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Lucca79

207 - Consumo Elevado - Autonomia de 300Km com gasolina!

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Meu 207 1.4 está apresentando consumo muito elevado. Fazia média de 10~11km/l na gasolina, porém depois que deu problema na válvula termostática, o consumo caiu para no máximo 6~7km/l na gasolina. Válvula foi substituída na concessionária.

Fora a válvula, também substuí a bóia do tanque de combustível em uma oficina.

Levei na concessionária, mediram os parâmetros e disseram que o consumo está normal. Realmente, no computador de bordo marca uma média de 10km/l, mas está fazendo 6~7km/l. Rodo 300~350km com um tanque de gasolina!!!

Não sinto cheiro de gasolina e nem marcas de vazamento.

Alguém sabe o que pode ser?

Edited by Lucca79

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O meu 208 também passou a ter um consumo elevado. Pedi para passar o scanner na concessionária e acusou problema no sensor do pedal de freio. Fizeram a troca deste sensor e das 2 sondas lâmbida, que é o sensor de oxigênio, e o carro voltou ao seu consumo normal. Pede para seu mecênico de confiança verificar a sonda lâmbida pois a mesma pode estar com desfeito mandando informações erradas ao calculador do motor.

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Obrigado gportela, vou fazer isso que sugeriu.

Mas só uma dúvida, esse problema no sensor da sonda lâmbida, mantém os parâmetros normais do consumo no computador de bordo? Isso também não era para estar alterado? Digo isso, porque tanto pelo CB e o scanner que a concessionária passou, o consumo estava normal com 10km/l; mas na prática, está fazendo 6km/l na gasolina.

Edited by Lucca79

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Nesse caso pode ser bico injetor com defeito

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On 10/11/2017 at 20:10, Lucca79 said:

Obrigado gportela, vou fazer isso que sugeriu.

Mas só uma dúvida, esse problema no sensor da sonda lâmbida, mantém os parâmetros normais do consumo no computador de bordo? Isso também não era para estar alterado? Digo isso, porque tanto pelo CB e o scanner que a concessionária passou, o consumo estava normal com 10km/l; mas na prática, está fazendo 6km/l na gasolina.

O meu 208 marcava 6,2km/l no computador de bordo usando na gasolina e com a troca das 2 sondas lambda, o EC5 tem 2, o carro voltou ao consumo normal para o AT8. Atualmente tenho feito entre 8,5 e 9,5km/l a depender do transito.

Mas não custa nada você pedir para seu mecânico verificar essa sonda e aproveita e olha também os bicos como sugerido pelo Rampazzo2 acima.

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Entendo a sugestão e vou pedir que a concessionária verifique novamente essas questões.

No entanto, o consumo tanto no CB e no diagnóstico da concessionária, está normal, acusando 10~11 km/l, porém um tanque de 50 litros de gasolina, está rendendo 300km. Além disso, os bicos foram analisados e aparentemente estão OK, não há oscilação na marcha lenta e em acelerações.

Notei esse problema depois que foi trocada a válvula termostática e a bóia do tanque, a bóia foi trocada fora da ccs, mas não há cheiro de combustível e nem sinals de vazamento. Fora isso, também foi trocado na ccs, correia dentada e correia do alternador. Não sei se isso tem alguma correlação com o problema.

De qualquer forma, vou insistir para que verifiquem de novo a sonda e os bicos.

 

 

Edited by Lucca79

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grandes chances de ser combustível ruim...

abastece sempre no mesmo posto? experimenta abastecer em um que tenha qualidade "reconhecida" do combustível por outras pessoas.

percebo muita diferença abastecendo em ipiranga e shell, por exemplo... no shell rende muito mais que no ipiranga.

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Abasteço só com aditivada, BR, shell e Ipiranga e a cada 4 tanques, um tanque de podium. Sempre nos mesmos 3 postos que abasteço a BMW X1. São postos 100% confiáveis, nunca tive problema, o consumo caiu depois desse último problema que tive no carro.

Acho que se fosse combustível ruim, o carro as vezes falharia. Motor com 83k km e está zero! Partida sempre na primeira batida de chave, marcha lenta não oscila.

Edited by Lucca79

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A impressão que tenho, é que deve ter algum vazamento entre o tanque e o motor, pois os parâmetros de leitura de consumo no CB e no scanner da concessionária, estão normais.

Acontece que não há nenhum indício, vestígio de vazamento, nem cheiro, nem gotejamento, nada! 

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não falharia necessariamente...

pode só perder desempenho ou aumentar o consumo sem nenhuma diferença no comportamento do carro, mas se são postos confiáveis e no outro carro não acontece, não deve ser esse o problema.

bom, se tiver algum vazamento perto do motor (na flauta, por exemplo) e o combustível escorrer pelo motor, ele evapora e não se percebe nenhum vazamento

se a troca da válvula termostática e correias interferisse no consumo, a leitura no CB seria outra, pois isso ia realmente aumentar o consumo do carro

 

já a troca do sensor de nível do tanque pode interferir.

eles chegaram a fazer uma medição nos parâmetros do sensor de nível pra ver se estão ok?

pois se a resistência que ele manda pra injeção do carro estiver fora do padrão, ele pode estar te mostrando um consumo errado tanto no CB quanto no scanner.

de que marca pegou a bóia, foi original?

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On 15/11/2017 at 15:04, Lucca79 said:

A impressão que tenho, é que deve ter algum vazamento entre o tanque e o motor, pois os parâmetros de leitura de consumo no CB e no scanner da concessionária, estão normais.

Acontece que não há nenhum indício, vestígio de vazamento, nem cheiro, nem gotejamento, nada! 

Se houvesse vazamento você sentiria algum cheiro de gasolina, o mínimo que fosse. Trocou de posto como sugerido pelo Thiago? Olhou a sonda lambda?

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