Jump to content
SnoOx

408 - Volante vibrando acima de 110km/h

Recommended Posts

Boa tarde amigos! Comprei um 408 Feline Aut. 2012 há 10 dias e já realizei uma grande manutenção preventiva nele, troquei muita coisa, apenas não mexi em suspensão. Hoje peguei estrada pela primeira vez e observei que em 110km/h o volante começa a trepidar demais, batendo de uma lado para o outro, não continuei acelerando, quando observei isso reduzi a velocidade.

Lembrando que: a vibração ocorre nesta velocidade, independente de eu estar dando carga no carro ou não, pode ser acelerando como pode ser sem o pé no acelerador.

Troquei os pneus da frente do carro pelos originais Pirelli P7, foi realizado alinhamento, balanceamento e a cambagem.

E o problema persiste... Observei dois detalhes na suspensão que providenciarei a troca: 1) Coxim do amortecedor lado do passageiro fazendo barulho quando esterço para a direita; 2) Buchas das bandejas começando a romper.

Alguém tem alguma luz ou já passou pelo mesmo?

Obrigado!

Edited by SnoOx

Olha, oq produz esse tipo de comportamento, é balanceamento...
Reveja essa questão e questione se precisou usar muito peso em alguma roda.

• Like 1

12 minutes ago, ddo said:

Obrigado, mas já fiz balanceamento duas vezes. Em ambas tudo certo, nenhuma das rodas pediu muitos pesos, tudo dentro da normalidade. E infelizmente não resolveu.

Assim, pelo que vc descreveu, é balanceamento...
Se não for na roda, é em outro lugar... quem sabe alguma folga muito grande na suspensão ou rolamento... mas nunca vi algo assim...
Não sei se já fez, mas tenta achar algum lugar que faça o balanceamento com a roda montada, se for alguma outra coisa desbalanceada, vai achar.

Outra coisa que vc pode fazer pra testar é inverter as rodas da frente com as de trás.

• Like 1

Vou levar hoje numa terceira loja para verificar, vou deixar lá na hora do almoço e buscar no final do dia e pedir que verifiquem tudo, não é aceitável um carro deste porte apresentar essa instabilidade. Tive um Fluence e o carro era totalmente estável em qualquer velocidade, e sei que o 408 deve ser da mesma forma ou até mais.

Alguma bucha da suspensão pode estar danificada, amortecedores empenados, rodas ou cubos dos discos empenados.

Alguma coisa na geometria da sua suspensão está incorreta

• Like 1

1 hour ago, guinepal said:

Alguma bucha da suspensão pode estar danificada, amortecedores empenados, rodas ou cubos dos discos empenados.

Alguma coisa na geometria da sua suspensão está incorreta

Também desconfio... Visualmente consegui identificar as duas buchas de ambas as bandejas rasgadas. Acredito que elas sejam a causa disso. Dei uma volta com o mecânico ao lado quando troquei os pneus e ele disse que os amortecedores estão bons, absorvendo bem as imperfeições e não estão vazando óleo nem nada. Havia uma roda empenada, que inclusive estava esvaziando o pneu, mas quando coloquei pneus novos mandei desempenar ambas (espero que tenham feito corretamente).

Preciso resolver isso logo, porque a sensação de insegurança é muito grande com o volante se tremendo todo daquela forma. Imagina fazer uma ultrapassagem onde o carro chegue aos 130-140 dessa forma...

Edited by SnoOx

Já verificou as barras axiais ou os terminais axiais?

• Like 1

Pessoal, deixei o carro lá na loja na hora do almoço. Detectaram o problema, ambos os pneus traseiros com deformação, apesar de bem novos, estavam deformados levemente na banda de rodagem interna.

O mecânico me mostrou e realmente pude verificar que havia uma deformação. Questionei do porquê os pneus traseiros influenciarem na vibração do volante, ele alegou que em alta velocidade os pneus traseiros recebem maior carga e por estarem deformados não tinham contato perfeito com o solo e sim ficavam querendo quicar na parte interna, fazendo o carro tremer e consequentemente o eixo dianteiro receber essa trepidação.

Enfim, acreditei que isso pudesse ser a causa e autorizei a substituição dos pneus, ao sair do trabalho vou pegar uma via expressa para testar, espero muito que tenha sanado, pois vou ficar muito p*** da vida de gastar R$ 800,00 em um par de pneus novos e não resolver isso.

Mas estou confiante, a noite volto aqui pra dar a resposta.

Abs.

• Upvote 1

Não resolveu! Estou muito aborrecido, amanhã vou voltar a loja, devolver os pneus e pedir que verifiquem a suspensão dianteira completa, só pode ser algo nela.

Outra observação importante destacar, percebi que em ruas irregulares, com buracos ou calombos, quando a roda dianteira passa sobre eles o volante mexe de um lado para o outro. Estou desconfiando dos seguintes: amortecedor, coxim e bandejas...

De qualquer forma vou pegar meus pneus anteriores de volta, por mais que houvesse uma deformação é mínima tanto é que não mudou em nada o comportamento do carro se comparado aos pneus colocados hoje.

Caramba..que novela hein?? não acho que o coxim faça tudo isso...mais provável ser balança mesmo.

Semi eixo empenado pode ocasionar essas vibrações também, não pode?

13 minutes ago, cabjgyn said:

Caramba..que novela hein?? não acho que o coxim faça tudo isso...mais provável ser balança mesmo.

Semi eixo empenado pode ocasionar essas vibrações também, não pode?

Nem fala cara, já está demais isso, não é possível que não consigam detectar o que é...

Acho que se fosse o semi eixo eu sentiria a trepidação no volante a todo instante, mesmo em ruas lisas. Pois quando sinto a trepidação no volante em alta velocidade estou sempre em estradas com boa pavimentação.

O que eu pensei: Quando comprei esse carro e mandei para uma mega revisão de mecânica, o mecânico detectou que haviam presilhas nas molas, comprimindo os elos um de encontro ao outro, com o intuito de rebaixar o carro. Ele removeu essas presilhas. Porém o carro deve ter andado uma boa KM dessa maneira, imagino eu que os amortecedores foram severamente prejudicados, uma vez que deviam dar fim de curso e todo instante em função das molas estarem encolhidas.

Uma das funções do amortecedores é garantir a pressão de contato da roda com o solo, se os meus estão sem ação, imagino eu que em alta velocidade a frente do carro ficando mais "leve" e a aerodinâmica agindo diretamente na frente do carro as rodas possam querer sair levemente do chão, perdendo o contato com o solo por não ter a atuação do amortecedor empurrando-as para baixo, e consequentemente a roda começa a quicar levemente e o volante a trepidar... Seria viagem minha? 

Pode ser também..

as vezes pode ter danificado até a mola também né??

Ja tive problema com semi eixo do meu 307...

o volante tremia e o pedal do freio também, mas somente entre 70 e 100km/h...

fora disso, era normal..

6 minutes ago, cabjgyn said:

Pode ser também..

as vezes pode ter danificado até a mola também né??

Ja tive problema com semi eixo do meu 307...

o volante tremia e o pedal do freio também, mas somente entre 70 e 100km/h...

fora disso, era normal..

Puts... Só falta ser isso.

O meu o pedal não vibra, apenas o volante mesmo. Mas no seu vibrava apenas tracionando? Pois esse é um sintoma de semi eixo ruim (tulipa, trizeta, etc). No meu caso ele vibra mesmo que eu largue o acelerador (não tracionando).

Me ligaram lá da oficina, disseram que refizeram todos os balanceamentos, puseram o carro na pista a 110 e não vibrou mais nada, vou passar lá na hora do almoço pra dar uma volta com o mecânico dentro do carro. De tarde digo o que resolveu, e seu resolveu...

9 minutes ago, SnoOx said:

Puts... Só falta ser isso.

O meu o pedal não vibra, apenas o volante mesmo. Mas no seu vibrava apenas tracionando? Pois esse é um sintoma de semi eixo ruim (tulipa, trizeta, etc). No meu caso ele vibra mesmo que eu largue o acelerador (não tracionando).

Me ligaram lá da oficina, disseram que refizeram todos os balanceamentos, puseram o carro na pista a 110 e não vibrou mais nada, vou passar lá na hora do almoço pra dar uma volta com o mecânico dentro do carro. De tarde digo o que resolveu, e seu resolveu...

É verdade...no 307 só aparecia o problema com o carro tracionando..sem acelerar realmente não aparecia..

Então, acho que pode descartar essa possibilidade mesmo.

• Like 1

Resolveu!!!!

Rebalancearam as quatro rodas novamente, encontraram uma diferença considerável em uma das traseiras, após esse rebalanceamento, com foco nesta traseira pegamos uma via expressa aqui, eu guiando, com o mecânico ao lado, coloquei 150 no carro e não vibrou mais nada. Direção firme como deve ser.

Abraços!!!

Não querendo ser chato, mas já sendo :D
Eu avisei :D:D:D

Cara, que bom que resolveu e não foi nada muito complicado.

On 16/10/2017 at 16:25, ddo said:

On 16/10/2017 at 21:35, ddo said:

Assim, pelo que vc descreveu, é balanceamento...
Se não for na roda, é em outro lugar... quem sabe alguma folga muito grande na suspensão ou rolamento... mas nunca vi algo assim...
Não sei se já fez, mas tenta achar algum lugar que faça o balanceamento com a roda montada, se for alguma outra coisa desbalanceada, vai achar.

Outra coisa que vc pode fazer pra testar é inverter as rodas da frente com as de trás.

Edited by ddo
  • Like 1

Mandou bem ddo!!! Só achei curioso a roda traseira influenciar nisso hahaha

Abs.

2 hours ago, SnoOx said:

Abs.

Realmente...
Não é normal a traseira gerar trepidação no volante.

2 hours ago, SnoOx said:

Abs.

Tive exatamente a mesma coisa no 307, eram os dois pneus traseiros deformados, (pirelli phantom comprados no mesmo dia!)... so troquei os pneus e balanceei novamente e ficou zerado... o meu tremia o volante entre 110 e 130km/h...

Rapaz, nosso mercado de reparação automotiva tá triste mesmo ein. Pessoal não tá acertando nem balanceamento de roda mais?!

O volante balançar em ruas de calçamento ruim é comum em carros com rodas grandes e pneus de perfil mais baixo, inclusive uns tempos atrás estava no configurador do site da Volks, no Golf, e ao escolher as rodas aro 17" como opcionais, tinha essa msg alertando sobre esse comportamento do carro.

Fui quotar algumas mensagens, mas como estou sob proxy saiu tudo bugado kkk. Vamos lá, respondendo aos amigos beboso e guinepal:

- Os meus pneus que deformaram também eram da Pirelli, só que os P7. O dono anterior comprou ano passado e acredito que ainda estejam em garantia, vou tentar acionar a garatia da Pirelli.

- Obrigado pela dica a respeito do aro 17, é que o 408 é o primeiro carro que tenho com esse tamanho de roda e perfil de altura tão baixo de pneu. O Fluence usava 205/60/16 então não transmitia tanto à direção as imperfeições da pista.

Abraços.

Edited by SnoOx
Proxy bugou os quotes.

On 19/10/2017 at 09:18, SnoOx said:

Fui quotar algumas mensagens, mas como estou sob proxy saiu tudo bugado kkk. Vamos lá, respondendo aos amigos beboso e guinepal:

- Os meus pneus que deformaram também eram da Pirelli, só que os P7. O dono anterior comprou ano passado e acredito que ainda estejam em garantia, vou tentar acionar a garatia da Pirelli.

- Obrigado pela dica a respeito do aro 17, é que o 408 é o primeiro carro que tenho com esse tamanho de roda e perfil de altura tão baixo de pneu. O Fluence usava 205/60/16 então não transmitia tanto à direção as imperfeições da pista.

Abraços.

Bom dia,

Amigo, posta o nome do local que você fez o balanceamento. Eu particularmente não suporto mais buscar um local que preste! Aqui no RJ a mais famosa é a Widman, porém eu nem passo por ela, adoram empurrar de tudo lá!

On 29/05/2019 at 08:32, ygorsoares said:

Bom dia,

Amigo, posta o nome do local que você fez o balanceamento. Eu particularmente não suporto mais buscar um local que preste! Aqui no RJ a mais famosa é a Widman, porém eu nem passo por ela, adoram empurrar de tudo lá!

Muito difícil conseguir um local de qualidade 

Posted (edited)
On 29/05/2019 at 08:32, ygorsoares said:

Bom dia,

Eu indico a Big Alinhamentos na Av Maracanã, O Luiz é super honesto e não empurra nada, pode confiar, uso os serviços desde 1974.(sim sou velho).

https://bigalinhamento.com.br/

Edited by vaval