Jump to content
Sign in to follow this  
rafakart90

Correia Do Alternador 206 1.6 Desfiando

Recommended Posts

Boa noite, meu carro esta com um problema que está me deixando maluco. Segue um resumo do acontecido.

Eu estava em uma viagem quando derrepente o suporte do alternador quebrou, exatamente no cotovelo onde fica uma polia, na mesma hora identifiquei e levei em uma mecânica. O mecânico trocou o suporte e uma polia, até ai tudo certo.

Ums 200km depois a correia do alternador do nada desfiou toda. Parei o carro removi o restante da correia e levei no mecanico mais próximo. Chegando lá ele fez a troca da correia. Andei uns 30km e a correia voltou a desfiar, levei no primeiro mecanico que havia trocado o suporte do alternador e o mesmo disse q o problema estava na polia que ele havia trocado. Porém ele trocou novamente a polia e dessa vez colocou uma correia um pouco mais fina, que não é o padrão do carro. Andei uns 50km e até agora não deu problema.

Alguém sabe se existe outro problema que pode desfiar uma simples correia de alternador em tão pouco tempo?

Meu carro: Peugeot 206 1.6 16v flex 05/05

Um amigo meu teve um problema parecido com a correia poli v da s-10 dele.....era o rolamento do alternador que estava com uma arruela de tamanho irregular.

• Upvote 1

Um amigo meu teve um problema parecido com a correia poli v da s-10 dele.....era o rolamento do alternador que estava com uma arruela de tamanho irregular.

Caramba heim... o meu mesmo estando com a correia fora de padrão, pelo menos até agora ta funcionando sem começar a desfiar.

Tudo aponta para desalinhamento. Causado por falta do próprio alinhamento ou rolamento travando.

Uma correia mais fina? Isso é mascarar problema. Se está comendo as correias tem algo errado e se você não arrumar agora vai ver quando estourar um problema maior.

Passe em outro mecânico.

Acho interessante verificar no servicebox ou na CC o tamanho correto da correia. O 207 de minha mulher usa a medida 6pk1699 (verificamos no servicebox) e antes estavamos comprando no mercado paralelo a Dayco que usa a mesma medida para o 206/207 que é 6pk1565 e o carro fazia um chiado muito grande, depois trocamos pela contitech que tem o tamanho para o 206, mesma da Dayco, e para o 207 6pk1560. O chiado parou mas tinha uma vibração forte.

Levamos em 2 mecanicos e o primeiro condenou o compressor, o segundo o tensor da polia do alternador. Resumindo, por estar usando a medida errada, para o carro dela, o tensor trabalhava no limite. Compramos a correia correta na CC e o barulho sumiu. Se for procurar no mercado paralelo dessas marcas que citei vai encontrar nas medidas acima. Então é interessante confirmar na cc ou no servicebox a medida correta para seu motor. Talvez tamanho errado da correia esteja ocasionando o desgaste.

Desenterrando o tópico, comigo aconteceu esse problema recentemente.

Causa: A polia do virabrequim estava desalinhada. Ela tem uma borracha incorporada que desgastou, isso produzia vibração e a correia saia do alinhamento, consequentemente ficando toda cortada.

rolamento com problema ! tive esse problema no meu 307 que o ex dono colocou rolamento usado e aconteceu isso coloquei um novo e resolveu .