Jump to content
Sign in to follow this  
tiagorochanh

Como Fazer Upgrade Freios 206

Recommended Posts

Bom, dando uma de coveiro aqui. 

Depois de muito tempo, em abril desse ano eu mandei trocar os tambores traseiros pelos discos (os do meu amigo que bateu o carro, que mencionei no começo do tópico). Comprei discos e pastilhas novos, e aproveitei todo o restante do sistema (pinças, dutos, cavaletes, ancoragem do freio de mão, etc). Até aí maravilha, freia que é uma beleza...

...só que de um jeito estranho. Eu sinto, quando freio um pouco mais forte, que a traseira do carro tenta ir "para frente e para trás", como se o freio traseiro estivesse sendo acionado com mais força que o dianteiro por uma fração de segundo e depois voltasse ao normal, só que várias vezes e muito rápido (coisa de 3 ou 4 sacudidas por segundo). 

Lembrando. O sistema traseiro veio todo de um 206 automático e o dianteiro veio de um 408. Na prática estou com o sistema de freio de um 408 em um carro 400 kg mais leve.

Alguém que já fez essa mudança de freio traseiro passou por isso?

Olha.... Bagunçar sistemas de freio assim, da merda.

A distribuição de "força" de freio depende de muita coisa, vc fez uma salada aí, muito provavelmente o balanço de freio não tá legal, se o balanço não tá legal, vc perde muito desempenho de frenagem.

Uma coisa que pode acontecer, é que as pinças dianterias são maiores que o projetado pro cilindro mestre, então o volume que deve ser deslocado é maior, e isso pode fazer com que o balanço de frenagem va pra trás, fazendo com que a traseira trave, e de esse efeito aí.

Enfim, isso é uma hipótese, pode ser muita coisa, até mesmo freio mal sangrado.

não sei como é nós pug, mas muitas marcas usam um "limitador" de pressão pra colocar disco na traseira (válvula de equalização), inclusive em adaptações.

sem usar nada é bem provável que vai travar a traseira antes de a dianteira ser totalmente acionada, como o rampazzo falou.

existem vários tipos, desde um limitador fixo lá no cilindro mestre nas saídas pra traseira quanto os auto ajustáveis de acordo com a carga (usados pela VW).

On 25/11/2018 at 05:10, Rampazzo2 said:

Olha.... Bagunçar sistemas de freio assim, da merda.

A distribuição de "força" de freio depende de muita coisa, vc fez uma salada aí, muito provavelmente o balanço de freio não tá legal, se o balanço não tá legal, vc perde muito desempenho de frenagem.

Uma coisa que pode acontecer, é que as pinças dianterias são maiores que o projetado pro cilindro mestre, então o volume que deve ser deslocado é maior, e isso pode fazer com que o balanço de frenagem va pra trás, fazendo com que a traseira trave, e de esse efeito aí.

Enfim, isso é uma hipótese, pode ser muita coisa, até mesmo freio mal sangrado.

Sim, antes mesmo de eu colocar os discos traseiros (lembrando que coloquei os de 283 mm na frente), alguns amigos - e um mecânico - recomendaram trocar o cilindro mestre (não o hidrovácuo) pelo da Scénic 2.0. Mas não fiz porque não achei a peça a preço aceitável.

3 hours ago, tiagorochanh said:

não sei como é nós pug, mas muitas marcas usam um "limitador" de pressão pra colocar disco na traseira (válvula de equalização), inclusive em adaptações.

sem usar nada é bem provável que vai travar a traseira antes de a dianteira ser totalmente acionada, como o rampazzo falou.

existem vários tipos, desde um limitador fixo lá no cilindro mestre nas saídas pra traseira quanto os auto ajustáveis de acordo com a carga (usados pela VW).

Bem observado. Até onde eu sei, o mecânico tirou TUDO do sistema traseiro do outro carro, mas vou confirmar com ele se foi instalada a válvula de equalização.

• Like 1