Jump to content
Cristian Saatkamp

Trocar engrenagem da 5º marcha

Recommended Posts

Eai galera.

Já procurei algo sobre o assunto no forum, mas não achei muita coisa... Então lá vai.

Tenho um peugeot 307 1.6, é um ótimo carro. Porém fico entristecido por ele ter as marchas curtas, principalmente a 4º e 5º parece cambio de carro 1.0 hehehe.

Procurando no forum, vi comentários que o c3 tem um cambio com marchas um pouco mais longas. A minha ideia inicialmente era trocar a engrenagem da 5º marcha, pois atualmente andando a 120km/h estou a 4.000RPM, o ideal seria baixar uns 500RPM a 700RPM.

Alguém pode me dizer se tem compatibilidade com o c3 ou outra engrenagem semelhante?

Sei que irei perder desempenho fazendo isso.

Boa tarde amigo,

melhor não mexer com isto mas.. se quiser é mais facil mudar coroa a pinhao, ai alonga o cambio todo.

Acho besteira mexer nisto se o cambio estiver em boas condições (se tiver detonado e precisar abrir até faria algum sentido).

Abraço

• Like 1

1 hour ago, Hooligansjp said:

Boa tarde amigo,

melhor não mexer com isto mas.. se quiser é mais facil mudar coroa a pinhao, ai alonga o cambio todo.

Acho besteira mexer nisto se o cambio estiver em boas condições (se tiver detonado e precisar abrir até faria algum sentido).

Abraço

Gustavo, não é bem assim...
Para trocar coroa e pinhão, precisa desmontar todo o câmbio...
A engrenagem da 5ª fica na tampa do câmbio... na ponta...
Dá pra trocar ela com o câmbio no lugar... só precisa tirar a roda pra ter acesso e já era.
Muito mais fácil... Inclusive já foi feito por usuário aqui do fórum.

Mas para quem não tem nada de alteração no carro não é jogo fazer algo tao incisivo assim certo?

Primeiro que dificilmente um mecânico tope fazer o serviço em virtude de não saber se da ou não certo, segundo que vai ter que pensar pra fazer (kkk nós temos franksteins e sabemos o quanto mecanicos torcem o nariz para fazer qualquer coisa fora do original).

Enfim eu não faria em um carro oem :p

Mas aí vai do uso e necessidade de cada um...
Para vc ou para mim, pode não fazer sentido...

Mas para uma pessoa que pega muita estrada, isso se paga em muito pouco tempo...
Por conta do consumo mais baixo.

dois zero, dois zero, dois zero kkkk

3 hours ago, ddo said:

Gustavo, não é bem assim...
Para trocar coroa e pinhão, precisa desmontar todo o câmbio...
A engrenagem da 5ª fica na tampa do câmbio... na ponta...
Dá pra trocar ela com o câmbio no lugar... só precisa tirar a roda pra ter acesso e já era.
Muito mais fácil... Inclusive já foi feito por usuário aqui do fórum.

Ola, sabe quem foi o vivente? Ou que engrenagem ele usou?

Cara... olha o link que eu postei ali em cima.

pra facilitar a vida do vivente...

uashuahusuh

fui eu que perguntei sobre isso recentemente.

conversei com o user que fez essa alteração anos atrás, as engrenagens precisam vir de fora do brasil, pois não saíram em nenhum carro aqui.

de qualquer forma, tentei na CC, uma delas tem código cadastrado mas não existe pra compra, a outra nem está cadastrada.

ou seja, precisaria comprar de fora do brasil, se achar.

2 hours ago, ddo said:

Cara... olha o link que eu postei ali em cima.

Tirei um tempo e li o topico mais a fundo...

Acho que vou me contentar com o cambio de 1.0 hehe.

Tiago, valeu pela ajuda.

10 hours ago, tiagorochanh said:

pra facilitar a vida do vivente...

uashuahusuh

fui eu que perguntei sobre isso recentemente.

conversei com o user que fez essa alteração anos atrás, as engrenagens precisam vir de fora do brasil, pois não saíram em nenhum carro aqui.

de qualquer forma, tentei na CC, uma delas tem código cadastrado mas não existe pra compra, a outra nem está cadastrada.

ou seja, precisaria comprar de fora do brasil, se achar.

Olha, tenta outra concessionária...
Com o código em mãos, não tem como eles não acharem no sistema...
Se falaram isso, ou estão de má vontade ou não sabem oq estão fazendo :D
O código pode estar errado tbm :D:D

A maioria das peças (tirando as mais simples e as que tem mais giro) eles não tem em estoque local...
Mas muita coisa tem no Brasil mesmo, no estoque da montadora... eles encomendam e coisa de uma semana tá na mão...
Quando tem que vir de fora do Brasil, demora 3 ou 4 semanas e tá na mão também...
Difícil pedir alguma coisa que não venha... Normalmente acontece só com que está NFP no Servicebox.

Tenta falar com @Júnior_Martins... ele trabalha em uma concessionária... vende peças e envia para todo o Brasil.

• Like 1

12 hours ago, ddo said:

Olha, tenta outra concessionária...
Com o código em mãos, não tem como eles não acharem no sistema...
Se falaram isso, ou estão de má vontade ou não sabem oq estão fazendo :D
O código pode estar errado tbm :D:D

A maioria das peças (tirando as mais simples e as que tem mais giro) eles não tem em estoque local...
Mas muita coisa tem no Brasil mesmo, no estoque da montadora... eles encomendam e coisa de uma semana tá na mão...
Quando tem que vir de fora do Brasil, demora 3 ou 4 semanas e tá na mão também...
Difícil pedir alguma coisa que não venha... Normalmente acontece só com que está NFP no Servicebox.

Tenta falar com @Júnior_Martins... ele trabalha em uma concessionária... vende peças e envia para todo o Brasil.

hmmmm

interessante...

uhashuahus

tinha descartado a idéia já, mas de repente surgiu uma luz... xD

Pessoal, só alertando: eu entrei em contato com o Júnior via WhatsApp, pois eu precisava muito comprar algumas peças, e ele me explicou que devido à algumas mudanças de normas do correios, ele está temporariamente sem poder enviar quaisquer peças para outros estados. Nos lascamos :( 

ele não respondeu minhas MPs mesmo, achei que ele não vendia mais as peças...

20 hours ago, tiagorochanh said:

ele não respondeu minhas MPs mesmo, achei que ele não vendia mais as peças...

Sim, já era. Só pra quem for de MG (salvo engano meu) agora.

On 14/02/2018 at 12:54, Cristian Saatkamp said:

Eai galera.

Já procurei algo sobre o assunto no forum, mas não achei muita coisa... Então lá vai.

Tenho um peugeot 307 1.6, é um ótimo carro. Porém fico entristecido por ele ter as marchas curtas, principalmente a 4º e 5º parece cambio de carro 1.0 hehehe.

Procurando no forum, vi comentários que o c3 tem um cambio com marchas um pouco mais longas. A minha ideia inicialmente era trocar a engrenagem da 5º marcha, pois atualmente andando a 120km/h estou a 4.000RPM, o ideal seria baixar uns 500RPM a 700RPM.

Alguém pode me dizer se tem compatibilidade com o c3 ou outra engrenagem semelhante?

Sei que irei perder desempenho fazendo isso.

estranho ehim, tenho um 206 1.4 que a 120km/h estpu a 3.500rpm...teoricamente um motor 1.6 deveria ser igual ou mais longa....deve estar consumindo muito combustivel

2 hours ago, gustatav said:

estranho ehim, tenho um 206 1.4 que a 120km/h estpu a 3.500rpm...teoricamente um motor 1.6 deveria ser igual ou mais longa....deve estar consumindo muito combustivel

Já tinha ouvido falar que o 206 com motor 1.4 tinha a relação das marchas mais longas hehe. O consumo se passar de 120km já era hehe

O 1.6 16V é a mesma coisa ou muito perto disso.

On 21/02/2018 at 13:02, Cristian Saatkamp said:

Já tinha ouvido falar que o 206 com motor 1.4 tinha a relação das marchas mais longas hehe. O consumo se passar de 120km já era hehe

pois é...e te falo que ainda aceitava uma 6 marcha  tranquilo,, pq em 5 marchar ele continua torcudo...

agora 1.6 mais curto que isso foi cagada da peugeot...ela gosta de fazer cambio casado...

O câmbio do 1.6 é uma aula sobre como não escalonar marchas.

Bota uma porra de uma segunda longa pra caralho, e ainda usa a merda de uma quinta plena. O francês lazarento que escalonou aquele câmbio só podia ter deficiência cognitiva

9 hours ago, Rampazzo2 said:

Bota uma porra de uma segunda longa pra caralho, e ainda usa a merda de uma quinta plena. O francês lazarento que escalonou aquele câmbio só podia ter deficiência cognitiva

Olha, imagino que tenha um motivo pra isso...
Mas PQP... que segunda FDP...

E não é só no 206/207 1.6 não...
No meu Xsara é uma bosta tbm...
E no Xsara, ainda existem umas 4 ou 5 relações diferentes, de acordo com o ano... no 206/207 não lembro se tem isso...

14 hours ago, Rampazzo2 said:

Lembro que meu 206 1.6 manual dava 100 por hora de segunda marcha. Eu sempre brincava que a terceira marcha era infinita naquele carro. Já a quinta era curta como coice de porco. Vai entender...

56 minutes ago, Duzinfa said:

Lembro que meu 206 1.6 manual dava 100 por hora de segunda marcha. Eu sempre brincava que a terceira marcha era infinita naquele carro. Já a quinta era curta como coice de porco. Vai entender...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Isso deveria ser divertido.

Meio que assim o 1.6 16v funciona legal no regime de medias rotação, pra essa faixa, quando vc tá querendo andar um pouco mais rápido, mas sem forçar, o câmbio tá num escalonamento filé, então eles casaram o escalonamento do câmbio com o do motor.

Agora pra quem tá querendo descer o cacete, a segunda é muito longa, é pra quem tá querendo pegar estrada a quinta é muito curta.