Jump to content
Dollores

106 Quiksilver

Recommended Posts

SWAP EM ANDAMENTO!!!!

• Upvote 3

nave top demais, muita alegria de ver essas fotos, parabéns pelo carinho e dedicação, muito loco com teto solar!!!

Dollores, swap para 1.6 8V?

1.5 8v

Dollores,

Esse 1.5 8v é o do 208, certo?

Pode postar (ou ir postando..rs) detalhes sobre o Swap que está fazendo, peças utilizadas/aproveitadas do pug e do outro carro?

Sei que tem material diverso sobre isso aqui no clube, mas o seu projeto está sendo bem parecido com o meu, apesar de ainda não ter iniciado. Meus planos estão para um 1.5 tbm pq está o preço em geral é bem parecido com o 1.6 16v mas as adaptações / alterações são minimas. Como também não quero um carro pra correr, será a melhor opção.

• Upvote 1

SWAP EM ANDAMENTO!!!!

Se rolar um encontro CP RS, vou certo pra ver esse 106! :obsequious:

Edit: quem topou esse swap? Alguma oficina conhecida?

Edited by DFMC
  • Upvote 1

Dollores,

Esse 1.5 8v é o do 208, certo?

Pode postar (ou ir postando..rs) detalhes sobre o Swap que está fazendo, peças utilizadas/aproveitadas do pug e do outro carro?

Sei que tem material diverso sobre isso aqui no clube, mas o seu projeto está sendo bem parecido com o meu, apesar de ainda não ter iniciado. Meus planos estão para um 1.5 tbm pq está o preço em geral é bem parecido com o 1.6 16v mas as adaptações / alterações são minimas. Como também não quero um carro pra correr, será a melhor opção.

Claro tchê, pode deixar que vou passar todas as informações que eu conseguir, estou juntando tudo aqui, fotos e tudo mais.

Vou deixar pra fazer um post só, até pq as coisas vão mudando e assim já passo as informações definitivas.

• Upvote 1

Se rolar um encontro CP RS, vou certo pra ver esse 106! :obsequious:

Edit: quem topou esse swap? Alguma oficina conhecida?

E ai tchê!! Beleza??

Cara, lindo teu 208... onde tu anda que já não está participando dos encontros aqui? Me manda teu número inbox que te add no grupo de watts aqui.

Sobre o SWAP, quem está fazendo é a oficina MGA Motor France, foi eles que fizeram tudo no meu 306... Tem vários projetos de preparação lá, C4 VTR turbo, C4 VTS turbo, ZX DAKAR com ITB's, estão terminando um C4 Louge 2.0 Turbo... Acessa a Pagina deles no Facebook, tem bastante fotos.

E ai tchê!! Beleza??

Cara, lindo teu 208... onde tu anda que já não está participando dos encontros aqui? Me manda teu número inbox que te add no grupo de watts aqui.

Sobre o SWAP, quem está fazendo é a oficina MGA Motor France, foi eles que fizeram tudo no meu 306... Tem vários projetos de preparação lá, C4 VTR turbo, C4 VTS turbo, ZX DAKAR com ITB's, estão terminando um C4 Louge 2.0 Turbo... Acessa a Pagina deles no Facebook, tem bastante fotos.

Já tive várias referências boas deles, inclusive acompanhei o projeto deles no FlatOut.

Já mando MP.

Abraço!

Novidades, o 106 já anda após o transplante... Mas segue internado em observação. hahahahaha

Assim que receber alta (Espero que seja está semana), eu posto fotos e faço um textão sobre toda a novela do swap.

Abraço galera!

Olá Pessoal,

Finalizado o Swap no 106, estou muito feliz com o resultado!

Como falei anteriormente, o motor 1.0 começou a misturar agua no óleo, após desmontar descobrimos um furo no bloco bem na parte de vedação das camisas. Após receber o orçamento para deixar o 1.0 como novo, passei a cogitar o SWAP.

Quando pensava em SWAP, sempre cogitava o mais facil, motor 1.4 8V de 205 ou 1.6 8v de 306.

Mas surgiu a oportunidade de comprar um motor 1.5 8v (208/C3) zero km (ou quase), o amigo Maxx, conhecido no mundo PSA, havia comprado este motor para usar em seu 106 QS, porém resolveu partir logo para o EC5 1.6 16v e com isso venderia o 1.5 8v.

Bom, "TRATO FEITO" com o Maxx, agora era resolver como transportar o motor de SP para Porto Alegre... Escolhemos a Jadlog pra fazer esse trampo, o Maxx tratou de embalar tudo da melhor forma e depois de 3 dias o Motor já estava na unidade da Jadlog em Porto Alegre. Coloquei o motor no porta malas do palio que uso no dia-dia e entreguei na oficina.

Junto com o motor, o Maxx também me vendeu quase tudo que era necessário pra fazer este motor funcionar.

Abaixo a lista de tudo, ou quase tudo que foi utilizado, algumas coisas virem no pacote com o motor, outras eu comprei em ferro velhos aqui da região e outras comprei zero na concessionária PSA.

- Motor 1.5 8v

- caracaça bomba d'água do 1.0 adaptada no motor 1.5

- bomba d'água do motor 1.5

- Volante do motor 1.5

- Embreagem do 206 1.6/disco de 200mm

- Carcaça e valvula termostática do C3.

- Coletor de escape e dowpipe de 1.4

- coletor de admissão, flauta, bicos, velas e TBI de 1.5

- Bobina de 1.5

- Todos os sensores de 1.5

- Potenciometro a cabo (acelerador eletronico) de xsara picasso.

- Intake importado.

- conversor de sinal/conta-giros.

- Modulo Bosch 7.4.4 (utilizado em varios modelos PSA até 2008)

- Chicote completo de C3 1.4

- Caixa de marchas original do 106 1.0

- Radiador original do 106

- Ventuinha original do 106

- Mangueiras de arrefecimento originais do 106

- Mangueiras de vácuo e todas aquelas mangueiras que são conectadas na admissão são originais do 1.5

- Canister original do 106.

- Bomba de combustivel de 3bar

- bieletas de cambio reguláveis (unibal) e quikshift comprado no aliexpress.

- Alternador e suporte do alternador original do 106.

- Correia dentada e tensor do 1.5

- polia e correia do altenador originais do 106.

O SWAP foi todo executado na oficina MGA motorfrance em Porto Alegre.

O cofre foi todo lavado quando estava esperendo a chegado do motor.

A ideia foi deixar o cofre com visual mais original possível, e na minha opnião ficou ótimo.

O modulo Bosch 7.4.4 foi desbloqueado e recebeu mapa de 1.4

Do chicote original de 106 foi utilizado somente o conector redondo grande, todas as emendas foram feitas com conectores macho e femea para facilitar na hora de futuras manutenções, tudo foi devidamente isolado e coberto com corrugado plastico.

O Painel do 106 ficou com funcionamento totalmente original com exeção da Luz da Injeção que está inoperante, todo resto funciona normalmente.

O grande desafio foi fazer o Conta-giros funcionar, pois os outros swaps que utilizaram esta ECU tiveram essa dificuldade. O pessoal da MGA resolveu isso utilizando um conversor de sinal que pega o sinal da bobina e converte para o conta giros, ficou 100%.

A combinação deste motor 1.5 com a caixa de marchas curta do 1.0 ficou diversão pura dentro da cidade, já na estrada fica um tanto curta e deve prejudicar o consumo, pois a 100km/h o conta-giros marca 3800rpm.

O proximo passo é a instalação de um marcador de temp. porque depender apenas da luz do FUDEU é brabo. Também cogito a instalação de uma ventuinha auxiliar na parte da frente do radiador.

Fizemos uma medição tosca do 0-100 do carro, na rua mesmo e com 3 pessoas dentro, ficou em 10s. acho que em condições ideais, com pneus melhores deve ficar abaixo dos 10s.

Fiz apenas uma medição de consumo, enchi o tanque e rodei 96km 100% dentro de POA, depois fui no mesmo posto e completei até o primeiro click da bomba, 5.45litros, isso dá uma média de + de 17km/l. Acredito que tenha algo errado, talvez a bomba não tenha enchido todo o tanque. então agora vou fazer um teste com mais km e depois posto aqui o resultado.

Pois acho uma media muito alta.

Finalizando, esse foi meu primeiro Swap, pra quem quer fazer, prepare o bolso, não acredite no famoso P&P, não dependa do carro, e separe uma boa grana.

Abaixo algumas fotos até o resultado final.

IMG-20161011-WA0047_zpsyfms1uze.jpg

IMG-20161011-WA0049_zpsts1bdv8k.jpgIMG-20161011-WA0045_zpspjzyzdi7.jpgIMG-20161011-WA0046_zpssrzlcyip.jpgIMG-20161014-WA0092_zpsmntbnxd1.jpgIMG-20161018-WA0097_zps92gpns5a.jpgWhatsApp%20Image%202016-10-18%20at%2017.IMG-20161125-WA0021_zpskvgpwkdf.jpgIMG-20161205-WA0071_zpsp1tnz97y.jpg

E pra finalizar, o ANTES E DEPOIS DO COFRE!!!

20160907_154935_zpsy4jqwg76.jpg20161213_190712_zpsf2g4nroo.jpg

Edited by Dollores
  • Upvote 3

Parabéns meu velho.
Como já havia dito, a instalação ficou muito bem feita.

O proximo passo é a instalação de um marcador de temp. porque depender apenas da luz do FUDEU é brabo. Também cogito a instalação de uma ventuinha auxiliar na parte da frente do radiador.

Cara eu recomendo que instale um eletro ventilador auxiliar. Outro up para o arrefecimento é usar o radiador do 106 com ar condicionado.

Abs.

Parabéns meu velho.

Como já havia dito, a instalação ficou muito bem feita.

Cara eu recomendo que instale um eletro ventilador auxiliar. Outro up para o arrefecimento é usar o radiador do 106 com ar condicionado.

Abs.

Obrigado Cristian,

Sim, minha ideia é sim instalar um eletro ventilador auxiliar. essa dica do Radiador é muito boa!!

Ficou muito bom! Parece original!

Muito limpo e organizado, parece até que saiu assim de fábrica.

Qual a empresa que faz esses intakes para o PUG?

Caramba, parabéns pelo projeto! Sempre admirei muito quem tem culhão pra fazer esses swaps. Esse motor tem uma fama de ser bem econômico mesmo, mas também acredito que deve ter alguma coisa errada com esse número. Mesmo assim, vou chutar que esse carro vai fazer mais ou menos uns 11 - 14/l na cidade.

Mais uma vez, parabéns.

Abraço!

caramba, que TOP!parabéns ai, ficou fino!!hehehe luz do "fudeu" é osso mesmo, to pensando no 106 ou até no twingo pra daily porém ambos só tem a luz do fudeu kkkkk vou pesquisar qual a melhor forma de colocar um medidor de temp da água em um reloginho.deixa eu te perguntar, que"botão" vermelho é aquele ao lado do reservatório do fluido de freio??

muito maneiro, esse 106 ta do baralho!!!!!

Ficou muito bom! Parece original!

Valeu!!!

Muito limpo e organizado, parece até que saiu assim de fábrica.

Qual a empresa que faz esses intakes para o PUG?

Valeu!!! Coloca no google, intake peugeot simota que vai aparecer varios desse tipo.

Caramba, parabéns pelo projeto! Sempre admirei muito quem tem culhão pra fazer esses swaps. Esse motor tem uma fama de ser bem econômico mesmo, mas também acredito que deve ter alguma coisa errada com esse número. Mesmo assim, vou chutar que esse carro vai fazer mais ou menos uns 11 - 14/l na cidade.

Mais uma vez, parabéns.

Abraço!

Pois é, tb achei maluquice essa média... vou fazer outra e posto o resultado aqui.

caramba, que TOP!parabéns ai, ficou fino!!hehehe luz do "fudeu" é osso mesmo, to pensando no 106 ou até no twingo pra daily porém ambos só tem a luz do fudeu kkkkk vou pesquisar qual a melhor forma de colocar um medidor de temp da água em um reloginho.deixa eu te perguntar, que"botão" vermelho é aquele ao lado do reservatório do fluido de freio??

muito maneiro, esse 106 ta do baralho!!!!!

Obrigado!! Esse botão eu acho que chamam de imobilizador... em caso de um acidente um pancada ele faz o motor se desligar, ai pra vc religar o carro tem que apertar esse botão vermelho.

Parabéns pelo projeto... ficou animal! Pena ser de tão longe pra não dar uma conferida de perto... huahuahuhuahua

fico imaginando o folego desse carrinho com esse motoro novo... :somuchwin::somuchwin:

Parabéns pelo projeto... ficou animal! Pena ser de tão longe pra não dar uma conferida de perto... huahuahuhuahua

fico imaginando o folego desse carrinho com esse motoro novo... :somuchwin::somuchwin:

Valeu!!!

Parabéns pelo 106! Show de bola! Continue falando mais desse swap, como ficou o carrinho, aceleradas, consumo, cv... Me interessa muito, pois tenho meu 206 1.0 16v (D4D da Renault) e queria mecher para colocar algo mais forte no meu...

Orra. Ficou Top. parabéns. e feito em tempo recorde.

Po**a João, agora que vi o swap... Ficou perfeito cara, parabéns! :001_tt1:

Parabéns pelo 106! Show de bola! Continue falando mais desse swap, como ficou o carrinho, aceleradas, consumo, cv... Me interessa muito, pois tenho meu 206 1.0 16v (D4D da Renault) e queria mecher para colocar algo mais forte no meu...

Opá, Valeu!!! Pode deixar que vou postando aqui.

Orra. Ficou Top. parabéns. e feito em tempo recorde.

Valeu Maxx!!!

Po**a João, agora que vi o swap... Ficou perfeito cara, parabéns! :001_tt1:

Obrigado velho!!

Primeira vez que consegui juntar os 2 pra umas fotos...

20170128_114532_zpsnqwkq4md.jpg

20170128_114611_zps0c9a2cmx.jpg

20170128_114726_zpstyaqiq8c.jpg

Muito feliz com essas duas carniças!!!!!!!!!!!!!!!

Novo "UP" pro 106... foi uma luta pra conseguir esse Aerofólio!!!!

Agradecimento ao Maxx e ao Claudinei.

20170311_100145_zpszrejcuc0.jpg20170311_100107_zpse0iw8sa4.jpg

• Upvote 1

olocooooooo só nave top!!!!muito estiloso o estilo dos dois, o rallye é um tom de grafite??bem difícil de ver essa cor hein, parabéns pela garagem, belas máquinas, clássicas!"

• Upvote 1

Simceramente nunca tinha ouvido falar nesse swap e nem na sua praticidade, fiquei impressionado. Inclusive agora que vi o 1.5 ele me parece muito com o 1.4 previamente usado. Alguma chance de ser o mesmo motor modificado?

Parabéns pelo projeto, o carrinho deve estar andando muito, esse 106 é muito charmoso. Quanto a relação dos câmbios recomendo alongar um pouco a quarta e mais ainda a quinta para ter velocidade de cruzeiro confortável visto que difícilmente usará essas na cidade, mantendo as marchas 1 a 3 curtas vai ter um carro mais dinâmico na cidade.

Próximo passo agora é acertar o conjunto suspensão e chassi?

• Upvote 1

olocooooooo só nave top!!!!muito estiloso o estilo dos dois, o rallye é um tom de grafite??bem difícil de ver essa cor hein, parabéns pela garagem, belas máquinas, clássicas!"

Obrigado!!! O 306 é Preto, ficou um pouco diferente por causa do Sol eu acho... nome da cor é Preto Kazan.

Simceramente nunca tinha ouvido falar nesse swap e nem na sua praticidade, fiquei impressionado. Inclusive agora que vi o 1.5 ele me parece muito com o 1.4 previamente usado. Alguma chance de ser o mesmo motor modificado?

Parabéns pelo projeto, o carrinho deve estar andando muito, esse 106 é muito charmoso. Quanto a relação dos câmbios recomendo alongar um pouco a quarta e mais ainda a quinta para ter velocidade de cruzeiro confortável visto que difícilmente usará essas na cidade, mantendo as marchas 1 a 3 curtas vai ter um carro mais dinâmico na cidade.

Próximo passo agora é acertar o conjunto suspensão e chassi?

Obrigado amigo!! O motor 1.5 é sim o mesmo motor 1.4 com algumas modificações.

Proximo passo é freio e susp., rodas, interior...

Obrigado!!! O 306 é Preto, ficou um pouco diferente por causa do Sol eu acho... nome da cor é Preto Kazan.

Obrigado amigo!! O motor 1.5 é sim o mesmo motor 1.4 com algumas modificações.

Proximo passo é freio e susp., rodas, interior...

EEEITA! Fiquei muito ansioso com o próximo passo.

Quanto ao motor, acredito que não seja o mesmo usado no 205 e sim o mesmo usado nos 206, certo? Pena que não tenho condições para fazer o mesmo, um 106 todo acertado deve ser top pra andar na cidade, com um som bacana e ar sempre ligado. Pegar uma estrada pra ir a um sítio. Inveja bate forte hehehe

Atualmente gosto muito de carro pequeno pelas suas praticidades, acho o 205 um excelente candidato mas enquanto não compro eles vão se acabando no mercado e o mesmo acontece com o 106. Acredito que o 206 ocupará seus lugares daqui uns anos mas ele ainda é maior.

• Upvote 1

olá pessoal,

Atualizando aqui, o 106 "RALLYE" ganhou mais 2 Up's...

Marcador de Temperatura do Liquido de arrefecimento:

O fato do painel do 106 não contar com marcador de temp. me incomodava muito. (o Sensor que aciona a Luz do Fudeu é para 120 graus)

Optei pelo marcador de temp. da Racetronix, ele aceita até 5 modelos de sensor, conta com saída auxiliar para acionar uma ventuinha, sirene ou oq vc quiser, memoriza a temp. mais alta já alcançada entre outras funções.

Consegui utilizar uma posição de sensor antes da válvula termostática, então dá pra acompanhar certinho todo processo de aquecimento.

O sistema está estável e a ventuinha é acionada apenas quando parado no transito, por isso acabei adiando a instalação de uma ventuinha auxiliar.

WhatsApp%20Image%202017-04-11%20at%2011.

O outro Up foram as lanternas traseira redclear na marca Sonar.

O colega Rodrigo do grupo 106Brasil fez o anuncio e eu acabei arrematando.

Elas deixam o carro muito diferente.

20170430_171513_zpsroxnvt7z.jpg

20170430_171555_zpslhimxtgb.jpg

20170430_171617_zpsftxmpd1v.jpg

Diria que pra terminar o visual externo falta a instalação das rodas 15, molas esportivas e um Film bem de leve...

• Upvote 2

Em 120 graus se acender a luz, muitas vezes, é sinal que já era mesmo. Luz do fudeu é um termo bem adequado.

Tava lendo o post e antes de ler o último paragrafo pensei a mesma coisa "pra terminar o visual externo falta a instalação das rodas 15, molas esportivas e um Film bem de leve..." rs...

Parabéns pelo swap, parece muito bem montado e o cofre muito limpo organizado. Já tenho umas peças como coletor de admissão e escape de VTS/GTI para o 306 e estou procurando um XU10R ou RS para iniciar o swap no 306, a grana estou juntando hehehe, mas esses mitos do P&P ainda preciso desvendar,

Como ficou o ronco do motor? O que tem de escape nele? Tá pensando em algo?

Em 120 graus se acender a luz, muitas vezes, é sinal que já era mesmo. Luz do fudeu é um termo bem adequado.

Tava lendo o post e antes de ler o último paragrafo pensei a mesma coisa "pra terminar o visual externo falta a instalação das rodas 15, molas esportivas e um Film bem de leve..." rs...

Parabéns pelo swap, parece muito bem montado e o cofre muito limpo organizado. Já tenho umas peças como coletor de admissão e escape de VTS/GTI para o 306 e estou procurando um XU10R ou RS para iniciar o swap no 306, a grana estou juntando hehehe, mas esses mitos do P&P ainda preciso desvendar,

Como ficou o ronco do motor? O que tem de escape nele? Tá pensando em algo?

Sobre o SWAP, é isso mesmo, esqueça P&P hahahahahahaha.

Conversa com o Bressix que ele tem motor pra Swap lá.

Quanto ao escape do 106, foi retirado o catalizador e mantido todo o resto original, o barulho ficou legal, ele dá uns tiro quando faz a troca de marcha em alta, a noite dá até pra ver sair fogo do escape quando dá esses tiros. Pretendo fazer um escape novo instalando um abafador em inox no final. acho que isso vai melhora ainda mais o carro.

Bem, mas bem no futuro mesmo depois de tudo, talvez eu busque um coletor de escape 4x1.

Sabe oq eu to? Eu to é apaixonado! PQP q carro lindo! Parabens pela dedicaçao, eu to pra pegar um 106 QS logo menos se td der certo! Sou doido nesse carrinho!

• Upvote 1

Sabe oq eu to? Eu to é apaixonado! PQP q carro lindo! Parabens pela dedicaçao, eu to pra pegar um 106 QS logo menos se td der certo! Sou doido nesse carrinho!

Obrigado Carlos!!! vai fundo, é um ótimo carro.

• Upvote 1