Jump to content
Sign in to follow this  
Dhi307

307 Com Rpm Variando, Perdendo Aceleração

Recommended Posts

Boa noite a todos!

Na sexta feira saí de viagem e o carrinho estava ok, funcionando lisinho.
Ontem durante a volta a luz de "Defeito Sistema de Anti-Poluição" acendeu.
Desliguei o carro, liguei novamente o mesmo desligou a luz no painel e começou a perder força, a velocidade ficava limitada e o RPM caia.
Em determinados momentos quando se parava no sinal, em ponto morto, o rpm baixava e o carro morria.
Levei o carro no meu mecânico, ele identificou que o catalisador estava entupido, solução paliativa no catalisador foi a remoção do filtro (Sei dos problemas de poluição, tanto que já encomendei outro catalisador).
Após remontar o catalisador (sem filtro) o carro deu uma leve melhorada, pois agora os gases estavam saindo pelo escapamento(descarga), antes não estava acontecendo.
Foi feita também a limpeza dos bicos injetores (foram identificados 2 com muita sujeira) e a troca das velas.
Como estava no tempo da troca de óleo do motor, aproveitei e também fiz a troca do óleo + filtro.
Foram notadas algumas melhoras, o motor tá pegando com mais facilidade, a rotação teve uma leve melhora, porém ao acelerar até uns 2000rpm, a rotação mantém por alguns segundos e logo em seguida cai, mantenho o acelerador pressionado as rotações aumentam e logo em seguida cai.
Resta trocar o filtro de combustível e tentar esgotar toda a gasolina que ainda se encontra no tanque e por alguma aditivada (Vpower, Podium ou DTClean).
O erro do "Defeito Sistema de Anti-Poluição" eu consegui apagar pelo OBD Doctor, porém o carro permanece com a variação da rotação conforme o vídeo abaixo.
Bom, adianto que já lí vários tópicos e os mesmos não batiam com os sintomas exatamente iguais e nenhuma solução dentro do que eu ainda poderia fazer.

https://youtu.be/9DrcS5kslmI

Edited by Dhi307
  • Downvote 1

Algumas possibilidades são: bomba com pouca pressão seja por defeito na mesma ou no regulador de pressão; corpo da borboleta sujo; sonda lambda ou sensor de massa de ar com defeito; bobina com defeito. Um bom mecânico de preferência com um scanner adequado deve conseguir identificar.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Atualização do dia 20/06/2017

Foi feita limpeza do corpo de borboleta e deu uma leve melhorada.

Troquei filtro de combustível e filtro de ar (estavam dentro do prazo de troca).

E praticamente zerei o tanque e coloquei DTClean.

Deu uma leve melhorada.

Algumas possibilidades são: bomba com pouca pressão seja por defeito na mesma ou no regulador de pressão; corpo da borboleta sujo; sonda lambda ou sensor de massa de ar com defeito; bobina com defeito. Um bom mecânico de preferência com um scanner adequado deve conseguir identificar.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Obrigado, pelas dicas. Como coloquei acima obtive uma leve melhorada e notei que ao ligar o carro a rotação tende a ficar estável, tanto em ponto morto quanto acelero pra dar uma esticada ou manter a rotação, logo depois a rotação cai.

Passei esse sintoma para o meu mecânico que comentou da bomba de combustivel.

Amanhã levarei até ele, iremos verificar com o manômetro e também passar no scanner.

Edited by Dhi307

Atualização 21/06/2017.

Após levar em outra mecânica para verificação do scanner, foi identificado erro na ignição.

Foi feito o teste com outra bobina e o RPM estabilizou, porém o carro ainda não tem força ao acelerar.

Trocou as velas? Acredito que as velas ou alguma delas tenha ido pro saco também! Faça uma limpeza também no coletor de admissão! Desmonte-o, da pra fazer em casa, limpe a entrada das válvulas e também o sensor MAP e use perfect clean periodicamente!

Edited by Thiago Ferraz

Fico aqui pensando, se de fato seu catalizador estava entupido e pouca coisa saia pelo escape, essa pouca coisa voltava e estragava o que esta no caminho.

Eu olharia com carinho sua sonda lambda, lembrando que tem um procedimento para avisar a ECU que a sonda lambda foi trocada. A ECU compensa a perda de desempenho da sonda com o seu desgaste.

Outra coisa é inspecionar a cabeca dos cilindros. Como os gases nao saiam por completo, deve ter MUITA carbonizacao la, elevando a taxa de compressao a um ponto que a ECU nao consegue compensar, entrando em estrategia para nao destruir o motor -> Gerando o comportamento que tu reportou.

Trocou as velas? Acredito que as velas ou alguma delas tenha ido pro saco também! Faça uma limpeza também no coletor de admissão! Desmonte-o, da pra fazer em casa, limpe a entrada das válvulas e também o sensor MAP e use perfect clean periodicamente!

Voltei para as velas antigas, porém não estou usando o carro.

Encomendei velas novas para deixar "tudo" novo.

Infelizmente só estou podendo eu mesmo fazer coisas que estão por cima do carro, teve uma obra na minha casa que na minha ausência o pedreiro fez a minha garagem em rampa, levantar o carro nem pensar...

Eu olharia com carinho sua sonda lambda, lembrando que tem um procedimento para avisar a ECU que a sonda lambda foi trocada. A ECU compensa a perda de desempenho da sonda com o seu desgaste.

Outra coisa é inspecionar a cabeca dos cilindros. Como os gases nao saiam por completo, deve ter MUITA carbonizacao la, elevando a taxa de compressao a um ponto que a ECU nao consegue compensar, entrando em estrategia para nao destruir o motor -> Gerando o comportamento que tu reportou.

Já encomendei uma nova sonda, porém não sei qual o procedimento para avisar a troca.

Sobre inspecionar a cabeça dos cilindros, não cheguei a tanto, porém ao abrir a tampa superior do motor, visualmente o motor estava bem limpo, não sei quanto a parte inferior.

05f283a794ca48e94b2ed5165dd88dd9.jpg

Edited by Dhi307

a parte de cima ta zerada hein, pelo visto as trocas de óleo respeitaram os prazos indicados.teria que trocar a vela mesmo por uma novinha da NGK, no meu carro com esse mesmo motor fez uma baita diferença a troca delas!!ás vezes até ficava um buraco nas acelerações, depois q troquei voltou tudo ao normal, as antigas já tinham mais de 43 mil kms.as velas você mesmo troca, troquei as do meu e é bem tranquilo, só tenha cuidado com o "clip" de metal(um arame que trava o conector) que prende o conector da bobina de ignição, o meu na hora de tirar acabei perdendo rsrsrs dai fiz uma super adaptação com fita hellerman, rsrsrs ta funcionando na boa hehhehehe

a parte de cima ta zerada hein, pelo visto as trocas de óleo respeitaram os prazos indicados.teria que trocar a vela mesmo por uma novinha da NGK, no meu carro com esse mesmo motor fez uma baita diferença a troca delas!!ás vezes até ficava um buraco nas acelerações, depois q troquei voltou tudo ao normal, as antigas já tinham mais de 43 mil kms.as velas você mesmo troca, troquei as do meu e é bem tranquilo, só tenha cuidado com o "clip" de metal(um arame que trava o conector) que prende o conector da bobina de ignição, o meu na hora de tirar acabei perdendo rsrsrs dai fiz uma super adaptação com fita hellerman, rsrsrs ta funcionando na boa hehhehehe

Pois é, aprendo muita coisa aqui no fórum.

E o que dá pra fazer eu vou fazendo. A troca de óleo (sempre troco de 8 até 10mil km e usando os 5w40 SN), filtros e outras coisas que está ao meu alcance eu meto a mão.

As novas velas estou no aguardo e pedi da NGK, modelo Green.

O clip que você comentou seria o da Bobina? Das vezes que removi, guardei, pois tenho esse medo de perder :haha: .

Valeu pelas informações!

Atualização 29/06/2017

Fui verificar a parte de válvulas do escape e aparentemente tudo limpo.

Ainda no aguardo da chegada das peças

.3b1a2fa1aabe57490517f011a0a7c43a.jpg

Enviado de meu MI 5s usando Tapatalk

Edited by Dhi307

Atualização 05/07/2017.

No dia 01/07/2017 encontrei um app com o nome de FAPLite. Fiz a leitura e foram encontrados os seguintes erros:

358ypnk.jpg

Das peças encomendadas só chegou o jogo de Velas.

Fiz a troca e após executar o FAPLite, o mesmo identificou agora falha somente no Cilindro de numero 4.

5d9ifa.jpg

Agora estou no aguardo da boa vontade dos Correios pra receber a Sonda, Bobina e o catalizador.

Atualização 05/07/2017 - Parte II

Chegou a Bobina, realizei a troca, porém os problemas persistem...

No aguardo agora da Sonda e do Catalizador pra passar novamente no scanner.

Cara já trocou o sensor de rotação? se nao me engano um desses erros, é ele. o meu também dava isso de não ter força, depois que troquei ficou zerado.

• Upvote 1

Cara já trocou o sensor de rotação? se nao me engano um desses erros, é ele. o meu também dava isso de não ter força, depois que troquei ficou zerado.

Então, o sensor de rotação seria um que fica do lado direito próximo ao filtro de óleo?

Após a chegada da sonda e do catalisador, vou repassar o scanner pra verificar.

Grato pela ajuda.[emoji106]

Enviado de meu MI 5s usando Tapatalk

Atualização - 06/07/2017 - Presente de aniversário... :lol22:

Passei o dia todo chateado, tentando não pensar no carro, quase 1 mês sem o PUG, parecia uma eternidade.

Levando em consideração a minha falta de experiência em mecânica, dificuldade de chegar até alguém que possuia um scanner PSA (pois o carro não tinha força e a mecânica mais próxima daqui era uns 20km)...

Chegou a Sonda Lambda, dificuldade absurda de tirar a sonda, devido ao defletor do coletor, faço força daqui, dali consigo tirar o defletor, próximo desafio, remover a sonda.

Forço aqui, ali, desengripante, removo a sonda... Instalo a sonda com a bateria desligada.

Conetores da bateria ligados diretamente (sem a bateria), na tentativa de resetar a ecu.

Remonto, viro a chave e.... Noto o motor querendo ficar sereno novamente, notei 80% de melhora...

Fui no posto, comprei 10L de gasolina e mando pro tanque com 1 lata de perfect clean.

Agora a noite saí com carro e pra minha surpresa, tudo certinho, tirando obviamente o barulho absurdo que ta fazendo no escape devido estar sem o catalisador (catalisador este que eu acredito que venha chegar amanhã).

Foram 3 semanas bem chatas, mas no final, tudo deu certo.

Fico muito feliz por ter obtido sucesso, por ter sido ajudado aqui no fórum mais uma vez.

Muito agradecido a todos pela força e ajuda! :sefudeu: :sefudeu: :sefudeu:

• Upvote 1

Atualização - 06/07/2017 - Presente de aniversário... :lol22:

Passei o dia todo chateado, tentando não pensar no carro, quase 1 mês sem o PUG, parecia uma eternidade.

Levando em consideração a minha falta de experiência em mecânica, dificuldade de chegar até alguém que possuia um scanner PSA (pois o carro não tinha força e a mecânica mais próxima daqui era uns 20km)...

Chegou a Sonda Lambda, dificuldade absurda de tirar a sonda, devido ao defletor do coletor, faço força daqui, dali consigo tirar o defletor, próximo desafio, remover a sonda.

Forço aqui, ali, desengripante, removo a sonda... Instalo a sonda com a bateria desligada.

Conetores da bateria ligados diretamente (sem a bateria), na tentativa de resetar a ecu.

Remonto, viro a chave e.... Noto o motor querendo ficar sereno novamente, notei 80% de melhora...

Fui no posto, comprei 10L de gasolina e mando pro tanque com 1 lata de perfect clean.

Agora a noite saí com carro e pra minha surpresa, tudo certinho, tirando obviamente o barulho absurdo que ta fazendo no escape devido estar sem o catalisador (catalisador este que eu acredito que venha chegar amanhã).

Foram 3 semanas bem chatas, mas no final, tudo deu certo.

Fico muito feliz por ter obtido sucesso, por ter sido ajudado aqui no fórum mais uma vez.

Muito agradecido a todos pela força e ajuda! :sefudeu: :sefudeu: :sefudeu:

Boa. Agora nao esquece de avisar a ECU que tu trocou a sonda.

Seu motor nao vai ter o rendimento ideal sem esse procedimento -> Scanner original nele!

Boa. Agora nao esquece de avisar a ECU que tu trocou a sonda.

Seu motor nao vai ter o rendimento ideal sem esse procedimento -> Scanner original nele!

Assim que eu conseguir instalar o catalizador levarei na oficina pra passar o scanner.

Valeu!

Ótimo que resolveu amigo, esse sensor fica logo abaixo da válvula termostática, não lembro a localização exata pois falta tempo que tive esse problema..

Ótimo que resolveu amigo, esse sensor fica logo abaixo da válvula termostática, não lembro a localização exata pois falta tempo que tive esse problema..

Obrigado RaphaelRJ, quando você comentou do sensor eu procurei a localização no servicebox e achei no meu carro.

Removi, fiz a limpeza porém o problema persistiu.

Quando chegou a sonda, montei e tudo foi resolvido.

Agora é passar o scanner o ver um novo silencioso, pois o anterior um Mastra "estourou" ou abriu KKKKKKKKKKKK.

2qw20df.jpg

Boas!

Quase 2 meses depois, após rodar mais de 2000km o pug voltou a engasgar.

Dou a partida, o motor não pega... Acelero, acelero ele mantém o rpm, paro de acelerar ele morre...

Passei o flaplite e ele identificou erro no sensor MAP.

2hnx7ut.jpg

Edited by Dhi307

Nao necessariamente o sensor morreu, pode ser alguma entrada falsa de ar. Antes de trocar, vai de limpa contato no plug e no sensor(se possivel, descarbonizante na ponta do sensor que fica dentro do coletor), pode ter uma boa surpresa.

Feito isso, monitora a pressão do coletor via scanner(Nos 2.0 fica em torno de 320 mbar, mas o Diagbox tem o valor medio esperado pros 1.6), se nao estiver bizarro(Muito alta, obstrucao, muito baixa entrada falsa),  tenta ressetar os parametros auto-adaptativos. 

Abs!

7 hours ago, oppenheimer said:

Nao necessariamente o sensor morreu, pode ser alguma entrada falsa de ar. Antes de trocar, vai de limpa contato no plug e no sensor(se possivel, descarbonizante na ponta do sensor que fica dentro do coletor), pode ter uma boa surpresa.

Feito isso, monitora a pressão do coletor via scanner(Nos 2.0 fica em torno de 320 mbar, mas o Diagbox tem o valor medio esperado pros 1.6), se nao estiver bizarro(Muito alta, obstrucao, muito baixa entrada falsa),  tenta ressetar os parametros auto-adaptativos. 

Abs!

Removi o sensor, limpei com descarbonizante e com o limpa contato, deu uma leve melhorada.

Não tenho como monitorar a pressão do coletor, pois o meu scanner ainda não chegou.