Jump to content
Sign in to follow this  
Selene

Temperatura Motor Na Estrada

Recommended Posts

Bom dia, O meu Pug tem motor 1.6 16v e sempre trabalhou na temperatura de 70ºC na estrada e em transito sobe pra 90ºC . Sempre achei que esse fosse o comportamento normal, meu carro sempre se manteve economico e com comportamento normal de funcionamento. Tive que trocar uma vez a válvula termostática pois apresentou um vazamento. Válvula trocada, limpeza do sistema feito e utilização de fluido orgânico recomendado pela CCs e o carro ainda apresenta o mesmo comportamento. 70º na estrada e 90ºC em uso urbano.

Sua válvula termostática nova deve ter vindo travada aberta... :damn:

Tem um vídeo da 3E Motors no YouTube que fala sobre isso. Não há porque tanta polêmica.

Reativando o tópico, na última viagem meu carro veio sempre a 78 / 80° com o ar condicionado ligado direto. Na cidade ele sempre trabalha normal, subindo a temperatura, aciona as ventoinhas, tudo ok.

Minha dúvida é: ele trabalha na mesma temperatura tanto com álcool quanto com gasolina? No primeiro momento eu acho que, por estar com álcool, essa temperatura deveria ser maior para um melhor funcionamento do motor e consumo.

Essa temperatura deveria ser 90° na estrada mesmo com o ar ligado direto?

Reativando o tópico, na última viagem meu carro veio sempre a 78 / 80° com o ar condicionado ligado direto. Na cidade ele sempre trabalha normal, subindo a temperatura, aciona as ventoinhas, tudo ok.

Minha dúvida é: ele trabalha na mesma temperatura tanto com álcool quanto com gasolina? No primeiro momento eu acho que, por estar com álcool, essa temperatura deveria ser maior para um melhor funcionamento do motor e consumo.

Essa temperatura deveria ser 90° na estrada mesmo com o ar ligado direto?

Mesma temperatura para os dois combustíveis, pq quando se projetá um motor, as folgas que existem são baseadas na temperatura de funcionamento, a fim de que quente, as folgas sejam ideais, por isso se adota uma temperatura única.

Na verdade depende do projeto! Nos Peugeot realmente a temperatura é a mesma para os dois combustíveis, mas se você pegar alguns Ford, por exemplo, a válvula termostática é pilotada e o motor trabalha um pouco mais quente no etanol.

http://www.mte-thomson.com.br/site/dicas/como-funciona-valvula-termostatica-ford-vt525/

Obrigado Caio e Rampazzo... então está tudo "normal", tirando o fato que ele deveria estar um pouco mais quente pelos relatos no tópico. Mas ainda tem a outra dúvida:

O fato do ar condicionado estar ligado aciona a ventoinha, e isso pode fazer ele esfriar a essa temperatura que o meu está trabalhando?

esse 78/80 é normal na estrada, é natural pois a troca de calor é muito maior, pode reparar que mesmo com o ar condicionado desligado ele vai marcar por ali mesmo já que o fluxo de ar de encontro ao radiador é enorme nessa situação.O meu só atinge esses 70-75 do marcador em situações excepcionais, como uma vez que peguei a estrada e a temperatura externa marcava abaixo de 15ºC, no geral a temperatura na estrada é ali na casa dos 80 mesmo, ar ligado ou não.Mas já peguei estrada com temperatura externa acima de 41ºC e nessa situação o ponteiro fica quase em cima do 90, mesmo com ar ligado no máximo.

ou seja, o ambiente externo pode influenciar bastante.........tenha isso em mente antes de mexer na VT.

Edited by PSAPSA

Na verdade depende do projeto! Nos Peugeot realmente a temperatura é a mesma para os dois combustíveis, mas se você pegar alguns Ford, por exemplo, a válvula termostática é pilotada e o motor trabalha um pouco mais quente no etanol.

http://www.mte-thomson.com.br/site/dicas/como-funciona-valvula-termostatica-ford-vt525/

Tem razão, um detalhe importante que eu esqueci é que a temperatura da agua não é necessariamente a temperatura do motor, dependendo do combustível o fluxo de calor para partes do motor muda, se não me engano, no etanol, vai menos calor pro bloco, e mais pro cabeçote, então de fato a temperatura ideal da água varia com o combustível

exato,e GNV esquenta mais ainda hehe....

Obrigado pessoal, vou desencanar dessa temperatura, só quero trocar a água e o fluído dele que estão lá a 58000km. Valeu!