Jump to content
Sign in to follow this  
Pradin

Dúvida Aquisição - 208 1.6 Griffe Ou 308 2.0 Allure

Recommended Posts

Pessoal estou em um dilema muito complicado. Portanto, venho aqui pedir a ajuda de vocês nessa decisão.

A dúvida em questão é se pego um 2081.6 Griffe ou um 308 2.0 Allure ambos 2013 e MT... levando em consideração condições parecidas, no máximo 30 mil km, etc.

O que me dizem? Podem dar umas opniões?

Agradeço

Eu, particularmente, sou aficionado pelo 208, mas na comparação dos 02, eu optaria pelo 308, principalmente pela questão do motor.

Agora, se o 208 for automático, e o 308 for manual, vai da comodidade que você procura. Eu, atualmente, gostaria de um carro automático, então optaria pelo 208.

Dizem que esse motor 2.0 do 308 é beberrão e manco.

Não sei se procede.

Não sei se procede.

Manco é Renegade com 120 cvs e mais de 1500 kgs.

Peugeot manual 2.0 anda muito.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não sei se procede.

Realmente tenho que discordar... tive um 408 2.0 mecanico e de manco não tinha nada hahahah

Eu, particularmente, sou aficionado pelo 208, mas na comparação dos 02, eu optaria pelo 308, principalmente pela questão do motor.

Agora, se o 208 for automático, e o 308 for manual, vai da comodidade que você procura. Eu, atualmente, gostaria de um carro automático, então optaria pelo 208.

Thiiago ambas as opções são MT.. ando muito pouco com o carro, tem dia q nao ando e quando ando nem 10 km/dia, só vou até um estacionamento próximo do metro e vou trabalhar de metro. Estou tendendo para o 208 pq gosto de carro pequeno e bom de curva

Também tive essa mesma dúvida algum tempo atras, acabei pegando um 208 e não me arrependo nenhum pouco, muito pelo contrário :fovhappy: .

No meu caso sou solteiro e não preciso de muito espaço, o que poderia fazer alguma diferença, e quanto ao consumo o 308 2.0 também ouvi falar que bebe bastante.

Realmente tenho que discordar... tive um 408 2.0 mecanico e de manco não tinha nada hahahah

Thiiago ambas as opções são MT.. ando muito pouco com o carro, tem dia q nao ando e quando ando nem 10 km/dia, só vou até um estacionamento próximo do metro e vou trabalhar de metro. Estou tendendo para o 208 pq gosto de carro pequeno e bom de curva

Então optaria pelo 208, mas sou suspeito em falar pois é meu sonho de consumo, risos.

São categorias absolutamente diferentes.

Por mais que o 308 seja um modelo menos "cool" que o 208 é inegável a sua superioridade.

Conforto, mimos, tecnologia e etc.

Não dá pra comparar um hatch médio com um compacto não.

Sobre o 2.0 ser manco, sem comentários... é só um dos 2.0 mais bravos e elásticos que conheci. Se for MT então, diversão garantida!

Andrey, meu único receio com o 208 é a parte da suspensão.. meu primeiro carro foi um 206 1.6 allure 2p, herdei o mesmo do meu irmão, amava o carro mas quando bateu uns 70k km o carro estava parecendo uma carroça de tanto barulho que a suspensão fazia. Olha que meu irmão trabalhava na peugeot na época e a manutenção era mais do que em dia.O carro saiu da cc com rodas equinoxe 16 e molas eibach, não sei se for por ter andado assim a vida inteira que chegou nesse estado. Posteriormente tive um 207 1.4 vendi antes dos 50k km com receio de acontecer o mesmo. Esse problema acabou quando peguei um 307 pp hatch.. sem dúvidas o melhor carro que tive até hoje, só faltava um pouco de motor. Só me desfiz dele depois de um acidente que acabou em PT. Depois disso resolvi mudar um pouco e parti para um i30.. gostava muito do carro, mas a tocada do 307 é muito superior.

Afinal, a suspensão do 208 deixa a desejar como a dos 207/207? O 308 é apaixonante assim com o um 307?

O 308 é o 307 assim como o 208 é o 206/207 atualizado.

Qual você gostava mais, seu 206 ou seu 307?

Pronto já sabe qual o melhor pra você.

Você gostava do comportamento do 206 1.6? O 208 vai ser bem parecido. Mesmo motor, apenas com alguns ajustes melhorados, acho que o 208 pode ser pouco coisa mais pesado e uma erodinâmica menos eficiente que o 206. Esse 1.6 da peugeot/citroen é ótimo mas na essência é o mesmo motor e que também equipava seu 307 1.6, porém seu 307 carregava muito mais peso. 307...308 de preferência pelos 2.0

O mesmo vale para o 308, o 2.0 é o mesmo do 307, do 407, do C4, do C5. Só mudam alguns ajustes. O motor é ótimo ainda mais no manual é um canhão no álcool então! É um carro 2.0 vai beber como qualquer outro 2.0 é o preço que se paga por potência, "cavalo corre cavalo come"

Se não precisa de espaço e velocidade alta em viagem vai de 208 , muito mais prático na cidade, pra estacionar e manobrar, é mais econômico e vai ser bem esperto no arranca e para de semáforo e trânsito pesado.

Se o 208 é AT consumo quase igual do 2.0 se for MT.

Agora se gosta de espaço, conforto, velocidade e consumo não é tão importante pra você vai de 308 e até por que não um 408?

Saí agora do 206 1.4 pro 307 sedan, e te digo que várias vezes que estou fazendo as tarefas do dia dia dentro da cidade me faz falta o 206 até pensei em recompra-lo. Mas quando estou na rodovia com trânsito livre voltando cansado pra casa do trabalho da uma satisfação estar em um carro muito mais confortável e passa muito mais segurança. O 208 é muito cool como disse o amigo mas é inegável a superioridade do 308.

Edited by FelinedaNoite

felinedanoite disse tudo,

realmente dois carros com propostas diferentes.

se o 308 já tem ar digital dual zone e teto, vou nele com forca.... coloca um led, faz um retrofit e o carro esta pronto

• Upvote 1

Decidiu?

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk

Sou ex-proprietario de um 308 allure 1.6 16v e de um 208 griffe 1.6 16v mecanico. Não vou aqui falar do motor EW10A em relação ao EC5 que nem tem comparação. Vou te dar o meu relato em relação a conforto, convivência a bordo.

Como Andrey falou, são 2 carros de categorias diferentes, hatch compacto e hatch médio (308). O material de acabamento é superior no 308 com peças emborrachadas, o 308 é maior, mais elegante a meu ver. Carro tem bastante potencial para up´s. Tenho 1,87m de altura e o espaço da cabine na frente é superior, você terá mais espaço para as pernas se voçê for alto. A direção do 308 é mais pesada, ate pq a calibração da Peugeot para a direção eletro-hidraulica é assim. Suspenção é um pouco mais macia que o 208. O carro de fato passa um aspecto superior. Quer por up´s, veja a garagem do Andrey, Frog, Christian....o seu é o limite.

O 208 é de fato mais cool, tem uma tocada mais esportiva e não, o 208 não é mais um 206/207, suspensão é outra, olhe atás dele. Sei bem o que estou falando até porque já vou no meu segundo 208 e minha mulher tem um 207 XS-A e já fiz TODA a suspenção dele inclusive o eixo traseiro. Então acredite, é outro carro. Bom, internamente o 208 é muito moderno, o i-cockpit é phoda, a direção é bem direta, suspensão é mais firme que no 308. Os materiais de acabamento não passam a mesma sensação do 308 com material emborrachado, a cabine é mais apertada.

Sugiro que você pense no que você espera do carro e o que procura, cada um aqui acaba tendo um gosto, prioridade, preferência, veja as suas e escolha. Seja qual for escolher não vai se arrepender.

Abs

Os preços entre o 208 1.6 MT e o 308 2.0 MT de mesmo ano são muito parecidos, o que é bizarro considerando-se que o 308 é um hatch médio.

Mas aí entram outras questões como idade do projeto, custo de manutenção e etc, que acabam afetando a oferta e demanda pelo automóvel e, em consequência, seu preço.

Acredito que, neste contexto o 308 seja um custo / benefício melhor em termos de aquisição, mas que será a princípio mais caro pra manter. Logo, como os amigos acima disseram, sua proposta de uso vai pesar nesta decisão.

Resolvi comentar pq estou num dilema semelhante.

Tenho um 206 1.4 Moonlight 2008, comigo desde zero km, e adoro o carrinho. Embora não seja a versão mais equipada do 206, tem o essencial e recebeu várias modificações funcionais e estéticas que o deixaram ainda mais do meu gosto.

Porém sinto um pouco de falta de motor, especialmente na estrada, e como minha namorada o usa bastante, gostaria que tivesse ao menos ABS e Air Bags.

Então estou planejando adquirir outro carro, e meu interesse está voltado para um 308 2.0 MT, como você. A princípio a ideia é manter o 206 para usá-lo na cidade, pois tem o necessário em equipamentos, consumo bom, ágil no trânsito e fácil de estacionar. A manutenção tb não é de outro mundo, embora não chegue a ser em conta. O segredo é ser preventivo.

O 308 ficaria como um carro pra passear, viajar, andar com mais gente, e para termos mais flexibilidade quanto ao uso de carro. Estimo que ele rodaria entre 20 e 40% do que o 206 rodaria, então o custo de manutenção não deve pesar demais.

Mas também olho pro 208. É um projeto mais moderno, mais ergonômico e prático no uso diário e de manutenção mais barata, porém menos espaçoso, potente e equipado que um 308. Só que não faria sentido pra mim ter um 206 e um 208. São basicamente carros com a mesma proposta, embora de gerações tecnológicas diferentes. Só faria sentido ter um 208, pra mim, se fosse o único carro. Mas meu 206 está em dia, personalizado, conheço todo o histórico - e o mercado pagaria pouco com ele. Se fosse um carro que valesse R$ 30.000, ou de manutenção elevada, eu o venderia. Mas por algo entre R$ 13.000 e R$ 16.000,00, prefiro deixar o dinheiro empatado nele.

Então, ao que tudo indica, irei de 308, pq suas qualidades e defeitos se intercambiam com os do 206, fica um arranjo melhor. Porém, se não tivesse carro algum, o 208 certamente teria apelo por todas as razões que já mencionei, e o olharia com prioridade sobre New Fiesta e HB20, que são outras opções das quais gosto.

Tive a oportunidade de dirigir ambos, e posso te dizer o seguinte:

- 208: bem diferente do 206. Você enxerga a inspiração no irmão mais velho, porém a suspensão é muito mais confortável, o refino do carro, no geral, é maior, e achei a direção bem mais leve e acertada e os freios muito superiores aos do 206, ao menos no 1.4 (acho os freios borrachudos e pouco progressivos). Porém achei que o carro faz menos curva e é menos ágil no geral. Talvez pra você isso nem importe, mas foi uma impressão relevante. O 206 tem um acabamento caprichado, embora com materiais simples. Você pode dizer o mesmo do 208, mas com uma apresentação bem mais moderna. Sinceramente me senti melhor acomodado no 208 do que no 308, mas talvez por ter aquela pegada de "vestir" o condutor, como o 206. Costume. Um fato relevante é que o 208 não possui a barra de proteção lateral nas portas dianteiras, na minha opinião uma depenação ridícula num item de segurança que pode fazer tanta diferença. No 308 ela está presente.

- 308: muito espaçoso na frente, mas nem tão espaçoso atrás. Se isso for crucial, o 408 é basicamente o mesmo carro mas menos ágil e mais espaçoso. No geral, o interior do 308 tem muita qualidade, mas não passa o ar de modernidade do 208, claro. Não é um projeto que deve envelhecer mal, ao contrário, mas você vê claramente que o 208 tem os pés no futuro, enquanto o 308 trouxe inspiração do passado. Se você adorava o 307, vai gostar muito do 308, pois bebe da mesma fonte, o que não é ruim: o 307 é um grande carro. Também já tive oportunidade de dirigi-lo nas versões 1.6 MT e 2.0 AT, e embora tenha dimensionamento limítrofe pro porte do carro, o 1.6 nele anda melhor do que meu 206 1.4. Então pode ter certeza absoluta que o 308 2.0 MT NÃO é manco. Quanto ao consumo, vai depender das suas condições de uso. Carro parado com motor funcionando... qto maior o motor, maior o consumo.

......

Tenho um 206 1.4 Moonlight 2008, comigo desde zero km, e adoro o carrinho. Embora não seja a versão mais equipada do 206, tem o essencial e recebeu várias modificações funcionais e estéticas que o deixaram ainda mais do meu gosto.

Porém sinto um pouco de falta de motor, especialmente na estrada, e como minha namorada o usa bastante, gostaria que tivesse ao menos ABS e Air Bags.

Então estou planejando adquirir outro carro, e meu interesse está voltado para um 308 2.0 MT, como você. A princípio a ideia é manter o 206 para usá-lo na cidade....

Diego, se você tem como manter o 206 junto concordo com seu pensamento!

Eu troquei um 206 feline 1.4 por um 307 sedan AT e me arrependo de não ter mantido o 206 comigo, até pensando em recomprar ele pra manter junto do 307 sedan.

No dia dia sinto muita falta do 206.

Como você disse, pagam tão pouco dinheiro no 206 que não vale a pena vender.

• Upvote 2