Jump to content
Sign in to follow this  
RubenMG

Peugeot Espera Voltar A Crescer No Brasil

Recommended Posts

Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

 

Após reestruturação, marca projeta retomar vendas em 2016


PEDRO KUTNEY, AB

 

G_noticia_23304.jpg
Ana Theresa Borsari, de volta ao Brasil para conduzir a Peugeot em novo posicionamento
Quando deixou a direção de marketing daPeugeot do Brasil para trabalhar na sede da empresa na França, em 2010, Ana Theresa Borsari via uma marca bem estabelecida no mercado brasileiro e o horizonte era de crescimento. Seis anos depois, no fim de 2015 ela voltou para ser a primeira brasileira (e mulher) a assumir a direção geral da Peugeot no País, mas em momento oposto, após três anos de quedas substanciais de vendas e um forte processo de reestruturação que cortou custos, empregos e reformulou por completo os produtos e concessionários da marca.

“O cenário da economia e do setor automotivo aqui nos próximos meses e anos não é bom. Mas estamos melhor preparados para enfrentar a situação, porque entramos nessa batalha com as melhores armas possíveis. Hoje temos a gama mais moderna e jovem da nossa história. Além disso fizemos uma grande reestruturação da rede, o que nos permite ter um modelo de negócio rentável. Por isso temos chances de voltar a crescer”, afirma Ana Theresa, três meses após assumir seu novo posto nos escritórios da PSA Peugeot Citroën em São Paulo.

As vendas da Peugeot no Brasil caíram 20% em 2013, 30% em 2014 e 34% em 2015 (sempre na comparação com o ano anterior). Com isso, perdeu participação, que caiu para apenas 1% no ano passado e empurrou a marca para a 13ª posição entre as mais vendidas no País, com 26,7 mil unidades emplacadas. A perda de volumes e market share já era esperada, é atribuída ao reposicionamento de produtos da Peugeot, que deixou de produzir carros no segmento de entrada, onde se concentram algo como 60% dos negócios no mercado brasileiro.

Ao mesmo tempo, houve profundas mudanças na rede, com fechamento de concessionárias e abertura de outras, com novos grupos empresariais, para trabalhar sob novo conceito, tentando trazer a Peugeot para o lado premium do balcão.

Uma das ações para aumentar a eficiência dos pontos de venda é a adoção no Brasil, como já acontece na Europa, do modelo “Y”, em que lojas das duas marcas do grupo PSA, Peugeot e Citroën, ficam lado a lado e compartilham o mesmo setor administrativo e oficinas. Essa solução já começa a ser vista este ano em cidades brasileiras e esta semana será inaugurada uma concessionária no Rio de Janeiro com a nova configuração, que sintomaticamente pertence ao Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, que já foi presidente da Citroën no País e construiu a imagem premium da marca por aqui.

“Esse é um modelo já uma realidade mundial no grupo, para utilizar a sinergia de custos de estrutura. Nos locais onde essa estratégia for viável vamos fazer”, diz Ana Theresa.

RECUPERAÇÃO

Nesse intervalo de ações dos últimos anos, contudo, perderam-se muitas vendas, com o objetivo de, mais adiante, recuperar rentabilidade e eficiência dos negócios. Ana Theresa destaca que ainda deve levar algum tempo para começar a aproveitar o restabelecimento da saúde da Peugeot após tantos remédios amargos, mas no horizonte ela já enxerga a volta do crescimento.

“Hoje temos uma gama premium que entrega qualidade diferenciada a nossos clientes, por isso tenho certeza que a nossa retomada de participação de mercado vai acabar acontecendo. A perspectiva da marca para este ano é de crescimento, mesmo nesse cenário difícil, porque temos produtos novos, recém-lançados, estamos na fase de construção de volumes desses modelos”, diz a executiva.

Veja abaixo a entrevista exclusiva de Ana Theresa Borsari a ABTV:

LINK:

http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23304/peugeot-espera-voltar-a-crescer-no-brasil

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

É isso aí.

Torcendo para dar certo. Acho que vai dar.

Falando nisso, vi uma notícia um tempo atrás, que a Peugeot vai implantar um sistema de acompanhamento remoto das revisões. Quando você deixar seu carro na oficina, você receberá um link para acesso à uma câmera que vai monitorar os serviços feitos no seu carro. Achei muito bacana, essas coisas aos poucos trazem uma enorme diferença.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O lance é investir num Marketing para tentar amenizar a má reputação da marca. Tentaram fazer alguma coisinha na campanha do 2008, mas acho que eles devem fazer algo focado nisso. Ou seja, copiar a receita da Hyundai-CAOA.

 

O 208 está entre os 10 mais vendidos na Europa 2015. Porque não usam esse mote aqui?

Edited by Dantas
  • Upvote 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema são o preço e marketing. Vamos ver...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema são o preço e marketing. Vamos ver...

Preços? Os carros da Peugeot tem o melhor CXB em todas categorias

 

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Preços? Os carros da Peugeot tem o melhor CXB em todas categorias

 

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Também concordo. E agora a Peugeot se posicionando acima da Citroën, não podemos esperar preços menores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo também.

Share this post


Link to post
Share on other sites

... falei lorota ... me desculpem.

 

Abraço!

Edited by omurilo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nós "usuários" da Peugeot sabemos que o Leão tem a melhor relação Custo x Benefício, sem dúvida. Outras marcas entregam carros mais pelados e sem mimos pelo mesmo preço ou mais caro.

 

Mas marcas que são carroças vendem mais por causa de uma só palavra: Marketing. Tomara que venham investimentos pesados nesse sentido. Podiam usar a vitória no Rally Dakar após tantos anos sem participar nas novas propagandas...

Share this post


Link to post
Share on other sites

não so marketing.

 

pos venda, serviços, rede credenciada, peças...

 

não que os outros sejam uma primazia, mas eles pecam nisso.

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

não tenho muito a reclamar do pós venda, mas o mkt da peugeot aqui no Brasil tem que melhorar muito...

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um ponto que notei, é que se vocês forem se aprofundar os Peugeots estavam se mantendo estáveis na desvalorização e agora os modelos 208 e 308 2014 que eu vi estão em queda livre... o 308 principalmente! 2+% de desvalorização por mês.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Todos os usados estão em queda livre, dado os atuais motivos que todos conhecemos... Talvez os Peugeot estejam sentindo mais, mas você chegou a acompanhar a desvalorização nos concorrentes? Quando comprei o meu há um ano conhecia a média de preço de um punhado de carro, hoje quando entro na WebMotors a diferença é assustadora, em todos eles

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Todos os usados estão em queda livre, dado os atuais motivos que todos conhecemos... Talvez os Peugeot estejam sentindo mais, mas você chegou a acompanhar a desvalorização nos concorrentes? Quando comprei o meu há um ano conhecia a média de preço de um punhado de carro, hoje quando entro na WebMotors a diferença é assustadora, em todos eles

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

 

Nisso eu concordo com você. :confianteup:

 

Ainda que eu não esteja vendendo ou trocando de carro, SEMPRE visito sites como WebMotors e SeminovosBH para ver preços, ofertas, etc. Visito sem compromisso mesmo, só por diversão e também porque as vezes você encontra ofertas muito boas e que lhe fazem sonhar, e pra rir das ofertas sem noção.

 

(foi dessa maneira, aliás, que achei meu 206 CC lindão... antes nem sabia que esse carro existia...) :somuchwin:

 

Tenho notado, de maneira muito clara, que o preço de usados caiu muito, a ponto de me fazer pensar em trocar de carro pois já encontrei ofertas de Peugeot, BMW e Mercedes em preços que antes eu não imaginaria... populares então, nem se fala.

 

Não sei se é só impressão minha, mas acho que o número de anúncios de somente venda ou por troca por carro de menor valor cresceu muito... parece que está todo mundo querendo vender o carro, eliminar dívidas, sair de financiamento, etc.

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quem está com cash, é a hora de aproveitar. Tudo. Carros, casa de fim de semana e etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Entrem no http://www.reclameaqui.com.br e vejam a realidade.

Uma enxurrada de reclamações.

Tenho um griffe 208 e estou impressionado.

Comprei zero em 2013.

De la pra ca ja participei de 02 recalls,uma troca do teto panoramico e agora tenho que trocar as 2 molas por motivos de ruido.

Detalhe: meu carro só tem 21 mil km rodados e so rodo final de semana.

Não é a toa que as css estao quebrando.

Acordem !

Share this post


Link to post
Share on other sites

De novo essa mulher, que ajudou a arruinar a imagem da marca no país com aquela estratégia do 207 bananeiro? A Peugeot não aprendeu nada na última década, pelo visto.

  • Upvote 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entrem no http://www.reclameaqui.com.br e vejam a realidade.

Uma enxurrada de reclamações.

Tenho um griffe 208 e estou impressionado.

Comprei zero em 2013.

De la pra ca ja participei de 02 recalls,uma troca do teto panoramico e agora tenho que trocar as 2 molas por motivos de ruido.

Detalhe: meu carro só tem 21 mil km rodados e so rodo final de semana.

Não é a toa que as css estao quebrando.

Acordem !

Pensa que vc só trocou coisas tranquilas e os Hondas e Toyotas que trocaram Air Bag..

Fique feliz que a marca está realizando recalls.

 

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Todos os modelos tem BO no reclame aqui... pesquisa outros e vai ver.

De novo essa mulher, que ajudou a arruinar a imagem da marca no país com aquela estratégia do 207 bananeiro? A Peugeot não aprendeu nada na última década, pelo visto.

Não entendi. O que ela era na época?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Todos os modelos tem BO no reclame aqui... pesquisa outros e vai ver.

 

Não entendi. O que ela era na época?

 

Pica Grossa de Marketing:

 

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL642724-9658,00-G+ANDOU+NO+SEDA+PEUGEOT+PASSION.html

 

“Queremos que o Passion seja referência no segmento”, afirma Ana Theresa Borsari, diretora de marketing da Peugeot do Brasil. “Por isso, oferecemos ao cliente um carro com um nome próprio, e não um veículo derivado de outro produto”, complementa, justificando a opção de abolir o nome “sedan” no veículo. "

 

Talvez isso seja uma boa noticia. Executivos que cometem erros e reconhecem isso aprendem, evoluem e tornam-se melhores.

Por outro lado, muita coisa esta envolvida na decisao de fazer isso ou aquilo numa montadora. Nao sabemos pelo que essa mulher passou e nem as condicoes que levaram ela a decidir ou seguir com a decisao de fazer o 207 Bananas.

 

Seria uma otima coisa pra perguntarmos pra ela (papo reto!) se ela nos receber no Salao do Automovel como o Miguel fez.

Edited by Andre Garkauskas
  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi. Passion foi f mesmo.

O 408 também é só América Latina, não?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi. Passion foi f mesmo.

O 408 também é só América Latina, não?

Não, tem na China e na Rússia também. E em outros mercados do Oriente, todos "em desenvolvimento". Só que na China eles fizeram um 408 totalmente novo, e aqui na Amlat não.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Perguntei porque no service box só abriu 408 AMLAT de opção.

Tô caçando um item e não achei em carro nenhum.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Perguntei porque no service box só abriu 408 AMLAT de opção.

Tô caçando um item e não achei em carro nenhum.

 

Eu acho que no mercado Chines a Peugeot teve que se associar com uma empresa local pra produzir o carro, exigencia do governo Chines pra eles absorverem tecnologia.

Nessa TUDO deve ser MUITO diferente. Nao acredito que encontremos os carros vendidos na China no nosso Service Box.

Indo mais alem, tambem acredito que este site Service Box que usamos seja bloqueado pelo governo Chines, como quase toda a internet mundial.

Eu ja encontrei opcoes para carro chines PSA nos menus do Diagbox. Nao sei pra que eles servem, mas as opcoes estao la.

 

Ja nos outros paises eu nao tenho a menor ideia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O lance é investir num Marketing para tentar amenizar a má reputação da marca.

 

 

Sabe o que seria show?

 

Uma campanha da Peugeot, junto com o CP, com depoimentos da galera, pessoal falando mesmo, do que gosta, porque gosta, etc...

 

Mostrar a galera com seus 206, 306, 307 todos zerados, etc...

 

Ficaria show.

 

Aquela campanha #euamomeupeugeot também poderia voltar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

 

Sabe o que seria show?

 

Uma campanha da Peugeot, junto com o CP, com depoimentos da galera, pessoal falando mesmo, do que gosta, porque gosta, etc...

 

Mostrar a galera com seus 206, 306, 307 todos zerados, etc...

 

Ficaria show.

 

Aquela campanha #euamomeupeugeot também poderia voltar.

 

Ai seria uma campanha duvidosa pegando gente do clube....

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

 

Sabe o que seria show?

 

Uma campanha da Peugeot, junto com o CP, com depoimentos da galera, pessoal falando mesmo, do que gosta, porque gosta, etc...

 

Mostrar a galera com seus 206, 306, 307 todos zerados, etc...

 

Ficaria show.

 

Aquela campanha #euamomeupeugeot também poderia voltar.

 

Feito com certo critério, seria simplesmente fantástico!

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

A visão das pessoas muda aos poucos. Principalmente de pessoas próximas a quem tem carro da marca.

Eu fui o primeiro da família a comprar um carro da marca. Hoje, estou no segundo... depois disso, 4 pessoas da família já compraram. Meu irmão, que já teve um certo receio da marca, tá pensando num 308 THP agora.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Me ligaram da Peugeot hoje e respondi a uma pesquisa de quase uma hora relatando todos os problemas que já tive com os meus 3 Peugeots...

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Me ligaram da Peugeot hoje e respondi a uma pesquisa de quase uma hora relatando todos os problemas que já tive com os meus 3 Peugeots...

 

Seria um sinal dos novos tempos para a Peugeot? :confianteup:

Share this post


Link to post
Share on other sites

2014: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2015: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2016: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2017: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2018: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

 

:coolface:

Share this post


Link to post
Share on other sites

2014: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2015: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2016: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2017: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

2018: Peugeot espera voltar a crescer no Brasil

 

:coolface:

 

O ano da Peugeot, o ano do Linux, o ano do Windows Phone, todos iguais: É dificil dizer, mas todos eles nunca chegaram...

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×