Jump to content
Silveira_BZ

Trocar radiador e suporte do radiador.

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

A uns meses comprei um 207 SW AT. 2009/2010 Com 55 km rodados. Um carro em estado geral excelente. Andei, testei, mexi em tudo e posso dizer que não encontrei detalhes que me fizessem desistir da compra.

Era de um senhor, tinha seus detalhes em para choques já retocados e etc. O da frente me chamou mais atenção, meio rachado no meio e perto do farol. Admito que relevei.

Carro comprado, pura felicidade. Mas a uns tempos, reparo que a temperatura passa facilmente de 90ºc chegando a 100/110ºc. Achei que o defeito era a válvula termostática e a troquei. A original apesar de não estar travada, o suporte de metal interno estava quebrado e ela não funcionava corretamente e o plástico da válvula se desfazendo com facilidade.

Na troca aproveitei e mudei o calço do motor, que era o original e estava moído. Ao tirar o protetor de cárter para apoiar o motor no "jacaré" eu vi uns paranaues. O suporte do radiador, do lado do carona, estava deteriorado, não exisitia nada ali segurando o radiador, estava pendurado. Uma mangueira que passa ali, meio que desmanchando. Ao olhar mais a fundo, vi que o radiador está amassado, encostando em tubulação do ar condicionado (creio) e na parte de baixo, perto do catalisador. Uma sujeira de óleo que não sei dizer, mas creio que houve algum principio de incêndio que passou despercebida ou me foi camuflada.

Creio que o coroa bateu o carro um pouco mais, o funileiro deu uma garibada e foi um f*da-se o próximo dono. O típico: Ah dá pra deixar assim e na próxima revisão tu conserta. ( O que nunca aconteceu)

Alguém já trocou esse suporte e o radiador? E o condensador do ar condicionado está solto! Se eu balançar ele na frente do carro, ele fica batendo no radiador. Ta uma escola de samba doida.

Assisti alguns vídeos no youtube sobre como proceder. Mas sempre acontece alguma M e é bom ter uns conselhos.

Cara, que foda essas coisas!

Mas me diga uma coisa, a ideia é vc concertar?
Se não, nem esquenta muito a cabeça, leva direto no mecânico, para ver oq precisa comprar...
Pq tem que ver oq quebrou e oq tá só desencaixado e tal.

On 06/11/2017 at 11:18, ddo said:

Cara, que foda essas coisas!

Mas me diga uma coisa, a ideia é vc concertar?
Se não, nem esquenta muito a cabeça, leva direto no mecânico, para ver oq precisa comprar...
Pq tem que ver oq quebrou e oq tá só desencaixado e tal.

Sim, eu mesmo pretendo fazer. Normalmente eu levo em mecânico e vejo o que precisa fazer e paciência, dependendo do serviço. Pois onde moro (Armação dos Búzios, Região dos Lagos, RJ) é serviço porco em cima de serviço porco. Literalmente mexânicos.

Nesse caso, me deparei com olhares perdidos e aquela coceira na cabeça que fazem olhando do tipo: Eu fuço aqui, ali, tiro isso e deve dar certo.

Nos lugares que levei, não haviam peças disponíveis e as que estavam em estado mais crítico, nem sob encomenda (Suporte do radiador, mangueira 1323 Z2 e os suportes dela 1319L7 e 1359 40). Ai ficou naquele papo de "conserta o que dá, e relaxa com o resto, que a gente improvisa solução."

Andei pesquisando sobre, e não achei tão amedrontador o conserto, e é até bom meter a mão na massa.
Mas dicas sempre são bem vindas.

Abraço!

com relação ao condensador, provavelmente as buchinhas de borrachas, uns aneis de borrachas que tiram a folga do condensador, estão faltando. Vendem na concessionária e não são caras.

11 hours ago, Silveira_BZ said:

Sim, eu mesmo pretendo fazer. Normalmente eu levo em mecânico e vejo o que precisa fazer e paciência, dependendo do serviço. Pois onde moro (Armação dos Búzios, Região dos Lagos, RJ) é serviço porco em cima de serviço porco. Literalmente mexânicos.

Nesse caso, me deparei com olhares perdidos e aquela coceira na cabeça que fazem olhando do tipo: Eu fuço aqui, ali, tiro isso e deve dar certo.

Nos lugares que levei, não haviam peças disponíveis e as que estavam em estado mais crítico, nem sob encomenda (Suporte do radiador, mangueira 1323 Z2 e os suportes dela 1319L7 e 1359 40). Ai ficou naquele papo de "conserta o que dá, e relaxa com o resto, que a gente improvisa solução."

Andei pesquisando sobre, e não achei tão amedrontador o conserto, e é até bom meter a mão na massa.
Mas dicas sempre são bem vindas.

Abraço!

Então vc não tem como fugir...
Vc precisa fazer um diagnóstico...
Desmontar oq der e for preciso, para descobrir oq precisa trocar...

Oq vai te ajudar, é o ServiceBox da Peugeot... não sei se vc conhece...
http://public.servicebox.peugeot.com/
Cria uma conta e com o número do chassi do seu carro, vc consegue ver as peças do seu carro...
Aí fica fácil de descobrir qual é a peça, o código e o preço.

Edited by ddo