Jump to content
Sign in to follow this  
TossFTW

Um Pouco Da História De Aquisição De Meu Peugeot 407 V6 E Alguns Detalhes Técnicos Do Carro.

Recommended Posts

Buenas pessoal do CB. Tudo na paz?

Depois de quase 1 ano de ter comprado o leão, estou passando aqui pra deixar meu relato, para encorajar você que curte esse carro, a quem sabe futuramente ter um, a você conhecer qualidades/curiosidades únicas deste carro. Considerado por mim um dos melhores Peugeot atuais.

O interesse pelo carro me despertou quando vi um 4 cilindros preto abastecendo num posto aqui perto de casa, como moro no interior de Caxias do sul, foi coisa bem rara, parei pra ver o carro, me apaixonei pelas linhas do mesmo, pela frente, lateral, tudo. Desde esse dia decidi que seria meu próximo carro e que iria guardar dinheiro para comprar o mesmo. Fiquei em torno de 2 anos pesquisando o mercado até achar uma mosca branca, que apareceu na OLX. Era um Peugeot 407 3.0 V6 ano 2005/2006, com incríveis 27 mil km rodados, todas revisões anuais carimbadas no manual. O carro estava em São bento do Sul – SC. E era de uma mulher, que possuía motorista particular, ela ia trocar numa BMW x1 nova, porém um amigo dela acabou comprando, acredito que muito barato rodou mil km em 1 ano, após isso colocou à venda, porque já possuía 2 carros. Não pensei duas vezes entrei em contato e fiz os 500km de ônibus para ver o carro. O dono foi super atencioso veio me buscar na rodoviária inclusive. Chegando na casa dele tive as melhores impressões, o carro estava com a pintura muito boa para um carro de quase 10 anos, sem marcas e riscos profundos. Incrível como um carro dessa idade consegue manter ainda o cheiro característico de couro novo por dentro, os bancos traseiros pareciam que ninguém havia sentado, tudo estava em ordem e funcionando. Inclusive os pneus ainda são originais de fabricação 2005. Pra minha sorte soube que antes de vender a dona trocou todas as correias por tempo e não por uso, o que me trouxe uma boa economia nesse carro. Antes de fechar apenas pedi para irmos até concessionária e passarmos o scanner prevenindo que eu comprasse o carro com alguma avaria eletrônica. O carro estava 100% então fechei negócio na hora sem pensar duas vezes. Voltei pra casa dirigindo babando, que carro incrível. O Cambio consegue ser preciso, viajar usando o modo tiptronic garante um consumo bem melhor em sexta marcha. Fiz 11.5km/l dirigindo normal, (atualmente esse consumo em viagens melhorou um pouco após a troca para o óleo sintético Total 5W40). Mas o melhor do carro estava por vir, e era quando estava próximo de casa, onde a estrada começa a ter mais curvas sinuosas, e é aqui que esse carro se destaca perante muitos sedans médios grande hoje no mercado.

Alguns dados técnicos:

Muitos não sabem, mas o Peugeot 407, foi o primeiro carro da marca a adotar uma suspensão dianteira em alumínio do estilo double-wishbone, esse tipo de suspensão sempre foi conhecida por oferecer uma estabilidade acima das suspensões convencionais e Mcpherson, tanto é que carros da Formula 1 utilizavam esse tipo de suspensão. Não sei se hoje ainda usam. Isso permite que o carro tenha uma estabilidade incrível, aliada a uma rolagem de carroceria baixa enquanto se faz uma curva em alta. Além disso os amortecedores possuem gerenciamento eletrônico, existe um sensor em cada roda que controla o curso conforme 9 leis de amortecimento, essa tecnologia é patenteada pela PSA, e chama-se AMVAR. Ela se baseia conforme a forma de esterçar volante, conforme a relação do solo (amortecimento), forma de dirigir etc. Numa estrada acidentada ela pode deixar o carro mais macio, endurecer quando se coloca peso no carro e até quando se faz uma curva em alta. É preciso de um certo tempo pra se notar o sistema atuando. Existe um botão no console (SPORT) que põe a suspensão no modo mais rígido, esse modo muda a atitude do carro da agua pro vinho ele deixa o amortecedor com menos curso, e o carro fica mais estável nas curvas, reduz ainda mais a rolagem de carroceria, melhora o grip, o carro dança menos lateralmente. Andando com modo Sport na cidade o carro pula até menos nas nossas ruas desalinhadas, por causa do curso reduzido. Quanto a suspensão traseira ela é multink, e os amortecedores traseiros são inclinados, não sei dizer se isto ajuda na estabilidade, o que sei que ajuda a liberar espaço para o porta malas.

Acabamento: O interior do 407 é bem sofisticado, a começar pelos bancos que passam muito conforto, são bem grandes e abraçam bem o motorista, os mesmo são full elétricos, e tem aquecimento. Destaque maior pra mim fica no espaço pro motorista dirigir, posição de dirigir. Materiais empregados são bons, soft touch para tudo que é lado, inclusive no portal luvas, o que é raro hoje em dia.

Curiosidades:

No ano de 2000, o grupo PSA e Renault subcontrataram a Porsche, para fazer melhorias no então atual motor ES9J4. Esse projeto de melhora no motor ganhou duplo comando de válvulas variável, modificações na câmera de combustão, o escape foi todo redesenhado, acelerador passou a ser eletrônico, passou a ter 6 boninas invés de 1. As trocas das velas de platina passaram para 120 mil km. E a dentada para 180.000 ou 9 anos. Toda essa evolução fez o motor rodar mais suave e ser mais econômico, passou de 194cv para 211cv, e torque de 26.5, para 29. O novo motor passou a ser chamado de ES9J4S.

Em 2004, o Peugeot 407 V6, foi o primeiro carro da marca a adotar uma caixa automática de 6 velocidades, essa caixa é conhecida pela robustez, e foi equipado em diversos carros no mundo todo. O nome dela é Aisin TF-80SC e tem torque especifico para 45kg/f, link Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/AWTF-80_SC

Hoje após quase 1 ano com o carro e com atuais 32 mil km, mesmo o utilizando pouco, por causa do trabalho, posso tranquilamente bater palmas e agradecer para Peugeot, que grande carro, era tudo o que eu esperava e mais um pouco, o simples fato de o ter na garagem me faz realizado, as vezes saio só para procurar umas estradas boas e dar umas aceleradas. O desempenho é honesto, não anda muito mas está longe de ser manco, o que instiga é o ronco que é muito bonito de se ouvir. Manutenção até agora zero. Única coisa que irei fazer é um upgrade das pastilhas que apesar de ainda terem material, estão sentindo a idade (são originais), para as importadas que comprei no ebay.co.uk da EBC. Depois de um tempo que comprei o carro, tratei de fazer um detalhamento completo no mesmo, correção e proteção na pintura. Vou deixar o link das fotos do detailer que fiz em Porto Alegre. Prometo também neste final de semana postar fotos do carro.

Abraço a todos e obrigado, pela sempre ajuda aqui no CP.

Link Detalhamento/fotos: https://www.facebook.com/Luccaspanitz/media_set?set=a.886927181328000.1073741868.100000321796755&type=3

Edited by TossFTW
  • Upvote 3

2cpsrro.jpgAlgumas fotos do detail, feito.

2vjog87.jpgta25gx.jpgfm495d.jpg2r29lza.jpg

Edited by TossFTW
  • Upvote 2

Parabéns pelo carro

• Upvote 1

Chorei aqui... Acabei vendendo o meu e te digo que esse carro tem um problema serio: Voce vai ter muito problema em encontrar um substituto a altura.

• Upvote 2

Chorei aqui... Acabei vendendo o meu e te digo que esse carro tem um problema serio: Voce vai ter muito problema em encontrar um substituto a altura.

Pois é André, dedico esse relato também a você que me ajudou com informações no começo sobre o carro. É um problema sério mesmo achar algum a altura, ainda mais pelo preço que se encontra um hoje. O caro entrega um excelente custo x benefício.

Não creio que depois desse depoimento detalhado, não veio nenhuma foto do carro em seguida. :tabom:

Parabéns pela maquina!!!

tenho vontade mais me falta coragem $$$$$$$$$

Hoje mesmo vi um Griffé prata (igual ao do Garkauskas) parado no sinal. Que carro lindo :somuchwin:

Isso me faz ainda mais manter minha meta de comprar um 407 V6 num futuro próximo (até 2 anos). Vai ficar como segundo carro, claro, consumo de V6 num país com gasolina pela hora da morte não dá pra usar todo dia, mas viajar com esse carro deve ser incrivelmente gratificante.

Não creio que depois desse depoimento detalhado, não veio nenhuma foto do carro em seguida. :tabom:

Parabéns pela maquina!!!

haha, pois é amanhã prometo muitas fotos no espaço reservado, mas tu não conseguiste ver elas no link do detalhamento?

Desculpe a pergunta, mais qual a diferença entre o 407 v6 feline e o 407 v6 griffe?

Desculpe a pergunta, mais qual a diferença entre o 407 v6 feline e o 407 v6 griffe?

No sedã, o Griffé vem com rodas Soleil 18", xenon direcional, 8 airbags (ou 10, não tenho certeza), som completo da JBL, teto solar, e cortininhas nos vidros traseiros. Ao passo que o Feline vem com rodas 17", não tem som JBL, (acho que) não tem xenon, e sem cortininhas. Não sei se vem sem teto solar.

Na perua não existe Griffé, então na Feline tem xenon, 6 airbags (não são 8 porque os dois últimos no sedã são na coluna C, e na perua não cabe), os amortecedores eletrônicos, obviamente vem sem teto solar por ter teto panorâmico, e não tem som JBL.

É são bons diferenciais..... vale a pena a busca por um griffe.......

O difícil é ACHAR um pra vender, são bem mais raros que os Allure e Feline.

Que máquina hein!

Aproveita que fez o detail e posta as fotos e o setup no fórum de car care, tem um tópico que postamos os trabalhos feitos, olha ai http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=59218&page=6

Um que não sai da minha mente é aquele 407 coupe preto que estava à venda. Acho que é o único que eu trocaria. Muito lindo.

Muito novo e bem tratado mesmo esse seu! Show!

Um que não sai da minha mente é aquele 407 coupe preto que estava à venda. Acho que é o único que eu trocaria. Muito lindo.

Cara onde eu moro tem um destes prata 2 portas lindo..... Vi ele antes de ontem....

Edited by PALUDETTI

Cara onde eu moro tem um destes prata 2 portas lindo..... Vi ele antes de ontem....

Coupé é mais raro ainda, se conseguir tirar fotos posta aqui plz.

Só por curiosidade qual a diferença do 2.0 para o V6? em opcionais claro.

Ih, um monte.

Allure tem roda 16, Feline 17 e Griffe 18.

Allure tem 6 airbags, Feline e Griffe 8 (acho, o Griffe eu sei que tem 8).

Allure não tem teto solar, Griffe tem, Feline não tenho certeza.

Allure tem frisos pretos, Feline e Griffe na cor do carro.

Allure tem banco de tecido (couro opcional) e CB monocromático. Feline tem couro, e Griffe tem couro E CB colorido.

Allure não tem xenon e tem amortecedores comuns. Griffe tem xenon, Feline não tenho certeza, e ambos têm amortecedor eletrônico.

E por aí vai. Com um Allure vc já está muito bem servido, a despeito da AL4, mas o Feline e Griffe são outro mundo.

Aqui tem algumas diferencas:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/49639781/Peugeot%20407%20Catalogo.pdf

E concordo: O 407 CC eh o carro mais fodastico que a Peugeot trouxe por essas bandas.

• Upvote 1

Coupé é mais raro ainda, se conseguir tirar fotos posta aqui plz.

Só por curiosidade qual a diferença do 2.0 para o V6? em opcionais claro.

Beleza tiro sim.... vejo ele sempre vamos ver se um dia consigo uma foto sem o dono ver kkkk... de um 307 vermelho 2 p já consegui tirar kkkkk

haha, pois é amanhã prometo muitas fotos no espaço reservado, mas tu não conseguiste ver elas no link do detalhamento?

Pior que não, mas agora você postou algumas ali e eu só posso te falar uma coisa: QUE CARRO!!!

Detail ficou no capricho, afinal um carro desse merece estar brilhando sempre. :confianteup:

Somos 2. Pena que o preço era muito alto, pelo menos para mim.

Já passei de 01 ano e meio e cheguei nos 62.000 km com o meu 2009-2.0 e te digo uma coisa...é o carro que mais me causou paixão e prazer até hoje dos vários que já tive. Nenhum defeito sério, gastos básicos com manutenção e consumo na casa dos 12 em estrada sem qualquer preocupação com economia. Fazer curvas de alta com esse carro é uma sensação incrível. Vários carros passam por ele queimando na reta e chega a curva, o 407 os passa como se estivessem parados. O "famoso" câmbio continua preciso e macio e o motor indescritivelmente liso e forte. Até hoje ainda vou a garagem só pra dar uma namoradinha no design único dessa nave. Que prazer para os olhos! Imagino o 508 THP então, sua evolução. Valeu PSA. Ohhh paixão viu?!......kkkkkkkkkkkk.

Uma coisa interessante, é que esta versão que eu tenho, na tabela fipe ela é Sedan 3.0 V6, sem ser Feline ou Griffe. A primeira safra de importações dos 407 V6, de 05/05 a 06/07, vieram com apenas um tipo de configuração e acredito que somente o teto solar era opcional. Por exemplo ele tem xênon, mas somente na baixa, e não é direcional, o som não é JBL. Cortina somente atras. O console é completo como o Griffe, 10 airbags. E o valor na fipe do modelo 2006 esta 35 mil. Já o griffe que veio a partir de 07/07 custa bem mais. Uma das razões por ter escolhido um modelo 2006, é que seria mais barato para manter, e ele oferecia um nível de equipamentos perto do Griffe.

Edited by TossFTW

Cara esse carro é lindo demais!

Tem um preto Feline 2009 v6 em Ponta Grossa PR pra vender, por 40 mil dilmas... como eu podia até 30 mil fiquei chupando o dedo e comprei um 307 haha (que aliás estou muito satisfeito). Parabéns pelo carro, unico v6 até hoje que dirigi foi um Azera, e é muito top.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Putz esse carro ta lindo demais, bateu saudade do meu allure 2007 que troquei em maio pelo 3008. 407 é top ehin. Parabéns

Fantástico! :somuchwin: Parabéns pela máquina.

É uma pena que o 508 perdeu a suspensão eletrônica do 407... Ia fazer uma boa diferença nas ruas esburacadas de SP haha

Fantástico! :somuchwin: Parabéns pela máquina.

É uma pena que o 508 perdeu a suspensão eletrônica do 407... Ia fazer uma boa diferença nas ruas esburacadas de SP haha

Pois é uma pena. E outra coisa o 508 com suspensão dianteira double wishbone não veio ao brasil, que seria a versão HDi GT 2.2 Diesel.

• Upvote 1

Lindo carro, sensacional! Parabéns. (Quem sabe daqui uns 10 anos eu chego la) asudhsauhd

Edited by Turatti

Que carro lindo, Parabéns

Lindo demais