Jump to content

Recommended Posts

E ae CP!

No último domingo (23/04/2017) fui para a estrada com o meu 408 saí do Rio de Janeiro com destino a Maringá no Paraná (1087 KM).

Após passar São Paulo, já na Castelo Branco, abasteci R$ 100,00 no posto Ipiranga do "RoadShopping" próximo a ITU (na própria Castelo Branco). Coloquei a gasolina DT Clean e não sei se foi coincidência, mas uns 100 Km depois o carro começou a apresentar problema.

• A luz da injeção acendeu junto ao alerta com "Ponto de exclamação".

A partir daí o carro começou a perder potência. Eu acelerava e ele demorava a pegar velocidade, na subida demorava a desenvolver.

O carro começou a tremer e o ponteiro do conta-giro começou a "pular" (igual quando coloca álcool no lugar da gasolina). Ainda andei mais de 1/4 do tanque assim, até parar em um posto Shell (Sempre uso Shell Racing, ou Shell Nitro+ e nunca tive problema parecido). Com a sobra do outro combustível (ipiranga DT Clean), pedi para completar com Shell Nitro+.

Enquanto abastecia, percebi que a velocidade 2 da ventoinha estava estranhamente acionada, pensei que poderia ser a água do radiador, apesar de não aparecer nenhum aviso, abri o capô e a água estava no nível normal.

Assim que terminou de abastecer, paguei e voltei para a estrada...

O carro voltou a ser o que era, respondia que era uma beleza, potência total, testei modo sport e tudo normal!

Passou mais uns 60Km e o problema voltou!

Eu pisava o conta-giros chegava a 5000 e o carro não aumentava a velocidade (desespero). O problema foi só piorando no decorrer da estrada, até chegar o momento em que ele não respondia mais, eu tinha que ir para a terceira faixa esperando os caminhões me passarem (desespero!).

Com esse problema todo, eu precisava chegar em Maringá, o carro andava, mas não respondia à velocidade como deveria, não tinha potência, o ar-condicionado não gelava e a única luz acesa no painel era a da injeção. Em alguns momentos aparecia o alerta do ponto de exclamação, continuei assim mesmo.

Por fim, depois de muito sufoco, consegui chegar em Maringá.

No outro dia (24/04/2017 - segunda-feira) levei na CC e disseram que só conseguiriam passar o scanner na semana que vem porque estavam "lotados", que se eu quisesse poderia deixar o carro lá, mas que não garantiriam que conseguiriam ver até a próxima semana. Como o carro funcionava, ma não com a velocidade normal, resolvi levar em outras mecânicas.

Então primeiro fui a ver a questão do ar-condicionado. Logo no olho, me falaram que o compressor estava "moído".

Fiz a troca do compressor e a limpeza de todo o sistema do ar condicionado e ainda me afirmaram que isso não deveria ter interferido na potência/aceleração/velocidade do carro. O ar-condicionado voltou a gelar como deveria.

Assim que sai da mecânica do ar condicionado, o carro voltou novamente ao que era. Respondendo como deveria às acelerações e potência máxima.

Andei um bom tempo com o carro e não tive mais problema. Cheguei a pensar que o problema todo poderia ser o compressor do ar condicionado!

Durante a noite, peguei o carro novamente e o problema voltou, para minha infelicidade!

Lembrando que continuo com o combustível (misturado da estrada), como havia completado o tanque com a Nitro+ em cima da DT Clean (possível problema), ainda estou com o combustível misturado.

Ontem (26/04/2017 - quarta-feira) levei numa outra mecânica para ver a luz da injeção e estou aguardando o diagnóstico, ficaram de passar o scanner apenas hoje e continuo aguardando...

Gostaria de contar com a experiência de todos aqui do CP, para tentar resolver isso, porque preciso voltar para o Rio até domingo (30/04/2017). Imagino que o pessoal da injeção eletrônica está com dificuldade de detectar o problema e não querem me falar. Já passaram mais de 24 horas e não me falaram nem o resultado do Scanner.

*Procuro detalhar bem os meus problemas para ajudar a todos aqui!

Grande abraço.

opa!!

Estranho essa intermitência... se não fosse isso eu diria que é combustível batizado... Infelizmente, mesmo abastecendo em postos de "bandeira" corremos risco de cair em armadilhas dessas..

Eu sempre abasteci em um posto Petrobras que passo em frente e até semana passada não tive problema com ele... aí fui abastecer (sempre na GRID) e logo em seguida o consumo foi para as alturas... parecia que estava rodando com etanol. Deixei quase acabar e completei novamente com GRID de outro posto que também considero bom... consumo voltou ao normal... Não volto mais neste posto que eu confiava... está na minha lista negra aqui de CTB.

Na sua situação, se não tiver nenhum diagnostico até lá, minha sugestão é de completar o tanque novamente em um posto que te pareça confiável e seguir viagem.

Ja tive um problema parecido em 5000 rpm mas nao perdia potencia nem o motor tremia, era a bomba de combustivel indo pro pau. Nao passava de 5000 rpm porque as sondas lambdas acusavam mistura pobre nessa rotacao, caracterizando falta de pressao na linha de combustivel para alimentar o meu V6 (saudades dele...)

Relatei com muitos detalhes como resolvi o problema por aqui em algum lugar, usei a busca pra achar e nao consegui, hahaha

Scanner nele. E de preferencia o scanner original, ja que os genericos nao conseguem acessar o historico de falhas, fundamental para entender o que levou a falha atual.

Carro tremendo -> Motor "quadrado", operando sem um (ou mais) dos cilindros. Nesse caso bico, vela ou bobina de ignicao.

Se foi combustivel zoado pode ter entupido o bico, mas em teoria o filtro teria que segurar essa sujeira antes de entupir o bico.

Como disseram os amigos primeira suspeita seria o combustível, depois bomba, sensores.

Em um focus passei algo parecido ninguém descobria o que era, no fim das contas era uma entrada de ar "falsa" , quando exigia do carro passava ar demais por uma rachadura que não era lido pela central e perdia potência, jogava pro acostamento andava uns metros e o carro voltava ao normal.

Ja tive um problema parecido em 5000 rpm mas nao perdia potencia nem o motor tremia, era a bomba de combustivel indo pro pau. Nao passava de 5000 rpm porque as sondas lambdas acusavam mistura pobre nessa rotacao, caracterizando falta de pressao na linha de combustivel para alimentar o meu V6 (saudades dele...)

Relatei com muitos detalhes como resolvi o problema por aqui em algum lugar, usei a busca pra achar e nao consegui, hahaha

Scanner nele. E de preferencia o scanner original, ja que os genericos nao conseguem acessar o historico de falhas, fundamental para entender o que levou a falha atual.

Carro tremendo -> Motor "quadrado", operando sem um (ou mais) dos cilindros. Nesse caso bico, vela ou bobina de ignicao.

Se foi combustivel zoado pode ter entupido o bico, mas em teoria o filtro teria que segurar essa sujeira antes de entupir o bico.

Bem lembrado André...

Teve THP no passado com problema na bomba de alta... Você sabe dizer em que momento é que a bomba de alta trabalha? É quando está com rotação mais elevada apenas? Pode ser esse mesmo o problema do colega!

Bem lembrado André...

Teve THP no passado com problema na bomba de alta... Você sabe dizer em que momento é que a bomba de alta trabalha? É quando está com rotação mais elevada apenas? Pode ser esse mesmo o problema do colega!

Putz, nunca parei para estudar o THP, apesar de agora se o proprietario de um.

Eu acho (e ai eh foda...) que a bomba de alta trabalha o tempo todo. O motivo seria a injecao direta no cilindro, que precisa de MUITO mais pressao para injetar comparando a uma injecao normal no coletor de admissao, seja turbo ou nao.

Com o turbo a coisa fica um pouco mais complicada porque em baixa tu tem pressao negativa no coletor e em alta pressao positiva, por causa da turbina. Num motor sem injecao direta balancear essa equacao eh muito dificil - imagina seus injetores, que tem la seus 4 bar gerados por uma bomba convencional, tentando injetar com a mesma eficiencia em situacoes distintas, com depressao no coletor em baixa e com 1 bar de pressao positiva da turbina em alta.

Talvez esse problema seja muito menor, a ponto de poder ser ignorado, em um motor com injecao direta, ja que a pressao de injecao eh maior que 40 bar, enquanto que a pressao da turbina continua la em seus 1 - 1.5 bar. Mas ai to especulando tudo com o pouco que sei, turbo ainda nao eh minha praia. Um dia eu estudo isso direito.

Mas tudo isso nao explica o motor girando "quadrado". Motor quadrado eh falha em um ou mais cilindros. Se fosse problema da so da bomba (alta ou de baixa, tanto faz) o motor nao fica quadrado pois todos os injetores sofrem ao mesmo tempo pois todos sao alimentados pela mesma linha de combustivel. O que iria acontecer, num motor turbo moderno com bomba indo pro pau eh que a ECU iria comandar uma diminuicao da pressao na turbina para compensar a falta de combustivel, mantendo a estequiometria da mistura ar/comb.

Com falha na bomba o motor perderia potencia e so ficaria quadrado se a RPM caisse abaixo de 800, condicao onde o balanceamento mecanico nao seria suficiente para manter o motor liso. Acho que nao foi o caso, ja que ele conseguia andar. Abaixo de 800 RPM ate uma bicicleta iria ultrapassa-lo na estrada!

Por outro lado, to aqui pensando, o motor poderia ficar quadrado com falha na bomba se o avanco/atraso de ponto da ECU entrasse numa condicao muito anormal. Nao sei. Veja que o colega tambem reportou o ponteiro da rotacao "pulando". Esses pulos tambem sao sentidos pela ECU que ficaria doida para saber a hora de injetar, deixando o motor quadrado.

Enfim, scanner nele!!! O THP tem um sensor de pressao na linha de combustivel:

http://omecanico.com.br/detalhes-da-injecao-e-alimentacao-do-motor-thp/?print=print

Se for bomba esse sensor tem que acusar algo anormal.

Meu 207 estava assim logo depois que pus em um lavador de confiança para lavar o motor, ja imaginei que o lavador tinha dado mole e não vedado o módulo de injeção, fiz um percurso de 100km rodoviario (cidade até praia), chegando la, resolvi ver o que era, desconectei o plug do acelerador eletronico, assoprei, e pluguei novamente, funcionou perfeito... Talvez o seu tenha criado umidade, não?

Pessoal olhem os códigos do scanner

c7cfc7ee932f6e6a6d850181f26a22da.jpg

Edited by zeitx

Pessoal olhem os códigos do scanner

c7cfc7ee932f6e6a6d850181f26a22da.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O seu é THP ou 2.0? Pela descrição do seu perfil eu presumi que seria um THP.... sobre o erro aí, não faço a minima ideia! :/

Putz, nunca parei para estudar o THP, apesar de agora se o proprietario de um.

Eu acho (e ai eh foda...) que a bomba de alta trabalha o tempo todo. O motivo seria a injecao direta no cilindro, que precisa de MUITO mais pressao para injetar comparando a uma injecao normal no coletor de admissao, seja turbo ou nao.

Com o turbo a coisa fica um pouco mais complicada porque em baixa tu tem pressao negativa no coletor e em alta pressao positiva, por causa da turbina. Num motor sem injecao direta balancear essa equacao eh muito dificil - imagina seus injetores, que tem la seus 4 bar gerados por uma bomba convencional, tentando injetar com a mesma eficiencia em situacoes distintas, com depressao no coletor em baixa e com 1 bar de pressao positiva da turbina em alta.

Talvez esse problema seja muito menor, a ponto de poder ser ignorado, em um motor com injecao direta, ja que a pressao de injecao eh maior que 40 bar, enquanto que a pressao da turbina continua la em seus 1 - 1.5 bar. Mas ai to especulando tudo com o pouco que sei, turbo ainda nao eh minha praia. Um dia eu estudo isso direito.

Mas tudo isso nao explica o motor girando "quadrado". Motor quadrado eh falha em um ou mais cilindros. Se fosse problema da so da bomba (alta ou de baixa, tanto faz) o motor nao fica quadrado pois todos os injetores sofrem ao mesmo tempo pois todos sao alimentados pela mesma linha de combustivel. O que iria acontecer, num motor turbo moderno com bomba indo pro pau eh que a ECU iria comandar uma diminuicao da pressao na turbina para compensar a falta de combustivel, mantendo a estequiometria da mistura ar/comb.

Com falha na bomba o motor perderia potencia e so ficaria quadrado se a RPM caisse abaixo de 800, condicao onde o balanceamento mecanico nao seria suficiente para manter o motor liso. Acho que nao foi o caso, ja que ele conseguia andar. Abaixo de 800 RPM ate uma bicicleta iria ultrapassa-lo na estrada!

Por outro lado, to aqui pensando, o motor poderia ficar quadrado com falha na bomba se o avanco/atraso de ponto da ECU entrasse numa condicao muito anormal. Nao sei. Veja que o colega tambem reportou o ponteiro da rotacao "pulando". Esses pulos tambem sao sentidos pela ECU que ficaria doida para saber a hora de injetar, deixando o motor quadrado.

Enfim, scanner nele!!! O THP tem um sensor de pressao na linha de combustivel:

http://omecanico.com.br/detalhes-da-injecao-e-alimentacao-do-motor-thp/?print=print

Se for bomba esse sensor tem que acusar algo anormal.

Valeu André, obrigado pela informação.

Acabei de chegar em outra oficina especializada em THP disseram ser um problema comum e que é a bomba de alta

Acabei de chegar em outra oficina especializada em THP disseram ser um problema comum e que é a bomba de alta

Confirmaram uma leitura anormal no sensor de pressao na flauta de combustivel?

O que o mecânico me passou é que pode dar sim os mais variados códigos no scanner todos ligados à injeção (como enviei na imagem).

Ele tinha acabado de fazer um outro 408 thp e me mostrou.

O nome do mecânico é Luciano em Maringá, a empresa dele é a Revisa, fica quase no fim da Cerro Azul

Edited by zeitx

O que o mecânico me passou é que pode dar sim os mais variados códigos no scanner todos ligados à injeção (como enviei na imagem).

Ele tinha acabado de fazer um outro 408 thp e me mostrou.

O nome do mecânico é Luciano em Maringá, a empresa dele é a Revisa, fica quase no fim da Cerro Azul

Porra velho. Desculpa a minha arrogancia mas nao colou. To sentindo o cheiro de "bla" de mecanico pra cima do dono.

É bem possível, rs

Não fechei o serviço, até porque o preço bomba é bem salgado.

Consegui voltar para o Rio com ele como estava é sempre que desligo e ligo (reseta) ele volta ao normal. Mas pode voltar conforme eu piso no acelerador.

O que percebi também é que pela manhã quando começa a encher o turbo ele da umas engasgadas (pof pof pof) depois que enche o turbo, ele para.

Ainda preciso levar na CC mas tô sem grana agora e o carro está andando.

Devo aguardar ainda o mês que vem para levar.

É bem possível, rs

Não fechei o serviço, até porque o preço bomba é bem salgado.

Consegui voltar para o Rio com ele como estava é sempre que desligo e ligo (reseta) ele volta ao normal. Mas pode voltar conforme eu piso no acelerador.

O que percebi também é que pela manhã quando começa a encher o turbo ele da umas engasgadas (pof pof pof) depois que enche o turbo, ele para.

Ainda preciso levar na CC mas tô sem grana agora e o carro está andando.

Devo aguardar ainda o mês que vem para levar.

Antes de condenar a bomba, veja se chega faísca e combustível em todos os cilindros, bicos, cabos e velas são muito mais baratos que uma bomba de alta. Uma boa mecânica, tem High Torque em Londrina, poderá fazer esse diagnóstico.

Existe uma chance considerável do mecânico não ter errado pelo fato de ser possível avaliar a pressão da bomba de alta com o PDL4000.. mas se você ainda tem dúvida, falha de ignição se dá por alguns motivos específicos: Falta de combustível, falha da bobina/vela e baixa compressão.

Então geralmente se começa migrando o conjunto vela/bobina de cilindro pra ver se a falha muda de cilindro.. depois se avalia os bicos/pressão de combustível e a compressão/estanqueidade do cilindro.. O que também não pode ser descartado no seu caso porque motores com injeção direta carbonizam demais as válvulas..

zeitx, dificilmente seu problema é bomba de alta. A bomba de alta tem um erro específico, é o 0087.

Geralmente esse problema que surgiu foi no scanner é ocasionado por combustível ruim, velas com alto índice de desgaste ou bobina que não está conseguindo queimar de forma correta. Problema bem "comum" no thp até...

• Upvote 1

Aí galera, td bem com vcs?

Estou com um problema semelhante em meu 408 thp.

Quando ligo de manhã , dá umas engasgadas feia e a lúz de injeção fica acesa direto. Após esquentar o carro fica normal, dá pra viajar sossegado mas a lúz de injeção permanece sempre acesa. 

Já me disseram que poderia ser a bomba de alta, porém ela teria que falhar quando eu exigisse o máximo do motor. E isso não acontece. 

Detalhes:

Toda vez que paro o carro sinto um cheiro forte de catalizador. Esse mal cheiro, não existia anteriormente.

Outro detalhe bem estranho (bem estranho mesmo) é que não posso deixar o carro avisar que entrou na reserva. Quando dá o apito e acende aquela luzinha respectiva, vem ao mesmo tempo um outro sinal sonoro e indica instantaneamente o desligamento da ASP. Ao mesmo tempo o carro entra em estado de emergência, isto é, libera somente a 3ª marcha e ré.

Aí pra resolver, é só colocar combustível acima da condição de reserva que ele volta ao normal.

alguém tem alguma idéia do que pode ser isso ?