Jump to content
Sign in to follow this  
macvitor

Dúvida Aditivo Radiador

Recommended Posts

Bom dia à todos!

Tenho um 207 1.4 11/12 e pretendo trocar o aditivo do radiador.

A recomendação do manual é o Total Supracoolant, mas não encontrei esse aditivo, nem no site da própria Total.

Procurando pela palavra Supra, encontrei:

- Total Coolelf Supra 50 (pronto pra uso) - diluído em 50% aditivo e 50% água desmineralizada

- Total Glacelf Supra (concentrado) - necessário fazer a mistura com água desmineralizada

São esses que devo usar? Qual deles? Deve ser um aditivo orgânico?

Obrigado pela ajuda.

Os dois são esse supracoolant, a vantagem do Supra 50 é que já vem pronto pra uso mas o custo do Supra concentrado acaba sendo menor....vai ser você quem decide, lembrando que o concentrado deve ser misturado com água desmineralizada antes de encher o sistema....

Ambos orgânicos, são exatamente os indicados e com a vantagem de serem long life, devem ser trocados a cada 5 anos!!são excelentes, já usei num c4(2 anos q tinha colocado e permaneceram da mesma forma, sem alteração de cheiro ou cor) q tive e agora usarei no 207, é o melhor fluido de arrefecimento da Total!!

Edited by RaphaelFontana
  • Upvote 1

Valeu, Raphael!

Quantos litros devo usar do Supra 50?

Caso eu utilize o concentrado, qual a quantidade de aditivo e qual a quantidade de água desmineralizada para fazer a mistura?

Abraço!

Valeu, Raphael!

Quantos litros devo usar do Supra 50?

Caso eu utilize o concentrado, qual a quantidade de aditivo e qual a quantidade de água desmineralizada para fazer a mistura?

Abraço!

Acho que são 7 litros no caso do Supra 50 e se for usar o concentrado é 3,5 de aditivo e 3,5 de água desmineralizada.

Liguei na CC e me falaram que são 2 litros de aditivo e 4 de água desmineralizada.

Fiquei na dúvida pq já olhei aqui no forum 50/50 e 40% aditivo e 60% água.

Em qual devo confiar?

Na concessionária eles vendem o que já vem pronto... acho mais prático...

mas se for comprar o concentrado é 50% água e 50% produto.

As fábricas estão adotando a proporção de apenas 30% de aditivo.

Acredito ser economia, mais lucro pro bolso deles

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

alguem já usou o Delphi RL10008? ja vi mecanicos colocando esse em peugeot 207

Procurou errado. Procure nas especificações do aditivo e procure outro com as mesmas idênticas. Ou compre meio litro, se não tiver, na concessionara para isso.

Aquele Fluido para radiadores "Petronas Coolant 11" da embalagem azul marinho serve para o Peugeot 206?

Esse aí é sintético, se você puder colocar um orgânico no sistema é melhor

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Minha dúvida é, o meu carro veio com esse azulzinho. Posso comprar um e completar ou é melhor fazer a sangria e trocar todo? Lembrando que o carro tem 20 mil km, creio que essa mistura de 30% fluido e 70% agua fez com que ele "acabasse" mais rapido, sem contar que já ta com aquela cor de ferrugem uhauhahuahuahu

Minha dúvida é, o meu carro veio com esse azulzinho. Posso comprar um e completar ou é melhor fazer a sangria e trocar todo? Lembrando que o carro tem 20 mil km, creio que essa mistura de 30% fluido e 70% agua fez com que ele "acabasse" mais rapido, sem contar que já ta com aquela cor de ferrugem uhauhahuahuahu

Melhor trocar logo né, se a concentração já é baixa de fábrica. Coloca 50% de aditivo que fica bom.

tem uns 6 meses que o meu 307 está sem e até o reservatório ficou sujo, a duvida é: há algum risco de estourar mangueira se colocar aditivo agora, supondo que pode liberar sujeira ao colocar o aditivo?

tem uns 6 meses que o meu 307 está sem e até o reservatório ficou sujo, a duvida é: há algum risco de estourar mangueira se colocar aditivo agora, supondo que pode liberar sujeira ao colocar o aditivo?

Tem risco sim, mas vale mais a pena arriscar e trocar o que foi danificado do que deixar danificar mais ainda.

Faça uma limpeza completa do sistema! E, claro, troque o fluido com aditivo recomendado é água desmineralizada. Somente se prepare para algum vazamento que possa aparecer.

Continuar andando assim vai piorar a condição do sistema!

Faça uma limpeza completa do sistema! E, claro, troque o fluido com aditivo recomendado é água desmineralizada. Somente se prepare para algum vazamento que possa aparecer.

Continuar andando assim vai piorar a condição do sistema!

Mas no caso se eu fizer uma limpeza e gastar com a agua desmineralizada+aditivo n corre o risco de voltar a sujar ao liberar sujeira? Estou dizendo tipo, não seria melhora tirar a agua e colocar o aditivo com agua normal e andar um pouco até soltar a sujeira e dp pagar para fazer a limpeza? Ou a limpeza do sistema já eh garantido 100% de limpeza? Ficou meio confuso mas veja se deu pra entender.

Tem risco sim, mas vale mais a pena arriscar e trocar o que foi danificado do que deixar danificar mais ainda.

Já soube de algum caso de estourar mangueira? Ja tive um carro que estourou pois liberou mta sujeira.

Mas no caso se eu fizer uma limpeza e gastar com a agua desmineralizada+aditivo n corre o risco de voltar a sujar ao liberar sujeira? Estou dizendo tipo, não seria melhora tirar a agua e colocar o aditivo com agua normal e andar um pouco até soltar a sujeira e dp pagar para fazer a limpeza? Ou a limpeza do sistema já eh garantido 100% de limpeza? Ficou meio confuso mas veja se deu pra entender.

Já soube de algum caso de estourar mangueira? Ja tive um carro que estourou pois liberou mta sujeira.

Já vi casos sim de vazamento, inclusive por junta de cabeçote. De toda forma,na ausência do aditivo há o risco de estourar uma junta de cabeçote do mesmo jeito, como aconteceu com o Corolla do meu cunhado.

Faz uma limpeza usando um limpa radiador e uma máquina apropriada pra limpeza, que vai circular água por todo o sistema do carro até que a mesma saia incolor. Tem um vídeo no meu canal com uma limpeza desse tipo em um Clio:

eu só n usaria esses limpa radiadores...é uma solução realmente muito forte!!!o seu 307 1.6 16v tem o motor todo em alumínio, só de você enxaguar com água, rodar um pouco com essa água, enxaguar novamente dai sim passar pra água desmineralizada e aditivo orgânico, eu acho muito arriscado usar limpa radiador nesse caso...

eu só n usaria esses limpa radiadores...é uma solução realmente muito forte!!!o seu 307 1.6 16v tem o motor todo em alumínio, só de você enxaguar com água, rodar um pouco com essa água, enxaguar novamente dai sim passar pra água desmineralizada e aditivo orgânico, eu acho muito arriscado usar limpa radiador nesse caso...

Depende do limpa radiador... O da Koube é excelente, só dá trabalho de retirar do sistema depois pq ele cria espuma, então tem que enxaguar bem.

Já vi casos sim de vazamento, inclusive por junta de cabeçote. De toda forma,na ausência do aditivo há o risco de estourar uma junta de cabeçote do mesmo jeito, como aconteceu com o Corolla do meu cunhado.

Faz uma limpeza usando um limpa radiador e uma máquina apropriada pra limpeza, que vai circular água por todo o sistema do carro até que a mesma saia incolor. Tem um vídeo no meu canal com uma limpeza desse tipo em um Clio:

Cara, muito TOP esse video, vc tem o esquema de montar esse registro?

Cara, muito TOP esse video, vc tem o esquema de montar esse registro?

Vlw denovo...ajudou mto. So mais uma duvida, o cara do Oficina da Porto Seguro disse q pra limpar msm tem q colocar 250ml do limpa radiador e rodar 1 semana com o carro, ai dp faz a troca da agua. Procede essa informação?

Vlw denovo...ajudou mto. So mais uma duvida, o cara do Oficina da Porto Seguro disse q pra limpar msm tem q colocar 250ml do limpa radiador e rodar 1 semana com o carro, ai dp faz a troca da agua. Procede essa informação?

Depende do limpa radiador que será usado, o da Koube é só usar junto com uma máquina dessas do vídeo, não precisa rodar com o carro.

Meu 206 foi apenas 3 litros, tou cabreiro e conferindo sempre.

Não consigo encontrar o aditivo Total em minha cidade.

Alguém sabe se posso utilizar o Petrobras Coolant fazendo a troca completa do aditivo?

https://www.americanas.com.br/produto/49747314/aditivo-para-agua-do-radiador-concentrado-organico-petronas-coolant-up-coloracao-rosa-1l?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_am_todas_geral_gmv&gclid=EAIaIQobChMIooXi4tzI4AIVBAiRCh0y3A5IEAQYCCABEgIVgPD_BwE&i=573ffbedeec3dfb1f8060b66&o=5c3602ac6c28a3cb504b8fc4&opn=YSMESP&sellerId=31263577000381

Pode.

Inclusive pode usar só água também.

23 hours ago, macvitor said:

Não consigo encontrar o aditivo Total em minha cidade.

Alguém sabe se posso utilizar o Petrobras Coolant fazendo a troca completa do aditivo?

https://www.americanas.com.br/produto/49747314/aditivo-para-agua-do-radiador-concentrado-organico-petronas-coolant-up-coloracao-rosa-1l?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_am_todas_geral_gmv&gclid=EAIaIQobChMIooXi4tzI4AIVBAiRCh0y3A5IEAQYCCABEgIVgPD_BwE&i=573ffbedeec3dfb1f8060b66&o=5c3602ac6c28a3cb504b8fc4&opn=YSMESP&sellerId=31263577000381

Eu comprei 7 litros desse Paraflu pronto para uso: 

https://www.lojadomecanico.com.br/produto/105055/32/376/fluido-bio-aditivo-1-litro-pronto-para-uso-para-radiadores-paraflu-3004

Preferi pronto para uso pois assim não corro risco do mecânico usar água de torneira ou errar na proporção da mistura, achei mais seguro.