Jump to content
Alison Luan

Líquido do Arrefecimento - Transparente com borra - 308 THP

Recommended Posts

Bom dia!

Meu PUG 308 THP 2017/2018 com 5200Km simplesmente ficou com o líquido de arrefimento transparente e com uma borra no canto, como podem ver nas fotos. 

Nunca troquei, completei, alterei - nada, desde 0Km. Alguém tem ideia do que pode ser?

Imagem:

160exax.jpg

https://1drv.ms/i/s!AtNbFLhZFHNK31LveBVzaMiWcqP2

Edited by Alison Luan
Colocar imagem

A sujeira até e normal..

mas ofato de ter mudado de cor??? essa nunca vi....

Mas sujeira num carro tão novo? achei estranho

andou fazendo manutenção no carro há pouco tempo?

porque ta parecendo que tem só água aí...

e se tem só água, vai sujar mesmo, porque oxida muito rápido.

aliás, independente disso, sugiro mandar fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento e colocar um bom aditivo de novo.

Pior que não, meu carro tem 3 meses nem isso kkk não passou por nada...

Ué, nunca ouvi nem falar que líquido de arrefecimento perde a cor.

Em algum momento ele foi colorido? Fez revisão na concessionária ou alguém mexeu no seu carro?

Bizarro.

bah, é 5200km, li 52000km, o carro é novo.

uahsuhas

perder um pouco a cor até é normal, fica "mais fraco", mas não chega nem perto de ficar transparente e demora bastante tempo. como pegou 0km e é novo ainda, leva na CC pra eles verificarem, aproveita que tem garantia!

Tbm achei bizarro kkkk pior que nunca ouvi falar nisso...

Ele era verde, tipo verde de árvore assim kkk e ficou transparente o.O

Nunca mexi em nada kkk nem deu tempo... 3 meses de uso 5200km...

Mas liguei na Concessionária e vou ir la amanha... Vamos ver oq é =(

Fui na CCS hoje e disseram que é normal. Os líquidos de arrefecimento da peugeot perdem a cor, pelo menos os usados ali.

A sujeira é de "nascença", pois ele tentou esfregar uma ferramente por dentro ali e não saiu de jeito nenhum.

O que vocês acham?

5 hours ago, Alison Luan said:

Fui na CCS hoje e disseram que é normal. Os líquidos de arrefecimento da peugeot perdem a cor, pelo menos os usados ali.

A sujeira é de "nascença", pois ele tentou esfregar uma ferramente por dentro ali e não saiu de jeito nenhum.

O que vocês acham?

Eu acho que você deveria levar em outra ccs, só por via das dúvidas. Também nunca vi isso acontecer. Está no minimo estranho...

Vou levar em outra cidade... Melhor não arriscar!

cara, normal não é.

e nunca vi reservatório novo estar manchado.

uahsuhasua

independente de ser oxidação ou "queimado" pelo aditivo, demoraria bastante pra ficar assim.

melhor levar em ou CC pra ver mesmo.

Pra mim isso não pode ser normal, ainda mais com um carro tão novo. Se ninguém mexeu nessa parte, acho que mais vale ir em outra CC como os outros colegas já falaram aí mesmo. Nunca vi nada desse tipo do líquido de arrefecimento ficar transparente o.O

Líquido nenhum de arrefecimento perde a cor. Pode ocorrer com liquido de arrefecimento de baixíssima qualidade, porém quase 20 anos e com diversos carros que já passaram por mim e nunca vi isso particularmente.

Esse sedimento depositado no reservatório pode ser algum óxido ferroso do encanamento da própria coconcessionária ou então sujeira mesmo do recipiente que usaram para completar a água.

Off Topic: Uma coisa me intrigou: Seu carro é 2017/2018? Não seria 2017/2017?

Apenas uma dúvida mesmo, pois ouvi algumas novidades sobre a linha 2018 que acredito não serem concretizadas esse ano.

Att

Edited by ygorsoares

7 hours ago, ygorsoares said:

Líquido nenhum de arrefecimento perde a cor. Pode ocorrer com liquido de arrefecimento de baixíssima qualidade, porém quase 20 anos e com diversos carros que já passaram por mim e nunca vi isso particularmente.

Esse sedimento depositado no reservatório pode ser algum óxido ferroso do encanamento da própria coconcessionária ou então sujeira mesmo do recipiente que usaram para completar a água.

Off Topic: Uma coisa me intrigou: Seu carro é 2017/2018? Não seria 2017/2017?

Apenas uma dúvida mesmo, pois ouvi algumas novidades sobre a linha 2018 que acredito não serem concretizadas esse ano.

Att

Se é resto de encanamento é inaceitável terem utilizado água de torneira na concessionária para completar o reservatório. Não sei se os fluidos são colocados na fábrica ou na concessionária, mas o correto seria usarem fluido da Total com água desmineralizada ou aqueles que já vem pronto pra usar.

Quanto a dizerem ser "normal" o fluido perder a cor vale até uma reclamação na Peugeot, além da avaliação em outra concessionária mesmo. Isso simplesmente não existe, é um absurdo vir um técnico (que se diz técnico) e falar uma coisa dessas.

Sugestão: entre em contato também com a Total e relate o ocorrido. Nada melhor que o fabricante pra dizer se essa perda de cor é normal ou não, e deixe bem claro na Peugeot e na concessionária que você já está fazendo essa consulta.

É por essas e outras que o pós-venda da marca tem a fama que tem. Impressionante.

• Like 1
  • Upvote 1

On 1/24/2018 at 09:02, caio.curvelo said:

Se é resto de encanamento é inaceitável terem utilizado água de torneira na concessionária para completar o reservatório. Não sei se os fluidos são colocados na fábrica ou na concessionária, mas o correto seria usarem fluido da Total com água desmineralizada ou aqueles que já vem pronto pra usar.

Quanto a dizerem ser "normal" o fluido perder a cor vale até uma reclamação na Peugeot, além da avaliação em outra concessionária mesmo. Isso simplesmente não existe, é um absurdo vir um técnico (que se diz técnico) e falar uma coisa dessas.

Sugestão: entre em contato também com a Total e relate o ocorrido. Nada melhor que o fabricante pra dizer se essa perda de cor é normal ou não, e deixe bem claro na Peugeot e na concessionária que você já está fazendo essa consulta.

É por essas e outras que o pós-venda da marca tem a fama que tem. Impressionante.

Seria muito absurdo supor que extraíram o líquido dele e colocaram só água lá? Parece que só tem água kkkkkkkk Comento isso porque é cada cagada que a Dara fez nas revisões do Nissan March da minha mãe que meu deus do céu. O carro está com a temperatura normal em uso, Alison?

On 24/01/2018 at 9:02 AM, caio.curvelo said:

Olha, o meu THP (que retirei 0km) pouco antes da revisão baixou o nível... então comprei um litro de água desmineralizada e complementei até a marcação do mínimo e esperei ir para revisão e deixar q eles resolvessem. 

Minha surpresa foi que o mecanico que fez a revisão completou, então perguntei se foi completada com água desmineralizada e ele e o consultor técnico me informaram que era água normal, pois segundo explicação deles o aditivo não deixava os minerais agirem no motor. Saí de lá desconfiado.

Nos 10mil km seguintes, novamente próximo a revisão baixou mais um pouco (minima coisa, mas baixou). Então completei novamente com a água desmineralizada e durante a revisão chamei o chefe de oficina (que eu já tinha feito uma amizade) e questionei essa atitude de colocar água normal e ele disse a mesma coisa, que é recomendação da Peugeot. Que não precisa de água desmineralizada... aí falei, olha, eu não completo com essa água aí não. completo com água desmineralizada e quando for efetuar a troca de todo o líquido irei diluir em água desmineralizada... ele só falou o seguinte: "Sim, vc está certo... é o que eu considero que precisa ser feito". 

Então, se alguém for levar o carro para revisão e solicitar a troca do liquido de arrefecimento (na revisão recomendada eles fazem isso) fiquem atentos a água que vão utilizar e se for o caso levem os Litros de água desmineralizada para eles utilizarem. Custa menos de R$3,00 cada litro.

Edited by JoaoPedroPavan

3 hours ago, JoaoPedroPavan said:

Olha, o meu THP (que retirei 0km) pouco antes da revisão baixou o nível... então comprei um litro de água desmineralizada e complementei até a marcação do mínimo e esperei ir para revisão e deixar q eles resolvessem. 

Minha surpresa foi que o mecanico que fez a revisão completou, então perguntei se foi completada com água desmineralizada e ele e o consultor técnico me informaram que era água normal, pois segundo explicação deles o aditivo não deixava os minerais agirem no motor. Saí de lá desconfiado.

Nos 10mil km seguintes, novamente próximo a revisão baixou mais um pouco (minima coisa, mas baixou). Então completei novamente com a água desmineralizada e durante a revisão chamei o chefe de oficina (que eu já tinha feito uma amizade) e questionei essa atitude de colocar água normal e ele disse a mesma coisa, que é recomendação da Peugeot. Que não precisa de água desmineralizada... aí falei, olha, eu não completo com essa água aí não. completo com água desmineralizada e quando for efetuar a troca de todo o líquido irei diluir em água desmineralizada... ele só falou o seguinte: "Sim, vc está certo... é o que eu considero que precisa ser feito". 

Então, se alguém for levar o carro para revisão e solicitar a troca do liquido de arrefecimento (na revisão recomendada eles fazem isso) fiquem atentos a água que vão utilizar e se for o caso levem os Litros de água desmineralizada para eles utilizarem. Custa menos de R$3,00 cada litro.

Meu deus, que bizonho. Usar desmineralizada é o básico. É por relatos assim que eu não faço nada em CSS, só em oficina de confiança. O "brezeu" não tem jeito. É claro, se um dia minha condição me permitir de tirar um 0km, ficarei amarrado às revisões por causa da garantia. Mas se bem que a galera aciona a garantia e não consegue nada também kkkk

8 hours ago, Lucas Figueiredo said:

Meu deus, que bizonho. Usar desmineralizada é o básico. É por relatos assim que eu não faço nada em CSS, só em oficina de confiança. O "brezeu" não tem jeito. É claro, se um dia minha condição me permitir de tirar um 0km, ficarei amarrado às revisões por causa da garantia. Mas se bem que a galera aciona a garantia e não consegue nada também kkkk

Em relação a garantia, com a peugeot nós últimos tempo não da para reclamar... isso segundo relatos de quem precisou. Eu, felizmente até agora não tive nenhum problema e enas revisões  sempre fui muito bem atendido. 

Agora, essa questão da água de torneira é de quebrar as pernas. 

Estou pensando em enviar um e-mail para a Total e questionar isso.

On 25/01/2018 at 19:12, Lucas Figueiredo said:

Seria muito absurdo supor que extraíram o líquido dele e colocaram só água lá? Parece que só tem água kkkkkkkk Comento isso porque é cada cagada que a Dara fez nas revisões do Nissan March da minha mãe que meu deus do céu. O carro está com a temperatura normal em uso, Alison?

Segundo o Alison o fluido tava verde e perdeu a cor em 3 meses, sem ninguém mexer no carro. Muito estranho.

On 26/01/2018 at 11:57, JoaoPedroPavan said:

Isso de aditivo não deixar mineral agir no motor é um tiro no escuro. Pode ser que de fato a água não seja tão ruim e o aditivo funcione, mas poxa, com o preço que é cobrado nos serviços da concessionária custa colocar a água certa? E com certeza o fabricante do aditivo recomenda a diluição sempre em água desmineralizada, é só ir numa loja e começar a ler os rótulos.

É muita safadeza.

1: Fluído nenhum perde a cor, isso não existe. Pode ficar com o fluido 5 anos no sistema que a cor vai está lá, igual. Ele Vai apenas ficar sujo dependendo do tipo de bloco do veículo, porém a grande maioria hoje tem bloco em alumínio e com isso ele permanece com a mesma coloração.

2: Sim, 99% das CSS usam água de torneira, então se você quer um serviço bem feito procure oficinas de confiança e acompanhe tudo. Toda concessionária visa muito lucro com baixo custo operacional e para isso não existe milagre, fazem o mínimo do possível do que é recomendado pelo fabricante.

3: 50% água desmineralizada e 50% de aditivo é o recomendado para todos os carros da PSA no Brasil, nem mais nem menos. A PSA vende o adtivo pronto nessa já nessa proporção, só drenar o líquido e substituir ele por completo.

4: Se o líquido está baixo e foi completado com qualquer tipo de água, seja torneira, desmineralida ou mineral (essa é a pior de todas pois o nome já fala tudo), você já está fazendo isso errado, pois alterou a concentração de aditivo que deveria ter no sistema.

5: Se o nível do reservatório está baixando (veja com o carro frio sempre, pois aquecido é nornal ele baixar), é por conta de algum vazamento. Não existe milagre, o sistema todo é vedado e pressurizado e a água não tem como sair por nenhum local, seja em estado líquido ou gasoso. 

O sistema de refrigeração em sua concepção original funciona assim e se o líquido está sumindo é um indicio de que existe algum vazamento, as vezes pode ser apenas a tampa do reservatório que está ruim e não pega aperto fazendo o mesmo evaporar.

6: Não deixe o problema para depois, pois se for uma falha na junta do motor e a água for para dentro da câmara vai ser um estrago fenomenal!

Eu tive um problema recente e muitos que perguntei acharam que o meu problema na verdade era o funcionamento normal do motor. Insisti e o mesmo foi resolvido junto a fábrica. Então não deixe o seu problema para depois que pode ser tarde, não vá com a mentralidade de muitos brasileiros: meu carro está em garantia e qualquer problema no futuro eles que se virem.... Infelizmente sabemos como o nosso judiciário funciona, favorecendo em muito os grandes empresários.

Eu particularmente levaria por conta própria em uma oficina apenas para testarem a estanqueidade do sistema e depois entregava na concessionária sem falar nada, apenas para ver como seria a condução do caso.

Abs

Edited by ygorsoares

Água desmineralizada não é mais obrigatório, desde que a água utilizada seja tratada e com pouco cloro ou depósitos.

26 minutes ago, guinepal said:

Água desmineralizada não é mais obrigatório, desde que a água utilizada seja tratada e com pouco cloro ou depósitos.

E como garantir isso? Não é mais garantido já usar a água desmineralizado, que custa R$ 3,00 o litro?

5 hours ago, guinepal said:

Mesmo a água sendo tratada, ela possui minerais que prejudicam os metais do motor e sistema de arrefecimento. Nenhum aditivo pede para diluir com água comum, todos recomendam desmineralizada. 

O carro já vem da fábrica ábrica com aditivo preparado com água desmineralizada, na fábrica não misturam, eles já possuem a solução pronta para uso.

Quem quiser podem comprar o aditivo de pronto uso da Radiex. Ele tem uma ótima qualidade e um preço muito justo.

http://www.radiex.com.br/arrefecimento/item/300-tap-r1834-azul

Abs

On 27/01/2018 at 16:07, caio.curvelo said:

Segundo o Alison o fluido tava verde e perdeu a cor em 3 meses, sem ninguém mexer no carro. Muito estranho.

Isso de aditivo não deixar mineral agir no motor é um tiro no escuro. Pode ser que de fato a água não seja tão ruim e o aditivo funcione, mas poxa, com o preço que é cobrado nos serviços da concessionária custa colocar a água certa? E com certeza o fabricante do aditivo recomenda a diluição sempre em água desmineralizada, é só ir numa loja e começar a ler os rótulos.

É muita safadeza.

Em tese ninguém mexeu no carro. Mas vai que o dono não reparou e alguém dentro da CSS fez algo no sistema (sabe-se lá por qual diabos de motivo) em alguma ida dele na Peugeot? 

Ygor, acho que problema de junta em um carro quase que 0km seria meio irracional, mas também depende do dono verificar como está a temperatura do sistema, né...

6 hours ago, Lucas Figueiredo said:

Em tese ninguém mexeu no carro. Mas vai que o dono não reparou e alguém dentro da CSS fez algo no sistema (sabe-se lá por qual diabos de motivo) em alguma ida dele na Peugeot? 

Ygor, acho que problema de junta em um carro quase que 0km seria meio irracional, mas também depende do dono verificar como está a temperatura do sistema, né...

Bebê também fica doente. Não é pq o carro é zero km que está livre de problemas e não disse em nenhum momento que é um problema de junta, e sim os motivos que podem fazer a água baixar do sistema.

Edited by ygorsoares
  • Upvote 1

Inacreditável a concessionária dizer que é de boa adicionar água "torneiral" no sistema. Liga no CAEP e desce o pau. Rapidinho vão tomar uma comida de rabo da Peugeot.

• Like 1

Boa tarde Pessoal! Dei uma sumida kkk cara levei em dua CSS e as duas disseram que é normal '-_-

Tô ficando de cara já com eles. Todo lugar que li, dizem que não é normal. O carro nao tem nada, é aqui do sul, então é frio.

REALMENTE, NÃO SEI PQ... Tá com 5800km agora.

A única coisa que acho estranho é o barulho do THP de manhã... mas fora isso, tudo normal.

Sobre o ano/modelo, pior que está no documento 2017/2018. 

ESPERO que não de problema. Eu insisti pra ver se os caras da ultima CSS me liberavam alguma informação, mas o nada de novo. Eles colocaram no "viscosímetro" acho, e apareceu "liquid ok". Eles me garantiram que não precisava fazer nada MAS, estou com o #$ na mão...

A questão da mudança de cor no aditivo original Peugeot não é novidade. Já troquei o líquido de arrefecimento de um 307, colocando o aditivo original (azul na época). Em pouco menos de 6 meses ele ficou marrom, não por sujeira ou oxidação, pois o líquido estava limpo e com a carga correta de aditivo, medida com termodensímetro. O que parece é que o corante do aditivo sofreu ação da temperatura e mudou de cor.

Minha esposa comprou recentemente um C3 2013, com 30.000km. E qual não foi a minha surpresa ao verificar o reservatório e ver que estava da mesma forma: fluido limpo, com carga de aditivo correta, mas marrom. Portanto, acho que seja normal a mudança de cor do aditivo na linha PSA. O que não considero normal é ficar transparente e em tão pouco tempo....

Se não estou enganado, existem aditivos coloridos que mudam a tonalidade para informar o fim da vida útil.

On 02/02/2018 at 15:01, Alison Luan said:

Boa tarde Pessoal! Dei uma sumida kkk cara levei em dua CSS e as duas disseram que é normal '-_-

Tô ficando de cara já com eles. Todo lugar que li, dizem que não é normal. O carro nao tem nada, é aqui do sul, então é frio.

REALMENTE, NÃO SEI PQ... Tá com 5800km agora.

A única coisa que acho estranho é o barulho do THP de manhã... mas fora isso, tudo normal.

Sobre o ano/modelo, pior que está no documento 2017/2018. 

ESPERO que não de problema. Eu insisti pra ver se os caras da ultima CSS me liberavam alguma informação, mas o nada de novo. Eles colocaram no "viscosímetro" acho, e apareceu "liquid ok". Eles me garantiram que não precisava fazer nada MAS, estou com o #$ na mão...

O meu THP está com 18 mil Km e o líquido está lá, normal! 

Ja experimentou trocar apenas a tampa do reservatório de arrefecimento? Ela pode não estar vedando bem e por ali está saindo vapores do líquido.

Abs

Já ouvi consultor dizer que o líquido transparente "bege" é normal da PSA

On 24/09/2018 at 22:40, gui28 said:

Já ouvi consultor dizer que o líquido transparente "bege" é normal da PSA

Consultor??? Tremendo irresponsável, pra ser educado... Isso só ajuda a má fama do pós venda que tanto tentamos combater...

Ando em PSA desde 2005 (1 Picasso, 2 C3's, 1 206, 1 207, 1 C4 EXC Aut, e 2 208's) e nunca isso ocorreu... Nessa área, a única vez que fiz manutenção foi quando 1 C3 teve o líquido escurecido, ficando um rosa escuro, e foi substituído.

Líquido bege é sinônimo de oxidação,  resultado normalmente da colocação de água comum para completar o nível. Lembrando o que disse o colega acima, se o líquido baixar, ou é vazamento no sistema ou tampa que não veda. Não pode ser considerado normal completar o nível frequentemente...

Olá! Com o meu 408 aconteceu a mesma coisa, a água ficou transparente e tinha umas manchas marrons dentro do reservatório! Isso com baixa km, levei na concessionária e trocaram o líquido e limparam o reservatório! Ficou azul a água por um bom tempo e quando levei na concessionária e completaram a água então ficou verde escura! Assim quero postar as fotos e as  demais informações km etc bem  certinho! Obrigado!