Jump to content
Leosbruno

Up Grade de Freio do Peugeot 208

Recommended Posts

Olá, 

Meu nome é Leonardo, sou proprietário de um Peugeot 208 Griffe automático, branco nacre, e como muitos proprietários de Peugeot 208 sempre senti o freio do carro um pouco ineficiente, principalmente com o carro carregado em rodovias, por isso resolvi dar uma melhoradinha.

Comprei as pinças de freio dianteiras e traseiras de um Peugeot 408 THP 2012 em um ferro-velho, sendo as dianteiras dos discos ventilados de 302 MM e as traseiras dos discos de freio sólidos de 249 MM.

Em seguida desmontei as pinças de freio para verificar tudo e faze um limpeza, em seguida troquei os reparos que precisavam, procedi a galvanização e pintura nas dianteiras, pois as traseiras são de alumínio, e por isso não as pintei, mas apenas lavei e deixei como novas.

Segue fotos das pinças dianteiras:

IMG_8835IMG_8836IMG_8837

Depois das pinças dianteiras estarem prontas procedi a instalação com discos novos de 302 MM, da marca Powerbrakes e pastilhas de freio da marca Cobreq.

Na correria acabei esquecendo de tirar fotos durante o processo de instalação, mas penas fotos dá para ter uma noção do tamanho dos discos e da pinça de freio, sendo possível usar apenas rodas acima de aro 16 na dianteira.

Seguem fotos:

IMG_9277IMG_9276

Depois de terminar a instalação dos discos, pinças e pastilhas de freio dianteiras parti para a instalação dos discos traseiros (bem mais trabalhosos e complicados).

Primeiro retirei as rodas, em seguida tirei as porcas das pontas de eixo e desmontei as campanas, retirei os espelhos com sapatas bem como as pontas de eixo.

Para não ter que fazer adaptações e correr o risco de o veículo ficar fora dos padrões originais resolvi comprar as pontas de eixo do Peugeot 208 THP, que vem com discos traseiros originais, ou do Peugeot 2008.

Por se tratarem de carros relativamente novos nem perdi tempo procurando em ferro-velho, encomendei as pontas de eixo com as porcas na concessionária, pois a ponta de eixo dos freios a disco utiliza a medida de 30 MM e não de 25 MM como as originais do freio a tambor.

Seguem fotos:

IMG_9419

Essa parte pintada de preto não vem na ponta de eixo, mas para evitar ferrugem e dar mais durabilidade na peça pintei!!!

IMG_9417

Em seguida comprei os discos de freio sólidos traseiros do Citroen C4 da marca Fremax (são bem mais em conta do que procurar por discos de freio do Peugeot 208 THP e Peugeot 2008, mas o código das peças no servicebox é o mesmo, bem como no catálogo Fremax). Comprei os discos de freio que vêm com os rolamentos de roda e anel de ABS. Um detalhe importante é que o anel do ABS dos discos traseiros é maior, em função do maior diâmetro das pontas de eixo, rolamentos e cubos do disco, mas o sensor de leitura do ABS do carro leu perfeitamente, sem a necessidade inclusive de reprogramar via Diagbox.

Seguem fotos da instalação das pontas de eixo com suporte para as pinças de freio:

IMG_9420

Aproveitei para dar uma lavada nas peças e no sensor de leitura do ABS!!!

IMG_9434IMG_9435

Como podem ver também pintei os discos de freio na parte que vai ao cubo, pois esta parte enferruja rapidamente e dá um aspecto muito feio ao veículo!!

Como podem notar nas fotos a tubulação de freio que vai na campana é de metal, e não é prudente instalá-la diretamente na pinça de freio traseira (apesar de dar o tamanho e rosca), pois a pinça se movimenta, o que leva a acabar por fadigando a tubulação de metal com o tempo, portanto comprei dois flexíveis de freio pequenos, do Golf GTI antigo e instalei nas pinças de freio, e posteriormente cortei duas chapas de metal e pintei de preto para fixar os flexíveis e fazer a ligação com a tubulação de metal original. Alguns podem dizer que se trata de uma adaptação, mas quem nunca viu um 208 THP ou um 2008 acha que é original!

Depois desta etapa foi somente necessário sangrar todo o sistema de freio, aproveitei já para substituir pelo fluido de freio Dot 5.1 (superior ao original do carro), e os freios já estavam funcionando novamente, mas faltando apenas o freio de mão!!!!

O cabo de freio de mão original do Peugeot 208 com freio a campana traseiro é curto para usar nas pinças de freio, e ficaria muita gambiarra a sua instalação!! O ideal seria adquirir os cabos de freio de mão do Peugeot 208 GT - THP, mas por ser um carro mais novo o preço é totalmente proibitivo nas concessionárias, bem como o cabo de freio de mão do Peugeot 2008, e a solução encontrada por mim foi a instalação dos cabos de freio de mão do Peugeot 307 ou 308, que são maiores, mas dá para instalar perfeitamente, sem qualquer adaptação (só instalei mais duas abraçadeiras no eixo para evitar uma "barriga no cabo", em função do tamanho maior).

Finalmente os freios estão funcionando perfeitamente!!! A princípio não se nota tanta diferença nos freios, mas depois de se assentarem as pastilhas de freio se percebe a âncora que virou os freio do carro - SIMPLESMENTE PERFEITO!!!!

Os freios dianteiros originais do Peugeot 208 GT - THP são de 288MM e não 302 MM como os que instalei, já os traseiros do Peugeot 208 GT - THP são iguais aos do C4, discos sólidos de 249 MM.

Antes de começar a empreitada eu pesquisei bastante no servicebox e em seguida parti para a compra das peças.

Toda o processo foi feito e instalado por mim mesmo (freio é coisa séria e não admite erros e gambiarras)!!

Quem se interessar pela instalação o faça por conta e risco, mas pelas fotos mostro que é totalmente possível e sem qualquer gambiarra!!

Um abraço a todos!! 

• Like 2

Nossa, que belo trabalho! Bem legal a sequência e as dicas de quais componentes utilizar. Muito bacana compartilhar! Parabéns! 

Por mim ainda poderia postar mais fotos do resultado final, a da roda dianteira está meio aproximada e não deu pra ver como ficou a traseira. Uma de lado mostrando as duas rodas depois de montadas as rodas iria ficar show!

Apenas uma dúvida: se esses discos dianteiros já "encheram" as rodas de 16", será que não inviabilizaria o uso do estepe? 

3 hours ago, greatwalker said:

Nossa, que belo trabalho! Bem legal a sequência e as dicas de quais componentes utilizar. Muito bacana compartilhar! Parabéns! 

Por mim ainda poderia postar mais fotos do resultado final, a da roda dianteira está meio aproximada e não deu pra ver como ficou a traseira. Uma de lado mostrando as duas rodas depois de montadas as rodas iria ficar show!

Apenas uma dúvida: se esses discos dianteiros já "encheram" as rodas de 16", será que não inviabilizaria o uso do estepe? 

Obrigado pelo elogio!!

Tem razão mesmo, acaba por inviabilizar o uso do estepe na roda dianteira, mas é somente usar a metodologia que os fabricantes de veículos vem adotando e orientando, sobre estepes menores do que os aros de rodagem, ou seja, colocar o estepe no eixo traseiro e instalar a roda normal no eixo dianteiro, pois no eixo traseiro o estepe cabe perfeitamente!!

Verdade eu poderia ter tirado mais fotos, qualquer dia desses eu tiro a roda dianteira e tiro mais fotos dos freios dianteiros.

Um abraço a todos!!

Belo trampo, porém eu jamais faria 

Cara parabéns, qt pagou nas pontas de eixo ?

Parabens pela empreitada, ficou muito bem feito.

On 04/12/2017 at 20:35, Maxxx said:

Cara parabéns, qt pagou nas pontas de eixo ?

Olá Maxxx, tudo bem?

Na época eu comprei cada ponta de eixo por R$ 220,00 na concessionária, o valor eu achei um pouco elevado, mas para fazer uma flange ou outra opção acabaria ficando o mesmo preço, o ideal seria achar um 2008 no ferro velho, ou um 208 THP, mas como são carros mais raros também iriam cobrar bem mais caro.

Um abraço.

Parabéns pelo UP! Esse é um UP que tenho planejado no GT, a única diferença é que eu pretendo usar as pastilhas EBC Yellowstuff. Se no Lounge esse freio já ancorava imagina em um carro com 250 Kg a menos!

A título de curiosidade, a primeira versão do 208 GTI usava o sistema de freio idêntico ao seu, que foi substituído pelo sistema Brembo nas edições 30Th Anniversary e GTI By Peugeot Sport.

Parabens pelo trabalho...

Acho que para completar ainda mais, você poderia colocar uma tabelinha com as peças utilizadas e o valor que pagou.

Assim temos uma noção do investimento a se fazer.

Valeu..

Cimoh

11 hours ago, Cimoh said:

Parabens pelo trabalho...

Acho que para completar ainda mais, você poderia colocar uma tabelinha com as peças utilizadas e o valor que pagou.

Assim temos uma noção do investimento a se fazer.

Valeu..

Cimoh

A ideia é boa mesmo!!

Vamos lá:

- Pinças de freio dianteiras do Peugeot 408 THP - R$ 400,00;

- Pinças de freio traseiras do Peugeot 408 THP - R$ 300,00;

- Par de pontas de eixo traseiras com porcas, do Peugeot 208 GT - THP - R$ 450,00;

- Par de Discos de freio dianteiros de 302 mm (novos) Fremax - R$ 180,00;

- Pastilhas de freio dianteiras Cobreq - R$ 150,00;

- Par de Discos de freio traseiros (novos) com rolamento de roda Fremax - R$ 340,00;

- Pastilhas de freio traseiras Cobreq - R$ 120,00;

- Anéis de ABS traseiros do C4 - Peugeot 408 - R$ 120,00;

- Galvanização, pintura e troca de reparos das pinças de freio - R$ 100,00;

- Par de Flexíveis de freio traseiros - R$ 35,00;

- Cabo do freio de mão do Peugeot 307 Hatch - R$ 100,00;

- Dois frascos de fluido de freio Dot 5.1 - R$ 70,00

O valor ficou um pouco elevado em função de ter usado quase todas as peças novas (não arrisco com freio), tendo instalado usado apenas as pinças de freio mesmo, que foram limpas, galvanizadas, pintadas e trocados todos os reparos de vedação.

Como podem ver fiquei quase seis meses reunindo as peças e conferindo no service box o código de cada uma para ver se seria compatível.

Como fui eu mesmo quem instalei tudo não coloquei o valor da mão de obra, mas os freios dianteiros é simples, o que complica muito mesmo são os traseiros.

Este tipo de instalação é para quem gosta de fazer as coisas ou se aventurar, por não ser tão barato e simples, mas o resultado é surpreendente, principalmente para o meu carro que foi todo feito isolamento acústico com manta asfáltica, nas portas, assoalho e porta-malas, forro betumado, painel interno de fibra de vidro, nas 4 portas para criar um door-pod para os mid-bass, caixa de som de fibra de vidro, com um fundo falso em cima do estepe (10 cm de altura apenas) para um sub-woofer de 12", e isso acrescentou algum peso ao veículo, e como viajo com com minha família os freios originais se mostravam muito ineficientes em algumas ocasiões, mas agora é uma âncora!!

Um abraço!!

15 hours ago, felipemlorca said:

Parabéns pelo UP! Esse é um UP que tenho planejado no GT, a única diferença é que eu pretendo usar as pastilhas EBC Yellowstuff. Se no Lounge esse freio já ancorava imagina em um carro com 250 Kg a menos!

A título de curiosidade, a primeira versão do 208 GTI usava o sistema de freio idêntico ao seu, que foi substituído pelo sistema Brembo nas edições 30Th Anniversary e GTI By Peugeot Sport.

Exatamente Felipe, me inspirei nos freios do 208 GTI Europeu para fazer o up, mas sem ter que importar todas as peças. Teve um rapaz que instalou os freios também em um Griffe manual, mas na traseira ele fez adaptações com a ponta de eixo do C4, mas ao meu ver acaba por mudar a geometria das rodas do carro, pois teve que fazer e instalar uma flange de 25 mm de cada lado do carro, o que acabou por jogar as rodas traseiras mais para fora.

Um abraço!!

Cara, vcs fez tudo isso e não colocou aeroquip no lugar dos flexíveis? O bagulho mais importante era isso!

3 hours ago, Rampazzo2 said:

Cara, vcs fez tudo isso e não colocou aeroquip no lugar dos flexíveis? O bagulho mais importante era isso!

Cara esse é um up bem legal de fazer, mas do jeito que está (pastilha de freio original) até umas 5 voltas em Interlagos ele não vai ter problema. Se ele resolver utilizar uma pastilha com um composto mais agressivo ai sim o aeroquip é mandatório.

Aproveitando o assunto do aeroquip, a galera que anda de dS3 tem usado o kit da Wezmoto (custam quase a metade do Kit da HEL) e até agora sem reclamações.

Edited by felipemlorca

On 12/13/2017 at 09:57, felipemlorca said:

Cara esse é um up bem legal de fazer, mas do jeito que está (pastilha de freio original) até umas 5 voltas em Interlagos ele não vai ter problema. Se ele resolver utilizar uma pastilha com um composto mais agressivo ai sim o aeroquip é mandatório.

Aproveitando o assunto do aeroquip, a galera que anda de dS3 tem usado o kit da Wezmoto (custam quase a metade do Kit da HEL) e até agora sem reclamações.

Cara, o freio original com DOT 5.1 ja aguentaria 5 voltas em Interlagos, os meus aguentaram mais de 10 em Curitiba e ECPA, com zero problemas.

O lance do aeroquip na verdade é que como ele tem uma malha de aço externa, ele não permite que a borracha interna deforme, assim, vc diminui a "perda de pressão" do sistema aí o freio fica mais forte 

Cara, se vc for de sp te passo o contato de um cara que faz aeroquip filé a um preço bom, se vc levar a amostra ou desenho.

On 15/12/2017 at 16:45, Rampazzo2 said:

Cara, o freio original com DOT 5.1 ja aguentaria 5 voltas em Interlagos, os meus aguentaram mais de 10 em Curitiba e ECPA, com zero problemas.

O lance do aeroquip na verdade é que como ele tem uma malha de aço externa, ele não permite que a borracha interna deforme, assim, vc diminui a "perda de pressão" do sistema aí o freio fica mais forte 

Cara, se vc for de sp te passo o contato de um cara que faz aeroquip filé a um preço bom, se vc levar a amostra ou desenho.

Fala cara, bom dia!

Eu usava aeroquip no meu outro carro e o efeito de fade só foi mais nítido quando eu comecei a usar as pastilhas EBC Green, a dilatação da tubulação começa a ficar bem perceptível com o aumento de temperatura, percebia o pedal afundando mas nada assustador, com o aeroquip esse efeito praticamente sumiu (uns 30% de melhora). Hoje o meu 208 eu não tenho grandes objetivos de performance (já o 206 tem aeroquip + tubulação interna de inox + válvula equalizadora do freio traseiro), de qualquer forma obrigado pela dica! 

Vc estava usando o freio de 266mm originais do 207? 

Cara, freios originais do 207, ventilado na frente e tambor atrás, a única coisa era o 5.1, pastilhas ecobrek (que duraram 2 trackday e uns 40k km na rua)

Edited by Rampazzo2

On 18/12/2017 at 10:10, felipemlorca said:

Fala cara, bom dia!

Eu usava aeroquip no meu outro carro e o efeito de fade só foi mais nítido quando eu comecei a usar as pastilhas EBC Green, a dilatação da tubulação começa a ficar bem perceptível com o aumento de temperatura, percebia o pedal afundando mas nada assustador, com o aeroquip esse efeito praticamente sumiu (uns 30% de melhora). Hoje o meu 208 eu não tenho grandes objetivos de performance (já o 206 tem aeroquip + tubulação interna de inox + válvula equalizadora do freio traseiro), de qualquer forma obrigado pela dica! 

Vc estava usando o freio de 266mm originais do 207? 

Pretendo um dia comprar um GT e fazer esse upgrade no dianteiro com os itens do 408 acho que compensa, no meu Griffe vou deixar passar. No caso do GT pretendo um remap de leve e deixar o modo ECO para economia. Deixar com uns 200 CVS, para esse aumento, não há muita necessidade de mexer no freio traseiro correto? O Leonardo gastou muito porque ele instalou um freio traseiro, ao qual o GT já possui.

Posted (edited)

Apenas o DOT 5.1 já resolve seu problema

12 minutes ago, Nitsche13 said:

Pretendo um dia comprar um GT e fazer esse upgrade no dianteiro com os itens do 408 acho que compensa, no meu Griffe vou deixar passar. No caso do GT pretendo um remap de leve e deixar o modo ECO para economia. Deixar com uns 200 CVS, para esse aumento, não há muita necessidade de mexer no freio traseiro correto? O Leonardo gastou muito porque ele instalou um freio traseiro, ao qual o GT já possui.

Edited by Rampazzo2

15 minutes ago, Rampazzo2 said:

Apenas o DOT 5.1 já resolve seu problema

Caso eu venha a comprar o 208 GT correto? Os freios dele são bem melhores que o Griffe correto? Então não compensa fazer o upgrade citado abaixo, isso no caso do GT (no meu Griffe estou pensando ainda):

- Pinças de freio dianteiras do Peugeot 408 THP - R$ 400,00;

- Par de Discos de freio dianteiros de 302 mm (novos) Fremax - R$ 180,00;

- Pastilhas de freio dianteiras Cobreq - R$ 150,00;

No seu lugar o que eu faria é: coloca o DOT 5.1 que vc gasta nem $50 incluindo mão de obra, veja se falta freio (90% de certeza que não vai) se faltar aí vc faz esse rolê todo aí.

Na real essa é a metodologia que estou seguindo no meu, por enquanto só o fluido da conta.

On 12/15/2017 at 16:45, Rampazzo2 said:

Cara, o freio original com DOT 5.1 ja aguentaria 5 voltas em Interlagos, os meus aguentaram mais de 10 em Curitiba e ECPA, com zero problema.

Just now, Rampazzo2 said:

No seu lugar o que eu faria é: coloca o DOT 5.1 que vc gasta nem $50 incluindo mão de obra, veja se falta freio (90% de certeza que não vai) se faltar aí vc faz esse rolê todo aí.

Na real essa é a metodologia que estou seguindo no meu, por enquanto só o fluido da conta.

Tem um 208 GT? Eu tenho um Griffe será que trocar o fluido para 5.1 melhora? vou fazer manutenção de 50 mil e ia colocar o total quartz original

Tenho um 207 xs que uso em trackday :)

Melhora o que exatamente?

36 minutes ago, Nitsche13 said:

Tem um 208 GT? Eu tenho um Griffe será que trocar o fluido para 5.1 melhora? vou fazer manutenção de 50 mil e ia colocar o total quartz original

6 minutes ago, Rampazzo2 said:

Tenho um 207 xs que uso em trackday :)

Melhora o que exatamente?

Acho o freio do Griffe mole e ruim, pensei em fazer o upgrade do Leonardo e depois passar ele para o GT. Mas você disse que so de colocar o fluído 5.1 no GT já melhora muito (ele tem um sistema mais robusto que o Griffe) Ai pensei se colocar o fluído de freio 5.1 no Griffe teria uma melhora.

@Leosbruno vi que você sumiu, aquele anuncio das pinças no ML, desistiu de vender?

On 10/01/2018 at 16:07, Nitsche13 said:

@Leosbruno vi que você sumiu, aquele anuncio das pinças no ML, desistiu de vender?

Olá, tudo bem?

Sumido um pouco mesmo, muita correria ultimamente!

Na verdade não desisti de vender, mas é que já foi vendido no final do ano de 2017, quando eu comprei as pinças dianteiras eu comprei um par de pinças a mais para um colega instalar tb, mas ele vendeu o carro antes de instalarmos e acabei anunciando no mercado livre para ele.

Um abraço!!

On 16/01/2018 at 18:01, Leosbruno said:

Olá, tudo bem?

Sumido um pouco mesmo, muita correria ultimamente!

Na verdade não desisti de vender, mas é que já foi vendido no final do ano de 2017, quando eu comprei as pinças dianteiras eu comprei um par de pinças a mais para um colega instalar tb, mas ele vendeu o carro antes de instalarmos e acabei anunciando no mercado livre para ele.

Um abraço!!

Eu desisti de fazer, os discos de 302MM estão custando mais de 300 reais. Ai como não corro, deixei o carro original. Vou economizar essa grana