Jump to content
cleberm

Freios E Discos Dianteiros 307 Quando Trocar

Recommended Posts

Saudações a todos amigos do grupo.

Tenho um 307 2011 com 58 mil. Estou fazendo revisão de 60 mil e o mecânico sugeriu troca de pastilhas de freio e discos.

Comentei que o carro está fazendo aquele assobio no freio e mesmo andando a baixa velocidade. Uma limpeza seria suficiente? Já é kilometragem para trocar esses itens?

Me cobrou 690, dizendo que é linha de montagem e quem vende mais barato são chineses, existe chineses disso?

Grato a todos.

Agraço!

Oi, boa tarde. Vá até a oficina e peça para ver o seu disco e suas pastilhas. O disco se ele não estiver com uma rebarba, e ainda estiver na espessura correta não há necessidade da troca. As pastilhas se não estiverem gastas, elas podem ter sofrido espelhamento(submetidas a altas temperaturas), agora, se estiverem gastas troque só elas.

Boa tarde colega,

Nunca tive o 307, mas em outros carros geralmente trocava as pastilhas com uns 35.000 a 40.000 km. Já o disco dura bem mais, troco com uns 80.000 e acho que dura ainda mais. A limpeza realmente ajuda a reduzir o barulho, mas tem que analisar se estão muito gastas as pastilhas.

Os chineses fazem de tudo, então acredito sim que também tenham fabricação nessa área.

Existe a especificação de espessura mínima do disco gravada na própria peça. Se estiver pelo menos 1,5mm acima do mínimo, TEORICAMENTE, o disco aguentaria mais um ciclo de pastilhas.

A vida útil das pastilhas termina quando o material de atrito chega próximo de 2mm. A partir daí ela começa a comer material do disco e perde eficiência.

Agora a prática: se o disco estiver com desgaste a ponto de formar rebarba na borda, mas estiver acima da espessura mínima, pode montar novas pastilhas nele. Mas esteja ciente que o seu freio vai passar a fazer barulho com toda certeza. O que o pessoal faz com frequência é dar um passe no disco, que nada mais é do que nivelar a superfície de contato com um torno, o que elimina o barulho. Mas se o disco já estiver próximo da espessura mínima, o passe vai deixá-lo muito fino, o que pode ocasionar quebra do disco e até um acidente.

Resumindo: confie no mecânico se ele disser que as peças devem ser trocadas e nunca brinque com sistema de freios. Use somente peças de qualidade. Discos podem ser originais ou Fremaxx. Pastilhas sempre originais, para evitar barulho. Se for nas paralelas, Nakata, Fras-le e Cobreq são as melhores, mas corre o risco de dar barulho.

Existe a especificação de espessura mínima do disco gravada na própria peça. Se estiver pelo menos 1,5mm acima do mínimo, TEORICAMENTE, o disco aguentaria mais um ciclo de pastilhas.

A vida útil das pastilhas termina quando o material de atrito chega próximo de 2mm. A partir daí ela começa a comer material do disco e perde eficiência.

Agora a prática: se o disco estiver com desgaste a ponto de formar rebarba na borda, mas estiver acima da espessura mínima, pode montar novas pastilhas nele. Mas esteja ciente que o seu freio vai passar a fazer barulho com toda certeza. O que o pessoal faz com frequência é dar um passe no disco, que nada mais é do que nivelar a superfície de contato com um torno, o que elimina o barulho. Mas se o disco já estiver próximo da espessura mínima, o passe vai deixá-lo muito fino, o que pode ocasionar quebra do disco e até um acidente.

Resumindo: confie no mecânico se ele disser que as peças devem ser trocadas e nunca brinque com sistema de freios. Use somente peças de qualidade. Discos podem ser originais ou Fremaxx. Pastilhas sempre originais, para evitar barulho. Se for nas paralelas, Nakata, Fras-le e Cobreq são as melhores, mas corre o risco de dar barulho.

E aí BelfortBh, na boa?

E qual seria a marca da pastilha usada originalmente nos 307? No meu caso, ano 2007.

Como estou prestes a trocar as pastilhas, daqui uns 3.000 Km, já quero pesquisar por preços bons.

Abraços

Cara, a pastilha original eu não sei a marca. Já vi o pessoal aqui falando até que trocou a pastilha na concessionária e quando foi olhar era paralela, da Cobreq.

Mas se você optar por Fras-le, Nakata ou Cobreq não tem muito erro não. São de boa qualidade. As melhores não originais atualmente são as Bosch Ceramic, mas não existe para todos os modelos e são um pouco caras.

Fala Cleberm,

No meu 307SW vou fazer a troca dos discos e pastilhas agora com 90 Mil Km, as pastilhas há havia trocado da frente com 50 mil km e as traseiras com 60 mil Km. Pastilhas estou colacando as originais, porém os discos originais são caros demais, vou colocar provavelmente da Fremaxx.

Abraços!

Só não compre Wiltec. Troquei discos e pastilhas do meu 406 e só achei essa marca. Faz um chiado da porra.

Pastilhas de freio não tem prazo de validade. Nas mãos de uns (ou pés) pode durar seis meses e nas de outros mais de dois anos. Olhe o desgaste. Se estiver com a metade ou mais de desgaste, é hora da troca. Nada a ver com chiado. A menos que seja muito antigo e, neste caso, seria alteração das pastilhas na recolocação por um profissional inexperiente. Todo o sistema deverá ser inspecionado. Inclusive o êmbolo da bastilha e sua sede e as lonas traseiras.

Comprei um jogo de pastilhas da Cobreq (dianteiras e traseiras) e levei para trocar.

Conversei com o Elias na Auto Freios Vicente Machado, aqui em Curitiba.

Ao avaliar meu disco dianteiro, ele foi bem franco comigo e me disse que estava na hora de trocar, pois as pastilhas já tinham moldado um sulco mais profundo na parte central do disco, e que se ele colocasse pastilhas novas, eu iria ficar com os freios piores do que estaria no presente momento e que desgastaria de forma desigual as pastilhas. Ele inclusive ressaltou que não queria me empurrar nenhuma peça e que era pra melhorar o resultado final mesmo. Ao dar uma olhada nos discos, tive que concordar com ele, já estava na hora.

Feita a troca (instalei um par dianteiro novo da Fremax), o Sr. Elias ainda me ajudou, ao solucionar uma vibração que as pastilhas tinham, sem cobrar nada a mais por isso.

Fiquei satisfeito com o resultado e também com o valor, pois foi justo e com serviço muito honesto. Recomendo!

4 minutes ago, Jeff Costa said:

Comprei um jogo de pastilhas da Cobreq (dianteiras e traseiras) e levei para trocar.

Conversei com o Elias na Auto Freios Vicente Machado, aqui em Curitiba.

Ao avaliar meu disco dianteiro, ele foi bem franco comigo e me disse que estava na hora de trocar, pois as pastilhas já tinham moldado um sulco mais profundo na parte central do disco, e que se ele colocasse pastilhas novas, eu iria ficar com os freios piores do que estaria no presente momento e que desgastaria de forma desigual as pastilhas. Ele inclusive ressaltou que não queria me empurrar nenhuma peça e que era pra melhorar o resultado final mesmo. Ao dar uma olhada nos discos, tive que concordar com ele, já estava na hora.

Feita a troca (instalei um par dianteiro novo da Fremax), o Sr. Elias ainda me ajudou, ao solucionar uma vibração que as pastilhas tinham, sem cobrar nada a mais por isso.

Fiquei satisfeito com o resultado e também com o valor, pois foi justo e com serviço muito honesto. Recomendo!

Quanto saiu o serviço + discos + pastilhas?

On 8/31/2017 at 5:37 PM, sandernoses said:

Quanto saiu o serviço + discos + pastilhas?

Jogo de pastilhas dianteiras e traseiras: R$ 166,49

Discos dianteiros + mão de obra (incluindo as pastilhas): R$ 355,00

Fremaxx é um ótimo disco já estou no terceiro jogo dessa marca e nada a reclamar. Quanto as pastilhas hoje coloquei fras-le e não está chiando. 

Como disseram antes, disco e pastilha não tem km de validade. Depende do motorista e do uso do carro. Carros AT costumam ter um desgaste um pouco mais rápido devido a menos uso de freio motor que no manual.

Edited by FelinedaNoite

Instalei Discos Freemax + Pastilhas Cobreq no meu 1.6.

Até o momento está bem silencioso.

R$ 420 (Discos Dianteiros e traseiros + 4 Jogos de pastilhas).

Mão de obra foi grátis. :D