Jump to content
Sign in to follow this  
rodrigo ledo

Troca Das Velas

Recommended Posts

Bom dia pessoal

Tenho um 208 2013 manual, hoje ele chegou na faixa dos 50.000km necessita trocar-se as velas, ao questionar um mecanico ele disse que os carros da Peugeot e Citroen precisa trocar tambem as bobinas, isso procede? Pois fiquei meu cabreiro com essa informação, pois no site da peugeot a revisao sai por volta de uns 500 reais, sendo que só a bobina e as as velas passariam facilmente desse valor, fora a troca dos oleos e tals, todo mundo sabe que a troca na ccs é muitoooo mais caro que fazer por fora.

Bobina só se troca quando apresenta defeito. Fuja desse mecânico.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

bom dia

Pegando o Tópico do colega de carona, tenho em 307 SW 2.0 16V que esta com falha em baixa rotação, (menos de 1500 giros falha, acima fica redondo), meu 307 ta com vazamento nas tampas de válvulas e ta passando para a Vela do cilindro 01. Numa oficina foi passado scanner e acusou queima incorreta no cilindro 01. Minha dúvida com vcs que tem mais experiencia é se depois que tirar o vazamento e eu trocar o jogo de velas se é preciso Resetar a central com scanner para apagar o erro é tirar a falha ?

bom dia

Pegando o Tópico do colega de carona, tenho em 307 SW 2.0 16V que esta com falha em baixa rotação, (menos de 1500 giros falha, acima fica redondo), meu 307 ta com vazamento nas tampas de válvulas e ta passando para a Vela do cilindro 01. Numa oficina foi passado scanner e acusou queima incorreta no cilindro 01. Minha dúvida com vcs que tem mais experiencia é se depois que tirar o vazamento e eu trocar o jogo de velas se é preciso Resetar a central com scanner para apagar o erro é tirar a falha ?

A principio não é preciso resetar a ecu.

Faça a troca, se a mensagem permanecer, desligue a bateria, coloque um cabo ligando no positivo e negativo do CARRO (obviamente fora da bateria) deixe por uns 10min.

Após feito isso, verifique.

A principio não é preciso resetar a ecu.

Faça a troca, se a mensagem permanecer, desligue a bateria, coloque um cabo ligando no positivo e negativo do CARRO (obviamente fora da bateria) deixe por uns 10min.

Após feito isso, verifique.

Nao faça isso. Existe um procedimento especifico para desconectar a bateria em um PSA, as ECUs continuam trocando informacoes depois do carro desligado por alguns minutos. Uma dessas informacoes e o codigo para dar a partida, se fizer o que tu ta recomendando tu esta arriscando nao ser mais capaz de dar a partida no carro, so na concessionaria.

Nao precisa acreditar em mim, basta ler o manual do carro. O procedimento esta escrito la!

- Desligar o carro

- Aguardar 10 minutos

- Chave no bolso - nao dentro do carro (principalmente se for blindado)

- Desliga a bateria (e nao de curto nos terminais)

- Aguarda mais 10 minutos

- Conecta a bateria

Ja vi membro aqui chorando as pitangas na CC porque nao seguiu o procedimento.

"Ah mas eu sempre fiz isso e nunca deu problema" -> Fica tranquilo, agora que tu sabe o que eu contei da proxima vez certamente vai dar problema, huahuahua

Essa de ligar o positivo no negativo pra mim nunca fez sentido, rs

Quanto a resetar, provavelmente o código vai ficar salvo na memória como "falha passada", não tendo nenhum problema em deixar ele lá até a próxima visita a alguém com scanner. Caso a lâmpada não apague após a manutenção aí só com o equipamento mesmo.

Nao faça isso. Existe um procedimento especifico para desconectar a bateria em um PSA, as ECUs continuam trocando informacoes depois do carro desligado por alguns minutos. Uma dessas informacoes e o codigo para dar a partida, se fizer o que tu ta recomendando tu esta arriscando nao ser mais capaz de dar a partida no carro, so na concessionaria.

"Ah mas eu sempre fiz isso e nunca deu problema" -> Fica tranquilo, agora que tu sabe o que eu contei da proxima vez certamente vai dar problema, huahuahua

Peço desculpas então!

Ignorem o que postei.

E depois dessa, realmente, não faço mais... :takeabeer:

• Upvote 1

Eu fiz essa pergunta por uma razão: Esse problema me acompanha a algum tempo, no passado tinha levado numa oficina e o mecanico disse que para resolver a falha eu precisaria trocar as velas e se não resolvesse era a bobina. Eu mesmo troquei as velas, verifique se estavam calibradas e coloquei, e não resolveu, a falha persistiu, (não lembro se ja tinha vazamento naquela época), fui lá e comprei uma bobina nova (Paralela), instalei a mesma e a falha continuou e não resolveu. Andei com a Bobina nova 3 dias e deu pane, fiquei na rua aparecendo defeito no sistema anti-poluição, coloquei no guincho e levei até a ofinina que tinha dito que era vela e bobina. O Mecanico passou o scanner e disse que a bobina etava com defeito em um dos cilindros. Levei a bobina antiga original e foi colocada e resetado a Central, o carro ficou redondo por uns 10 meses e voltou a apresentar de novo o defeito. Por isso a duvida se quando resetou a central o carro apagou todas as configurações do modo auto-adaptativo e recalibrou tudo.

Nao precisa acreditar em mim, basta ler o manual do carro. O procedimento esta escrito la!

- Desligar o carro

- Aguardar 10 minutos

- Chave no bolso - nao dentro do carro (principalmente se for blindado)

- Desliga a bateria (e nao de curto nos terminais)

- Aguarda mais 10 minutos

- Conecta a bateria

Ja vi membro aqui chorando as pitangas na CC porque nao seguiu o procedimento.

top! :fuckyeah:

Pessoal, aproveitando o tópico, acho que vou trocar as velas do meu 206 1.0 16v ano 2003.

Existe uma "marca" de jogo de velas que a PSA recomenda para meu carro?

Edited by Luciano Guerra

Pessoal, aproveitando o tópico, acho que vou trocar as velas do meu 206 1.0 16v ano 2003.

Existe uma "marca" de jogo de velas que a PSA recomenda para meu carro?

Ano passado troquei do meu 206 1.4 Feline, comprei o jogo diretamente na concessionaria, acredite paguei 59,00 no jogo, tem coisas que na concessionaria é bem em conta e vem no modelo original.

Ano passado troquei do meu 206 1.4 Feline, comprei o jogo diretamente na concessionaria, acredite paguei 59,00 no jogo, tem coisas que na concessionaria é bem em conta e vem no modelo original.

Vou dar uma ligada la pra ver quanto é o valor das velas, pediram 290 pra fazer a troca lá na concessionária.

Edited by Luciano Guerra

Você sabe qual a marca do jogo de velas que a concessionária te vendeu?

Edited by Luciano Guerra

eu só coloco NGK mas as que vieram de fábrica no meu eram Bosch, com 45000 kms ainda estavam rodando(mas sentia aceleração já hesitante) porém se tratando de velas de ignição eu só compro NGK mesmo, a do 206, 207, 307 1.6 16v flex é a LFR6B, importante verificar no catálogo sempre.paguei no jogo NGK Green foi 110 ou 115 já com frete, são as mesmas utilizadas no Aircross, C3(mesmo motor basicamente), já estou quase 10 mil kms com elas até agora perfeita.

as do 1.0 16v e do 1.4 8v não sei de cabeça mas pode ter certeza que serão mais baratas, tipo metade desse preço, a do 1.4 8v se eu não me engano é a mesma do palio fire 1.4 8v, oq diminui ainda mais o valor...

a mão de obra pelo menos pro meu 1.6 16v é nível basico pra trocar as velas, basta ter as ferramentas apropriadas, um motor frio e ja era, é serviço de menos de quinze minutos...

Se for de NGK no 1.4 pode colocar a BKR6E. Modelo compartilhado com diversos carros, facílima de encontrar, custa na faixa de 60 reais.

Abraço

Obrigado pelas dicas, pessoal!

Vou dar uma ligada la pra ver quanto é o valor das velas, pediram 290 pra fazer a troca lá na concessionária.

Olhem o link, a minha veio Boch como as do link.

http://www.lelacparts.com.br/Pecas/Originais-Peugeot/velas-ignicao-peugeot-206-207-14-flex-ref-5960k2-valor-referente-a-unidade-1___595805-SIT.html

Eu mesmo troquei, emprestei a ferramenta de um amigo, troca simples, sem segredo.

Caso alguem tenha interesse, me chama no waths, 41999330767, pego aqui na concessionaria e posto via correio p quem quiser.