Jump to content
Rallye

Ajuda - 308 Thp - Temperatura Do Motor Excessiva

Recommended Posts

Boa noite

Preciso de ajuda dos amigos mais familiarizados com o motor THP.

Há duas semanas comprei um 308 THP 2014. Carro impecável, de único dono e com todas revisões feitas na CC.

No primeiro dia com o carro, como de praxe, dei uma geral em óleo e filtros - substituí filtro de cabine, filtro de ar do motor, óleo e filtro;

O carro subiu no elevador perfeito, e desceu apresentado a seguinte mensagem: "Temperatura do motor excessiva."

Ele apresenta esta mensagem direto, desde frio - fica piscando a luz stop e o ponteiro da temperatura oscila entre a temperatura correta do motor e a parte máxima do marcador. No mais, o carro funciona perfeitamente, não falha e nem superaquece - com exceção do ar condicionado que também parou de acionar o compressor, mas acredito que isso seja consequência do motor "pensar" que está superaquecendo.

O carro está na peugeot há dois dias e não conseguem encontrar o problema. Já tentaram trocar a bomba dágua e sensor de temperatura, mas não resolveu.

Detalhes importantes: para tirar o filtro de óleo, meu mecânico soltou a mangueira d'água do radiador e tirou o polo positivo da bateria. Óbivo que montou tudo certinho antes de ligar o carro.

Tudo funcionava perfeitamente até esta "troca de óleo"

E aí pessoal, será que alguém pode me ajudar?

Muito obrigado

Esse carro eh cheio de sensor.. talvez tenha danificado algum e esta acusando esse problema. Por qual motivo ele mexeu nessa mangueira para trocar o filtro de oleo? Talvez o sensor da termostatics tenha ido pro pau.. pode ser coincidência ou nao. Mas ela eh uma peça defeituosa.. uma das causas eh essa q vc citou.

Enviado de meu SM-G928G usando Tapatalk

Será que seu mecânico fez tudo certo mesmo?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A princípio ele fez tudo certo. Conferimos esses sensores e estão todos ok, até pq a temperatura do motor ele marca certo.

O mecânico tirou a mangueira do radiador pra ter acesso ao filtro de óleo. Realmente o acesso é ruim, e se soubesse que daria problema ele não teria tirado... 😧

Ligaram da PUG agora dizendo que estão conferindo as centrais do carro para confirmar o diagnóstico... Vamos ver oq dá.

Irmão .... vai na CCS que tem um boletim para correção desse erro ... provavelmente o antigo dono não fez.

dá uma lida nesse tópico, é grande mas tem muita informação desses thp: https://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7357916

Edited by rwbsb_df

Irmão .... vai na CCS que tem um boletim para correção desse erro ... provavelmente o antigo dono não fez.

dá uma lida nesse tópico, é grande mas tem muita informação desses thp: https://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7357916

Desculpa irmão, se puder me passar o link novamente, não está abrindo pelo que vc passou.

O carro estava desde segunda na CC, hoje me ligaram dizendo ser problema no "calculador de injeção", mais conhecido como módulo de injeção. Resumindo, teria que trocar a peça e reprogramar. Serviço total, R$ 4.200

Fiquei de queixo caído, muito estranho um problema assim sem mais nem menos. Estou procurando no paralelo alguém que reprograme este módulo, vamos ver o que acontece. A princípio, tendo um módulo "bom" é possível copiar os parâmetros de injeção pro meu defeituoso.

Resumindo, ainda sem uma solução viável. Quero esgotar as possibilidades antes de desembolsar 4 mangos na CC.

Se alguém tiver uma luz, agradeço.

valeu, encontrei o tópico! vou dar uma sondada agora!

dá uma lida nesse tópico, é grande mas tem muita informação desses thp: https://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=

Cara, li todo o tópico e realmente o problema crônico dos THP tem sintoma muito parecido com o que o meu está apresentado.

Acontece que meu carro já vem com o sensor de temperatura "moderno", que pode ser substituído. E o sensor foi testado e não tem defeito.

Na verdade o cara da CC tinha um THP de PT estacionado no pátio, e fez o teste, trocando todas as centrais do carro batido pelas do meu. Meu carro funcionou perfeitamente. Colocando minhas centrais de volta, o problema volta.

Desta forma ele chegou a conclusão que o problema é realmente no calculador do motor - ECU

Não encontrei nenhum caso parecido, a não ser de carros que tenham levado batidas e danificado o módulo. Infelizmente parece que fui sorteado.

Se alguém tiver alguma ajuda, sigo procurando uma solução mais em conta.

Obrigado

Edited by Rallye

fio, vc tem 2 opções aí. A primeira é ver se o mapa do seu carro não está com problema... Caso o mapa esteja 100% original e o problema esteja realmente no calculador, vc pode pegar um no desmanche e transferir o mapa e a eeprom do seu modulo defeituoso para o "novo" modulo. Dessa forma vc não ferra com a identidade digital do carro. O procedimento é bastante tranquilo, um profissional qualificado vai conseguir fazer isso sem maiores dores de cabeça.

Bom dia! Não entendo muito bem essa questão de mapa do carro. Os técnicos disseram que o problema é na ECU, então não sei onde fica gravado esse mapa, e se ele está normal.

Consegui um cara meio ninja em módulos que disse ter conseguido o arquivo de uma ecu igual a minha. Marcamos pra segunda levar o carro lá, pra ele regravar minha ecu. Orçamento de em torno de 300 mangos.

Vou tentar primeiro essa opção, se não resolver vou pras próximas.

Mas realmente é um caso muito estranho, com todos que falo, dizem que nunca viram nada parecido.

De qualquer forma sigo atualizando os amigos, pra enriquecer o conteúdo do nosso fórum.

Um abraço

Bom, de toda forma o carro ainda tá na garantia de venda.

Se foi particular e código civil artigo 1.101 até o 1.106.

Se foi de agência, você tem 90 dias de garantia.

Bom, de toda forma o carro ainda tá na garantia de venda.

Se foi particular e código civil artigo 1.101 até o 1.106.

Se foi de agência, você tem 90 dias de garantia.

Obrigado pela ajuda amigo. Primeiramente vou tentar a opção mais barata e arcar sozinho, mas se tiver que ir pra Peugeot, vou ter que acionar o vendedor mesmo!

Está marcado pra segunda o técnico fazer o reparo no módulo. Vamos torcer pra que dê certo!!

Mantenho vcs informados.

Edited by Rallye

Obrigado pela ajuda amigo. Primeiramente vou tentar a opção mais barata e arcar sozinho, mas se tiver que ir pra Peugeot, vou ter que acionar o vendedor mesmo!

Está marcado pra segunda o técnico fazer o reparo no módulo. Vamos torcer pra que dê certo!!

Mantenho vcs informados.

Boa sorte. Tô torcendo por vc para que não tenha que brigar com agência.

Veja se não foi feito o maldito chip tuning, os caras pegam um reprogramador e acham que vão tirar mais potência do carro, em geral não ganha nada e ainda ferra com tudo.

liga na CC e passa o chassi, pq tem recall do medidor de temperatura, o meu ano 2013 teve recall dessa peça

Amigos, encontrei uma ecu usada de 3008 thp. O número em cima da peça é exatamente o mesmo da minha. Falei com o técnico e disse que dá pra fazer a instalação no meu carro. Alguém tem conhecimento pra dizer se isso pode ser possível? Obrigado

liga na CC e passa o chassi, pq tem recall do medidor de temperatura, o meu ano 2013 teve recall dessa peça

infelizmente não é este o caso do meu.

Veja se não foi feito o maldito chip tuning, os caras pegam um reprogramador e acham que vão tirar mais potência do carro, em geral não ganha nada e ainda ferra com tudo.

a princípio a ECU está lacrada, não deve ser isso. Obrigado pela dica amigo!

Boa sorte. Tô torcendo por vc para que não tenha que brigar com agência.

Pois é, no momento só está me restando essa opção... rsrs

infelizmente não é este o caso do meu.

a princípio a ECU está lacrada, não deve ser isso. Obrigado pela dica amigo!

Pois é, no momento só está me restando essa opção... rsrs

É necessário abrir a ECU para fazer a reprogramação? Como eh software pode ser q não seja necessário abri-lo, por isso ainda tem lacre.

O user pixel q te deu algumas dicas aqui faz esse tipo de trabalho. Converse com ele.

Depois de muito ir e vir, conversar com diversos técnicos de todo país, acabei optando por substituir a ecu na cc. Vai custar em torno de 4000 mangos, mas vou ter garantia de que ficará bem feito e de que irá funcionar.

Conversando com o proprietário anterior, descobri que o carro sofreu uma intervenção errada de um picareta que mexeu no ar condicionado. Na ocasião, o "técnico" puxou um fio direto do módulo pra acionar o compressor do ar condicionado que não estava acionando devido a falha do sensor de temperatura. Quando o ex proprietário descobriu que foi feito "nas coxas", foi até a cc para desfazer tudo e substituir a caixa d'água do sensor de temperatura (problema conhecido dos thp). Na ocasião o carro tinha apresentado problemas estranhos (os faróis ficavam ligados) mas após a intervenção da cc, tudo voltou a funcionar normalmente.

Chegamos a conclusão que aquela intervenção (foi em fev/17) danificou algum componente da ecu, e acabou aparecendo o problema somente quando eu comecei a andar com o carro.

Sobre as soluções paralelas, como disse, falei com diversos técnicos de todo o país. Todos tinham hipóteses pra consertar, mas em todas opções eu teria que comprar uma ecu usada e reprogramar, ou comprar um software e reprogramar na minha ecu. E ninguém me deu garantia que o serviço funcionária. Teria que pagar pra ver, e sem garantia de ter o dinheiro investido de volta, caso não desse certo. A única opção que me garantiram que fincionaria, seria comprando ecu, bsm, chaves e comutador, kit completo de um carro batido, e colocar no meu. O kit sairia em torno de 2000 mais em torno de 500 pra programar. Preferi pagar os 4 e ter a garantia da cc - o que é uma bufa pra quem está todo c****?

Enfim, encomendei a peça. Só esperar chegar e correr pro abraço - espero. Kkk

Mas você que vai arcar com o prejuízo sozinho?

Boa tarde amigos! Favor alterar o título para RESOLVIDO!
Depois de muitas idas e vindas, ontem a tarde resolvemos o problema do meu carro.
Resumindo, comprei um "kit injeção" de um 408 THP pelo ML - que veio com ECU, BSM, painel, chave e módulo conforto - e codifiquei no meu carro.
Acabamos utilizando a ECU e a chave apenas, que foram codificadas com a minha BSM. FICOU 100%!!!
Mais tarde com mais tempo posto toda a história pra vcs, mas a peça entrou em BO na Peugeot.. Vê se pode.
Resumindo, estou com um painel, comutador, ecu estragada e modulo conforto sobrando.... Hehe
Um abraço

Edited by Rallye

Bom que resolveu! Ficou em quanto o preju?

Mas impressionante o cara ter um carro que não é barato e levar no Zé das Couve pra mexer no ar condicionado.

Bom que resolveu! Ficou em quanto o preju?

Mas impressionante o cara ter um carro que não é barato e levar no Zé das Couve pra mexer no ar condicionado.

Isso é realmente inacreditável. O cara merece um troféu.

Quanto ao custo, me saí bem. Paguei pelo "kit injeção" R$ 1500, mais R$ 500 pro técnico fazer toda programação.

Na Peugeot sairia perto de 4 contos.

Conforme prometido, vou contar mais alguns detalhes da minha peregrinação pra consertar o carro.

Há três semana atrás eu tinha resolvido fazer todo o serviço na Peugeot - colocar uma ECU nova e programar com eles. Conforme tinha comentado, o serviço foi orçado em R$ 3.800 a vista. Quando fechei a encomenda com eles, me pediram um sinal de R$ 1.000, por se tratar de uma "peça específica pro meu carro". Beleza, dei os mil conto e esperei, era pra vir em até 15 dias. Um pouco antes do prazo terminar, liguei pra CC pra dar aquela "cutucada" básica, eis que a atendente me disse que a peça aparecia pra ela em "BO". Ou seja, a peça estava em falta em todo Brasil, sem previsão de disponibilidade. No mesmo dia liguei no 0800 e me deram o mesmo retorno, que não teria previsão de disponibilidade. No dia seguinte a atendente aqui da CC já veio com umas histórias de que poderia devolver os dinheiro do sinal se eu preferisse, aí eu senti que era melhor procurar outra solução.

Fui ao bom e velho ML e encontrei dois "kits de injeção" com a ECU exatamente igual do meu carro. Um de SP de um 408, e outro de SC de um 308. O de SC por 1800, sem o painel, e o de SP 1500 com o painel e comutador inclusos. Optei pelo de SP por ser mais barato, e ainda por saber que depois poderia vender o painel e o comutador por fora e tirar um pouco do prejuízo. Comprei as peças no dia 23, mandei vir por Sedex, recebi no dia 29 e já consegui encaixar com meu técnico pra instalar na sexta, dia 30!

Foi tenso. Ainda tivemos a sorte da BSM ter vindo com defeito, então perdemos bastante tempo tentando fazer o conjunto encomendado funcionar, sem sucesso. Então partimos pra opção dois, e codificamos a BSM original do meu carro com a ECU que comprei do ML. Programamos as chaves e BINGO! De primeira, carro pegou perfeito, tudo funcionando, ar gelando, faroletes ligando.., PERFEITO!

E desde então é só alegria. Fiz uma viagem no final de semana e estou muito satisfeito com o carro. O conjunto mecânico é sem dúvidas o melhor que já passou pela minha garagem.

De saldo da brincadeira ficou a ECU bichada; o painel bonitaço (marca 66mil km); um módulo que não tenho certeza o que faz - diz que é o módulo conforto; o comutador e a chave.

Já anunciei tudo no ML na esperança de reaver alguns trocados:

Painel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885143069-painel-peugeot-308-408-16-thp-663725-_JM

Comutador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885156062-cilindro-comutador-e-chave-ignico-peugeot-308-408-16-thp-_JM

Módulo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885163245-modulo-de-conforto-peugeot-308-408-thp-16-2014-_JM

(desculpem a ignorância, não tem problema colocar os links aqui, correto?)

A BSI estragada consegui devolver pro cara do ML que vai me ressarcir uns trocos - já ajuda!

Valeu pessoal, um abraço!

Que via crúcis hein Rallye? Felizmente você conseguiu resolver o problema gastando o menos possível.

Que via crúcis hein Rallye? Felizmente você conseguiu resolver o problema gastando o menos possível.

Isso aí Fil, finalmente pude colocar o THP na pista e felizmente com um custo compatível com o projeto.