Jump to content
rsb007

308 THP - Alerta Defeito Motor

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Tenho um 308 THP 13/13  com 70.000km.

Esse final de semana fiz uma viagem Rio-Brasilia e depois de rodar uns 500km o CB ficou apitando a seguinte mensagem:

Defeito Motor: Reparar o veículo

zSU231.jpg

Obs: Não reparem a sujeira do painel, estávamos de mudança >.<

Reparei imediatamente que o carro estava mais fraco, cortando giro aos 5mil rpm e aparentemente o turbo não acionava. Começei a fazer a troca de marcha manual :(.

Como era final de semana e estava com a família no carro tive que tomar uma decisão rapidamente. Verifiquei óleo, fluido do radiador, temperatura e estava tudo ok, decidi seguir viagem até aonde desse. Paramos por aproximadamente 30 minutos e mesmo sem abastecer com outra gasolina o alerta sumiu após uns 2 minutos do carro ligado e ele voltou ao normal. Completei a viagem no mesmo dia.

Depois disso, esse alerta aparece e some de forma intermitente.

Vou levar o carro na concessionária ainda essa semana, estou suspeitando que seja algum sensor com problema que está causando isso.

Alguém já passou por isso?

Abraços.

Richard

Edited by rsb007
  • Downvote 1

Olá,

Tenho um 308 THP 16/16 e o meu apresentou algumas vezes o alerta de nível baixo de óleo, mas eu verifico a vareta e está próximo ao máximo. Também acredito que o meu seja algum problema de sensor, mas ainda não levei a CC, pois onde moro não tenho CC, tenho que levar na cidade vizinha.

O problema é não acontecer o problema no momento que o carro estiver na CC. Rsrs.

O meu caso não é tão sério quanto seu. Mas quando tiver um feedback da CC posta aqui para nos atualizar.

• Like 1

20 hours ago, rsb007 said:

Bom dia pessoal,

Esse final de semana fiz uma viagem Rio-Brasilia e depois de rodar uns 500km o CB ficou apitando a seguinte mensagem:

zSU231.jpg

Reparei imediatamente que o carro estava mais fraco, cortando giro aos 5mil rpm e aparentemente o turbo não acionava. Começei a fazer a troca de marcha manual :(.

Como era final de semana e estava com a família no carro tive que tomar uma decisão rapidamente. Verifiquei óleo, fluido do radiador, temperatura e estava tudo ok, decidi seguir viagem até aonde desse. Paramos por aproximadamente 30 minutos e mesmo sem abastecer com outra gasolina o alerta sumiu após uns 2 minutos do carro ligado e ele voltou ao normal. Completei a viagem no mesmo dia.

Vou levar o carro na concessionária ainda essa semana, estou suspeitando que seja algum sensor com problema que está causando isso.

Abraços.

Richard

Provavelmente combustível de má qualidade.

On 13/09/2017 at 07:53, guinepal said:

Provavelmente combustível de má qualidade.

Sabe se o sensor de nível de óleo também pode acender devido a má qualidade do combustível ?

Pessoal,

Depois de alguns dias o alerta simplesmente sumiu. Tudo indica que foi gasolina ruim mesmo. :(

Abs,

O meu aconteceu isso sexta feira...

o carro perdeu força, mal chegava a 3500rpm..e o ronco do motor mudou completamente perto dessa rotação..

completei o tanque com a vpower, e mesmo assim nao sumiu o problema.,.

Quando cheguei em casa, verifiquei que o tubo de admissão do ar tava com a base rachada, provavelmente está ali o problema.de qualquer forma, acionei o guincho da peugeot e levaram o carro para a concessionaria, estou aguardando o diagnóstico.

Ja aconteceu uma vez antes, de acender a luz da injeção,mas o carro nao perder a força e continuar normal (e não apareceu essa mensagem de defeito no motor). Nesse caso foi combustivel, pois havia abastecido em um posto sem bandeira. Quando coloquei vpower depois, o erro sumiu na hora.

Agora me apareceu um outro alarme doido:

Defeito no airbag ou cintos pirotecnicos

Preciso do carro mais do que nunca essa semana, não dá pra deixar parado em concessionaria.

To com vontade de vender já ele depois disso.

9 hours ago, rsb007 said:

Agora me apareceu um outro alarme doido:

Defeito no airbag ou cintos pirotecnicos

Preciso do carro mais do que nunca essa semana, não dá pra deixar parado em concessionaria.

To com vontade de vender já ele depois disso.

Olha a bateria com um teste de auto elétrico

O ideal é levar na CC ou em uma oficina que disponha do scanner o mais breve possível, pode ser algo simples ou não mas tem que checar logo para que não tenha algo mais grave e abrir um buraco negro no seu bolso.

Boa noite pessoal,

Finalmente levei o carro na concessionária.

Como falei, o carro já está fora da garantia mas consegui pela Peugeot a troca do kit da corrente de comando (o carro vinha apresentando muito barulho quando estava frio, parecia um trator). O carro tem 73.000km e realizei todas as revisões e manutenção na concessionaria, isso contribuiu para que eu conseguisse a troca pela própria Peugeot.

Sobre os alarmes no CB, me disseram que não havia nada demais, mas que tinha quer ser trocada a eletroválvula do turbo. R$900,00 a troca.

Autorizei a troca, vou pegar o carro amanhã, depois informo se resolveu ou não.

Boa noite pessoal .

O meu THP apresentou esse mesmo erro no painel . Ele está com 48mil km.

Com todos sintomas reparados no início do tópico , a diferença é que o meu costuma apresentar somente quando acelera forte , a uns 130km/hr e pisando fundo , tilt-down.

- Coloquei Gasolina Podium em outro posto , não resolveu .

- Troquei a Membrana da válvula de prioridade , não resolveu ( coloquei uma DV+)

- Troquei a eletrovalvula da turbina e não resolveu .

- recentemente foi trocada as velas , pelas velas originais novamente .

- A mangueira que vem do filtro de Ar é nova , portanto descartei a possibilidade .

Passando meu carro no scanner , está mostrando que está com Baixa pressão no sistema de turbo , resumindo , como se estivesse algum vazamento da pressão da turbina .

Pessoal não consegue resolver esse problema na oficina e já nem imagino o que pode ser , alguém consegue me ajudar ?

Obrigado .

Boa noite amigo,

Leva na concessionária que resolve, eles tem a obrigação de resolver.

On 23/10/2017 at 00:58, rsb007 said:

Boa noite amigo,

Leva na concessionária que resolve, eles tem a obrigação de resolver.

Opa , boa noite . Meu carro já terminou a garantia. Mas os consultarei . Obrigado .

Bomba de alta talvez...

8 hours ago, ml_s_brasil said:

Bomba de alta talvez...

Ele não Ascende luz de injeção nem falha , mas sim  , é uma possibilidade   , vo me atentar , obrigado .

On 20/10/2017 at 20:57, MarqUinhus said:

Boa noite pessoal .

Com todos sintomas reparados no início do tópico , a diferença é que o meu costuma apresentar somente quando acelera forte , a uns 130km/hr e pisando fundo , tilt-down.

- Troquei a Membrana da válvula de prioridade , não resolveu ( coloquei uma DV+)

- A mangueira que vem do filtro de Ar é nova , portanto descartei a possibilidade .

Passando meu carro no scanner , está mostrando que está com Baixa pressão no sistema de turbo , resumindo , como se estivesse algum vazamento da pressão da turbina .

Pessoal não consegue resolver esse problema na oficina e já nem imagino o que pode ser , alguém consegue me ajudar ?

Obrigado .

Já pensou em remover a DV?

Essa válvula as vezes trava e apresenta problemas.

Faça um teste com a válvula original.

Abs

4 hours ago, ygorsoares said:

Já pensou em remover a DV?

Essa válvula as vezes trava e apresenta problemas.

Faça um teste com a válvula original.

Abs

Eu fiz teste com uma válvula original tanto somente a membrana quanto a válvula inteira , continuou o erro .

Eu vo instalar o Downpipe e fazer Stage2 nele , aí vo ver se pessoal tenta corrigir esse erro também .

obrigado pela ajuda ...

8 hours ago, MarqUinhus said:

Eu fiz teste com uma válvula original tanto somente a membrana quanto a válvula inteira , continuou o erro .

Eu vo instalar o Downpipe e fazer Stage2 nele , aí vo ver se pessoal tenta corrigir esse erro também .

obrigado pela ajuda ...

Antes de qualquer alteração, eu acertaria isso aí, pois pode ser algum problema na ECU.

Chegou a verificar o sensor de rotação ou até a limpeza da TBI (corpo de borboleta)?

Já vi uma simples sujeira no TBI causar muita dor de cabeça! 

Abs

On 31/10/2017 at 00:31, MarqUinhus said:

obrigado pela ajuda ...

Cara , apesar de ter feitos os testes sem a membrana , o erro tinha continuado , porém , não havia limpado o erro no carro . Refizemos os testes e achamos o problema , realmente foi onde você mencionou , o tamborzinho dourado da válvula GFB que estava travando . Entrei em contato com o distribuidor , e me disseram que isso as vezes ocorre , não é primeiro caso , tanto que no clube das Audi , também achei varios membros reclamando disso , da válvula travar em alta .

resumindo , disseram para eu passar uma lixa d’água no tambor dourado , e lubrificar mais ainda ela , realmente melhora , resumindo , o problema todo realmente era isso .

agradeco a ajuda , agora estou aliviado , e com problema resolvido ... (ufa)

abs 

23 hours ago, ygorsoares said:

Antes de qualquer alteração, eu acertaria isso aí, pois pode ser algum problema na ECU.

Chegou a verificar o sensor de rotação ou até a limpeza da TBI (corpo de borboleta)?

Já vi uma simples sujeira no TBI causar muita dor de cabeça! 

Abs

Bom dia . Cara , o problema era a DV+, como o amigo havia dito acima . Quando verifiquei , não fiz os testes corretos apagando a avaria . Detectamos o problema nela e já pegamos a solução , que é passar uma lixa d’agua No tambor dourado dela , e lubrificar bem ela . Problema resolvido .

obrigado pela ajuda , 

abs 

• Like 1

On 01/11/2017 at 08:23, MarqUinhus said:

Bom dia . Cara , o problema era a DV+, como o amigo havia dito acima . Quando verifiquei , não fiz os testes corretos apagando a avaria . Detectamos o problema nela e já pegamos a solução , que é passar uma lixa d’agua No tambor dourado dela , e lubrificar bem ela . Problema resolvido .

obrigado pela ajuda , 

abs 

Na verdade essa DV+ é um problema, sem duvidas é uma opção de entrada para quem está elevando a pressão na turbina do THP,. Agora, se você quer uma válvula de prioridade boa compre uma Forge, essa DV+ simplesmente trava sem motivos. Por mais que você lubrifique a sua membrana ela pode acabar travando e danificando a sua turbina.

Não é por menos que uma Forge custe acima dos R$ 1.200,00 aqui enquanto uma DV na faixa de R$ 750,00

Porém é ótimo que você tenha encontrado o caminho do problema e uma solução :)

Edited by ygorsoares

On 03/11/2017 at 18:59, ygorsoares said:

Na verdade essa DV+ é um problema, sem duvidas é uma opção de entrada para quem está elevando a pressão na turbina do THP,. Agora, se você quer uma válvula de prioridade boa compre uma Forge, essa DV+ simplesmente trava sem motivos. Por mais que você lubrifique a sua membrana ela pode acabar travando e danificando a sua turbina.

Não é por menos que uma Forge custe acima dos R$ 1.200,00 aqui enquanto uma DV na faixa de R$ 750,00

Porém é ótimo que você tenha encontrado o caminho do problema e uma solução :)

Bom dia , deixo te perguntar , realmente o problema foi identificado na válvula gfb DV+. Eu fiz a troca dessa válvula por uma identifica , porém de maior abertura, a da Mercedes , que só muda a carcaça preta , onde tem um furo com maior vazão .

ate então melhorou , porém , ainda da esse defeito , mesmo lubrificando o pistão da DV+ .

uma obs.

1 - a lubrificação dela não é algo permanente , pois pelo aquecimento no local , a lubrificação sai toda , será que tem uma opção de lubrificação permanente ?

2 - que opção tenjo para resolver esse problema ? (Além da Forge , porque além de caro é difícil achar no Brasil )

Com a válvula original o problema fica com mais incidência , com a DV+ somente em alta rotação , geralmente acima dos 130km/hr.

???

valeu pessoal , 

On 20/10/2017 at 20:57, MarqUinhus said:

Boa noite pessoal .

Obrigado .

Meu 308 THP Flex está com o mesmo sintoma do seu. Você conseguiu resolver apenas removendo a DV+ certo? 

O meu é original e a turbina parece que nem aciona. Tô achando que ela foi pro saco :/

Abs

Edited by ygorsoares

On 01/05/2010 at 12:54, .:Kazin:. said:

Olá,

Seja bem vindo(a) ao Clube Peugeot!

Em nome de todo o STAFF e membros gostaria de dizer que é nossa alegria que tenha decidido se juntar a nós.

Gostaríamos de conhecer voce um pouco melhor, pedimos que por gentileza ao efetuar seu cadastro complete o mesmo com todas as informações necessarias, principalmente sobre seu carro e cidade/estado onde reside, ALTERAR PERFIL

E aqui neste espaço escreva um pouco sobre voce e do porque está se juntando ao nosso grupo, podem utilizar o exemplo abaixo, caso ajude:

- Nome:

- Como conheceu o clube:

- Indicado por:

- Carro:

- Intenção ao ingressar no CP:

Uma vez que isso seja feito, voce ganhará acesso a todas as áreas de nossa comunidade, menos aos classificados que ficam reservados aos membros, portanto respeite essa regra ou estará sujeito a moderação.

Após um pequeno estágio probatório onde avaliaremos sua conduta ao longo de 100 posts participativos no forum, decidiremos se voce poderá se tornar um MEMBRO do Clube ou não.

Assim que seu status de membro for adquirido voce terá condições de usar os classificados.

Por favor, note que esta é apenas uma medida que visa a segurança de nosso grupo.

Novamente, seja muito bem-vindo a familia CP!

Clique em "RESPONDER" e faça sua apresentação!

Estamos a disposição!

On 12/09/2017 at 11:31, rsb007 said:

Bom dia pessoal,

zSU231.jpg

Abraços.

Richard

Tenho um 508 THP e apareceu essa mensagem em uma viagem, mas não falhou nada no motor. Continuou tudo normal. Mas depois disso, a ventoinha liga quando ligo o carro e só desliga exatos 5 minutos depois de desligar o carro, mesmo esse estando frio. E está dando uma loucura: toda vez que abro a porta do carro o porta malas abre sozinho...

46 minutes ago, ViniciusGO said:

Tenho um 508 THP e apareceu essa mensagem em uma viagem, mas não falhou nada no motor. Continuou tudo normal. Mas depois disso, a ventoinha liga quando ligo o carro e só desliga exatos 5 minutos depois de desligar o carro, mesmo esse estando frio. E está dando uma loucura: toda vez que abro a porta do carro o porta malas abre sozinho...

Bom dia Vinicius ...

No meu caso o problema era a Válvula de Prioridade . Costuma-se ser esse defeito que ocasiona a falha .

Mas vale a pena verificar :

- Mangueiras ,principalmente aquela que do filtro de ar que vai até a turbina, costuma-se romper bem onde encaixa ali na turbina , onde há uma braçadeira , se isso ocorre , você costuma escutar mais do que o normal o espirro da turbina .

- Membrana da Diverter Valve

Caso esteja tudo certinho , e o erro estiver aparecendo toda vez que você liga o carro , tente fazer o seguinte:

- Desliga ele completamente, aguarda uns 5 min.

- Com ele ainda desligado , pisa no acelerador até o fundo , (Kick Down)  e com ele pressionado , dê partida no carro.

- Após ligar o carro com ele pressionado , já o solta .

Costuma zerar essa falha no painel , porém somente no painel do carro , caso tenha realmente uma falha física , ela permanecerá ok .

nao sou muito expert mas espero que tenha conseguido lhe ajudar .

abraços

On 07/03/2018 at 21:30, ygorsoares said:

Meu 308 THP Flex está com o mesmo sintoma do seu. Você conseguiu resolver apenas removendo a DV+ certo? 

O meu é original e a turbina parece que nem aciona. Tô achando que ela foi pro saco :/

Abs

Então , normalmente , quando ocorrr algum problema no carro referente à pressão , o sistema preventivamente desliga todo sistema de alimentação da turbina , o carro fica literalmente um 1.6 aspirado . Costuma-se voltar ao normal depois de desligar / ligar o carro ou tentar resetar o módulo. Porém caso não volte ao normal , seria necessário passar um aparelho para diagnosticar , mas antes disso tente umas alternativas , alterar o posto , combustível ...

On 28/09/2017 at 23:23, rsb007 said:

Boa noite pessoal,

Finalmente levei o carro na concessionária.

Como falei, o carro já está fora da garantia mas consegui pela Peugeot a troca do kit da corrente de comando (o carro vinha apresentando muito barulho quando estava frio, parecia um trator). O carro tem 73.000km e realizei todas as revisões e manutenção na concessionaria, isso contribuiu para que eu conseguisse a troca pela própria Peugeot.

Sobre os alarmes no CB, me disseram que não havia nada demais, mas que tinha quer ser trocada a eletroválvula do turbo. R$900,00 a troca.

Autorizei a troca, vou pegar o carro amanhã, depois informo se resolveu ou não.

Resolveu seu problema com a troca da eletroválvula?

Meu THP 2013 ta dando o mesmo problema. Dá primeira vez notei que toda vez que passava de 170KM/h a luz acendia, principalmente quando numa aceleração brusca ou retomada.
Agora notei que toda vez que faço um aceleração brusca com o pé no talo quando chega em uns 130km/h a mensagem aparece no CB e o carro fica frouxo. fica a uma ! no hodômetro e as vezes mesmo deixando o carro desligado muitos dias a mensagem aparece de novo ao dar partida no carro, depois simplesmente desaparece.
Aquele tubo de admissão de ar do turbo estava rachado na base do turbo, fiz um gambiarra para isolar a rachadura com uma fita isolante boa e parece estar aguentando bem, mas a mensagem de erro voltou a aparecer o que me leva a crer que não é só o tubo.

On 15/03/2018 at 11:21, MarqUinhus said:

Bom dia Vinicius ...

No meu caso o problema era a Válvula de Prioridade . Costuma-se ser esse defeito que ocasiona a falha .

Mas vale a pena verificar :

- Mangueiras ,principalmente aquela que do filtro de ar que vai até a turbina, costuma-se romper bem onde encaixa ali na turbina , onde há uma braçadeira , se isso ocorre , você costuma escutar mais do que o normal o espirro da turbina .

- Membrana da Diverter Valve

Caso esteja tudo certinho , e o erro estiver aparecendo toda vez que você liga o carro , tente fazer o seguinte:

- Desliga ele completamente, aguarda uns 5 min.

- Com ele ainda desligado , pisa no acelerador até o fundo , (Kick Down)  e com ele pressionado , dê partida no carro.

- Após ligar o carro com ele pressionado , já o solta .

Costuma zerar essa falha no painel , porém somente no painel do carro , caso tenha realmente uma falha física , ela permanecerá ok .

nao sou muito expert mas espero que tenha conseguido lhe ajudar .

abraços

Limpar e lubrificar a válvula será que resolve?

O que vc usou para lubrificar?

Valeu!!

On 13/11/2018 at 05:38, Fernando Toru said:

Limpar e lubrificar a válvula será que resolve?

O que vc usou para lubrificar?

Valeu!!

Se você estiver usando a DV+ , lubrifica com Super Lub, esses tipos de lubrificantes , foi o que usei e ficou ótimo..

ia falar que era a valvula do turbo que poderia estar com problema.

Nos hb20 turbo varios casos de defeito nessa peça eletronica.