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Allan Fadel

306 S16

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Boa tarde galera, sei que esse assunto já foi bastante discutido por aqui, mas nessas horas sempre bate aquelas dúvidas.

 

Apareceu aqui pertinho de Curitiba, em Colombo/PR um 306 S16. Vou inclusive deixar o link do carro, caso alguém conheça e possa me dar algumas dicas:

 

http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/veiculos/carros/306-s16-top-254517365?xtmc=306&xtnp=1&xtcr=8

 

Eu li bastante sobre verificar a parte elétrica, ABS, Teto, Code, ACAV, além da suspensão.

Além disso, algo mais costuma dar problema ou apenas as coisas normais pra um carro de 20 anos?

Outra coisa, eu vi o pessoal dando dicas de mecânicos especialistas em Joinville, alguém conhece algum bom para mexer nesse carro aqui em Curitiba??

 

Todas as dicas são bem vindas pessoal. Obrigado.

 

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Quando eu estava procurando por um S16 eu sempre encontrava o seguinte problema:

- O ar quente NUNCA funcionava, sempre estava desligado e sem as mangueiras.

 

Encontra vários outros tb. Então verifique:

- O funcionamento dos vidros e retrovisores, ar condicionado e teto solar, se o code não estiver funcionando ele foi desativado e para reativar precisaria "regravar a eprom"(provavelmente falei besteira, o Pixel poderia ajudar melhor).

- O funcionamento das acavs, pois não são mais fabricadas e da um bom trabalho para encontrar. Se não estiverem funcionando corretamente considere adaptar um coletor de admissão do TVS ou Citroen BX, para isso precisaria reprogramar a central tb.

- A parte elétrica geral, se não tem gambiarra nos acionamentos das ventoinhas, se a válvula termostática está funcionando se os indicadores do painel estão operando corretamente, pressão do óleo, RPM e temperatura. Verifique o chicote e os conectores e desconfie se vc ver muito fio emendado e fita isolante.

- O carro não pode estar falhando, e o motor tem que estar trabalhando liso. Desconfie se o carro estiver com problema nas bobinas ou falhando por algum outro motivo, pois para vc testar esse carro é necessário afundar o pé no acelerador e qq falha pode "mascarar" um problema maior.

- Tome muito cuidado com a temperatura do motor, e verifique o estado da agua do sistema de refrigeração. Muitos S16 tiveram o cabeçote danificado por conta do super aquecimento.

 

Esse motor é barulhento, tem bastante mangueiras e tb tem alguns plugs soltos sob o capo, não se assuste muito com isso rs...

 

Eu venho acompanhando o anuncio desse carro e desde então o carro mudou:

 

- Os bancos já não são originais, o tecido dos bancos foram trocados, não são mais courvin e tecido, somente tecido agora. Eu detestei, mas vai do gosto de cada um.

- O para-choque dianteiro e traseiro foram repintados, não existe mais a faixa preta em ambos e nem o front-lip(bigode) dianteiro

- Capo e teto tb foram pintados

 

Talvez ele tenha pintado o carro todo, mas nas fotos parece estar bem bonito, esse carro sai bem nas fotos rs, e externamente parece bem original ainda.

 

O bom seria levar um mecânico que conhece esse carro ou alguém que conheça esse carro.

Acho que se chegar junto esse cara abaixa esse valor, já está para vender a algum tempo.

 

Boa sorte!

Edited by DBA

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Quando eu estava procurando por um S16 eu sempre encontrava o seguinte problema:

 

- O ar quente NUNCA funcionava, sempre estava desligado e sem as mangueiras.

 

Encontra vários outros tb. Então verifique:

- O funcionamento dos vidros e retrovisores, ar condicionado e teto solar, se o code não estiver funcionando ele foi desativado e para reativar precisaria "regravar a eprom"(provavelmente falei besteira, o Pixel poderia ajudar melhor).

- O funcionamento das acavs, pois não são mais fabricadas e da um bom trabalho para encontrar. Se não estiverem funcionando corretamente considere adaptar um coletor de admissão do TVS ou Citroen BX, para isso precisaria reprogramar a central tb.

- A parte elétrica geral, se não tem gambiarra nos acionamentos das ventoinhas, se a válvula termostática está funcionando se os indicadores do painel estão operando corretamente, pressão do óleo, RPM e temperatura. Verifique o chicote e os conectores e desconfie se vc ver muito fio emendado e fita isolante.

- O carro não pode estar falhando, e o motor tem que estar trabalhando liso. Desconfie se o carro estiver com problema nas bobinas ou falhando por algum outro motivo, pois para vc testar esse carro é necessário afundar o pé no acelerador e qq falha pode "mascarar" um problema maior.

- Tome muito cuidado com a temperatura do motor, e verifique o estado da agua do sistema de refrigeração. Muitos S16 tiveram o cabeçote danificado por conta do super aquecimento.

 

Esse motor é barulhento, tem bastante mangueiras e tb tem alguns plugs soltos sob o capo, não se assuste muito com isso rs...

 

Eu venho acompanhando o anuncio desse carro e desde então o carro mudou:

 

- Os bancos já não são originais, o tecido dos bancos foram trocados, não são mais courvin e tecido, somente tecido agora. Eu detestei, mas vai do gosto de cada um.

- O para-choque dianteiro e traseiro foram repintados, não existe mais a faixa preta em ambos e nem o front-lip(bigode) dianteiro

- Capo e teto tb foram pintados

 

Talvez ele tenha pintado o carro todo, mas nas fotos parece estar bem bonito, esse carro sai bem nas fotos rs, e externamente parece bem original ainda.

 

O bom seria levar um mecânico que conhece esse carro ou alguém que conheça esse carro.

Acho que se chegar junto esse cara abaixa esse valor, já está para vender a algum tempo.

 

Boa sorte!

 

Valeu pelas dicas brother.

Vou verificar todos esses detalhes que falou. Também não curti os bancos.

Se for vou baixar a pedida, pois ja vi a umas duas semanas atrás ele anunciado por 3 mil mais baixo. Isso me intrigou.

 

Outro detalhe que está me intrigando é que consta no documento "veículo recadastrado". Não sei o que isso significa, mas desconfio que o carro foi comprado em leilão em SP (pelas placas) e trazido pra Curitiba, visto que tbm não foi transferido. Alguém que entende dessa parte poderia me ajudar.

 

Obrigado!

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S16 é complicado, encontrar um em bom estado requer muita atenção e sorte.

 

Tem um vermelho Lúcifer na OLX de Vitoria no Espírito Santo, parece impecável e o cara está pedindo 15K, já pediu 22K, 20K, 18K e agora 15K....apesar da distancia, se vc quer realmente um S16, acho que vale a pena a visita. Se estiver bom mesmo vc pega o carro e volta dirigindo...

 

Pagar 13K em um S16 reformado ou com "algumas" pendências é jogo de sorte, tem que saber realmente o que está fazendo.

Vale MUITO mais apena pagar mais caro por um S16 impecável do que pegar um para levantar.

 

Pena que o 306BR não funciona mais e a galera que manja desse carro não acessa muito esse fórum...

 

 

Tem uma grana sobrando? O usuário Gilson Bettamio está vendendo o 306 com Swap do XURS..... é um GTI5....só não tem teto solar.... e está pedindo 20K....

Edited by DBA

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S16 é complicado, encontrar um em bom estado requer muita atenção e sorte.

 

Tem um vermelho Lúcifer na OLX de Vitoria no Espírito Santo, parece impecável e o cara está pedindo 15K, já pediu 22K, 20K, 18K e agora 15K....apesar da distancia, se vc quer realmente um S16, acho que vale a pena a visita. Se estiver bom mesmo vc pega o carro e volta dirigindo...

 

Pagar 13K em um S16 reformado ou com "algumas" pendências é jogo de sorte, tem que saber realmente o que está fazendo.

Vale MUITO mais apena pagar mais caro por um S16 impecável do que pegar um para levantar.

 

Pena que o 306BR não funciona mais e a galera que manja desse carro não acessa muito esse fórum...

 

 

Tem uma grana sobrando? O usuário Gilson Bettamio está vendendo o 306 com Swap do XURS..... é um GTI5....só não tem teto solar.... e está pedindo 20K....

 

O de vitória foi do meu primo...

Deu dó demais quando ele vendeu, estava perfeitamente impecável. Tive o imenso prazer de dirigir ele uma vez, ficou algo inesquecível na minha mente.

Pensa em um carro lindo e impecável... tinha alguns detalhes mínimos, mas frente a todos os outros s16 que já vi a venda o dele era disparado o mais inteiro, vermelho lucifer ainda, lindo demais, o carro cheirava a carro "novo-antigo".

 

Ele vendeu pra um aficcionado em s16 acho que de alagoas, o cara pirou no carro, fechou negócio rapidinho, nem veio ver o carro, foi embora de cegonha por 16k

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Que bom que foi para uma pessoa que gosta muito do carro.

Se tivesse a grana que ele tava pedindo iria até Vitória e voltava dirigindo o carro.

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