Jump to content
jcasanovaj

Sensor Temperatura De Óleo 206

Recommended Posts

Olá pessoal. Preciso de ajuda com um problema, se alguém souber... Já procurei no fórum, Google e estou tentando usar o service box

Dados básico: 206, ano 2003, motor 1.6 16v (TU5JP4), painel de 5 ponteiros.

Problema: meu carro veio com o ponteiro de temperatura de óleo sem vida, não funcionava. Ao desmontar tudo tive a surpresa, não há nenhuma ligação elétrica, sensor etc. quero fazer com que tudo funcione, então eu preciso do diagrama elétrico para saber como fazer as ligações, até pq o sinal passa pela ECU. Alguém pode me dar uma luz? Se souberem o Part number do sensor já me ajuda, sou novato com os pug.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Amigo, a descrição do teu carro esta correta? se for rallye mesmo ele já tem a fiação toda pronta. Veja no motor do seu carro se do lado direito do motor entre a caixa do filtro de ar tem um conector amarelo com 3 fios saindo dele. Vermelho, branco e preto se tiver é ele que faz a leitura do nivel e da temperatura de oleo do motor. se não tiver vc vai ter que comprar essa peça codigo. 1131F7 que é a sonda de oleo.

Eu instalei no meu carro essa sonda temperatura

Comprei com o Júnior a peça 113G4

Me passa o seu chassi que pego o esquema pra você...7d537ba80d8002c36c62b1c6f4639cf0.jpg

No PPS tem que ativar a sonda de temperatura("sensor de nível de óleo separado"), o indicador de nível de óleo, (não recomendo pois essa indicação não é precisa),e alterar ema opção "origem da informação da temperatura de óleo da "BSI" para "motor"428138fb84fba36a509ef187350b05d6.jpg

Se ativar o sensor de nível de óleo,lembre de ativar no painel também além de no " compartimento do motor"

Edited by Peter Sharp
  • Upvote 1

Pessoal, desde já agradeço imensamente. Me deram uma bela luz, eu realmente estava em duvida pois só encontrava esse sensor de nível de óleo e estava achando que havia outro... Enfim, obrigado, vou tentar solucionar hoje.

Agradeço muito Peter, vou pegar o chassi e já coloco aqui.

Só para constar, de fato meu carro é da versão Rallye. Contudo ele é um carro de rali da copa peugeot, foi muito modificado, inclusive o chicote

Chassi do meu carro

9362CN6A93W028990

Mandei MP

Não recebi nada Peter, cheguei no tap talk, no CP mobile e versão pra PC :S

olha la de novo, mandei pelo fórum

Achei o painel com marcação de temperatura pro 207 europeu, será que é compatível com o meu XR 2012?

Sent from my SM-G920I using Tapatalk

Novas descobertas:

Creditos ao Peter

Encontrei no servicebox o bloco do 207 1.4 e também tem a compatibilidade para o sensor de nível e temperatura do óleo.

16e0d7d95271cb1e468ef6063e9409bc.jpg

Tem o codigo da peça que na css custa R$ 218

E o painel do meu que não marca a temperatura do óleo, mas dá pra ver claramente que é preparado para marcar o nível com o min max e a vareta de óleo em volta dos números da km:

195442775b9bf4e14c2b71653b701e8e.jpg

Agora só falta achar certinho os conectores, fazer os chicotes, instalar o sensor, habilitar no pps e testar.

Abraços

Edited by rafaelmbs
  • Upvote 1

Novas descobertas:

Creditos ao Peter

Encontrei no servicebox o bloco do 207 1.4 e também tem a compatibilidade para o sensor de nível e temperatura do óleo.

Tem o codigo da peça que na css custa R$ 218

E o painel do meu que não marca a temperatura do óleo, mas dá pra ver claramente que é preparado para marcar o nível com o min max e a vareta de óleo em volta dos números da km:

Agora só falta achar certinho os conectores, fazer os chicotes, instalar o sensor, habilitar no pps e testar.

Abraços

Bacana sua pesquisa, Rafael, parabéns!

Os 206 mais antigos vinham com o sensor de nível do óleo, o que foi suprimido pela própria Peugeot porque sua leitura é BEM imprecisa. Os clientes viam aviso de óleo baixo e corriam pra concessionária achando que havia algum problema, quando era apenas erro de marcação.

Então é uma ideia legal que acabou não sendo bem executada, mas é uma mod relativamente fácil de fazer!

Edited by Diego Franco
  • Upvote 1

Obrigado Diego, mas o merito é do Peter. O cara que me mostrou onde e como achar. É fácil mesmo de fazer e depois que eu achar o painel do 207 rc vai ficar massa marcando a temperatura do óleo tb. Abraço

• Upvote 1

Instalei no meu carro é até o momento ele está bem preciso

• Upvote 3

Parece que o problema do sensor de nível é que ele tem que ser retirado depois de um tempo pra limpeza. Eu preciso instalar esse sensor no meu carro, tá com o ponteiro morto há mais de 2 anos hahaha!

• Upvote 1

Parece que o problema do sensor de nível é que ele tem que ser retirado depois de um tempo pra limpeza. Eu preciso instalar esse sensor no meu carro, tá com o ponteiro morto há mais de 2 anos hahaha!

Então está respondido o motivo pela qual há relatos de sua instabilidade

Creio também que seja por motivos óbvios de uso de óleo incorreto que alguns não funcionam direito.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Não acho necessário tirar e nem faz sentido...

Começando que nem é tão simples tirar ele...

No.manual do meu carro diz que essa função de nivel de óleo é de acordo com o país...

E engraçado que no PPS,ele lista em que países foi retirado,creio que apenas por redução de custo mesmo

• Upvote 1

Não acho necessário tirar e nem faz sentido...

Começando que nem é tão simples tirar ele...

No.manual do meu carro diz que essa função de nivel de óleo é de acordo com o país...

E engraçado que no PPS,ele lista em que países foi retirado,creio que apenas por redução de custo mesmo

Talvez não seria por países frios que usam óleo com densidade diferente? Ou estou viajando? Rs

Sent from my iPhone using Tapatalk

Países com clima diferente acho que usam outra viscosidade sim

Mas não acho que faria diferença no sensor,pois pra ele a viscosidade não importa...

• Upvote 1

Mission accomplished! :challenge:

ncz63b.jpg

rteq80.jpg

Peugeot 206 06/06 1.4, made in Argentina, motor KFW.

O sensor é o 1131E3, conforme já falado neste tópico.

Queria agradecer ao Bruno (MartinsBruno) que me passou o código da peça e o esquema de ligação e especialmente ao Pedro (Peter Sharp) que confirmou o esquema de ligação e me passou as telas de ativação no PP2000, além de me dar umas dicas de como foi feita a instalação no seu carro e o próprio uso do PP2000. Valeu pessoal!

Depois vou colocar algumas fotos de como ficou a instalação no meu carro.

• Upvote 3

Aeeeeee

Uma coisa que acho que nunca falei,mas vc vai notar, é a que a sonda apresenta uma melhor leitura na primeira partida carro,ou após ele ficar um longo período parado...

Meio óbvio né rs

Mission accomplished! :challenge:

Peugeot 206 06/06 1.4, made in Argentina, motor KFW.

O sensor é o 1131E3, conforme já falado neste tópico.

Queria agradecer ao Bruno (MartinsBruno) que me passou o código da peça e o esquema de ligação e especialmente ao Pedro (Peter Sharp) que confirmou o esquema de ligação e me passou as telas de ativação no PP2000, além de me dar umas dicas de como foi feita a instalação no seu carro e o próprio uso do PP2000. Valeu pessoal!

Depois vou colocar algumas fotos de como ficou a instalação no meu carro.

Jovem, como vc montou o seu chicote, digo sobre o plug a conectar no sensor, onde o encontrou? E seu sensor tinha 2 ou 3 fios?

Abraço e parabéns!

Edited by rafaelmbs

acho top esse marcador de temp do óleo!!

Aeeeeee

Uma coisa que acho que nunca falei,mas vc vai notar, é a que a sonda apresenta uma melhor leitura na primeira partida carro,ou após ele ficar um longo período parado...

Meio óbvio né rs

Bom, ativei o sensor hoje pela manhã e andei uma vez só com o carro depois disso, por enquanto não vi nada de estranho mas vou ficar de olho.

Mais uma vez obrigado meu camarada.

Jovem, como vc montou o seu chicote, digo sobre o plug a conectar no sensor, onde o encontrou? E seu sensor tinha 2 ou 3 fios?

Abraço e parabéns!

Rafael, o sensor tem que ser o de 3 terminais, para poder medir tanto o nível quanto a temperatura. Para o 1.4 é exatamente o 1131E3 que você postou anteriormente.
O conector que vai no sensor é igual àqueles que ligam os faróis de foco duplo no 206.
Eu comprei neste anúncio:
Como falei antes, depois vou postar umas fotos de como fiz a instalação no meu carro, principalmente para mostrar a ligação na BSM, vou ver se consigo fazer isso nos próximos dias.
Obrigado e um abraço
  • Upvote 1

De nada uai

O meu maioria das vezes após pouco tempo que desligo o carro ele marca errado...

Mas sempre que passa um longo período desligado ele Marca 99% das vezes certo...

Gostei dese "luxo" kkkkk

• Upvote 1

Bom, ativei o sensor hoje pela manhã e andei uma vez só com o carro depois disso, por enquanto não vi nada de estranho mas vou ficar de olho.

Mais uma vez obrigado meu camarada.

Rafael, o sensor tem que ser o de 3 terminais, para poder medir tanto o nível quanto a temperatura. Para o 1.4 é exatamente o 1131E3 que você postou anteriormente.
O conector que vai no sensor é igual àqueles que ligam os faróis de foco duplo no 206.
Eu comprei neste anúncio:
Como falei antes, depois vou postar umas fotos de como fiz a instalação no meu carro, principalmente para mostrar a ligação na BSM, vou ver se consigo fazer isso nos próximos dias.
Obrigado e um abraço

Obrigado NDR7,

Eu comprei exatamente esse sensor.

att

Rafael Mendes

Pessoal, como prometido, seguem algumas fotos de como fiz a instalação no meu carro.

2em33ok.jpg

Esquema de ligação. O componente 4100 é o sensor. Os 3 fios que saem dele devem ser ligados aos pinos 4, 5 e 6 do conector preto 16 vias da BSM. Há ainda uma segunda ligação que sai dos pinos 3, 4 e 10 do conector preto 10 vias que fica logo abaixo do de 16 vias e vai para os pinos 13, 14 e 29 do conector preto 40 vias da BSI. Essa ligação já estava pronta no meu carro.

6xr9g6.jpg

Aqui o local onde é instalado o sensor, ao lado do suporte do filtro de óleo. Para facilitar o acesso, eu retirei o catalisador.

rm47if.jpg

Para retirar esse bujão, utilizei um soquete quadrado nº 8, o mesmo utilizado para o bujão do óleo do câmbio.

10z075u.jpg

Esqueci de tirar uma foto do sensor que comprei mas é igual ao da foto acima. O código para o motor 1.4 é o 1131E3 e tem 3 terminais, medindo tanto a temperatura quanto o nível do óleo.

6tedfp.jpg

Sensor instalado no bloco. A sequencia dos pinos é a que está marcada na foto.

2dwdbpf.jpg

Para fazer a conexão com o sensor é preciso um conector de 3 vias igual ao utilizado nos faróis foco duplo no 206. Eu comprei um desses no seguinte anúncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715451133-chicote-soquete-plug-conector-farol-peugeot-3-vias-_JM. Nesta foto já havia isolado as ligações com espaguete termoretrátil. Seguindo a ordem dos pinos no sensor, temos a sequencia acima, pino 1 – fio azul, pino 2 – fio rosa, pino 3 – fio branco. Os fios que comprei foram de 1mm2.

14x30wy.jpg

Coloquei esta foto para mostrar por onde passei o eletroduto. Não queria passar entre o bloco e o catalisador por causa do calor gerado ali, então deixei por cima do compressor do ar condicionado e passei por dentro do parachoque, próximo ao radiador.

vs2jc8.jpg

Fixei o eletroduto neste outro maior que fica logo abaixo do eletroventilador, saindo do outro lado do radiador. Lá fixei a outro eletroduto que passa por cima do ressonador e sobe por um furo na lataria, saindo ao lado da BSM. Para fazer este trajeto utilizei aproximadamente 3 metros de eletroduto automotivo e, claro, 3 metros de cada cor de fio 1mm2.

28me49i.jpg

Para fazer as ligações na BSM eu comprei um conector de 16 vias igual ao do carro. Comprei neste anúncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710006353-chicote-plug-conector-caixa-fusivel-peugeot-206-_JM, é do mesmo vendedor do outro conector.

28me49i.jpg

Aqui os terminais, idênticos aos originais do carro. Para minha sorte, o conector tinha fios nas mesmas cores dos terminais do conector 3 vias que comprei, azul, rosa e branco.

2dllkra.jpg

Ligando os terminais aos fios e isolando. Na parte superior direita da foto está o conector 16 vias preto. Dá para ver os espaços vazios dos pinos 4, 5 e 6, que receberão os terminais do sensor. Aqui eu desliguei a bateria porque é preciso retirar o conector 16 vias da BSM para encaixar os terminais, não tem jeito. Para retirar o conector basta puxar a trava vermelha no sentido da seta, puxe-a até o final e ela mesma se encarrega de levantar o conector, você não precisa puxá-lo para cima.

2wfjo5j.jpg

Com o conector solto da BSM, você precisa retirar essa peça vermelha que trava todos os terminais.

29qd1kw.jpg

A peça vermelha tem duas pequenas travas que precisam ser afastadas. Dá para acessá-las pelos buracos indicados com os círculos na foto, usando uma chave de fenda beeeeem pequena. Afastando as travas basta empurrar a peça pelas linguetas indicadas com as setas. É a parte mais chata de todo o serviço, mas com cuidado dá para retirar a peça sem quebrar as travinhas. Depois é só encaixar os terminais na ordem correta.

Pelo esquema de ligação da primeira foto temos:

Pino 1 do sensor (fio azul no meu chicote) --> pino 6 do conector 16 vias

Pino 2 do sensor (fio rosa no meu chicote) --> pino 4 do conector 16 vias

Pino 3 do sensor (fio branco no meu chicote) --> pino 5 do conector 16 vias

Depois de encaixados os terminais, recoloque a peça vermelha, posicione o conector sobre os pinos da BSM com cuidado e empurre a trava vermelha para dentro do conector, ela vai baixar e travar o conector de volta.

Com relação à segunda ligação, no conector de 10 vias preto da BSM do meu carro já havia fios saindo dos pinos 3, 4 e 10, ou seja, para minha sorte a ligação para a BSI já estava pronta.

Caso seja preciso fazer essa ligação, conforme o esquema, deve-se ligar um fio do pino 3 até o pino 14 do conector preto 40 vias da BSI, outro fio do pino 4 até o pino 29 e outro fio do pino 10 até o fio 13.

Com todas as ligações feitas, ligue novamente a bateria e passe o scanner no carro para habilitar conforme as fotos a seguir (crédito das fotos para o Peter).

1425zyw.jpg

Em “Quadrante”, alterar a “Função sonda nível de óleo” para presente (no meu carro já estava).

4sxh02.jpg

Na “Caixa de serviços inteligente”, vá em “Configuração”, “Opção do Cliente”, “Compartimento Motor”:

- na opção “sensor temperatura do óleo separado”, alterar para “presente”;

- na opção “sensor nível de óleo”, alterar para “presente”;

- e em “origem da informação ‘temperatura do óleo’”, alterar de “BSI” para “Calculador Motor”.

Então pessoal, não é um tutorial, mas acho que já ajuda a quem quer fazer essa mod, que não é muito complicada.

Abraço

André

• Upvote 5

Show o tutorial,no meu Tb tava pronto até a BSI

VALE LEMBRAR QUE O ESQUEMA VARIA MUITO DE CARRO PRA CARRO

então nada de ficar pegando o esquema do amiguinho e tentando no carro kkkkk

Já peguei 2 206 1.6 16v com esquemas diferentes por exemplo

• Upvote 1

opa ajudou muito esse tópico , vou fazer no meu só tenho que compra o conector , o motor que comprei ja veio com o sensor , olhei na bsm e o carro ja tem a ligação no conector 10 pino , o unico pino vago nele e o 6 e o 7 , meu painel marca oleo vazio sera que ja esta habilitado no carro ?

• Upvote 1

Peter não sei se vc vai consegue me ajudar com um B.O ZINHO kkkkkk cara vou usar um kit booter no carro e vou jogar na borboleta do volante esportivo , será que consigo aproveita o plug do airbag ( como meu carro não tem ) pra jogar ele pra depois da chave de seta ? desmontei e tem 2 plug um com 2 fios pro miolo da chave de ignição e outro com 5 fios pra bsi , sera que se o fio passar pra depois da chave de seta e eu corta pra fazer essa ligação não vai dar problema no modulo do carro ? e se alguém tiver outra dica de como passar 2 fios pra dentro do volante pra que na hora de virar o volante não corte :pfftch:

Cara o que seria esse kit?

Aquele que acaba com delay do acelerador?

Não sei,como o airbag do carro está desativado,talvez o carro não de defeito se vc cortar os fios,mas eu tentaria procurar outra maneira

É o kit booster , a segunda pressão da turbina , como uso volante lotse com as borboleta queria coloca lá , testei os fios do airbag com o multímetro eles são conjugado apesar de sair dois fio quando vc pega ele atrás da chave de seta dão o mesmo sinal ex se jogar positivo em um fio os dois viram positivo , vou ter que bolar outro jeito de passa dois fios pro cubo

Não sabia que tinha esquemas diferentes... Esse do NDR7 eu não lembro se passei diretamente pra ele, mas é do meu carro (conheci pelo RPO) hehehe.

Pra saber qual é o esquema correto teria que colocar o RPO do carro em questão, né?

Não sabia que tinha esquemas diferentes... Esse do NDR7 eu não lembro se passei diretamente pra ele, mas é do meu carro (conheci pelo RPO) hehehe.

Pra saber qual é o esquema correto teria que colocar o RPO do carro em questão, né?

Isso teria que colocar o número do carro em questão

pessoal, no meu carro não funciona a função de nível e temperatura do óleo...

ele faz a "leitura", porém é sempre igual, independente da alteração de nível ou temperatura.

percebi que o plug que vai ligado no sensor está "desintegrado", ficaram só os contatos la conectados, aí fica a dúvida: será que meu sensor está travado ou é mal contato por culpa do conector?

On 9/7/2016 at 11:53 PM, tiagorochanh said:

pessoal, no meu carro não funciona a função de nível e temperatura do óleo...

ele faz a "leitura", porém é sempre igual, independente da alteração de nível ou temperatura.

percebi que o plug que vai ligado no sensor está "desintegrado", ficaram só os contatos la conectados, aí fica a dúvida: será que meu sensor está travado ou é mal contato por culpa do conector?

Amigo,

Sugiro que primeiramente você refaça esse chicote para ter certeza de que não esteja nada em curto.

Você tem 3 possíveis causas:

1. Não está habilitado no carro a função de nível de óleo. (Precisa habilitar pelo scanner)

2. Sistem em curto. (Mas se marca a temperatura, provavelmente deveria marcar o nível) - Causa menos provável.

3. Seu sensor é do tipo que tem apenas 2 fios, ao refazer o chicote, cheque isso.

Se for o item 3: Troque o sensor e o habilite com o scanner.

O código do sensor com leitura de nível e temperatura é 1131E3

Para a troca do sensor se necessário e possível siga o torque correto que é de 8Nm para o sensor, conforme a documentação Peugeot.

• Upvote 1

On 19/07/2018 at 15:37, rafaelmbs said:

Amigo,

Sugiro que primeiramente você refaça esse chicote para ter certeza de que não esteja nada em curto.

Você tem 3 possíveis causas:

1. Não está habilitado no carro a função de nível de óleo. (Precisa habilitar pelo scanner)

2. Sistem em curto. (Mas se marca a temperatura, provavelmente deveria marcar o nível) - Causa menos provável.

3. Seu sensor é do tipo que tem apenas 2 fios, ao refazer o chicote, cheque isso.

Se for o item 3: Troque o sensor e o habilite com o scanner.

O código do sensor com leitura de nível e temperatura é 1131E3

Para a troca do sensor se necessário e possível siga o torque correto que é de 8Nm para o sensor, conforme a documentação Peugeot.

Primeiro, obrigado pela resposta...

Mesmo depois de tanto tempo ainda está sem funcionar.

Saberia me dizer qual a sequencia de cores dos fios?

É o sensor de 3 fios, mas como o plug ja era, não sei a ordem dos fios pra testar e não encontrei essa informação na internet.

On 7/20/2018 at 8:36 PM, tiagorochanh said:

Primeiro, obrigado pela resposta...

Mesmo depois de tanto tempo ainda está sem funcionar.

Saberia me dizer qual a sequencia de cores dos fios?

É o sensor de 3 fios, mas como o plug ja era, não sei a ordem dos fios pra testar e não encontrei essa informação na internet.

Passa o rpo (tem na etiqueta da porta do motorista) do carro que a gente tenta ver no servicebox, mas faça um teste de continuidade usando o multímetro igual o MartinsBruno postou:

Pelo esquema de ligação da primeira foto temos:

Pino 1 do sensor --> pino 6 do conector 16 vias

Pino 2 do sensor --> pino 4 do conector 16 vias

Pino 3 do sensor --> pino 5 do conector 16 vias

Vai que dá sinal, se for isso saberá a ordem.

Abraço

Edited by rafaelmbs
  • Like 1
  • Upvote 1

Mais uma vez ressuscitando o tópico, o tutoria postado acima está sem as fotos e acabou me deixando um pouco perdido, alguém teria essas fotos ou algum esquema elétrico pra que eu possa fazer essa ligação no meu?

Jeff, encontrei as fotos no meu PC.

Vou ver se esse fim de semana ainda consigo colocá-las de volta no tópico.

Att

André