Jump to content
DBA

306 Xs - Blue Weed

Recommended Posts

Eae pessoal, vejo poucas garagens de PUGs antigos por aqui e vou humildemente apresentar minha conha.

Trata-se de um 306 XS TU5JP(1.6 8V 90CV) ano 95/95 PH1 importado da França na cor azul(Sigma Blue).
Se você ainda não conhece o 306 sugiro dar uma lida nessa matéria:
http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/passado/historia-peugeot-306-um-frances-nascido-entre-os-ferraris

Minha intenção inicial era comprar a versão S16, mas depois de meses de procura e muita decepção com os carros que visitei, pois a maioria "já não eram mais um S16" e precisariam de um bom dinheiro, paciência, um bom mecânico e muita força de vontade para por a mão na massa para que eles voltassem a ser um S16 de verdade, eu desisti. Culpa minha também pois procurei os carros errados, pois um S16 bom mesmo está(estava) na faixa de uns 15K e os carros que vi estavam bem abaixo disso...aquela ilusão de comprar "baratinho" e ir arrumando aos poucos....depois de ver diversas garagens e projetos percebi que isso quase nunca da certo, vale mais a pena comprar(e pagar o preço) por um modelo em bom/ótimo estado do que sair arrumando tudo.

Acabei gastando quase todo o dinheiro que guardei para comprar o S16 com projetos pessoais, quase desisti de comprar um 306, até que me veio a ideia de "começar a olhar" a versão XS pois sempre gostei do visual dos PH1 e principalmente das versões 2 portas.
Encontrei um em bom estado e muito original ainda, na cor que queria, barato, pouco rodado para o ano, mesmo dono por 12 anos, com tudo funcionando e obviamente precisando de uma revisão geral básica.
Uso o carro quase todo dia(rodo muito pouco), tenho um 206 Feline que deixo com a patroa e uso nos fins de semana, estou com o 306 a uns 6 meses e mais de 900 KM rodados e por enquanto tudo tranquilo.

Ele veio assim, bem sujo e empoeirado

29809631036_8458fde5a0_h.jpg

Depois que peguei o carro comprei/troquei uns itens:
- Retrovisor do passageiro(ainda não troquei) a articulação está definitivamente provisoriamente presa com fita isolante da melhor qualidade...
- Relógio do painel com display de temperatura, pois o display do meu estourou e já era.

- Farol de neblina Cibié original (não troquei ainda), pois um dos meus está com a lente trincada e "amarelado".

- Base e haste da antena originais. Haste da antena gigante, me arrependi, futuramente verei um modelo menor.
- Manopla do cambio original.
- Tapetes personalizados com o logo Peugeot 306
- Molduras do acabamento do porta malas do XSI/S16
- Reostato de iluminação do painel do XSI/S16

Essa mancha no painel era cola do suporte do GPS do antigo dono :coolface:

29552107330_15e6f782b1_k.jpg

Reostato de iluminação do painel:

29845524115_98336a0097_k.jpg

Acabamento do porta malas:

29552106010_191c5a5332_b.jpg

O carro estava MUITO sujo e limpei/lavei o motor:

29762397821_f93bcdde96_h.jpg

29809630126_ef08f15e10_k.jpg

O banco do passageiro está descosturando, mais de 20 anos de tecido...

29218863703_777283c3a9_k.jpg

29552108740_e869671d70_k.jpg

E aqui com a antena "gigante"

29218861993_cd4a8ff373_z.jpg

Os próximos UPs que pretendo fazer são:
- Sensor de temperatura externa, já comprei e está atravessando o atlântico nesse momento, preciso verificar como ligarei pois não tenho os retrovisores elétricos ^^
- Forro acústico do capo.
- Saias/spoilers laterais do XSI/S16
- Retrovisores e maçanetas na cor do veiculo.
- Rodas Laser aro 15 originais do XSI/S16
- Molas 5002RT
- Setup de freio do C4 de 283mm.

- Trocar a placa do carro por uma mais nova pois o estado dessa parece de carro velho rs

- Teto solar do S16

Com essa garagem também conto com a ajuda de vcs para tirarem algumas dúvidas sobre o projeto do carro, pois são muitas dúvidas e prefiro concentrar aqui pois não quero ficar abrindo vários tópicos.
- As saias laterais(Spoilers) do XSI e S16 são plug & play? Ou precisam de furação/cola/adaptação para encaixarem no XS?
- As molas 5002RT abaixam muito? Será necessário trocar os amortecedores? "Qualquer" mecânico efetua a troca?

Sobre SWAP
Vi projetos de 306 usando peças do motor XU10J4RS(Xsara VTS/ZX Dakar/306 GTI) porém todos são modelos PH2 e PH3 com motores da linha XU.
As perguntas sobre o SWAP no XS PH1 são:
- É possível subir um XU10J4RS ou XU10J4R no XS PH1? O esforço é bem maior que os PH2 e PH3? Qual a grande diferença?
- Com o motor XU10J4R + cambio e peças do XU10J4RS como comandos, pistão, biela, coletor de admissão e exaustão(escape) e injeção programável para gerenciar a porra toda, chega-se fácil aos 160CV?

Valeu!

Edited by DBA
  • Upvote 1

Topico em conformidade com as regras da Garagem.

Cara, primeiro parabens pelo carro, phase I e com essa cor é uma combinação foda.

Sobre o swap, pesquise mais, tem 3 swaps de 306 que rolaram aqui no forum e tem topicos, todos eu participei diretamente e tem todos os detalhes do que foi feito, todas as dificuldades.

Tem o topico que eu fiz sobre compatibilidade de peças, la tem os motores compativeis para swap também.

Sobre o XU10J4R, procura pelo topico do 306 do RF_FAN, que é um dos 3 que citei, o swap dele foi com esse motor e fizemos a receita com os componentes do XURS, medido semana passada no rolo novamente e bateu 173cvs.

No flatout tem o projeto do meu em detalhes tambem, project cars 71. Da uma lida lá.

Cara, que máquina fantástica, e essa cor é incrível, fora o motor compartilhado com o 206 1.6 8v o que ajuda e muito!!!Eu acho incrível o 306, tanto fase 1 quanto 2 e 3, curto demais o painel central, o acabamento em geral, os dois porta luvas, a posição de dirigir hehehe tudo nessa linha é esportivo e bem acabado, a única coisa que mudaria é a luz do painel(velocímetro, conta giros etc) pra um tom de laranja igual ao 206 ou inventar um azul pra combinar com a cor da nave.Esses farois tão brilhando hein assim como a pintura, parabéns pela aquisição, sigo acompanhando as mods, 306 é 306!!!

Ja vi um desse na rua e essa cor é fantástica, Meus parabéns, precisamos de mais garagens como essa com maconhas antigas haha! :lol22:

...

Tem o topico que eu fiz sobre compatibilidade de peças, la tem os motores compativeis para swap também.

Sobre o XU10J4R, procura pelo topico do 306 do RF_FAN, que é um dos 3 que citei, o swap dele foi com esse motor e fizemos a receita com os componentes do XURS, medido semana passada no rolo novamente e bateu 173cvs.

Opá, valeu Marley. Você e seus projetos são um dos principais responsáveis por essas ideias huahuahau. Já sou fã da NonSense Riders Garage .

Sobre o tópico da compatibilidade eu li sim, a dúvida mesmo, que não ficou bem clara na pergunta, é sobre a parte elétrica porque "eu acho que li em algum lugar" que no PH2 e PH3 tem muita coisa que é PNP e nos PH1 não.

Vou ler e reler tudo de novo!

Abraço!

Cara, especifica a pergunta ai entao, que eu respondo hahaha a elétrica nao vejo como um problema entre as phases nao.

Cara, que máquina fantástica, e essa cor é incrível, fora o motor compartilhado com o 206 1.6 8v o que ajuda e muito!!!Eu acho incrível o 306, tanto fase 1 quanto 2 e 3, curto demais o painel central, o acabamento em geral, os dois porta luvas, a posição de dirigir hehehe tudo nessa linha é esportivo e bem acabado, a única coisa que mudaria é a luz do painel(velocímetro, conta giros etc) pra um tom de laranja igual ao 206 ou inventar um azul pra combinar com a cor da nave.Esses farois tão brilhando hein assim como a pintura, parabéns pela aquisição, sigo acompanhando as mods, 306 é 306!!!

Obrigado.

Como sou novato no mundo dos 306 o fato de ter esse motor, apesar da menor potencia, ajuda muito pois tem bastante peças de reposição e muitos mecânicos conhecem. Valeu.

Ja vi um desse na rua e essa cor é fantástica, Meus parabéns, precisamos de mais garagens como essa com maconhas antigas haha! lol2.png

Valeu Jeeffs, os Pugs antigos precisam ser cultuados.

Abraço!

• Upvote 1

Cara, meus parabéns. Que combinação de carro/cor fantástica! Lindo demais!

Sou tarado por 306 e ainda sonho em pegar um PSA antigo pra fazer projeto. Boa sorte com o seu!

Cara, meus parabéns. Que combinação de carro/cor fantástica! Lindo demais!

Sou tarado por 306 e ainda sonho em pegar um PSA antigo pra fazer projeto. Boa sorte com o seu!

Fiquei tarado pelos 306 também e não iria sossegar enquanto não tivesse um. A cor é bem legal e fica bem na foto rs...

Tem 306 na cor vermelho Lúcifer tb, mas nos 306 eu prefiro a vermelho aden....agora no 206 o vermelho lucifer pra mim é a cor mais bonita do 206(eu tenho um 206 tb, na cor prata).

O projeto vai caminhando devagar, todo mês eu compro alguma coisa, tá chegando mais umas coisas ai... em breve tem novidade.

Abraço!

Edited by DBA
  • Upvote 1

Orra!!!! Só vi agora a garagem, parabéns, tá lindo o carro!!!

Oq eu puder ajudar estamos ai!!

Orra!!!! Só vi agora a garagem, parabéns, tá lindo o carro!!!

Oq eu puder ajudar estamos ai!!

Valeu Dollores!

Vc comprou algumas partes do seu motor, comandos e coletor de escape no Ebay? Foi taxado e teve problemas para trazer para o Brasil?

Tirando o pó da garagem aqui. O projeto continua, bem devagar, mas continua.

Peguei um teto solar de um S16 completo:

31171397443_36733e33da_b.jpg

Também peguei os frisos laterais, mais grossos, spoilers laterais do S16 e as rodas Laser:
31140581204_ed54248e44_b.jpg

31943698096_24a625b79b_b.jpg

Hoje em dia ele está assim

30256073244_38176cb8e7_k.jpg

30888061145_a7aecc9a23_k.jpg

Logo mais o carro vai para a funilaria para adaptar o teto e pintar os frisos(preto fosco eu acho) spoilers, maçanetas e retrovisores na cor do carro. Estou procurando os profissionais e fazendo cotações.

Edited by DBA

Caralho, está ficando top eim, parabéns!!!!

Sobre as peças de XURS que utilizei no meu 306, comprei elas do colega Ambrósio que tem o 306 blaze yellow. Ele trouxe de fora do pais, se não me engano foi taxado sim... essas peças dificilmente escapam de ser taxadas.

Mas você encontra tudo aqui no Brasil, só ter paciência e grana hahahaha.

Boa sorte, está no caminho certo!!

Eu já vi fotos desse 306 blaze yellow quatro portas(Prata -> Blaze yellow), por onde andam os 306 das antigas?

Muita paciência, bons contatos e principalmente grana hehehe

Obrigado pelas informações.

Eu já vi fotos desse 306 blaze yellow quatro portas(Prata -> Blaze yellow), por onde andam os 306 das antigas?

Muita paciência, bons contatos e principalmente grana hehehe

Obrigado pelas informações.

A maioria está com os mesmos donos hahahaha

Algumas atualizações.
Da sucata do S16 retirei os bancos, forrações de porta e o carpete azul e instalei no meu:

38300368852_63b66df892_k.jpg

Acho esses bancos e o interior azul muito legal e "diferente" hehehe. Mas não vou ficar com esses bancos, pretendo vende-los para quem realmente tem um S16, vou utilizar os bancos originais e fazer a forração em couro no futuro para um aspecto mais novo e clean.

Também foram pintados os retrovisores, maçanetas, instalados os frisos mais grossos do S16 e coloquei o teto solar XD

24461335268_2ab4d7f944_k.jpg

Vou tirar fotos decentes quando ele estiver mais limpo. Ainda tenho coisas pendentes para fazer:

- Instalar as saias laterais.
- Trocar os faróis pelos do S16 de foco duplo. Os faróis eu tenho(precisam de uma "restaurada") e os motores do ajuste elétrico do facho de luz tb.
- Instalar os retrovisores elétricos, desanimei depois que vi que precisava desmontar tudo e passar outro chicote. O chicote eu tenho, mas estou sem coragem pra isso.
- Instalar o painel/velocímetro do S16 que está aqui guardado.
- Instalar as rodas Laser, isso ainda pode demorar pois os pneus ainda estão muito bons e gostaria de fazer isso na mesma hora de colocar os freios do C4 e s molas do VTS.

Tenho rodado uma média de 700KM por mês e feito uma média de 11KM/Litro somente na cidade e com transito moderado, o que na minha opinião é um consumo razoável.

Edited by DBA

Orra, aí sim!!! Muito bom ver os 306 sendo bem cuidados!

Porra, ficou du caraio!! 
O interior do S16 fica bonito demais. Os bancos dele são diferentes dos bancos normais, as abas são maiores... Meu sonho é colocar os bancos do S16 vermelho futuramente no meu. 

Parte pra esse swap logo, homem!!

6 hours ago, BrenoKuster said:

Porra, ficou du caraio!! 
O interior do S16 fica bonito demais. Os bancos dele são diferentes dos bancos normais, as abas são maiores... Meu sonho é colocar os bancos do S16 vermelho futuramente no meu. 

Parte pra esse swap logo, homem!!

Os bancos do XS e do S16 na minha visão e opinião são idênticos no formato. As diferenças são o ajuste lombar no motorista e o ajuste de altura que o XS não tem e obviamente a forração do banco, de resto é igualzinho.

No momento estou juntando uma grana para alguma maldade na motorização, sem definição ainda, não descarto o Swap mas andei pensando e pesquisando mais a fundo em um turbo tb.....as possibilidades são muitas. O carrinho ainda está andando muito bem com o TU5, manco, mas é bom de curva e gostoso de dirigir.

Pensei que um swap consumia menos dinheiro kkkk

Edited by DBA

parabens cara, 306 ta ficando top demais, a cor é linda.....sonho de consumo de muita gente aqui...

Eu deixaria esses bancos do S16, ficaram perfeitos. Para colocar o teto, acredito que foi dessa sucata de S16, você trocou a folha do teto? Como foi o serviço, tenso?

Na verdade os do S16 tem as abas maiores do assento. As regulagens achei que todos tinham... lombar e altura, não sabia que o XS não tinha... Enfim, achei que combinaram bastante os bancos :D

21 hours ago, Lecosandro said:

parabens cara, 306 ta ficando top demais, a cor é linda.....sonho de consumo de muita gente aqui...

Valeu mano. Depois que o canal Auto Super e o Acelerados no Youtube pegaram um 306 para fazer projeto os carros começaram a receber um pouco mais de atenção por quem gosta de carro.

18 hours ago, gportela said:

Eu deixaria esses bancos do S16, ficaram perfeitos. Para colocar o teto, acredito que foi dessa sucata de S16, você trocou a folha do teto? Como foi o serviço, tenso?

O teto veio da sucata sim. É trocada somente a folha do teto, desfazendo os pontos de solda, a sucata vc corta nas colunas(como na foto aqui da garagem). O procedimento para um bom funileiro é normal, mas é tenso ver seu carro quase todo desmontado por dentro e acompanhar a "cirurgia" hehehe. .Tem um vídeo que mostra bem o processo:

Tem outro exemplo de um cara que fez em um Maria tb:
https://www.flatout.com.br/fiat-marea-turbo-240-cv-novas-rodas-freios-cambio-e-instalacao-do-teto-solar/

Da para instalar os modelos da Webasto também e parece que a qualidade deles aumentou bastante nos últimos tempos.

15 minutes ago, BrenoKuster said:

Na verdade os do S16 tem as abas maiores do assento. As regulagens achei que todos tinham... lombar e altura, não sabia que o XS não tinha... Enfim, achei que combinaram bastante os bancos :D

Estou com os dois modelos de bancos em casa, vou tirar as medidas e depois eu posto aqui, no olhometro não consigo ver diferença não rs...