Jump to content
Sign in to follow this  
Ismajunior

Amortecedores Do 206/207 - Não São Os Mesmos

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Comprei no ML um kit completo de peças de suspensão para o meu 206 Allure 07/08. Entre outros erros do vendedor DUDA PARTS (não o recomendo), ele me enviou um par de amortecedores Monroe com especificação para o 207.

Meu mecânico percebeu que a haste era mais longa do que do amortecedor velho, e me questionou, antes de instalar, se aquele amortecedor de 207 serviria pro carro.

Como eu estava com pressa de pegar o carro (era véspera de Natal), perguntei aos colegas do CP no Whatsapp (não os culpo) e também fiz pesquisas rápidas na internet (no site Oficina Brasil), onde me afirmaram que serviria normalmente.

Acontece que o meu carro está extremamente instável, não pega alinhamento, inclina demais nas curvas e balança além da conta nas mudanças de direção na estrada. Além disso, está muito duro e desconfortável. Detalhe que eu só comprei peças de primeira linha, justamente pra não ter problemas de segurança e conforto (Monroe, Axios, Birth, Viemar, SKF, Michelin).

Imaginem a minha frustração depois de gastar quase R$ 3.000,00 e o carro continuar uma porcaria. :fuuu:

Por conta disso, venho aqui compartilhar uma informação extremamente relevante aos donos de 206 e 207, um fato:

Os amortecedores não são comuns entre os dois modelos!

Baseado nos catálogos dos dois maiores fornecedores desse equipamento, percebemos que existem códigos diferentes para cada modelo.

cofap_zpsjfp8xblx.jpg

Print do catálogo online da Cofap, disponível aqui: http://www.mmcofap.com.br/catalogos-cat-susp.aspx?pag=cofap

Já o catálogo da Monroe vai mais além, e nos mostra que realmente as especificações são diferentes:

206_zpsogztv8l4.jpg

Catálogo do 206

207_zpsrc7a33mv.jpg

Catálogo do 207

Aparentemente o 207 tem mais curso de suspensão, o que explica o fato de, nos modelos originais, a suspensão ser tão macia e silenciosa.

Daí você deve estar se perguntando: "Mas então porque o meu 207 é tão duro e ruidoso?"

Provavelmente porque ele deve estar com amortecedores do 206!

Uma das experiências que tive foi ir até uma Concessionária Peugeot, e um dos mecânicos de lá me disse que "ambos utilizam a mesma suspensão, só muda a casca". Isso não é verdade!

As peças podem até se encaixar em ambos (como no caso dos amortecedores do 207 que estão no meu carro), mas o funcionamento e a ação delas é diferente.

Então, agora imagine a salada que se formou no mercado de reposição desses modelos. 207 com peças do 206, e vice-versa.

Fica a dica aqui para você que vai comprar amortecedores novos pro seu carro, e não vai rebaixá-lo: peça o modelo correspondente para o seu carro. Não caia na lábia de vendedor que diz que serve pros dois, pois os próprios fabricantes desenvolveram peças diferentes para os modelos. Se fossem peças iguais, viria especificado que serve para ambos, o que não é o caso.

Abraços e desculpem pelo texto longo, mas espero que essa informação te ajude e você não compre gato por lebre.

• Upvote 3

Existe diferença entre escapede e o restante (206 / 207). Você deve estar com o da escapede, que eh mais alta. Por isso da diferença.

Existe diferença entre escapede e o restante (206 / 207). Você deve estar com o da escapede, que eh mais alta. Por isso da diferença.

Não, João.

Já conferi os códigos, estou com o 207 hatch.

Os amortecedores da Escapade possuem outro código, e seu curso é ainda maior.

Abraço.

Legal a informação!

Quando revisei a suspensão agora no final do ano também vi essa diferença, em diversos fabricantes.

Uma curiosidade é que a KYB (marca que comprei) só tem amortecedor pro 207 ano 2008, e apenas 2008, com código IGUAL ao do 206. Chego a conclusão que nas primeiras unidades do 207 ainda mantiveram o projeto do 206, mudando depois do lançamento pra acertaram o conforto nos 207 mais novos.

Quando revisei a suspensão agora no final do ano também vi essa diferença, em diversos fabricantes.

Uma curiosidade é que a KYB (marca que comprei) só tem amortecedor pro 207 ano 2008, e apenas 2008, com código IGUAL ao do 206. Chego a conclusão que nas primeiras unidades do 207 ainda mantiveram o projeto do 206, mudando depois do lançamento pra acertaram o conforto nos 207 mais novos.

Táí, talvez na KYB os amortecedores realmente sejam os mesmos, porém com ação adequada para ambos, o que claramente não é o caso da Monroe e Cofap.

Enviado do meu LG G3 usando o Tapatalk

E eu tava prestes a comprar um refresh kit com esse vendedor... Não sabia que os amortecedores eram diferentes, mas em outra loja que pesquisei preços notei que havia links diferentes pros amortecedores de 206, 207 e Escapade, sendo os do 206 muito mais caros.

Edited by MartinsBruno

Ufa ! Peguei até o certificado de garantia da cofap aqui para ver os códigos... E graças a Deus conferem com o meu carro :confianteup:

Vlw pela informação !

Ismajunior, verifica lá se não foi colocado trocado os amortecedores no teu carro, digo, o do lado direito no lado esquerdo, e o do lado esquerdo no lado direiro, quando troquei os amortecedores do meu carro (207), apresentou sintomas parecidos com os que você citou, quando fui ver, o mexânico tinha feito esta confusão na montagem... haste mais longa não causa todos estes problemas, único problema que vejo nisso seria fim de curso do amortecedor, o que você não relatou estar acontecendo.

Parece piada isso, mas verifica lá velho.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Edited by Diona207

E como verificar se está correto ou não?

​Quando refiz a suspenção do meu 206 eu coloquei os amortecedores do 207. Comprados na cc. Junto com eles comprei coxins, bieletas, braços axias e mais outras coisas. Depois de tudo pronto fui dar uma volta. E pra minha surpresa o carro estava horrivel. Ruim de curva. Totalmente instavel... Voltei la na mecanica e o cara viu que instalou dois coxins iguais. Dois coxins para o lado direito. E isso deu uma confusão bem louca.

Voce trocou os coxins tambem?
Veja esse video
O meu problema foi esse. Até pensei nos amortecedores.. Mas me garantiram que eram os mesmos usados nos 206. So eram mais macios.
Edited by Josefox

Sugiro levar em outro mecânico para ver isso, verifica o coxim também conforme o amigo falou.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Edited by Diona207

Curiosamente o mecânico me disse que precisou trocar o pino guia de lugar, pra poder instalar corretamente o coxim...

Mas mesmo essas constatações não diminuem o fato dos amortecedores diferentes, concordam?

Curiosamente o mecânico me disse que precisou trocar o pino guia de lugar, pra poder instalar corretamente o coxim...

Acho que agora matou a charada em amigo!

Enviado do meu LG G3 usando o TapatalkMas mesmo essas constatações não diminuem o fato dos amortecedores diferentes, concordam?

Sobre isso já não tenho idéia...

Mas mesmo essas constatações não diminuem o fato dos amortecedores diferentes, concordam?

Cara, a uns três meses atrás eu tb troquei toda a suspensão do meu 206. Os coxins foram births que peguei nesse duda parts e tive esse mesmo problema no pino guia. Para resolver o mecânico cortou fora... Mas o meu pug tá 100% agora.

Sem o guia ele pode ter invertido sim os coxim...

Amortecedores coloquei Monroe. Atrás e na frente... As bandejas foram axios...

Edited by JoaoPedroPavan

8ed6b6c1ad4a5abcb9abd3feea4667cf.jpg

9da2412964a3e250dc6d1c4c05e4ac25.jpg

Lado direito

6f33b449befe88afc35c50433714c1fc.jpg

3d71fbd77bcedbf91f88dea929427475.jpg

Lado esquerdo

Minha sugestao eh: Esquecam o mercado de pecas paralelo para Peugeot. Nao vale a pena. A formula:

- Service box - Pra pegar o codigo exato do que tu precisa pelo chassi do carro

- Consulta de preco no site da Peugeot - Pra ter uma ideia de quanto vai sair a bagaca

- Encomenda com o Junior Martins - Parceiro do clube que trabalha na CC e te envia as pecas

Eh matadora! Pra fugir dela tem que ter experiencia e saber exatamente o que tu ta fazendo, senao o risco nao compensa.

Outro dia comprei um filtro de combustivel pra 206 da "Fram" na Mercado Car e o mesmo nao aguentou a pressao e rachou, provocando um belo vazamento no meio da rua. Se pegasse uma bituca acessa pegava fogo no meu carro, em mim, no meu filho e em tudo que tava em volta.

• Upvote 1

Mesma coisa do Andre, comprei um filtro de combustível paralelo e na hora de colocar não tive coragem de instalar, ele era de alumínio, marca Hengst(fornecedora peças para Porsche) mas fui conferir o código no celular(deveria ter feito na hora de comprar, acabei confiando no livro de referências do balcão) e ao que parece não é do tipo "flex".Acabei comprando na Citroën pq n queria adiar mais a troca(23 reais).

isso me lembra o cabo de embreagem da partner, o mecânico disse que existem mais de 3 modelos diferentes para o mesmo modelo!!!realmente, PSA tem vários "truques", tenho uma bomba de água completa novinha de um outro modelo Peugeot/Citroën(peugeot 406 etc q o cara me vendeu como servindo pro vtr, nunca mais consegui contato com esse cara) e foi com ela que decidi não confiar mais sem antes olhar no service box.

O detalhe que esse coxin da birth eh tão caro Qto o original, paguei uns 360 no par, e pesquisando bem... Único inconveniente que tive com ele foi esse pino guia na posição errada... Ja rodei uns 3k desde a troca e ainda está 100%.

Edited by JoaoPedroPavan

Muitas vezes a peça na concessionária, mesmo com o Junior, acaba saindo até 2 vezes mais cara que uma de boa marca no mercado paralelo.

O jeito é ficar esperto e pesquisar BEM antes de comprar, e não confiar de forma alguma em vendedor e mecânico... Com um pouco de paciência e um catálogo na mão você compra a peça certa, com boa qualidade e preço justo. Foi o que fiz na minha suspensão, só peças TOP e gastei, com mão de obra, em torno de R$ 2.000. Se fosse orçar amortecedores, kits, molas, bandejas, bieletas, terminais e axiais com o Junior nem imagino quanto sairia

Muitas vezes a peça na concessionária, mesmo com o Junior, acaba saindo até 2 vezes mais cara que uma de boa marca no mercado paralelo.

O jeito é ficar esperto e pesquisar BEM antes de comprar, e não confiar de forma alguma em vendedor e mecânico... Com um pouco de paciência e um catálogo na mão você compra a peça certa, com boa qualidade e preço justo. Foi o que fiz na minha suspensão, só peças TOP e gastei, com mão de obra, em torno de R$ 2.000. Se fosse orçar amortecedores, kits, molas, bandejas, bieletas, terminais e axiais com o Junior nem imagino quanto sairia

Concordo. A questao toda eh o RISCO. Pelo menos na CC tem um controle de qualidade da marca em cima das pecas. Nao eh 100%, mas eh melhor que Mercado Livre ou Mercado Car.

Eu topo pagar mais caro numa peca pra diminuir o risco.

Esses dias eu tava pesquisando oleo na internet pra comprar pro meu carro. Quando tu descobre o endereco da loja e da uma olhada no Google Earth ve que eh muito meia boca. E o que nao vai te garantir que o cara pegou um frasco oleo descartado, limpou, encheu de oleo MAZOLA, lacrou e te vendeu como sintetico Motul? Isso eh um exemplo extremo, claro, mas isso aqui eh Brasil.

Pode me chamar de preconceituoso. Minha definicao de preconceito eh: Um conceito muito bem formado pelos meus 5 sentidos mais a minha experiencia anterior.

Sei que tem gente seria trabalhando honestamente mas nao serei eu que vou arriscar.

Eh frustrante tu passar pela situacao que o amigo aqui relatou no inicio do topico.

Pior ainda quando voce passa por uma situacao igual a que eu passei. Puta merda, nunca mais.

Concordo e já postei sobre essas compras no ML. Óleo e fluidos NUNCA. Peças, poucas. Acabamentos, vários.

Comprei o kit de correia dentada e foi show! Paguei barato e veio tudo certo, pela Schuvarts Auto Peças. Talvez uma das melhores lojas do ML.

Comprei o kit de correia dentada e foi show! Paguei barato e veio tudo certo, pela Schuvarts Auto Peças. Talvez uma das melhores lojas do ML.

Peguei os amortecedores Monroe com essa loja aí tb. Não tenho o que reclamar.

• Upvote 1

No meu caso saiu mais barato pegar o kit de amortecedor na css,do que na internet e lojas da minha cidade...

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Também comprei esse kit do Duda Parts (amortecedor, coxim e bandejas). Quando o mecânico foi instalar ele notou a diferença no pino guia original (que estava no carro) e o que comprei. Os lados dos coxins estavam certos, não estavam invertidos, mas o pino guia entrava em outro lugar, diferente do pino guia de fábrica. Na carroceria há 2 furos para pino guia.

Até agora não tenho do que reclamar, a suspensão está perfeita.

Os amortecedores traseiros dos modelos 206 e 207 Hatch são iguais?

Preciso comprar pro meu 207 e fiquei na dúvida.

Os amortecedores traseiros dos modelos 206 e 207 Hatch são iguais?

Preciso comprar pro meu 207 e fiquei na dúvida.

Se eu fosse vc procuraria a especificação correta para o seu carro, de acordo com o fabricante, nunca com o vendedor.