Jump to content
Sign in to follow this  
encardim

Revisões Do 208

Recommended Posts

Prezados, resolvi criar este tópico para juntar as informações a respeito das revisões do 208.

Hoje internei o meu 208 1.5 Allure 13/14 na Le Mans de Campinas, para fazer a revisão dos 40.000KM. O carro está com 37.200km.

Para minha decepção, notei que o pós-venda da PSA continua mesma coisa, mesmo com a unificação das concessionárias. Houve dúvida nos itens que deveriam ser substituídos no pacote de revisão.

A CCS Citröen me sugeriu uma revisão básica por R$ 675,00 (mesmo valor constante do site da Peugeot - troca de óleo, filtros de óleo, cabine, ar e checagens no geral), embora tenham incluído nela a troca das velas de ignição, que não constam no site como item de troca obrigatória aos 40.000KM.

Como considero necessária a substituição das velas nessa quilometragem, não reclamei da oferta da Concessionária. Pelo contrário, achei a proposta bem interessante. Estranhamente, os Peugeot 208 1.5 e 1.6 são os únicos da marca com troca do item na revisão dos 50k, de acordo com o site da montadora.

O problema surgiu quando questionei a respeito da revisão recomendada pela Peugeot.

Segundo o site da marca, por de 6 x R$ 186,00, consigo fazer os itens básicos de revisão, além da troca do fluido de freio, alinhamento e balanceamento, substituição das palhetas, lubrificação e oxi-sanitização (Os itens em negrito são os que eu queria obrigatoriamente fazer, por não considera-los empurroterapia nessa revisão. Nunca troquei as palhetas e o último alinhamento foi feito há 6 meses. O fluído de freio é o original, ainda).

O gerente da concessionária disse que desconhecia o pacote. A revisão recomendada pela Concessionária oferece alguns itens que considero inúteis, como a lubrificação de fechaduras e dobradiças, limpeza de bicos injetores via tanque (ou seja, metem o Bardahl), etc. Ou seja, desconsideraram a substituição das palhetas e do fluído de freios, no mínimo.

Abrimos o site da Peugeot e, "generosamente", depois de algum debate, aceitaram fazer a revisão básica (a de R$ 675,00), a troca do fluído de freios e a substituição das palhetas por 6 x 186,00 (R$ 1.116,00). Negócio da China, não??

Logicamente, refutei a proposta. Aceitei a revisão básica (com a troca das velas) e acertei a troca de fluído do freio e alinhamento fora do pacote, totalizando R$ 948,00.

Pego hoje a tarde o PUG. Vamos ver como será o serviço.

Para a Peugeot, fica a dica: Que tal incluir serviços necessários de manutenção preventiva nas revisões recomendadas (Troca de correias, especialmente!)? Que tal fiscalizar se os pacotes oferecidos pelas concessionárias são iguais aos que constam no site da montadora? Lamentável.

• Upvote 1

Muito negativa essa falta de padrão (ainda) das CCS, mesmo após a integração com a Citroen, ou pior ainda com ela.

No meu caso, aqui em Presidente Prudente, a Peugeot fechou e aproveitou a estrutura existente da Citroen. Entretanto, os "consultores" da oficina estavam cientes e bem treinados para me oferecer os pacotes de revisão da Peugeot, que diferem dos da Citroen. Me mostrou inclusive a tabelinha com a revisão básica e a recomendada num folder da Peugeot. Ou seja, totalmente o oposto do que você relatou...

Carro pego, serviço OK. Só destaco mais uma bola fora da Peugeot: O óleo dos 208 1.5 passou a ser o 10W40!

Tomei um susto quando vi esse produto na nota, quase briguei com o vendedor. Chegando em minha residência, liguei para o SAC da PSA e me informaram que de fato houve essa alteração. Tchau, Total INEO 5W30!

Pena que sem nenhum aviso formal aos consumidores...

Pessoal, houve alguma mudança com o óleo dos 1.6 também?

Edited by mauriciochara

Acredito que tenham mudado também.

Pessoal, houve alguma mudança com o óleo dos 1.6 também?

• Upvote 1

Fiz ontem a revisão aqui de 60.000km do meu 1.6 e ao menos na NF ainda consta o 5W30...

Edited by greatwalker
  • Upvote 1

Sim, o homologado atualmente é o novo INEO 0w30

Boa tarde amigos, gostaria de saber se há a necessidade de se trocar o óleo do motor + filtro, a cada 5k ou 6 meses? Fui informado pela vendedora do veículo na concessionária que não era obrigatório, só no momento das revisões de 10k, 20k ..., algum de vocês sabe explicar essa história.

Boa tarde amigos, gostaria de saber se há a necessidade de se trocar o óleo do motor + filtro, a cada 5k ou 6 meses? Fui informado pela vendedora do veículo na concessionária que não era obrigatório, só no momento das revisões de 10k, 20k ..., algum de vocês sabe explicar essa história.

O que manda é o manual, procure lá que está especificado direitinho.

Mal não vai fazer, ainda mais de você vive em congestionamento de grandes cidades mas o manual indica a cada 10 mil kms mesmo, com um pequeno detalhe, na tabela também indica as condições severas, nesse caso a troca de óleo mais filtro é a cada 5000 kms mesmo.Em geral nego ta nem ai se é condição severa ou não, é só troca óleo nas revisões a cada 10 mil kms mesmo...o meu carro tem um 1.6 16v aspirado e não deixo nunca passar dos 7 mil kms, se fosse equipado com um turbocompressor jamais deixaria jamais passar de 5 mil kms, mas isso seria algo meu, e não está indicado em nenhum manual.

Aqui em Salvador só temos uma concessionária, atualmente o pós venda melhorou muito. Disponibilizam carrro, em alguns casos, para clientes e oferecem o pacote básico e o "completo". O básico inclusive é feio com base no que consta no manual. O carro de minha máe, 308 allure 1.6 16v, fez a revisão de 4 anos em abril passado e foi feita a troca das velas conforme manual. Enfim, problemas pontuais acontecem aqui mas no geral o atendimento é bem satisfatório.

A troca nesses termos é recomendada para condições de uso severo. Mas infelizmente, quase ninguém faz...

To levando o meu semana que vem para fazer a revisão dos 30K, com 33.000 k. Ja conversei na CCS e eles vão fazer mesmo que com atraso de 3.000k...

Espero não ter nenhuma surpresa, principalmente no que tange ao preço. No site da peugeot, a revisão básica para o 1.6 nos 30 k custa R$ 384 já a recomendada sai a R$ 822.

Não vejo vantagem na recomendada, simplesmente pela tal oxi sanitarização e pelo kit lubrificação que não serve pra muita coisa.

Acharia justo um peço mais acessivel na recomendada e sem estes dois itens desnecessários. Para fazer a oxi sanitarização, é só comprar o HSW 200 plus da Wurth e ser feliz....