Jump to content
Arthur Azzi

Trovão Azul - 306 Rallye do Azzi

Recommended Posts

Fala galera! Tudo certo?

Bom, eu estou no Clube desde que comprei meu 207 SW XS em 2013, mas nunca abri uma garagem aqui. Acontece que semana passada me surgiu uma oportunidade, me deu uma loucura e eu abracei! Então lhes apresento meu segundo leão (primeiro verdadeiramente meu, porque o 207 eu divido com a minha mãe), um 306 Rallye fase 3, carinhosamente apelidado de Trovão Azul pelo antigo dono!

Vamos a ele:

Peugeot 306 Rallye 1.8 16V

Ano 2000/2000

Km quando comprei: 202699

O que falta na parte estética:

- Arrumar/trocar emblemas dianteiro e traseiro;

- Instalar manopla do 207 QS;

- Arrumar/trocar haste da antena;

- Acertar detalhes na pintura;

- Trocar insulfilme;

- Trocar moldura do painel central;

- Instalar defletor do parachoque;

- Conseguir a tampa da bateria (essa tá difícil de achar);

sB5hoes.jpg

Essa é a minha primeira foto com o carro! Foi no momento que eu fui retirá-lo em Guarulhos, terça passada (10/10). O antigo dono cuidava muito bem e me passou uma lista das manutenções que ele fez. E de quebra vieram essas rodas lindas! São réplicas, mas são lindas hauhauhauhau

Estou com o carro faz só uma semana, então ainda não rolou muita coisa. Ontem encostei ele na oficina para trocar os cabos do freio de mão e pastilhas de freio, fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento (coloquei Total Glacelf Supra) e trocar óleo e filtros. As correias já haviam sido trocadas. Peguei o carro hoje e fui ao Detran retirar o documento no meu nome e trocar as placas (tive que trocar as placas inteiras, não só as tarjetas). Logo que voltei para casa fui colocar umas coisinhas que chegaram enquanto ele estava na oficina.

- Palhetas dianteiras e traseiras Bosch;

- Lâmpadas Osram Night Breaker nos faróis de neblina (uma das lâmpadas estava queimada, então resolvi já trocar o par) (que trabalheira do cão pra trocar essas bagaças!);

- Manopla de câmbio do 207 QS

E aqui está ele na garagem de casa, já sujinho e com placas novas:

RDXpllo.jpg

Reparem que os limpadores não estão na posição certa! Conversei com o Breno Kuster e ele me deu umas dicas valiosas. Vou resolver isso essa semana ainda.

As peças do freio eu comprei na Toulouse, aí aproveitei e peguei uma tampinha do reservatório do limpador nova também, porque a antiga estava quebrada:

I1wo4Ic.jpg

Por fim, fui instalar o que me deixava mais ansioso! A manopla! Comprei ela usada no ML, original. A manopla antiga era bem feia:

z7cQlM7.jpg

Quando tirei ela, a surpresa!!! A bucha estava destruída e a manopla nova não encaixava...

3LWRV3T.jpg

Já comprei uma bucha nova no ML, mas preciso esperar chegar ;(

Para encerrar essa primeira postagem, vou deixar uma foto do cofre do motor e uma do interior, que o antigo dono refez em couro e ficou bem legal (menos o volante, que ficou com uns defeitinhos).

fFpZhPu.jpg

Azqb8xY.jpg

Edited by Arthur Azzi
  • Like 1

Tópico em conformidade com as regras gerais do Clube Peugeot e demais regras para criação da Garagem.Liberado

Eba mais um 306, os azuis são os mais rápidos e bonitos rs...
Acho que já vi esse carro aqui pelas ruas do Centro de São Paulo e, se for o mesmo carro, está bonito mesmo.

Como está a altura do carro com essas rodas? São que modelo? Aro 16?

Parabéns pela compra!

2 hours ago, DBA said:

Eba mais um 306, os azuis são os mais rápidos e bonitos rs...
Acho que já vi esse carro aqui pelas ruas do Centro de São Paulo e, se for o mesmo carro, está bonito mesmo.

Como está a altura do carro com essas rodas? São que modelo? Aro 16?

Parabéns pela compra!

Valeu DBA! Tbm acho que os azuis são os mais rápidos e bonitos HAHAHAHAHAHA

O carro tem um detalhezinho ou outro de pintura pra fazer, e tanto o emblema traseiro quanto o dianteiro não estão 100%. Mas isso eu vou resolvendo aos poucos!

Eu to gostando da altura dele. Ainda estou me acostumando, pra falar bem a verdade. Aqui em Pirituba (e na minha rua principalmente), como quase em todo lugar de São Paulo, o asfalto é simplesmente horrível, então tenho que andar sempre na manha. As rodas são aro 17, réplicas das Stromboli do 308.

Que belo exemplar hein, parece muito bem cuidado. Essa cor é linda, parabéns!

7 hours ago, HenriqueBNU said:

Que belo exemplar hein, parece muito bem cuidado. Essa cor é linda, parabéns!

O carro tá lindão mesmo! Já virou meu xodó *-*

Parabens pelo carro, dá gosto de ver um carro tão bem cuidado como o seu!

Tb sou de Pirituba e rodo praticamente o tempo todo por aqui, pois trabalho e moro na região. Vou lhe contar que meu carro está se acabando em andar pelas ruas daqui. Mas qq dia rola um detected. rsrsrs

Abraço!

Cimoh

5 hours ago, Cimoh said:

Parabens pelo carro, dá gosto de ver um carro tão bem cuidado como o seu!

Tb sou de Pirituba e rodo praticamente o tempo todo por aqui, pois trabalho e moro na região. Vou lhe contar que meu carro está se acabando em andar pelas ruas daqui. Mas qq dia rola um detected. rsrsrs

Abraço!

Cimoh

Valeu Cimoh! O seu tbm tá demais, hein! Quem sabe um dia eu crio coragem e começa a caçar um teto solar do S16 xD

Cara, minha rua é remendo em cima de remendo! Tá triste =(

Mas vamo que vamo!

Camarada... que carro lindo!!! Parabéns!!!

uau!que máquina, belo exemplar!cuida bem dessa jóia!!E POSTE MAIS FOTOS :)

On 21/10/2017 at 10:26 AM, Marbeer said:

Camarada... que carro lindo!!! Parabéns!!!

Valeu maninho!

On 23/10/2017 at 11:51 PM, Peugeot206 said:

uau!que máquina, belo exemplar!cuida bem dessa jóia!!E POSTE MAIS FOTOS :)

Opa, pode deixar! Quero deixar essa caranga brilhando xD
Esses dias eu ando fuçando muito no carro. Estou no meio da instalação do alarme e tbm estou tentando resolver uns probleminhas elétricos. Sem contar que domingo à noite estava chovendo, peguei um buraco fdp e um pneu estourou --"

O carro tá bagunçado, sujo e com o step feio demais, mas acredito que no fim de semana ele já estará bonzinho, aí darei um banho nele e tirarei mais umas fotos!

Bom, hoje eu tava com um tempinho livre e fui dar uma fuçada no carro pra aprender algumas coisas! O carro tava bem sujo, mas mesmo assim tirei umas fotos.

Primeiro, a manopla que eu já tinha instalado há uns dias:

xWs3WY3.jpg

Agora isso é uma coisa que tá me incomodando muito! Essa moldura do rádio está toda quebrada por dentro e está meio solta. A cinta do rádio tbm não fixa direito... achei uma nova no ML por R$465 e to criando coragem pra comprar hahaha

3ExzSNJ.jpg

Agora fotos da bagunça! Desmontei o console central todo pra achar o módulo do travamento central e acabei achando CDs, um panfleto, moeda e um tazo enfiado no compartimento do módulo do airbag! Aproveitei pra passar um aspirador, porque tava sujo demais.

3uF3ytI.jpgt4v0LMY.jpgxKCVOj9.jpg

Não tira o tazo , deixa lá .. ele da velocidade e habilidade ao carro . 

On 25/10/2017 at 1:01 PM, rodrigopeugeot said:

Não tira o tazo , deixa lá .. ele da velocidade e habilidade ao carro . 

Tazo dá pelo menos 20cv a mais hahahahaha

Ontem tirei um tempinho pra mexer numas coisas. Eu ia fazer ligar a alavanca de som original no meu player Sony, mas acabei mudando a ideia. Troquei as lâmpadas pingos dos faróis por Philips e arrumei o difusor central de ar. As aletas estavam todas desencaixadas, aí já que desmontei tudo aproveitei pra passar uma água também!

O ajuste horizontal do ar não funcionava:

S0xFafX.jpg

Tudo consertado e lavado:

2pYid1n.jpg

Quando fui tirar as lâmpadas, surpresa O.o

qaI1ZjF.jpg

E com as Philips instaladas, gostei muito!

LoDtznl.jpg

Oxi, agora que to vendo a garagem! Que bacana cara, seu carro ta lindão, parabéns!

Sobre a moldura do player, a minha veio destruída, o cd foi colocado na moldura sem travar as presilhas, acredito que o sacode da cegonha serviu pra triturar todo batente de fixação por culpa do peso solto do cd na moldura (o mesmo que o ta quebrado no seu). Eu resolvi provisoriamente com durepox, pra poder instalar um player e ficou excelente por alguns meses, depois fiz algo definitivo. Me cobre pra eu te mostrar depois!

Parabéns de novo pela caranga, ta muito bonito!

Parabéns, carro muito bonito

Fazendo uma pequena atualização!

Não aguentei mais o desgosto daquela moldura central toda quebrada... troquei! Fiquei muito feliz com o resultado.

xyfMtwv.jpg

On 01/11/2017 at 7:10 AM, BrenoKuster said:

Oxi, agora que to vendo a garagem! Que bacana cara, seu carro ta lindão, parabéns!

Sobre a moldura do player, a minha veio destruída, o cd foi colocado na moldura sem travar as presilhas, acredito que o sacode da cegonha serviu pra triturar todo batente de fixação por culpa do peso solto do cd na moldura (o mesmo que o ta quebrado no seu). Eu resolvi provisoriamente com durepox, pra poder instalar um player e ficou excelente por alguns meses, depois fiz algo definitivo. Me cobre pra eu te mostrar depois!

Parabéns de novo pela caranga, ta muito bonito!

Valeu Breno, guru da eletrônica! hahahaha

On 01/11/2017 at 10:05 AM, fabio307tip said:

Parabéns, carro muito bonito

Valeu!

chique!ahh, e ficou muito bonito a forração dos bancos e forros de porta.só saio do meu Peugeot pra um 306 assim hehehe

Essa troca da moldura já deu uma levantada nesse console central.

Preciso fazer isso no meu também, vem um barulho(nhec nhec) dos difusores, ou perto deles, que preciso investigar.

4 hours ago, DBA said:

Preciso fazer isso no meu também, vem um barulho(nhec nhec) dos difusores, ou perto deles, que preciso investigar.

Do difusor central?

On 08/11/2017 at 1:32 PM, Peugeot206 said:

chique!ahh, e ficou muito bonito a forração dos bancos e forros de porta.só saio do meu Peugeot pra um 306 assim hehehe

Eu tbm gosto muito de como está o interior! xD

On 08/11/2017 at 5:53 PM, gportela said:

Essa troca da moldura já deu uma levantada nesse console central.

Deu mesmo! Ficou com outra cara ;)

On 08/11/2017 at 6:05 PM, DBA said:

Cara, quando eu estava com a moldura velha tbm fazia nhec nhec no rádio, porque ele estava apoiado em vez de fixado, entende? Então acabava trepidando com o movimento do carro e fazia barulho. Veja se no seu não está acontecendo a mesma coisa. Mas se precisar desmontar o difusor central de ar também é fácil!

Pequena atualização de hoje! Troquei o leão traseiro que estava só o bagaço.

Leão novo:

Cv7fEVI.jpg

Leão velho:

BZ6H9rL.jpg

E vem novidade por aí! Alavanca de som do 406 funcionando em breve!

iEtDwjN.jpg

On 08/11/2017 at 22:11, BrenoKuster said:

Do difusor central?

Isso mesmo. Quando eu pressiono os difusores contra o painel em ruas esburacadas o barulho some, mas pode ser o rádio tb como o Arthur falow, somente desmontando para saber mesmo.
O rádio eu ainda não consegui retirar pois é um sony velho. Tentei usar as chavinhas do Pionner que tenho aqui e não consegui, tentei com faca e com ferro e nada....vai dar um trabalhinho....

3 hours ago, DBA said:

Isso mesmo. Quando eu pressiono os difusores contra o painel em ruas esburacadas o barulho some, mas pode ser o rádio tb como o Arthur falow, somente desmontando para saber mesmo.
O rádio eu ainda não consegui retirar pois é um sony velho. Tentei usar as chavinhas do Pionner que tenho aqui e não consegui, tentei com faca e com ferro e nada....vai dar um trabalhinho....

Tava com esse ruído tbm...

Solucionei desmontando o difusor e espirrando um pouco de silicone na quina dele (que é da onde vem o barulho do meu) ele fica roçando no painel seco e faz esse barulho, "lubrificando" com o silicone o barulho parou. 

O silicone que comprei é em spray, vende pra ser aplicado em plásticos e painel, mas eu nem morto uso isso no plásticos do carro, serve como um lubrificante kkk

11 hours ago, BrenoKuster said:

Tava com esse ruído tbm...

Solucionei desmontando o difusor e espirrando um pouco de silicone na quina dele (que é da onde vem o barulho do meu) ele fica roçando no painel seco e faz esse barulho, "lubrificando" com o silicone o barulho parou. 

O silicone que comprei é em spray, vende pra ser aplicado em plásticos e painel, mas eu nem morto uso isso no plásticos do carro, serve como um lubrificante kkk

Boa dica, vou pensar nessa possibilidade. Valeu!

84 anos depois, bora atualizar essa garagem!

Muita coisa aconteceu desde a última postagem... o carrinho rodou muito, pegou muita estrada, trocou muita peça... já desmontei e montei o carro inteiro umas 10 vezes. Virei cliente vip da concessionária, sempre pegando uma pecinha e outra lá pra deixar a caranga nos trinques xD

Em maio de 2018 saíram as réplicas das Stromboli e entraram as Laser, originais do S16

xQdMLgo.jpg

Em março de 2019 dei uma boa revisada no sistema de arrefecimento, com radiador, termostática e mangueiras, todos novos

jYBQbna.jpg

Até que em setembro do ano passado deu B.O. no cabeçote! Não teve superaquecimento, mas estava passando compressão entre os cilindros 2 e 3. Mecânico cobrou R$900 de mão de obra, fora retífica e peças. Como eu estava um tanto sem grana, resolvi fazer o serviço eu mesmo! Já tinha quase todas as ferramentas e comprei as que faltavam. Tirei o cabeçote, comprei todos os retentores na concessionária e mandei pra retífica. Tbm comprei na concessionária as juntas e a correia dentada. Já havia feito troca de correia, polia, tensor e bomba d'água 12 mil km antes, então reaproveitei os tensores (que comprei originais no eBay.uk) e a bomba d'água. O carro ficou parado 3 semanas, mas o resultado foi muito satisfatório! O serviço ficou muito bem feito (rodei 5 mil km desde então). Algumas fotos das peças, do bloco já limpo, do cabeçote pronto pra ir pro lugar e de tudo montado:

Jhayx9g.jpg

HdhF87P.jpg

9p6DwCF.jpg

tUHahfx.jpg

b1dr30x.jpg

Reparem nos tubos novos atrás do bloco... aproveitei que o carro tava parado e desmontado pra reativar o ar quente! Afinal, o que é um peido pra quem já tá cagado? Todos os componentes do ar quente são novos! Inclusive o radiador da Febi Bilstein que veio direto da Lituânia =O

O único probleminha é que o painel inteiro tem que sair para poder acessar o radiador do ar quente... então bora hahaha

imwPEsR.jpgtKfed9O.jpg

E o novo radiador no lugar!

z6ZBZ0j.jpg

Mas depois de tanta loucura, o carro merece uns carinhos...

Dei um talento no interior, que tá quase do jeitinho que eu quero.

5mNoZuj.jpg

Fomos passar a virada do ano em Ubatuba

ImtJ25v.jpg

E a última novidade, que provavelmente foi a mais esperada de todas... as lendárias rodas Cyclones! Montei na quinta-feira passada mesmo e ainda não consegui lavar o carro, pq não para de chover aqui em SP...

Obavrom.jpg

biaGzZW.jpg

Já refiz toda a suspensão dianteira. Coloquei coxins, batentes e coifas originais, amortecedores Monroe com as molas 5002RT do VTS, que deixaram na altura ideal para mim.

Por enquanto é isso aí!

• Like 1

Ta lindo! Parabéns!

• Like 1

Muito bom o trato com o 306, o carro esta lindo e a mecânica zero. Parabéns!

• Like 1

Algumas pequenas atualizações!

Consegui comprar os interruptores do pisca-alerta e do desembaçador traseiro novinhos, pq os meus estavam cansados. Tbm precisei trocar o player, pq meu velho Sony X-Plod abriu o bico. No lugar dele entrou um Pioneer MVH-X7000BR.

kwe7H5f.jpg

jvkQbjF.jpg

tSW6PT1.jpg

OTAzsU5.jpg

VUySkUB.jpg

Detalhes que fazem a diferença.

• Like 1

9 hours ago, gportela said:

Detalhes que fazem a diferença.

Cara, o segredo desses carros tá nos detalhes mesmo. Eu não sou o cara mais entendido do mundo, mas tento sempre mexer no carro com capricho e atenção aos detalhes.

Por exemplo, em algum momento da vida desse carro, provavelmente quando trocaram o rádio original, adaptaram o cabo da antena. Cortaram a ponta do cabo original, fizeram uma emenda bem mais ou menos com uma ponta tradicional de antena e encheram de fita. Eu arranquei tudo, consegui achar um cabo original novo no ML por R$22 e peguei um adaptador por R$7,30. Adaptador que poderiam ter usado antes!

gcg8vDF.jpg

Edited by Arthur Azzi

Justamente por essas cagadas que muitos dizem que peugeot é caro de manter, achar peça e o escambau.

Os caras não cuidam direito, fazem gambiarra e ainda entregam na mão de mecânico de fusca (nada contra, mas os caras não manjam de franceses).

Abrass

Caramba... está de parabéns... eu to em busca de um 306 para repor na garagem... se souber de algum a venda me avisa...