Jump to content
Sign in to follow this  
rami.montagna

Troca De Câmbio Automático (4 Marchas Por 6 Marchas)

Recommended Posts

Olá Galera,

Então, tenho um 307 com aquele velho problema do câmbio AL4.

Logo quando comprei o carro, levei para a troca do óleo e das solenoides, mas o problema do tranco ao arrancar continuou. Com isso, disseram que a caixa deveria ser trocada.

Ai entra minha dúvida:

É possível trocar a AL4 pelo modelo do novo 308, a de 6 marchas?

Imagino que seja pois ambos os carros tem o motor 2.0 e ambos já utilizaram a caixa AL4.

Agradeço a atenção!

Nao é possivel

(acho que já ouvi relatos da troca de câmbio sim)

Com dinheiro e possivel

Agora quem vai meter a mao. A massa e quanto vai cobrar acho qie compensa repassar ele e comprar um 308 ja 6 marchas

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk

Já vi relato de troca para câmbio manual...

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

o motor q vem a caixa de 6 marchas eh o 1.6THP diferente do 2.0, acho q isso inviabiliza tal mudanca

Põe o manual

o motor q vem a caixa de 6 marchas eh o 1.6THP diferente do 2.0, acho q isso inviabiliza tal mudanca

desde 2013, o 308 2.0 também usa a caixa de 6 marchas do THP.

Olá, já pensei nesta possibilidade tbm, até achei um câmbio de 6 marcha para vender que era de um 408 2014 que deu PT, porém como o amigo acima informou não compensa é melhor arrumar seu câmbio, vender o carro e comprar um novo.

Muita gente fala que não compensa, mas ninguém nunca fez ou estudou a fundo. Acho que até pode compensar. Quanto custa um 307? 28k você já compra 2011 Premium, quanto custa um 308 com at6? Uns 15k a mais pelo menos.

Um at6 no desmanche custa 3k, a questão é a adaptação, o que precisa ser trocado junto: atualizar módulo do câmbio, o conector talvez.

Tem que ser estudado, mas se o custo sair uns 5k no total acho que compensa se pretende passar muito tempo ainda com o carro, afinal, ainda tem o de AL4 para vender e abater o custo, além de consumo de combustível que será gerado com o AT6, com certeza.

Edited by leandrosantos.sp
  • Upvote 1

o que uns 8 mil no bolso não fazem.....rsrsrs

Muita gente fala que não compensa, mas ninguém nunca fez ou estudou a fundo. Acho que até pode compensar. Quanto custa um 307? 28k você já compra 2011 Premium, quanto custa um 308 com at6? Uns 15k a mais pelo menos.

Um at6 no desmanche custa 3k, a questão é a adaptação, o que precisa ser trocado junto: atualizar módulo do câmbio, o conector talvez.

Tem que ser estudado, mas se o custo sair uns 5k no total acho que compensa se pretende passar muito tempo ainda com o carro, afinal, ainda tem o de AL4 para vender e abater o custo, além de consumo de combustível que será gerado com o AT6, com certeza.

Gostaria de saber esse valor "inviável"

Porque vai que derrepente ele fica viável ué. Um 308 com AT6 é quase 50 pau. Um 307 é 30.

Gostaria de saber esse valor "inviável"

Porque vai que derrepente ele fica viável ué. Um 308 com AT6 é quase 50 pau. Um 307 é 30.

Estamos apenas especulando. Quando pegar o meu de volta (tive que fazer motor) vou correr atrás desta informação com uns mecânicos doidos que conheço de câmbio AT.

OBS: 307 aqui em sampa tá bem mais barato Sandernoses. Aqui dá p/ achar Premium abaixo de 30 já. Se for Feline 10 consegue até por uns 26. Abaixou bem o preço.

Caro pra BURRO! Comprei meu 408 2012 por 33!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Esse assunto muito me interessa, eheheh.

Considere-me MUITA GENTE porem nao me considere NINGUEM. Eu estudei a fundo e te digo: Financeiramente nao compensa sob nenhum aspecto.

O problema nao e apenas o investimento. Lembre-se que o dinheiro resolve TODOS os problemas, os que ele nao resolve nao tem solucao.

Leia com atencao o topico do Erick que fez um swap de 1.6 para 2.0. Sente o nivel de problemas que ele enfrentou num carro relativamente mais simples em termos de eletronica e mais conhecido no nosso mercado.

Vou me usar como exemplo, ja fiz duas modificacoes num PSA:

- Troquei a relacao da quinta marcha do cambio de um 206 (tive que calcular e estudar tudo do zero). Aqui nao tive efeitos colaterais, fora a sujeira na garagem e a gambi que tive que fazer para encaixar uma chave.

- Troquei o RD4 pelo RT6 num C5. Trampo da porra, enfrentei diversos problemas pra por tudo pra funcionar e encomendar as pecas certas. Ainda nao consegui por a entrada auxiliar pra funcionar (se bem que, nao preciso) e o microfone do bluetooth ficou com um eco residual de fundo que eu ainda nao parei para tentar resolver.

As modificacoes acima sao muito simples perto de um upgrade de cambio. Acho que o caso que mais se assemelha eh o do Erick, mesmo sendo mais simples.

Temos uma serie de problemas que quem for encarar este tipo de modificacao tem que ter nocao que vai enfrentar:

1) Vai ficar sem carro por um bom tempo. Mais de uma vez. Veja o caso do Erick. Ou seja, tu nao pode depender do carro para o dia a dia.

2) Vai ter problema de confiabilidade, como em todo carro modificado. Afinal, nao deixa de ser uma modificacao bem grande. Pega um chicote que nunca foi desconectado, desconecta e conecta de novo. Passa numa poca de agua. Grande. Infiltra agua no conector, que perdeu sua vedacao por ser antigo e ter sido mexido. O chicote vai comecar a dar pau e tu vai suar muito pra descobrir esse tipo de problema. Veja o caso do Kazulo. Fundiu um motor por uma falha no conector que alimenta as bobinas, logo depois da preparacao turbo. Um motor manjado, uma receita classica.

3) Vai ter que trocar muito mais coisa alem de cambio e chicotes, assumindo que mecanicamente todas as pecas perifericas estao a sua disposicao. Explico: As ECUs de um carro tem um software especifico para funcionar naquele carro. Chamamos isso de homologacao. Ou seja, uma ECU do ABS do 408 2015 DAM nnnnn, por exemplo, com o software versao X, esta homologada para operar com a ECU do cambio AT8 na versao Y. Imagina o ABS interrogando o cambio via rede CAN:

ABS: "O manolo aqui enterrou o pe no freio de vez, travou as quatro patas, vou ter que atuar. Que marcha tu ta?"

CAMBIO: "To na sexta."

ABS: "PORRACARALHOPUTAQUEOPARIU, nao tinha so 4?????"

CAMBIO: "Nao. Sempre teve 6."

ABS: "Vixe, o cambio ta louco. Avisa o CB que tem algo errado no cambio"

CB: "Falha no ABS"

CB: "Falha no cambio"

4) Grana! Vai ter que ter grana. Muita. Por mais que a gente planeje uma modificacao em detalhes, sempre aparecem os problemas. Como vai ser a primeira vez, vai acabar tendo retrabalho. E ai vai dinheiro pra resolver. Se nao tiver dinheiro na mao, fica mais tempo sem carro.

5) Vai ter que achar um profissional que manje muito de eletronica embarcada automotiva PSA e que tope encarar o projeto. Certamente este tipo de profissional nao eh barato e nao esta disponivel com facilidade no nosso mercado, alem de ele precisar de contatos quentes na propria PSA para poder ter acesso a informacoes tecnicas privilegiadas que hoje nos, mortais, nao temos.

6) Licenciamento! O serial do cambio agora vai no licenciamento dos veiculos. Vai ter que correr atras da papelada pra regularizar a modificacao, com toda aquela disposicao que o Detran tem para regularizar carros modificados. Parece babaca mas vai te dar MUITA dor de cabeca na hora de vender o carro se nao considerar essa etapa.

Confesso que vou admirar o primeiro que conseguir. Vai ter uma dor de cabeca sem tamanho, vai investir muito tempo e dinheiro no projeto. Em funcao disso, os objetivos de ganho financeiro com economia de combustivel ou aproveitar a oportunidade de fazer o upgrade num cambio que foi pro pau nao fazem sentido.

A unica motivacao que faz sentido neste tipo de modificacao eh a exclusividade. "Tenho um carro exclusivo que ninguem mais tem". Ai tudo bem. Exclusividade combina com o emocional e se eh isso que faz o cabra feliz fica aqui minha mensagem: Vai fundo, desde que voce tenha tempo e dinheiro pra isso.

Edited by Andre Garkauskas
  • Upvote 6

...

3) Vai ter que trocar muito mais coisa alem de cambio e chicotes, assumindo que mecanicamente todas as pecas perifericas estao a sua disposicao. Explico: As ECUs de um carro tem um software especifico para funcionar naquele carro. Chamamos isso de homologacao. Ou seja, uma ECU do ABS do 408 2015 DAM nnnnn, por exemplo, com o software versao X, esta homologada para operar com a ECU do cambio AT8 na versao Y. Imagina o ABS interrogando o cambio via rede CAN:

ABS: "O manolo aqui enterrou o pe no freio de vez, travou as quatro patas, vou ter que atuar. Que marcha tu ta?"

Esse diálogo foi ótimo [emoji23]

Vou solicitar aos moderadores para te obrigar a postar TODO DIA!

O miolo abre e sai fumaça. Excelente.

Abraços!

• Upvote 2

Caraca! O André deu uma aula! Assino embaixo integralmente o texto dele. Apesar de todos nós gostarmos de "por a mão na graxa" a minha opinião é "chata" e "careta": Não vale a pena, é melhor vender o 307 e comprar um 308. Depois de gastar uma dinheirama, tempo, carro parado, há uma GRANDE possibilidade do câmbio não funcionar a contento.

Esse diálogo foi ótimo [emoji23]

Vou solicitar aos moderadores para te obrigar a postar TODO DIA!

O miolo abre e sai fumaça. Excelente.

Abraços!

Hahahaha... verdade. Pra fechar com chave de ouro:

BSI: "ECU, voce viu as postagens la na rede CAN? O Abs ta tretando com o cambio"

ECU: "Sim, eu vi, nao tenho nada com isso"

BSI: "Como nao??? Voce tem que fazer alguma coisa!"

ECU: "Ta bom, vou fazer. CB, mensagem de erro padrao:"

CB: "Anomalia Anti Poluicao"

• Upvote 5

Agora imagina esse diálogo todo com você a 160 km/h e tendo que frear porque viu alguma merda acontecendo na sua frente!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

BSI: "ECU, voce viu as postagens la na rede CAN? O Abs ta tretando com o cambio"

:camillo::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:

Ri demais com os diálogos! kkkkkkkk

Quanto ao câmbio: O que o Andre Garkauskas disse atrás é pura verdade, o maior problema seria realmente a parte da eletrônica e, como os Pugs trabalham com sistema multiplexado, uma coisa depende da outra. A saída mais prática que eu veria seria pegar todo o powertrain + boa parte da eletrônica de um 308 e colocar no seu 307 e depois vender tudo do teu para abater do valor total. Espaço no cofre com certeza vai ter porque a base do 308 é a mesma do 307 (com pouquíssimas diferenças). Ou seja, vai dar MUITO trabalho!

Além disso, pelo que tenho visto no grupo do 308 no Facebook, não dá grande diferença de consumo do 308 com 4 marchas para o de 6, só ganha um pouco de agilidade e o motor trabalha em um regime de rotações melhor por ter mais marchas.

Uma opção mais viável, barata e sem adaptações seria a troca pela AT8 dos 308 e 208. Apesar de ser a mesma caixa, resolveram vários problemas nela, o que a tornou muito mais confiável (dá até para usar como argumento na hora da revenda). Já ouvi de casos em que fizeram essa troca e deu certo.

Olá, só para questão de curiosidade, o motor do 307 2.0 não é o mesmo do 408 2011? Ambos utilizam o cambio AL4, porém em 2012/2013 foi trocado (no 408 2.0) o cambio AL4 pelo AT6. Não mudaram a base de acoplamento da caixa ao bloco (caso dos 2.0). Para tal troca é necessário o conjunto todo, o módulo e o seletor de marchas. Não tenho certeza, mas não acredito em mirabolantes alterações para uma industria para fazer essa troca então mesmo o conjunto todo de eletrônica interligado não vejo como (em teoria) que seja algo dificil de ser feito. Caso a caixa dos THP muda tudo, não servindo nos motores 2.0. Obs. As explicações do André foram hilárias kkkkkkkk rindo muito

Boas pessoal!

André...arrebentou com esse diálogo!

Assim como o André citou, se for pela satisfação de você fazer, você por a mão, você ter a satisfação de falar: "foi eu p*$$@!"..."fui o primeiro"...vai fundo! Ninguém pode tirar essa satisfação de você!

Do contrário, recomendo vender e comprar outro.

Novidades:

falei com o cara que tem um 307 rodando com AT6 em BSB.

Ele já vendeu o carro, mas vendeu p/ cara que fez a mudança na eletrônica.

O que ele me informou:

trocou câmbio e semi-eixo.

O cara que modificou a eletrônica trocou:

módulo do câmbio;

fez adaptação no chicote do câmbio;

já a ECU e BSM ele manteve a mesma (deve ter feito apenas um upgrade para o software do 308 2.0 AT6)

Sei que o cara que comprou trabalha com módulos e tentei falar com ele agora, mas está fora da Loja, mais tarde tento falar com ele novamente e ver no que dá.

Assim que tiver mais informações compartilho.

Abçs.

• Upvote 1

Se o @leandrosantos.sp confirmar essa história, um mito cairá por terra!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

então, eu sempre bati na tecla com os mais chegados e mto entendidos.

no meu caso, eu não tenho nem um EW10, nem um TU5 , nem um EC5. Tenho um XU10j4r.

Sei que um dia minha AL4 vai implorar pra trocar bomba, conversor, solenoides e o que mais deus quiser.

Eu perdi sim a motivação. vi a flange e as carcaças do cambio e são completamente diferentes.

Logo pensei: Powertrain + ecu de caixa e de motor , mas mesmo assim esbarrei quando o assunto entrou na CAN.

Hoje em dia , mesmo com as ECU desbloqueadas , sem o sinal da BSI elas operam em modo emergência, ou seja: não memorizam borboleta, nem defasagem de sinal de sensor por desgaste e etc.

O abs, eu poderia emcarar em por um de 306 s16 q eu tenho qui em casa, que apenas depende do pós chave e e sinais das rodas pra existir.

Mas pensando em toda trabalheira em termos de adaptação de coxim, semi eixos e todo resto que envolve essa bagaça, esse rascunho foi amassado e jogado no lixo

On 27/09/2016 at 12:10, leandrosantos.sp said:

Novidades:

falei com o cara que tem um 307 rodando com AT6 em BSB.

Ele já vendeu o carro, mas vendeu p/ cara que fez a mudança na eletrônica.

O que ele me informou:

trocou câmbio e semi-eixo.

O cara que modificou a eletrônica trocou:

módulo do câmbio;

fez adaptação no chicote do câmbio;

já a ECU e BSM ele manteve a mesma (deve ter feito apenas um upgrade para o software do 308 2.0 AT6)

Sei que o cara que comprou trabalha com módulos e tentei falar com ele agora, mas está fora da Loja, mais tarde tento falar com ele novamente e ver no que dá.

Assim que tiver mais informações compartilho.

Abçs.

Tive que reparar a minha caixa, dai eu preferi trocar pela AT8, até então não tava sabendo desse mito que colocou a AT6.

Vou verificar

pessoal a troca é possível:

1- comprar cambio at6 que estava em algum motor 2.0- pode ser do 408 ou do c4 lounge... o cambio dos tht não serve, é o mesmo, porém a furação da carcaça é diferente

2- trocar o semi-eixo lado motorista- compre um do 408/308/lounge 2.0 - ele é menor que o nosso pois o cambio é mais largo um pouco

2- trocar a tulipa lado passageiro - a nossa não bate o encaixe no cambio..

3-trocar o volante do motor - compre do 408/308/c4-2.0 - a nossa é diferente- o at6 tem 6 parafusos fixação o al4 tem 4 parafusos

4-comprar o cabo que vai da alavanca até o cambio - o nosso é diferente - se der compre a alavanca com tudo- para manter a nossa tem que adaptar um furo para encaixar o cabo novo e alterar a placa pra funcionar o tiptronic- mas é facil tb

5-ajuste de mangueiras do cambio - é bom adquirir as do 408/308/c4 2.0..pq ai não fica gambiarra

dica- compre o cambio com o modulo já nele e o suporte do cabo...

a elétrica é tranquilo..poucos cabos..ligação cam, bateria e diagnostico..

já sai funconando e mostrando no painel as 6 marchas..

detalhes procurem no youtube, tem video passo a passo....

não precisa atualizar nada nos módulos do carro...

abçs

Edited by gustatav

Eita porra.

Sinceramente não imaginava que seria possível, sem fazer um monte de peça por fora