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caio.curvelo

Detalhes Do Motor 1.2 Puretech (eb2-ff)

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Olá!

Segue vídeo postado no canal do YouTube "O Mecânico" com detalhes do motor e alguns procedimentos de manutenção do Puretech 1.2 da PSA. Muito interessante!



Alguns detalhes que anotei:

- Motor é importado da França
- Injeção Valeo V46
- Alternador é do tipo pilotado e interligado à rede LIN (acopla ou desacopla o alternador de acordo com o estado de aceleração ou desaceleração do carro)
- Calculador no negativo da bateria (caixa de estado da carga de bateria) faz o controle, dentre outros, do alternador
- Necessidade de cuidado com a especificação da bateria a ser substituída!
- Motor conta com VVT na admissão e no escape
- Conta com estratégia de elevação da rotação ao pisar na embreagem (800 RPM para 1200 RPM) para facilitar o arranque do carro
- Velas originais de iridium
- Condições de ativação do sistema de partida a frio (aquecimento nos bicos):
- Teor de etanol > 85%
- Temperatura do motor < 18 graus
- Tensão na bateria > 9,4 V
- Start do sistema de partida a frio se dá já na abertura da porta (partial wake up)
- Reconhecimento de combustível inicia quando:
- Variação de no mínimo 15% no nível do tanque (após abastecimento)
- Liga o carro com o tanque na reserva
- Após 3 tentativas de partida mal sucedidas a ECU muda o mapa para E100 para possibilitar a partida e o reconhecimento é iniciado para "ajuste fino"

- Os sensores e atuadores da injeção eletrônica são "comuns", nada de segredos

Características construtivas:
- 3 cilindros/1.2 litros/4 válvulas por cilindro
- 84 cv a 5.750 RPM
- Taxa de compressão de 12,5:1
- Componentes com baixo coeficiente de atrito (válvulas, anéis, tuchos, comandos, etc.)
- Comando de válvulas tubular (oco), reduz o peso
- Motor todo em alumínio, pesando apenas 61,5 kg
- Correia dentada com revestimento em teflon, do tipo "úmida" e em contato com os gases do motor (não ficou claro se ela é imersa também no óleo)
- Tampa de válvulas "fecha" a correia, então a mesma fica "dentro" do motor. A substituição aparenta ser bem chata, com intervalo de troca de 80 mil km.
- Bomba d'água tocada por correia elástica, deve ser substituída sempre que retirada
- Demais periféricos (alternador e compressor) tocados por poly-v comum
- Polia dos periféricos possui uma massa para compensação do equilíbrio do virabrequim (motor tricilíndrico e tal)
- Suporte do motor é integrado ao bloco
- Dupla válvula termostática (!!), uma para o bloco e outra para o cabeçote (pode ser que devam trabalhar em temperaturas diferentes?)
- Coletor de escapamento integrado ao cabeçote, com dutos de líquido de arrefecimento passando pelo coletor (motor esquenta mais rápido)
- Tuchos mecânicos (não-hidráulicos), porém não existe periodicidade (preconizada) para regulagem de válvulas
- Camisas dos pistões úmidas e não destacáveis
- Filtro de óleo comum (não é do tipo refil)
- Bomba de óleo de vazão variável (não ficou claro qual a estratégia de funcionamento)

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Eu vi uma parte desse vídeo e achei bem interessante...

 

Falta divulgar mais esta tecnologia toda... A Renault fica fazendo propaganda sobre o novo motor da Duster dizendo que tem tecnologia de F1 só por que o alternador recarrega a bateria apenas quando o motor não está sendo exigido (o algo assim) e assim economiza combustível...

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- Dupla válvula termostática (!!), uma para o bloco e outra para o cabeçote (pode ser que devam trabalhar em temperaturas diferentes?)

 

Funcionam em temperaturas diferentes sim, pra melhorar a eficiência

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e esse suporte integrado ao bloco?siguinisfica que agora será mais fácil trocar somente o "refil"?

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Eu vi uma parte desse vídeo e achei bem interessante...

 

Falta divulgar mais esta tecnologia toda... A Renault fica fazendo propaganda sobre o novo motor da Duster dizendo que tem tecnologia de F1 só por que o alternador recarrega a bateria apenas quando o motor não está sendo exigido (o algo assim) e assim economiza combustível...

 

Realmente eles não fazem propaganda dos detalhes do motor igual as outras montadoras, mas não sei até que ponto isso de fato influencia na compra do carro... Me parece que o título de motor mais econômico é o suficiente!

O que poderiam fazer era um hotsite expondo os detalhes e novas tecnologias aplicadas para a redução de consumo no 1.2 e pro aumento cavalar de torque e potência no THP, por exemplo

 

- Dupla válvula termostática (!!), uma para o bloco e outra para o cabeçote (pode ser que devam trabalhar em temperaturas diferentes?)

 

Funcionam em temperaturas diferentes sim, pra melhorar a eficiência

 

Imaginei! Bem interessante.

 

e esse suporte integrado ao bloco?siguinisfica que agora será mais fácil trocar somente o "refil"?

 

Agora deve ser tudo um conjunto só, provavelmente só com algum tipo de coxim ligando o bloco na estrutura do carro. Quanto a ser fácil de trocar só vendo, mas creio que não tenha segredo, até pelo pouco espaço que o motor ocupa no cofre!

 

Tentei encontrar fotos mais detalhadas da fixação do motor mas não encontrei...

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Adorando esse motor...

20,6km/l de recorde aqui na cidade.

Média de 15,3.

O único problema dele é que ele é bem fraco em baixa rotação. Até por isso, a estratégia do aumento de RPM.

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- Dupla válvula termostática (!!), uma para o bloco e outra para o cabeçote (pode ser que devam trabalhar em temperaturas diferentes?)

 

Funcionam em temperaturas diferentes sim, pra melhorar a eficiência

 

Segundo consta, o bloco funciona com temperatura maior para reduzir perdas de energia (quanto menor a diferença de temperatura entre a parte interna e externa do bloco, maior a eficiência energética) e também para tornar o óleo mais "fino". O cabeçote trabalha mais frio para controlar a temperatura da câmara e evitar detonação. Bem interessante.

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Adorando esse motor...

20,6km/l de recorde aqui na cidade.

Média de 15,3.

O único problema dele é que ele é bem fraco em baixa rotação. Até por isso, a estratégia do aumento de RPM.

 

Estranho! Tendo em conta que a rotação de torque máximo é 2750 RPM (baixa em se tratando de aspirados), a curva de torque deve ser bem acentuada a ponto de deixar o motor fraco abaixo disso...

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Segundo consta, o bloco funciona com temperatura maior para reduzir perdas de energia (quanto menor a diferença de temperatura entre a parte interna e externa do bloco, maior a eficiência energética) e também para tornar o óleo mais "fino". O cabeçote trabalha mais frio para controlar a temperatura da câmara e evitar detonação. Bem interessante.

Exatamente isso

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Estranho! Tendo em conta que a rotação de torque máximo é 2750 RPM (baixa em se tratando de aspirados), a curva de torque deve ser bem acentuada a ponto de deixar o motor fraco abaixo disso...

Sim, depois que você sai com ele até que a força é boa.

Mas pra sair do 0, ele às vezes dá alguns sustos por não ter muita força abaixo de 2 mil rpm.

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Encontrei esse vídeo onde mostra a montagem do motor (acredito que seja esse 1.2)...

 

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É o 1.2 sim, porém me parece que a versão turbo (bem estranha a turbina!)

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É o 1.2 sim, porém me parece que a versão turbo (bem estranha a turbina!)

É, essa que foi minha maior dúvida... se era a aspirada ou turbo...

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Será que os nosso reparadores (br) estarão preparados para receber toda essa tecnologia daqui há 3 anos, quando a maioria dos veículos sair da garantia? Rsrs

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Mas é importante ressaltar: o fato da PSA estar disponibilizando essas informações ao público em geral e aos reparadores independentes é um grande avanço, que deve ajudar a melhorar a imagem das marcas Peugeot e citroen no mercado de usados.

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pessoal, pra quem tem c3 ou 208 com esse motor, qual combustivel parece render melhor pra esse motor por causa da taxa de compressão, no etanol ou gasolina?

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