Jump to content
Sign in to follow this  
jwcwb

207 1.4 Projeto Track/daily Car

Recommended Posts

Olá pessoal!

Me chamo Jonathan, estudante de Eng. Mecânica, e proprietário de um felino 207 1.4 XR 08/09

Depois de algum tempo acompanhando o fórum resolvi abrir a minha garagem.

Meu objetivo é ter um carro mais divertido para usar em Track Days, nada totalmente radical, pois uso ele no dia a dia.

Vou contar um pouco da história dele, que também é meu primeiro carro. Comprei ele fazem 8 meses, segundo dono, 70mil km rodados, e algumas surpresas: os 4 amortecedores estourados, buchas e pivôs da balança também, além das bieletas e o freio que mal funcionava. De inicio, fiz uma revisão geral nele, novas balanças, bieletas, óleo trocado (motul) assim como todos os filtros (pelo peso, acredito que o de combustível ainda era o de fábrica :palm::palm: ), fiz uma geral nos freios, novas pastilhas Cobreq, novos flexíveis e fluido dot 5.1, o que mudou totalmente o freio do carro, que antes dava fading com umas 3 ou 4 freadas mais alegres.

Aí começaram as maldades, a primeira coisa que eu fiz foi trocar o abafador final, aliás, o único abafador do carro por um esportivo, logo depois comprei um filtro esportivo e mandei fazer sob medida um CAI, sei que não melhora em nada a potência, mas gosto do ronco haha.

IMG_20160206_WA0051.jpg

Removi as calotas e mandei pintar os detalhes internos em black piano.

20150708_135416.jpg

20150920_182235.jpg

E depois de não aguentar mais o carro seco, troquei os amortecedores da frente, aproveitei pra dar uma rasteira e coloquei logo um preparado com haste mais curta e molas cortadas (esportivas em breve, juro) e eu mesmo regulei a traseira pra acompanhar a frente. dando outra cara para a minha criança.

20151213_183512.jpg

Depois de um tempo sem mexer em nada e com tempo livre (cabeça vazia é oficina do diabo :haha: )

Desmontei toda a frente dele para pintar a ventoinha de vermelho, fazer um duto pro filtro de ar e fazer máscara negra nos faróis, também aproveitei para ligar a meia luz no pisca e tirar o insulfilm...

IMG_20160206_WA0050.jpg

IMG_20160206_WA0046.jpg

IMG_20160206_WA0048.jpg

IMG_20160206_WA0047.jpg

20160109_182331.jpg

Como os freios originais são sólidos e pequenos, já pensando no projeto, encomendei um par de pinças do 308 (283mm, os THP usam set 302mm) e discos slotados/pontilhados que comprei do Marley.

A diferença foi muito grande, senti o pedal mais macio, e as frenagem bem mais fortes.

IMG_20160206_WA0056.jpg

20160205_131028.jpg

Antes e depois:

20160205_133802.jpg

20160205_154820.jpg

20160205_154826.jpg

20160205_160751.jpg

20160205_160731.jpg

20160205_160751.jpg

E para caber os novos freios, rodas Apollo R15"

IMG_20160205_WA0044.jpg

20160131_204624.jpg

20160131_204554.jpg

Como nem só de upgrades vive um carro, tenho planejado para breve a troca da correia dentada, óleo de câmbio (motul), troca da alavanca de câmbio que está com folga e óleo da DH, além dos amortecedores traseiros, estes, também entrarão como um upgrade.

Por enquanto é isso, estou atrás de umas peças para os próximos UP's:

- Eixo traseiro 206 SW Escapade (o mesmo usado no GTI180) além de melhorarem a dinâmica, já vem com freios à disco.

- Barra estabilizadora inferior da Partner (22mm contra os 20 originais)

- Barra estabilizadora superior

- Amortecedores traseiros preparados

- Molas H&R

- Bieletas (as originais não aguentaram 3 semanas a nova altura) vou tentar fabricar umas com olhal (seguindo uma dica dada pelo Marley)

- Quick Shift

Acredito que com esse setup, já da pra dar canseira em carros um pouco maiores rs.

Mas aí você me pergunta, e o motor?

Bom, o meu motor é 1.4 e não acho que valha a pena investir nele, até o ano que vem quando sobrar grana vou trocar ele em um XS 1.6 2 portas também, e transferir tudo pra ele, ai sim penso nas maldades do motor. Sem contar os mimos que vou ganhar...

Mas quem sabe ainda rola um 4x1 com escape em 2" e reprogramação :bwahaha:

Espero que gostem!

• Upvote 4

Tópico em conformidade com as regras gerais do Clube Peugeot e demais regras para criação da Garagem.

Liberado

Irado cara! Que venham os upgrades!

Bacana!!

Acompanhando.

Top!

Acompanhando..

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Lindo lindo, acompanhando [emoji1417]

Sobre esse duto que você colocou, você conseguiu colocar lá no parachoque? Tenho um 206, preciso fazer isso. [emoji28]

Ta bacana o projeto cara!

Minha dica é, se pensa em trocar de carro em um futuro próximo, não invista em nada que vc não vá conseguir transferir pro outro carro e guarde todas as peças originais que tirar pra colocar de volta.

E pra não passar em branco... Tenho um aero de 207 a venda, da uma olhada nas minhas vendas ai no link da assinatura!

Lindo lindo, acompanhando [emoji1417]

Sobre esse duto que você colocou, você conseguiu colocar lá no parachoque? Tenho um 206, preciso fazer isso. [emoji28]

Consegui sim, mais tarde posto umas fotos rs

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Ta bacana o projeto cara!

Minha dica é, se pensa em trocar de carro em um futuro próximo, não invista em nada que vc não vá conseguir transferir pro outro carro e guarde todas as peças originais que tirar pra colocar de volta.

E pra não passar em branco... Tenho um aero de 207 a venda, da uma olhada nas minhas vendas ai no link da assinatura!

Essa é a idéia! A troca de carro faz parte de projeto, vou transferir tudo pra ele rs, vou dar uma olhada... Já vendeu aquele cabeçote?

Essa é a idéia! A troca de carro faz parte de projeto, vou transferir tudo pra ele rs, vou dar uma olhada... Já vendeu aquele cabeçote?

Não vendi.

Eu tenho um projeto pra ele(muito futuramente), mas nada que alguém de bom coração que pague o valor justo por ele não possa ser o novo dono dele.

:pfftch:

Não vendi.

Eu tenho um projeto pra ele(muito futuramente), mas nada que alguém de bom coração que pague o valor justo por ele não possa ser o novo dono dele.

[emoji14]fftch:

Hahahaha, conversaremos...

10x no crediario? [emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23]

Belissimo projeto mano!

Acompanhando :)

Toop! Acompanhando também! Quero ver esse projeto de perto!

Bacana!!

Acompanhando.

Vlw! logo vem novidade rs

Top !!!!

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk

Obrigado!

Top!

Acompanhando..

Vlw :D

Belissimo projeto mano!

Acompanhando :)

Obrigado!

Toop! Acompanhando também! Quero ver esse projeto de perto!

Obrigado!

Sou de curita também, essa semana ou semana que vem apareço no encontro, são nas sextas, certo?

Não só gostei como quero fazer muito disso no meu pug 206... quero urgente saber de um eixo sem problema mas se não tiver jeito, vou meter a bucha ao invés da graxeira =// to de olho nos seus mods, obrigado pelo ótimo projeto aqui no clube cara!!! abçs

Isso mesmo guri! Nossos encontros semanais aqui em Curitiba são todas às sextas feiras, no posto ipiranga, ao lado da Peugeot Le Lac, na Marechal Floriano, a partir das 20:00! Apareça e conheça a galera :confianteup:

Cara muito top o projeto! Uma dúvida, como voce pintou as partes de preto brilhante? E facil retirar as peças? E com que pintou? Quero fazer tambem, fica muito top

Acompanhando! Sabe me dizer a marca desses discos slotados?

Cara você é incrível!!!! Você poderia dar umas dicas para eu mexer no meu 1.4? Entendi q você não quer quebrar a cuca nesse motor e sim num 1.6, mas tipo... Eu queria mexer no meu 1.4 para chegar entre 120 a 150 no máximo sem perder muita economia ou o melhor mesmo seria eu pegar logo o 1.6? Duro q querem dar nada pelo meu 1.4 e a diferença q acho para o 1.6 está beirando uns 6 mil, por isto acho q dava para usar esse dinheiro e mexer no motor ao gastar num carro usado q vou ter q trocar tudo de novo gasta do com mais sei lá quanto só em mao de obra e tal :(

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Eu queria mexer no meu 1.4 para chegar entre 120 a 150 no máximo sem perder muita economia ou o melhor mesmo seria eu pegar logo o 1.6?

Se quer preparar um motor pensando em economia, nem comece.

Pra tirar 120cv com segurança e bem acertado de um Tu3jp, certamente vc vai gastar mais que 6k.

Se quer um carro mais forte e econômico, troca por um 1.6 16v.

Vai ter que investir mto pra tirar essa cavalaria no 1.4 8V, economia e performance não combinam cara, no way.

Abs.

@ontopic

Mto legal o projeto e estética, mete logo as caras no 1.6 que aí a brincadeira começa a ficar interessante.

6 mil eh a diferença q vou sair perdendo só no pau a pau q estou vendo mas propostas do 14 para o 1.6, por isso digo que melhor do que gastar isso e mais os demais ajustes que vao beirar lá uns 12 mil (eixo traseiro de carro usado normalmente já era, tem q trocar tudo!! Amortecedores, bieleta... Isso só de baixo, aí tem no motor e tudo mais? Não entenderam que eu prefiro gastar isso numa preparação? Agora, ouvi dizer que existe uma forma de não tornar o processo num opala veio bebedor peças ainda mais cara mas q forneceria uma melhor economia, só queria ficar na casa dos 8 a 10 km/l no álcool por aí vai, num outro fórum li q o turbo do pug 1.4 fazia uns 6~8 por litro na gasolina, e outros diziam q era isso mesmo, se tá loco!! Andar como um hb20 bebendo igual um opala??? Tem q existir uma forma inteligente desse sistema que quero fazer! Não eh possível que não exista, talvez possa não existir aqui, mas eu acho q deve ter sim uma maneira mais racional para projetos só isso

Olha, vc não está entendendo oq o pessoal está falando...

Não existe a possibilidade de vc quase dobrar a potência do motor (vc falou em até 150cv) sem aumentar bastante o consumo...
É claro, que se vc fizer um acerto com uma injeção programável top, por alguém que saiba oq está fazendo, vai ter um consumo melhor, comparando com outro motor que foi feito um acerto porco...

Existem várias técnicas de acerto para melhorar o consumo, mas no caso do turbo, é só para a fase aspirada... quando entra pressão, não tem como economizar combustível...

E outra, não caia nessa de ficar comparando consumo de pessoas diferentes, carros diferentes, percursos diferentes, etc... a conta nunca bate.

P.S.:

O meu 206 faz 6km/l no álcool e 9,5km/l na gasolina... no meu percurso diário (cidade).

Quando estava com o motor mexido (aspro), fazia uns 4km/l no álcool e uns 6km/l na Podium.

É possível, mas não com 6k. Ou não com 150 hp, ou não com economia.

Basicamente, vc vai ter que escolher 2 das 3 prioridades

• Upvote 1

É possível, mas não com 6k. Ou não com 150 hp, ou não com economia.

Basicamente, vc vai ter que escolher 2 das 3 prioridades

Aeee não penso em fazer com 6 mil, tentei explicar mas tô vendo que estão tendo distorções.

Vejam bem, eu disse que os 6 mil e a diferença de eu vender um 1.4 e comprar o 1.6, em nenhum momento disse que seria essa a quantia que eu usaria no total, apenas disse que era melhor usar ela no esquema de preparação à troca para o 1.6 usado, uma vez que, o 1.6 certamente vira cheio de defeitos praxe dos peugeot 206.

Por fim, obrigado pela resposta otimista, quando eu for fazer esse projeto eu só precisava saber q seria possível, não importa o q vou gastar desde que seja possível [emoji5] gasto o q for necessário para esse carro (eu tenho vontade de inclusive mudar muita coisa nesse carro, desde a suspensão, eixo, tudo que for necessario para ter esse carro por toda minha vida haha, tipo o q se vê em mestre da mecânica - discovery turbo e pôr aí vai, se for para deixar esse carro novo e perfeito eu gasto o q for preciso, meu pug 206 será um carro para todo sempre que vai viver junto com os demais ;)

Show o projeto lek, parabéns!! Certa vez cheguei a cogitar um filtro de ar esportivo e abafador, só que o ronco vai ficar da hora e eu vou ficar sempre catucando o acelerador.. hahaha.. a economia que pra mim é uma prioridade vai pro saco, kkkk

Show de Maquina Parabéns pelo projeto!!!!