Jump to content
  • Announcements

• Andrey

Utilização da Logo do Clube Peugeot

Boa tarde a todos Estamos com um problema grave dentro de nosso fórum, nossa tão querida logo esta rodando em diversas fotos, sem qualquer AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO, sabemos que muitos só tem boas intenções, visando ajudar a divulgar o fórum e que se orgulham em ter o nome do fórum em seus ensaios, assinaturas e etc. DESTA FORMA, FICA PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO LOGOTIPO DO CLUBE PEUGEOT, dentro e fora do ambiente do fórum. A administração, chegou a conclusão que só será permitido a utilização da logo do CP nas seguintes condições: - Qualquer material gerado pelo departamento de MKT/SHOP (antes apresentado no Sub fórum especifico); - Fotos de Encontros OFICIAIS do CP (apenas OES poderão utilizar, e apenas nas fotos); Para utilização em fotos de Encontros Oficiais, será gerado uma logo padrão para tal procedimento, que será postado no Sub fórum específico e deverá seguir as recomendações. Como a grande maioria sabe, nosso nome, endereço e marca foram registrados no INPI, o que nos da o direito de propriedade e respaldo da utilização destes nomes e imagens, afim de evitar problemas como tivemos de membros fabricando adesivos, chaveiros e etc. Assim qualquer outro tipo de reprodução de nossa marca, fica interpretado como PIRATARIA. Contamos com a ajuda de todos afim de nos notificar quem esta em desacordo Abraços
luizgoiana

Projeto - Melhorar Resfriamento Al4

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

conforme segue no tópico fixo da saudosa (nem tanto) AL4, consegui resolver 2 problemas bizarros na caixa sem gastar muito.

Agora quero cuidar para que a bichinha não venha a me causar mais surpresas desagradáveis, e pelo que percebi o problema da AL4 pode ser amenizado se atentados dois fatores: Óleo e Temperatura de trabalho.
A principio, vou substituir o óleo da minha AL4 por um mais eficiente, estou pensando no Dexron Vi que é muito mais moderno mas apensar de a principio ser compatível com a AL4 não sei se pode ser misturado com o óleo que já está na AL4, acredito que sim.
E a segunda coisa que estou pensando é em uma forma de diminuir a temperatura da mesma sem afetar a temperatura do motor, para isso podemos discutir várias soluções, como usar um trocador de calor maior (como na Renault) ou instalar um acionamento manual para o ventilador (como alguns usuários relataram ter feito) e posteriormente automatizar o processo.
A principio pensei neste acionamento do ventilador, mas será que ele não prejudicaria o motor reduzindo a temperatura de trabalho do mesmo? Outra dúvida importante neste caso: sei que a válvula termostática abre a certa temperatura da água, mas a mesma também fecharia caso eu acionasse o ventilador para resfriar a caixa e a temperatura da água do motor caísse demais?

• Upvote 1

Cara, eu lembro acho que no tópico da AL4 que alguém em Belo Horizonte fez uma adaptação que era a seguinte o mecânico colocou um radiador que tem parece pro câmbio do C5 na AL4 e resolveu o problema de aquecimento.

Eu lembro disso PQ quando comprei meu primeiro carro eu queria automático mas achei salgado na época 600 reais que o cara tinha pago, e eu ainda tava com medo de precisar mexer na caixa tb. E nessa época eu não tinha grana! Haha. Veja se não tem como fazer isso, apesar do custo, acredito que resolveria de vez o problema de aquecimento.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Cara, eu lembro acho que no tópico da AL4 que alguém em Belo Horizonte fez uma adaptação que era a seguinte o mecânico colocou um radiador que tem parece pro câmbio do C5 na AL4 e resolveu o problema de aquecimento.

Eu lembro disso PQ quando comprei meu primeiro carro eu queria automático mas achei salgado na época 600 reais que o cara tinha pago, e eu ainda tava com medo de precisar mexer na caixa tb. E nessa época eu não tinha grana! Haha. Veja se não tem como fazer isso, apesar do custo, acredito que resolveria de vez o problema de aquecimento.

Existe algum relato de problema na al4 com o c5?

Existe algum relato de problema na al4 com o c5?

Novamente eu não tenho certeza do que eu estou falando PQ eu lembro vagamente dessa história mas aparentemente não. Eu lembro que o grande problema da AL4 é justamente temperatura né? Dizem que na Europa funciona que é uma beleza PQ não faz calor igual aqui.

Ah e só pra completar. Hoje eu trabalho e tal. Sei o quanto se gasta com carro... Tô achando até bem baratinho o radiador! Hahaha.

Radiador De Óleo Câmbio Al4 Original Citroën Renaul Peugeot

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707777644-radiador-de-oleo-cmbio-al4-original-citron-renaul-peugeot-_JM

Edited by PethersonResende

Novamente eu não tenho certeza do que eu estou falando PQ eu lembro vagamente dessa história mas aparentemente não. Eu lembro que o grande problema da AL4 é justamente temperatura né? Dizem que na Europa funciona que é uma beleza PQ não faz calor igual aqui.

Ah e só pra completar. Hoje eu trabalho e tal. Sei o quanto se gasta com carro... Tô achando até bem baratinho o radiador! Hahaha.

Radiador De Óleo Câmbio Al4 Original Citroën Renaul Peugeot

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707777644-radiador-de-oleo-cmbio-al4-original-citron-renaul-peugeot-_JM

Esse é o trocador de calor, é justamente ele quem não anda dando "conta do recado" hahaha.

Mas obrigado pela dica, irei considerar.

Também ja tinha lido muito sobre trocar o radiador da AL4, acredito que isso sanaria todos os problemas. Gostei do link do mercado livre, vou conversar com meu mecânico para ver o que rolaria de fazer..

Mas parece que o link é do trocador de calor original que já está presente nas al4...

O ideal é trocar o trocador de calor pelo do câmbio DP2 da Renault, que é cerca de 40 mm mais largo do que o trocador de calor original da AL4. Além disso, a troca pelo óleo Dexron VI também é interessante.

Algum de vocês conhece algum radiador que seja pequeno e dê para colocar como se fosse extra ?

Estou pensando em colocar um radiador somente para o al4 ou acionar o eletroventilador direto ou em maior frequência de forma a reduzir a temperatura de trabalho.

Caso eu siga esta segunda linha de raciocínio, a válvula termostática consegue garantir que a temperatura do motor não despenque né? Pelo que pesquisei, ela é sim capaz de fechar quando frio demais.

Edited by luizgoiana

Algum de vocês conhece algum radiador que seja pequeno e dê para colocar como se fosse extra ?

Estou pensando em colocar um radiador somente para o al4 ou acionar o eletroventilador direto ou em maior frequência de forma a reduzir a temperatura de trabalho.

Caso eu siga esta segunda linha de raciocínio, a válvula termostática consegue garantir que a temperatura do motor não despenque né? Pelo que pesquisei, ela é sim capaz de fechar quando frio demais.

Sim, dentro de um certo limite, mas não se preocupe com isso, vc não vai conseguir retirar tanto calor do motor a ponto de dar ruim

Luiz, não se preocupe com a temperatura do motor, ela vai ser regulada sempre pela válvula termostática, não fosse assim, quando a temperatura externa fosse menor do que zero, comum na Europa, o motor não estaria na temperatura de trabalho.

Preocupe-se em manter o liquido de arrefecimento sempre menor do que 90°, o meu está funcionando assim, com uma chave externa para ligar o eletroventilador na alta quando preciso.

Instalaria este kit, se o tubo não fosse de ferro, se encontrar um de alumínio, certamente vou instalar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707831231-kit-vero-adaptaco-do-cebolo-da-ventuinha-86-_JM

A válvula dá conta tranquilamente, lembre-se de que esses carros rodam tranquilos em temperaturas ambientes muito abaixo de 0C na Europa e afins.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Pessoal, tava meio atarefado com coisas de trabalho ainda.
Mas devo trocar o óleo da caixa mês que vem se eu não passar o carro. E dai vou baixar a temperatura de trabalho da al4. Vou procurar fazer de forma bem automática.

Nao sabia que o cambio automático tinha problema de aquecimento, por isso que o cambio do meu 208 fica congelado quando ando muito. Parece que tem um duto do ar condicionado que resfria o cambio.

Luiz, não se preocupe com a temperatura do motor, ela vai ser regulada sempre pela válvula termostática, não fosse assim, quando a temperatura externa fosse menor do que zero, comum na Europa, o motor não estaria na temperatura de trabalho.

Preocupe-se em manter o liquido de arrefecimento sempre menor do que 90°, o meu está funcionando assim, com uma chave externa para ligar o eletroventilador na alta quando preciso.

Instalaria este kit, se o tubo não fosse de ferro, se encontrar um de alumínio, certamente vou instalar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707831231-kit-vero-adaptaco-do-cebolo-da-ventuinha-86-_JM

Acho que estamos partindo de um bom princípio.

Como você fez o circuito para acionar manualmente o eletroventilador? Colocou um diodo nele para a corrente não voltar para a bsi?

Acho que estamos partindo de um bom princípio.

Como você fez o circuito para acionar manualmente o eletroventilador? Colocou um diodo nele para a corrente não voltar para a bsi?

O esquema é simples:

Fiz a ligação diretamente nos fios do eletroventilador, na saída do relé que controla a velocidade que fica junto ao eletroventilador, fica assim isolado eletricamente, não causando retorno de corrente.

O comando é feito por uma chave internamente que aciona um relé auxiliar (50A),

Pino 30 +12V direto da bateria, fio de 6mm

Pino 87 Positivo do eletroventilador fio 6mm

Pino 86 -12V fio 1,5mm

pino 85 sinal positivo vindo da chave interna +12V chaveado, fio 1,5mm

A ligação -12V do ventilador já é ligada originalmente.

Muito cuidado com a bitola do fio de eletroventilador, usar a mesma original pois a amperagem é alta.

Para passar o fio para dentro da cabine, usei a passagem que seria do pedal da embreagem, uma tampinha plástica do lado de fora e um tampão de borracha pelo lado de dentro..

Maior problema, é retirar o para choque para ter acesso ao eletroventilador. assistam este video que ensina como:

Edit: o modelo é mais antigo, mas a desmontagem é igual.

Edited by vaval

O esquema é simples:

Fiz a ligação diretamente nos fios do eletroventilador, na saída do relé que controla a velocidade que fica junto ao eletroventilador, fica assim isolado eletricamente, não causando retorno de corrente.

O comando é feito por uma chave internamente que aciona um relé auxiliar (50A),

Pino 30 +12V direto da bateria, fio de 6mm

Pino 87 Positivo do eletroventilador fio 6mm

Pino 86 -12V fio 1,5mm

pino 85 sinal positivo vindo da chave interna +12V chaveado, fio 1,5mm

A ligação -12V do ventilador já é ligada originalmente.

Muito cuidado com a bitola do fio de eletroventilador, usar a mesma original pois a amperagem é alta.

Para passar o fio para dentro da cabine, usei a passagem que seria do pedal da embreagem, uma tampinha plástica do lado de fora e um tampão de borracha pelo lado de dentro..

Maior problema, é retirar o para choque para ter acesso ao eletroventilador. assistam este video que ensina como:

Edit: o modelo é mais antigo, mas a desmontagem é igual.

Acho que estamos cada vez mais perto de algo pelo que conversamos. Podemos usar aquela solução do "kit verão". O tubo de ferro seria ruim por causa da corrosão certo? Podemos mandar forjar um de alumínio.

O termômetro para monitorar a temperatura seria interessante também. Porém não sei onde poderia colocar ele, principalmente de forma a ter contato direto com o óleo. Meu carro da trancos de primeira para segunda quando quente, queria monitorar a temperatura de forma a associar uma faixa de temperatura com o problema.

Pensei em colocar o sensor na ponta da vareta do óleo, já testei e dá, mas não sei quanto tempo vai durar o sensor e tem o perigo de se soltar e ficar no carter.

Outra possibilidade, é instalar junto a mangueira d'agua que entra no bloco, na entrada da válvula termostática, vai dar uma leitura inferior mas isso a gente compensa quando for 'setar' o termostato.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693169794-termostato-termometro-digital-_JM

Pensei em colocar o sensor na ponta da vareta do óleo, já testei e dá, mas não sei quanto tempo vai durar o sensor e tem o perigo de se soltar e ficar no carter.

Outra possibilidade, é instalar junto a mangueira d'agua que entra no bloco, na entrada da válvula termostática, vai dar uma leitura inferior mas isso a gente compensa quando for 'setar' o termostato.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693169794-termostato-termometro-digital-_JM

Comprei o kit verão do tempra e vou ver o que da pra fazer com isso e um cooler diretamente sobre a caixa (na lateral da tampa traseira). Se eu tivesse o PP2000 poderia monitorar a temperatura :\

Kit verão é uma ótima solução, se o "T" fosse de alumínio, de ferro vai contaminar todo o sistema de arrefecimento.

Vai se mais difícil resfriar o óleo do que a agua.

Eu resolvi o meu problema, a temperatura não passa mais de 90°.

Vão cair de pau em cima, mas eliminei o primeiro estágio da ventilação, agora só alta.

Kit verão é uma ótima solução, se o "T" fosse de alumínio, de ferro vai contaminar todo o sistema de arrefecimento.

Vai se mais difícil resfriar o óleo do que a agua.

Eu resolvi o meu problema, a temperatura não passa mais de 90°.

Vão cair de pau em cima, mas eliminei o primeiro estágio da ventilação, agora só alta.

Mas o seu esquema é acionar na mão ainda né?

Qual temperatura não passa de 90º? A do motor ou a do óleo da caixa (monitorada via scanner)?

Mas o seu esquema é acionar na mão ainda né?

Qual temperatura não passa de 90º? A do motor ou a do óleo da caixa (monitorada via scanner)?

Agora está no automático, basta a temperatura da agua não passar de 90°, que já basta para AL4 trabalhar direito.

A temperatura do óleo fica na marca central.

O importante é o conjunto todo trabalhar nesta temperatura, vc não consegue resfriar o óleo da caixa se o óleo do motor está acima do normal, tudo depende do liquido refrigerante do radiador.

Fala galera eu tinha até um tópico na "CCdoB" sobre isso, vou dar uma dica ninja rsrsrsrs, vcs precisam disso:

http://www.ebay.com/itm/AL4-DP0-DPO-adapter-for-external-oil-cooler-transmission-Renault-Citroen-Peugeot-/121880782530

...mais duas mangueiras próprias e um radiador de óleo da Tucson.

Pronto seus problemas acabaram!

No cambio há um sensor que quando a temperatura do óleo atinge "X" valor abre a válvula para o mesmo circular pelo "Trocador de calor", que por sua vez é pequeno e insuficiente, se instalado esse kit vc terá muito mais fluido resfriado para entrar em ação. Isso na teoria, nunca testei mas...vai que...

Att,

Poderíamos até comprar um para fazer Engenharia Reversa né, mandavamos fabricar aqui, em SP a "Beep Turbo" pode fazer de boas já liguei lá e o cara me disse que se tivesse um modelo ele mandava bala, sairia bem barato se dividissemos o preço do 1º pra depois distribuir pros demais...

Vamos discutindo.....

Estou há algum tempo pesquisando sobre uma alternativa de óleo para o AL4 não só em busca da melhor condutividade térmica como também pelo custo elevado desse cara.

Infelizmente as fichas técnicas que encontramos do próprio ESSO / Mobil 71141 (original) não especificam a carga de aditivos deste óleo e a tabela de densidade / viscosidade é muito rasa. Isso nos impede de comparar com outros datasheets pela imprecisão.

No meu carro uso o Renaultmatic D3 Syn, sabendo que ele se usa nas caixas AL4/DP0 mas durando a metade de um 71141, ou seja, 40.000KM.

No datasheet da mobil, o 71141 é homologado para as seguintes aplicações:

VOITH TURBO H55.633639 (G1363)

ZF TE-ML 16L/11B/17C/04D/14B

Mercedes-Benz MB-Approval 236.11

Fonte: http://mobil.cosan.com/sites/default/files/mobil_atf_lt_71141_pds_2013.pdf

O que podemos fazer é ir atrás de montadoras que utilizam estas caixas em seus carros e buscar por óleos compatíveis.

Acredito que a pura e simples adoção de um outro óleo sem uma sólida comparação de propriedades pode trazer uma falsa economia, sendo necessário reparo do câmbio lá na frente.

Abs

Horus

Fala galera eu tinha até um tópico na "CCdoB" sobre isso, vou dar uma dica ninja rsrsrsrs, vcs precisam disso:

http://www.ebay.com/itm/AL4-DP0-DPO-adapter-for-external-oil-cooler-transmission-Renault-Citroen-Peugeot-/121880782530

No cambio há um sensor que quando a temperatura do óleo atinge "X" valor abre a válvula para o mesmo circular pelo "Trocador de calor", que por sua vez é pequeno e insuficiente, se instalado esse kit vc terá muito mais fluido resfriado para entrar em ação. Isso na teoria, nunca testei mas...vai que...

Att,

Já pensei em comprar um desses, mas os "trocadores de selenóides" não recomendam, dizem que não vai adiantar muita coisa.

Estou há algum tempo pesquisando sobre uma alternativa de óleo para o AL4 não só em busca da melhor condutividade térmica como também pelo custo elevado desse cara.

Infelizmente as fichas técnicas que encontramos do próprio ESSO / Mobil 71141 (original) não especificam a carga de aditivos deste óleo e a tabela de densidade / viscosidade é muito rasa. Isso nos impede de comparar com outros datasheets pela imprecisão.

No meu carro uso o Renaultmatic D3 Syn, sabendo que ele se usa nas caixas AL4/DP0 mas durando a metade de um 71141, ou seja, 40.000KM.

No datasheet da mobil, o 71141 é homologado para as seguintes aplicações:

VOITH TURBO H55.633639 (G1363)

ZF TE-ML 16L/11B/17C/04D/14B

Mercedes-Benz MB-Approval 236.11

Fonte: http://mobil.cosan.com/sites/default/files/mobil_atf_lt_71141_pds_2013.pdf

O que podemos fazer é ir atrás de montadoras que utilizam estas caixas em seus carros e buscar por óleos compatíveis.

Acredito que a pura e simples adoção de um outro óleo sem uma sólida comparação de propriedades pode trazer uma falsa economia, sendo necessário reparo do câmbio lá na frente.

Abs

Horus

Por recomendação do meu mecânico. estou usando Pentosin ATF1.

Fiz um enxague com 6 litros.

No clube CCdoB tem um tópico sobre fluido bem extenso que eu acompanho e um cara que tem mais conhecimento esta usando o DexronVI e disse que é a melhor alternativa para nós, inclusive achei o Mobil Dexron VI a R$ 29,90 e ao lado o LT71141 por R$ 103,00....no fórum da Audi (que usa LT71141) também a galera esta usando DexronVI sem problemas até o momento. Mas o radiador resolve sim senão a Tucson e outros carros não tinham concorda? Aliás se vc pesquisar nos EUA a maioria das pessoas instalam radiadores de óleo de transmissão em sua camionetas pois lá como a maioria é automática e usam muito reboque evita o superaquicimento do fluido da transmissão, os "trocadores de solenóides" estão com medo de perder clientes...rsrsrsr

Não li o tópico inteiro, então ignore se já postaram:

Não troque o óleo do câmbio por gravidade. Na maior parte das caixas automáticas, ao fazer isso, não sai nem metade do óleo antigo.

Leve numa casa especializada em câmbio automático (em SP, recomendo: MarioMatic e PradoMatic), que eles trocam com uma bomba externa que circula o óleo e troca completamente.

Martin

Não li o tópico inteiro, então ignore se já postaram:

Não troque o óleo do câmbio por gravidade. Na maior parte das caixas automáticas, ao fazer isso, não sai nem metade do óleo antigo.

Leve numa casa especializada em câmbio automático (em SP, recomendo: MarioMatic e PradoMatic), que eles trocam com uma bomba externa que circula o óleo e troca completamente.

Martin

Pessoal aqui ta bastante ciente desta situação, mas não custa avisar. Ao mesmo tempo, a máquina citada para fazer o óleo (conhecida como maquina de flushing é desaconselhada para a al4, pelo menos foi o que li certa vez aqui: http://oficina-automotiva.forums-free.com/defeitos-no-cambio-automatico-al4-renault-citroen-e-peugeot-t1246.html

Agora sobre o projeto de instalar o radiador, acho válido. Porém em primeiro momento vou adotar outra solução em caráter emergencial mesmo, até estudar esta com calma.

Agora está no automático, basta a temperatura da agua não passar de 90°, que já basta para AL4 trabalhar direito.

A temperatura do óleo fica na marca central.

O importante é o conjunto todo trabalhar nesta temperatura, vc não consegue resfriar o óleo da caixa se o óleo do motor está acima do normal, tudo depende do liquido refrigerante do radiador.

O que eu queria era fazer a temperatura do câmbio cair (temperatura do óleo do câmbio, monitorada via scanner) sem derrubar a temperatura do motor. Pois a temperatura ideal para o motor seria entre 100°~110°.

Penso em baixar a temperatura da água porém contar com a válvula termostática para manter a do motor.

Vou também instalar um cooler de 150mm sobre a caixa na tampa traseira. Espero que ajude.

O que eu queria era fazer a temperatura do câmbio cair (temperatura do óleo do câmbio, monitorada via scanner) sem derrubar a temperatura do motor. Pois a temperatura ideal para o motor seria entre 100°~110°.

Penso em baixar a temperatura da água porém contar com a válvula termostática para manter a do motor.

Vou também instalar um cooler de 150mm sobre a caixa na tampa traseira. Espero que ajude.

A caixa está acoplada ao cambio, todo o calor gerado pelo motor é transferido para o cambio, portanto deve se baixar a temperatura do motor que gera o calor.

A temperatura ideal do motor é 85 ° a 90° é quando abre a válvula termostática.

Att,

Alguém já instalou este sistema? Achei muito interessante, e acredito que de "baixo" custo.

Na europa a galera usa, aqui nunca vi, essa flange pode muito bem ser feita aqui, é só algum colega do fórum que tenha um trocador de calor velho pra disponibilizar que eu mando fazer a flange, as mangueiras são "Ortac" de 250psi ($22 o metro) e o radiador da Tucson já da conta.

Olhem as flanges para outros carros, mas nesse caso é para o óleo do motor, basta apenas mudar o desenho para o AL4 já conversei por tel com o cara que faz estas peças:

http://www.beepturbo.com.br/flanges-de-oleo-para-radiador

Só me falta tempo...rsrs

Galera, logo logo meus 3 litros de Dexron Vi irão chegar e irei fazer uma troca parcial (pois 3 litros não tem como tirar sem abrir a caixa) e depois de um tempo fazer o mesmo procedimento de forma a retirar o máximo de óleo velho possível.

Comprei também o kit verão e vou adaptar um ventilador na lateral da tampa traseira da caixa.

Esta é uma solução temporária e quando for feita posto aqui para vocês o resultado.

Porém quero embarcar na ideia do radiador externo também. Se alguém tiver um trocador velho para ceder... Já pensou se instalarmos este sistema nos nossos carros e eles pararem de dar defeito? Podemos fazer um manual da instalação para ajudar os outros.

Vamos agilizar isso? To até desistindo de vender o carro em nome desta ideia..

Em último caso podemos comprar o trocador também:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683272665-trocador-de-calor-cambio-al4-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721934969-radiador-de-oleo-tuson-2010-20-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723246219-mangueira-goodyear-ortac-250psi-12-pol-p-metro-_JM

Podemos dividir os custos do 1º.

Precisamos também aumentar a quantidade de óleo e usar um scanner para monitorar a pressão.

Ah se desse certo.. Meu proximo carro seria um C4 Pallas Automático. Carrão top que eu tenho medo de comprar porque o al4 no Pallas só não é mais problemático que no 307..

Edited by luizgoiana

Hoje chegou o kit verão.

Estou com medo de misturar óleo já presente na al4 com dexron Vi que comprei.

Hoje troquei 3l do óleo da caixa para dexron vi. Não da mesmo para trocar o resto sem abrir. Em breve pretendo comprar outra remessa de óleo e efetuar mais uma troca para reduzir bastante o percentual de óleo velho na caixa.

O dexron vi possuí eficiência para conduçao termica muito superior ao originalmente usado pela al4. Isso por si só já deve melhorar alguma coisa.

Mantenho-vos atualizado.

Meu mecânico conseguiu tirar 5 litros de óleo sem abrir a caixa. Depois de 2 dias esgotei mais 2 litros e substitui,

para ficar mais novo possível.

Não sei se é bom pro câmbio colocar óleo de outra especificação com o óleo que está nela.

O ideal seria esgotar todo o óleo, acho que pelo trocador de calor da pra tirar quase tudo.

Vamos esperar pelo comportamento do câmbio a longo prazo pra ver como vai ficar. Tomara q de certo, pois gastar

700 paus só em óleo da caixa não é mole não.

Meu mecânico conseguiu tirar 5 litros de óleo sem abrir a caixa. Depois de 2 dias esgotei mais 2 litros e substitui,

para ficar mais novo possível.

Não sei se é bom pro câmbio colocar óleo de outra especificação com o óleo que está nela.

O ideal seria esgotar todo o óleo, acho que pelo trocador de calor da pra tirar quase tudo.

Vamos esperar pelo comportamento do câmbio a longo prazo pra ver como vai ficar. Tomara q de certo, pois gastar

700 paus só em óleo da caixa não é mole não.

Apesar de estar arriscando, eu e alguns do clube tomamos a decisão de tentar este óleo após muitas pesquisas e chegarmos a conclusão de que ele atende as especificações mínimas do câmbio al4.

Parece ser um óleo mais moderno, que vai fazer bem a caixa, melhorando pontos importantes como a condutividade térmica.

Galera estou acompanhando o tópico, tenho um 408 com o AT8 e 55 mkm rodados. Estou de olho para nunca ter problemas. Minha pergunta é, depois da troca polo óleo mais novo, alguma mudança no comportamento do carro? Funcionamento?

Apesar de estar arriscando, eu e alguns do clube tomamos a decisão de tentar este óleo após muitas pesquisas e chegarmos a conclusão de que ele atende as especificações mínimas do câmbio al4.

Parece ser um óleo mais moderno, que vai fazer bem a caixa, melhorando pontos importantes como a condutividade térmica.

Cara ninguém esta arriscando!! Isso é como tomar manga com leite, lembra que morria? e agora? não morre mais? kkkk..

Só pra vcs terem uma idéia deem uma olhada no servicebox, "acho" que ninguém viu isso ainda, se vc procurar na seção de fluidos vai achar tipos de fluidos para AL4 e um citado é um fluido mineral com indicação de troca a cada 30-40k (não lembro ao certo), o óleo LT71141 foi desenvolvido com a proposta de ser "lifetime" e resistir mais a temperatura e oxidação, por isso a PSA diz que não precisa trocar, pode ser, mas não é o que acontece por aqui, então se vc trocar o LT71141 pelo Dexron IV ou esse mineral que a própria PSA indica não vai mudar nada, somente vai precisar de manutenção. Depois eu coloco os fluiidos aqeui o servicebox esta fora...pelo menos aqui...rsrs

Cara ninguém esta arriscando!! Isso é como tomar manga com leite, lembra que morria? e agora? não morre mais? kkkk..

Só pra vcs terem uma idéia deem uma olhada no servicebox, "acho" que ninguém viu isso ainda, se vc procurar na seção de fluidos vai achar tipos de fluidos para AL4 e um citado é um fluido mineral com indicação de troca a cada 30-40k (não lembro ao certo), o óleo LT71141 foi desenvolvido com a proposta de ser "lifetime" e resistir mais a temperatura e oxidação, por isso a PSA diz que não precisa trocar, pode ser, mas não é o que acontece por aqui, então se vc trocar o LT71141 pelo Dexron IV ou esse mineral que a própria PSA indica não vai mudar nada, somente vai precisar de manutenção. Depois eu coloco os fluiidos aqeui o servicebox esta fora...pelo menos aqui...rsrs

Eu estudei o datasheet deles, são um pouco diferentes sim, mas nada demais. Sem falar que a combinação de óleo sintetico com oleo mineral é desanconselhavel em motores ao menos. Estes são os contras a serem colocados na balança.

Se fosse no motor, poderia gerar vários problemas, como borras por exemplo, mas estou contando que com a caixa não vai rolar isso, pois não existe queima para formarem as borras que são os acumulos de carbono oriundos da queima..

Sobre os resultados, até agora estou sentindo uma econômia de combustível e um veículo mais "solto".

Muito bom o topico, já li tudo do al4 aqui e estou na marca do penalti pra pegar um c4 hatch com al4, o carro esta com 30 mil km é de um parente

e recentemente ele andando o carro apareceu a mensagem de defeito na cx e ficou de terceira, ele parou desligou o carro, ligou novamente e voltou ao

normal, estou pegando o carro num preço muito atraente, o carro é 2010 com 34 mil km aproximados.

E qual dos radiadores para o óleo funciona?? Ou só trocando o Mobil por o óleo do cambio do audi já melhorou?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

E qual dos radiadores para o óleo funciona?? Ou só trocando o Mobil por o óleo do cambio do audi já melhorou?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Não é bem Audi.

É o dex6 da própria mobil, que é um óleo mais moderno.

No momento fiz a troca parcial para dexron 6 e estou rodando muito bem.