além disso, o do 408 é um teto solar de um tamanho muito bom e oferece tanto a função de bascular (em três posições) quanto abrir (em cinco, se não me engano), que o 308 não tem.

- Sobre alguns equipamentos que o povo diz que tem e que não tem, acho que vale a explicação. Os modelos 2012 do 408 thp vinham com o banco do motorista elétrico. Nos modelos 2013, eles tiraram esse equipamento e não existia nem como opcional. Nos modelos 2014, os faróis de xenônio e o teto solar deixaram de ser equipamentos de série, e passaram a compor um pacote opcional. No 308, nunca houve o banco do motorista elétrico, nem os faróis de xenônio.

- Desvalorização: o 308, de fato, desvaloriza um pouco (muito pouco) menos que o 408.

Sobre o GPS, nunca usei de verdade. Só testei se estava funcionando quando comprei o carro. Com o waze, eu nunca nem cogitei usar. Talvez, se algum dia eu me deparar com a situação de não ter a rede de dados disponível no celular, eu precise. Mas é muito pouco prático, já devo informar.

Sobre o preço, cara, aproveite a baixa do mercado. Eu não negociei muito pra pegar o meu carro não. Quando eu achei o que eu queria, um 408 thp prata 2012 com 37 mil km, eu já falei o quanto queria pagar e, quando o cara disse que não rolava, eu fui levantando da mesa e agradecendo. Lógico que ele já me chamou de novo e falou que ia tentar negociar com o gerente dele. Fiquei um tempinho na loja e ele voltou falando que fazia o negócio no preço que eu queria. Como muito bem disse o guinepal, eu também fiquei namorando os anúncios no webmotors, e mudou muito pouco. Nos últimos três meses, o valor da tabela fipe pro 408 2013 estava caindo a uma taxa de uns 1000 reais por mês. Já o modelo 2012 parou de cair de agosto pra setembro. O do 308 caia numa taxa um pouquinho menor. De qualquer maneira, garanto que dá pra pegar um THP pelo valor que você tá querendo gastar, seja 2012, ou mesmo um 2013.

Eu andei no 308 2.0 e nesse 408 thp. Na boa, são planetas diferentes. Independentemente de você pegar um 408 ou um 308, pegue um thp. Na cidade, como eu moro em BH, e aqui você nunca está andando num plano, ou está subindo ou descendo, o absurdo torque em baixa faz muita diferença. E, na estrada, você simplesmente passa as pessoas. E não estou falando de esguelar e usar tudo o que o motor tem não. Se você der meia carga no acelerador, você já ganha velocidade rapidamente com o câmbio trocando marchas entre 3000 e 4000 RPM, sem precisar ir perto do corte, que é de 6000. Isso em silêncio, com todo mundo dentro do carro conversando em voz baixa, como se o mundo não estivesse ficando pra trás a 150km/h lá fora. Em tempo, a 120km/h, o thp está a 2700 RPM. A 90km/h, está a apenas 2000 RPM. O torque em baixa transforma completamente o comportamento do carro. Vale muito a pena. Só uma coisa. A calibração do câmbio do C4 Lounge THP pro 408 THP é um pouco diferente. Mesmo andando de boa, o 408 troca de 1a. pra 2a. por volta de 2800 RPM, e as outras, por volta de 2400 RPM. O C4 Lounge tem uma calibração mais voltada pro conforto, portanto, pode reparar que ele troca de marchas em rotações mais baixas que essas. Isso ajuda no consumo, em especial na cidade, pra caramba. Tanto é que eu fiz um teste com um tanque rodando na cidade trocando de marchas usando o modo manual, em rotações mais baixas, e o consumo melhorou uns 10%. A troca de marcha manual é bem lenta. O câmbio dá uma pensada antes de trocar, mas, de qualquer modo, é bem suave. Feito o teste, voltei a deixar o câmbio trocar as marchas, porque é um conforto que vale a pena. O gerenciamento eletrônico do câmbio do 408 2014 ou 2015, se não me engano, já adota essa política de trocar as marchas mais cedo. Depois, vale conferir se é possível fazer o upgrade para modelos anteriores.

É isso. Espero ter ajudado.

Relato importantíssimo meu amigo João, e claro um alívio para minha quase decisão. Todos os dias tenho observado os dois modelos no trânsito e confesso que o 408 me chama mais atenção. Agora é um pouco de paciência, vou procurar bastante, anuncia o meu, e com paciência achar o melhor 408. Não abro mão, tem que ser Griffe. Uma pergunta, o modelo THP, ele foi fabricada a partir de que ano? 2012? Mesmo o primeiro modelo do 408 THP, ele já vem com o câmbio de 6 marchas?

Abraço,

Obrigado mesmo!

Alvaro.

Excelente relato, THP é sempre 6 marchas

Duas erratas:

1- No modelo 2014 foram os faróis de xenônio direcionais e o sensor de estacionamento dianteiro que se tornaram opcionais, e não os faróis e o teto, como eu havia dito;

2- A alteração no gerenciamento do câmbio de seis marchas vai ocorrer no facelift do modelo que vai acontecer no fim do ano, portanto, isso não foi mudado nos modelos 2014 ou 2015, como eu havia imaginado.

Sobre sua dúvida, como respondeu o guinepal, o THP sempre foi seis marchas. Sobre os ano-modelo, o primeiro ano-modelo do 408 é o 2011, com as versões 2.0. Já o THP só passou a existir como ano-modelo 2012.

Fiquei curioso, e não podia deixar de perguntar: qual o seu Megane, 1.6 ou 2.0? Automático ou manual? E por que não gostou dele?

Fiquei curioso, e não podia deixar de perguntar: qual o seu Megane, 1.6 ou 2.0? Automático ou manual? E por que não gostou dele?

Meu Megane é o 2.0 16V Automático, modelo Dynamic, topo de linha. É um carro interessante, confortável, muito econômico pelo porte do motor, mas pra quem já teve um Peugeot, ter um Renault acaba não sendo muito satisfatório. Nada contra o carro, mas acaba sendo uma questão de paixão e claro, os carros da Peugeot, comparando com os da Renault, na minha opinião, são mais bem acabados, são mais bonitos e bem mais recheados de tecnologia e acessórios.

cara tbm tive essa duvida, resolvi da seguinte forma: o que aparecesse com um preço bom e bem conservado eu compraria.

acabei indo de 408, pois foi a negociacao mais favoravel que me apareceu.

pra quem nao precisa de espaço, essa escolha é complicada

Ahh, entendi. Perguntei porque temos dois Meganes na família, um sedan e uma grand tour, ambos 1.6, e todos gostamos muito... Mesmo gostando de Peugeot. Ainda sou doido pra por as mãos em um Mega 2.0 Manual.

cara tbm tive essa duvida, resolvi da seguinte forma: o que aparecesse com um preço bom e bem conservado eu compraria.

acabei indo de 408, pois foi a negociacao mais favoravel que me apareceu.

pra quem nao precisa de espaço, essa escolha é complicada

Fugindo totalmente do assunto. Você só teve a marca Peugeot! Que pessoa feliz! kkkkk. Todas as minhas passagens por outras marcas me arrependi.

Ahh, entendi. Perguntei porque temos dois Meganes na família, um sedan e uma grand tour, ambos 1.6, e todos gostamos muito... Mesmo gostando de Peugeot. Ainda sou doido pra por as mãos em um Mega 2.0 Manual.

Qual o seu carro hoje? Ainda continua com o 206 feline? Te garanto, o 206 feline é bem mais divertido que o Megane! Dependendo do valor que for procurar um Megane vai de 307, tive um e achei fantástico. Um pouco mais pode pegar um 408 também. Megane é um carro interessante, mas sei lá, até o painel parece antigo demais. Enfim. Questão de gosto.

Ola pessoal, uma duvida boba, só existe 408 Griffe 2.0 2012, depois só as versões THP?

As versões THP são Griffe também. A não ser que vc queira especificamente um Griffe 2.0, o que ao meu ver não faz muito sentido, pq usa a caixa AT8, de 4 marchas e que amarra bem o desempenho do carro.

Estou achando que vou acabar indo para um 408 Allure 2.0 Auto 6 Marchas 2014, pelo menos não vai ficar amarrando o desempenho do carro.

Dai só preciso ver um Kit Multimídia bom que case perfeito com esse 408.