Jump to content
Sign in to follow this  
pedro406

406 2.0 16v Xu10j4r Acelerando E Quase Morrendo?

Recommended Posts

Companheiros, boa tarde!

Tenho um 406 2.0 16v (1997) MANUAL, carro maravilhoso de andar.

Duas semanas para cá, começou uma oscilação na aceleração que não consigo desvendar até o momento.

O carro tem horas que quase morre(ligo o ar e se eu virar o volante a rotação quase zera), quando acelero ele da umas engasgadas e tem horas que a rotação vai parar nos 2000 giros do nada, com o carro parado.

Verifiquei sensores de lenta, atuador, tbi está limpa, tudo ok, não consegui ver nenhuma entrada de ar falsa. Poderia ser a bomba de combustível me deixando na mão?

Teriam alguma sugestão?

Edited by pedro406

Além do que vc já olhou, dá uma olhada nas velas...

Também olhe a solenoide do canister...

Depois cheque a pressão de combustível, bicos, bobina, etc.

Além do que vc já olhou, dá uma olhada nas velas...

Também olhe a solenoide do canister...

Depois cheque a pressão de combustível, bicos, bobina, etc.

Obrigado pela resposta ddo!

Chegando em casa vou partir para as velas e canister!

Pressão de combustível não tenho as ferramentas em casa, mas o problema persistindo, vou levar na especializada.

No corpo da borboleta tem 3 tomadas. Retire e limpe as 3 com limpa-contatos. O meu estava acelerando quando colocava a alavanca de mudanças em N. Fiz isso e parou.

No corpo da borboleta tem 3 tomadas. Retire e limpe as 3 com limpa-contatos. O meu estava acelerando quando colocava a alavanca de mudanças em N. Fiz isso e parou.

Muito obrigado Black!

Vou retirar os 3 hoje e mandar uma bela limpeza! Parece ser algo desse porte mesmo, já que algumas vezes o carro quase morre e outras o carro acelera desesperado e outras também, funcionamento normal.

Posto o resultado de tudo!

Se você tiver como colocar um outro sensor de lenta, caso a limpeza não dê jeito, seria interessante.

Não esqueça de passar o pps para apagar os erros !!!!

Não esqueça de passar o pps para apagar os erros !!!!

PPS que você fala é o Scanner Jc?

Sim o scanner, vc deve apagar os erros da bsi !!!

Sim o scanner, vc deve apagar os erros da bsi !!!

Show! Infelizmente não tenho scanner, um reset no módulo ja ajudaria?

Sem apagar os erros o carro ficaria ainda com o problema? mesmo achando oque esta errado?

Na verdade vc deve arrumar alguém que tenha um scanner para apagar os erros !! Se vc resolver o problema deve resolver mas os erros permanecem e dificulta o funcionamento correto !!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Valeu Jc!

Já cheguei a ir na mecânica, passamos o scanner, porém não apareceu erro algum, por isso a dificuldade em achar o problema.

se n for entrada de ar, é sensor TPS.

TEM QUE SUAR O SCANER PRA TER IDEIA DO ERRO INFORMADO!

Passei por isso. O scanner não identifica o erro. Hoje apresentou de novo. Tem alguma situação que desencadeia o problema. É intermitente. A única coisa que não fiz hoje da minha rotina foi deixar o carro funcionar por alguns minutos antes de sair, visto que estava atrasado. Mas foi oscilar depois de um tempo, não foi imediato. O fato é que (no meu caso) a limpeza dos conectores sana o problema por um tempo. Depois volta gradativamente.

Bom dia galera!

Fiz exatamente os procedimentos que o Black e o DDo me sugeriram.

Limpei os 3 conectores, aproveitei e mandei outra geral na borboleta, da até para comer nela agora. Verifiquei as velas, estão praticamente novas ainda, mandei uma limpeza também no canister e outros sensores que consegui identificar.

O carro melhorou 70%! A oscilação para cima (até os 2.000rpm) agora esta indo no maximo a 1100rpm. A oscilação para baixo de quase morrer o carro parou! Porém algumas engasgadas ainda eu consigo sentir.

No final de semana, vou pedir a um amigo que tem um 406 SW para me emprestar alguns sensores e vou começar os testes.

Agradeço a todos pelas informações e vou continuar postando os resultados!

É essa oscilação entre 1500 e 1100 que é irritante. Eu não cogitei trocar o sensor de lenta porque quando comprei o carro, o vendedor me disse que havia sido trocado e me deu a nota fiscal da peça e do serviço. Nem me atentei para o fato de ele ter sido enganado. O problema é que aqui no RJ, a Tigrão faz uma burocracia danada prá vender peças. Pedem que a gente leve a velha para compararem com a que tem lá. Tentei comprar o sensor da lenta mas disseram que tem com 2, 3 e 4 fios no conector. Não dá prá entender isso.

Com relação a solenoide do canister... limpar normalmente não resolve...

Faz um teste, retirando ela e soprando com a boca na entrada/saída dela... se tiver passando ar, ela tá ruim...

Também dá para testar isolando a mangueira que vai dela pra tbi/coletor.

Agora, como foi bem lembrado pelo thiagocanella, verifica também o TPS... verifica se ele não tem falhas durante o curso dele.

Show ddo!

Hoje a balada da noite vai ser focar no canister e TPS.

Dá uma olhada tbm na bobina !!! vê se ela esta esquentando muito !!! pode ser tbm !!!

A bobina não fica dentro daquela capa que cobre as velas? Fica meio inviável ver.

Galera, aproveitando o tópico.

Esta chegando a hora de mais uma troca, o carro esta com 160.000km. Já fiz duas trocas com Total Quartz 10w40 + Militec.

Recomendam outra especificação devido a kilometragem? Continuar com o 10w40?

Sempre o que a montadora orienta a colocar.

E galera, voltei ao inicio.

Carro tava ótimo, hoje fui sair para trabalhar, acelerou ja até 2.000rpm, depois de uns 20 min. estabilizou em 1200rpm (alto ainda).

Vou ter que levar em especializada em injeção. Não sei mais oque fazer.

O meu só parou de vez depois da 3ª limpeza.

Mas tenta trocar o sensor de lenta só prá ver se sana o problema.

Galera, boa tarde!!

Realizei uma manutenção na suspensão do 406, troquei o braço axial, pivo de bandeja e algumas buchas que estavam fazendo um barulho chato.

Aproveitei e troquei o óleo (Total Quartz 10w40 + AlphaX) e filtro.

Aproveitando a parada na mecanica, pedi para dar uma olhada na merd&¨#& da rotação louca.

O mecanico mais uma vez, fez os mesmos procedimentos, limpezas testes etc..

Pronto o carro faz 1 semana que não volta a aceleração a 2.000rpm. De manhã ele fica em 1.100rpm e depois desce gradativamente até 900rpm.

Percebo que as vezes no neutro ele oscila para uns 300 até 900rpm. Devagar estou chegando perto da solução.

Quanto gastou nessa suspensão?

Braço axial - 115,00

Pivo de bandeija - 45,00

Buchas que não lembro - 50,00

Mão de obra - 100,00

Por incrível que pareça, o barulho chato que eu estava escutando de coisa solta, era um coxin do motor que estava praticamente solto. O mecanico apertou com maquina de pressão e por enquanto foi sanado. Vamos ver se voltará a folgar e fazer barulho.

Vou te dever a marca, mas posso ver mais tarde. Consegui achar todas as peças com facilidade em auto peça aqui em vitória.

O Oléo foi salgado devido ser o Total Quartz, 30 reais o litro.

Edited by pedro406

As peças aí estão mais baratas do que aqui no RJ. Se bem que aqui a gente encontra tudo da Axios Monroe.