Jump to content
Rascunho

Lenta Oscilando depois de quente - 308 2.0

Recommended Posts

Oi Pessoal! 

Tenho um 308 2.0 AT8 (AL4 melhoradinho). 
Comprei ele faz pouco tempo e desde que peguei reparo que a lenta dele fica normal na casa de 700RPM sem ar ligado e 800RPM com o ar ligado.
Porém depois de quente (muito tempo rodando ou pegando bastante trânsito) ele fica como se tivesse dando umas bombadas no acelerador, oscila como se tivesse mesmo pisando no acelerador e tirando o pé... 

Já conferi sincronismo de correia (como comprei o carro já troquei kit de correias e foi conferido sincronismo)
Já limpei TBI
Já limpei sensor MAP 
Já coloquei álcool, já coloquei podium (essa custou bem cara rsrs) e acontece com qualquer combustível... 

Alguém tem uma dica do que pode ser?

Edited by Rascunho

Eu tinha esse problema na minha antiga 406 automática (AL4). Resolvi o problema trocando uma peça que alguns chamam de motor de passo, sensor de marcha lenta entre outros nomes. No meu caso era uma peça preta que ficava parafusada no corpo da borboleta ligada a um conector. Muito fácil trocar. Também existe a possibilidade de ser o sensor de posição da borboleta (TPS). Acho que pode descartar entrada falsa de ar pois só acontece com o carro quente.

Entenda que estou dando dicas que resolveram meu problema tendo como base um motor da mesma fabricante, porém diferente do seu. Mas creio que essas peças que mencionei façam parte da maioria dos motores atuais.

Oi Black, muito bem observado! 
Este sensor de marcha lenta é o mesmo que chamam de sensor MAP? Estou perguntando pois eu retirei o sensor MAP que fica no coletor de admissão, ao lado da TBI e limpei.
A TPS não conheço, vou procurar saber mais a respeito... 
Passando o Scanner ele tem reportado problema no sensor de Detonação (Knock Sensor) e o código é o  P0329 Knock Sensor Circuit Intermittent

MAP é sensor de pressão absoluta do coletor de admissão. Se está dando sensor de detonação, eu partiria pra ele. 

Da uma conferida nos bicos injetores e velas e ate mesmo passar um osciloscopio, verificar a bobina, pois erro do sensor de detonação pode estar com problema de detonação.

Falha do conector etc.

Valeu pessoal... difícil hoje em dia é arrumar um mecânico que queira olhar isso tudo com calma.. hoje em dia eles querem partir logo pro que acham e sair trocando rsrs 

Velas foram trocadas ha 10K ... mas vale a verificação :)

Você já tem a solução. O scanner acusou o sensor de detonação, então nem perde seu tempo. Verifica e troca.

Problema é que pelo que falam, este erro de sensor de detonação acusa em várias situações, raramente é o sensor mesmo.... mas vou acabar fazendo o conjunto de verificação..
Velas -> Bicos -> Sensor de Detonação -> Bobina (do mais fácil pro mais complicado e caro) 
Obrigado! 

E aí? Como resolveu? Abraço

Tudo bem que o que vou dizer é bem diferente e antigo.

Um tempra stile que tinha, quando comprei tinha erro de (erro de detonação).

Beleza, fui la e troquei o sensor pelo original bosch especifico pro Tempra Stile (turbo original).

Continua acusando o mesmo problema e não é chicote nem sensor.

Como o carro é antigo, acabei trocando muitas peças por novas, originais bosch e ainda acusa o erro.

Mas é um caso a parte, carro ano 95. kkkkkkk