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vaval

Como resfriar óleo do cambio AL4

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Tutorial sem muitas complicações para instalar um radiador de óleo para resfriar o cambio automático AL4, como sabemos o grande vilão do AL4 é o  aquecimento exagerado do óleo do cambio que muitas vezes chega aos 100° causando trancos.

Vamos precisar de uma adaptador que será montado no lugar do trocador de calor original que é ineficiente, um radiador, 3 metros de mangueira para serviços hidráulicos, eu usei AEROQUIP,             4 abraçadeiras, eu usei de inox, barrinha de alumínio para fazer suporte, parafusos porcas e arruelas.

O adaptador ou o kit completo é encontrado na Internet, é só pesquisar.  

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Retirar a roda dianteira esquerda e o para-barro, par ter acesso ao trocador de calor.


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É esta peça no centro da imagem e substitui-la pelo adaptador que desviará o óleo para o radiador e seu retorno, usar chave de boca 30mm.

Sugiro montar as mangueiras no adaptador antes de aparafusar a peça, fica mais facil. 

Passe as mangueiras com na foto, não passe por cima da caixa pois atrapalha o seletor de marchas.

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IMG-20180222-WA0011.jpg

Retire o para-choques, existem vários videos no youtube explicando como proceder.

IMG-20180219-141959.jpg

Faça os suporte de alumínio, ou outro material conforme a sua conveniência, eu optei por posicionar o radiador um pouco fora do eletroventilador, por entender que pode atrapalhar o fluxo de ar dinâmico.

Prenda o radiador na barra atrás do para-choque, com o radiador encostado na barra que vai servir como dissipador de calor. 

Complete o óleo da caixa com a quantidade necessária, depende do tamanho do radiador usado.

 

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Passe os tubos por esta bolota no acabamento frontal, faça um furo, é necessário retirar o tubo de admissão do ar, que é só encaixado, fácil de tirar.

IMG-20180219-164009.jpg

No final fica assim.

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Edited by vaval
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Excelente conteúdo! Obrigado por compartilhar!

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Ótima iniciativa e dica, mas não consegui ver as fotos. Teria como postar novamente as fotos, de acordo com o tutorial do grupo, para que todos possam ver?

Obrigado!!

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3 hours ago, Leosbruno said:

Ótima iniciativa e dica, mas não consegui ver as fotos. Teria como postar novamente as fotos, de acordo com o tutorial do grupo, para que todos possam ver?

Obrigado!!

As fotos aparecem para mim normalmente.

Estão hospedadas no site TinyPic.

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Poderia nos informar onde comprou o kit e o valor?

Obrigado!!

 

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Show! Onde comprou? Vou colocar no meu C4 pra testar!

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maaano do céu!vai matar muita gente de raiva pois você eliminou o único calcanhar de aquiles da AL4/DP0: a ineficiência do trocador de calor do câmbio automático.

eu tinha escrito umas 15 linhas sobre isso(agradecendo etc) e tal mas pelo visto não foi!fica aqui meu MUITO OBRIGADO pela iniciativa que certamente é ÚNICA no Brasil, sabe-se que até em países frios como Russia e Polônia os gringos viam a necessidade desse UPGRADE, agora imagina nesse calorzão do Brasil!!!show de bola.

sigo acompanhando, colírio pros meus olhos esse tuto.

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11 hours ago, Peugeot206 said:

maaano do céu!vai matar muita gente de raiva pois você eliminou o único calcanhar de aquiles da AL4/DP0: a ineficiência do trocador de calor do câmbio automático.

eu tinha escrito umas 15 linhas sobre isso(agradecendo etc) e tal mas pelo visto não foi!fica aqui meu MUITO OBRIGADO pela iniciativa que certamente é ÚNICA no Brasil, sabe-se que até em países frios como Russia e Polônia os gringos viam a necessidade desse UPGRADE, agora imagina nesse calorzão do Brasil!!!show de bola.

sigo acompanhando, colírio pros meus olhos esse tuto.

Obrigado, 

Esta peça é fabricada na Polônia.

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Vou fazer essa adaptação em meu Peugeot 208 também, mas vou colocar a flange de desvio do óleo antes do trocador de calor e continuar a usar o trocador de calor, para isso vou precisar fazer um novo parafuso (mais comprido) em razão da flange. Quando desenvolver o projeto eu posto fotos.

Um abraço.

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10 hours ago, Leosbruno said:

Vou fazer essa adaptação em meu Peugeot 208 também, mas vou colocar a flange de desvio do óleo antes do trocador de calor e continuar a usar o trocador de calor, para isso vou precisar fazer um novo parafuso (mais comprido) em razão da flange. Quando desenvolver o projeto eu posto fotos.

Um abraço.

Nos dias de verão, a água do radiador fica muito quente, entorno dos 100°, com o trocador de calor encima da flange,vai aquecer da mesma maneira, no meu entender dá no mesmo.

 

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Tenho um kit tbm ja faz tempo ... nao instalei ainda pois quero trocar os selenoides e oleo tbm. Deixar tudo novo e depois instalar o kit.

Seu tutorial ficou muito top. Parabens.

BSoz3kb.jpg

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Estou preparando a fase dois do projeto, instalar uma ventoinha para melhor refrigeração com o carro parado em congestionamentos.

Esperando a ventoinha chegar, a greve bagunçou o projeto.

Aguardem...

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Muito legal!!
Podia aproveitar o trampo e colocar um sensor de temperatura na linha pra ficar de olho na temperatura do óleo

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13 hours ago, BrenoKuster said:

Muito legal!!
Podia aproveitar o trampo e colocar um sensor de temperatura na linha pra ficar de olho na temperatura do óleo

Já está no projeto, inclusive armar a ventoinha em determinada temperatura que vou definir em funcionamento.

O óleo só circula quando a válvula termostática dentro da AL4 abre, então vou ficar de olho e definir a temperatura de acionamento. 

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Eita, muito profissa! Vai fazer esse controle como?

 

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13 hours ago, BrenoKuster said:

Eita, muito profissa! Vai fazer esse controle como?

 

Tenho já comprado, um termostato digital que tem um sensor de temperatura que vou fixar na colmeia do radiador.

Depois é só programar em que temperatura ligar e desligar a ventoinha.

Muito simples, como a UCE faz com a temperatura do motor.

 

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8 hours ago, vaval said:

Tenho já comprado, um termostato digital que tem um sensor de temperatura que vou fixar na colmeia do radiador.

Depois é só programar em que temperatura ligar e desligar a ventoinha.

Muito simples, como a UCE faz com a temperatura do motor.

 

Entendi, a pergunta foi porque achei que você tava com algum projeto de IE aftermarket. Então é pelo termostato que vai ser o controle, bacana. O sensor acredito que deve ser dentro do líquido, como um sensor NTC "genérico", pegar na colmeia você não vai saber a temperatura do líquido...

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13 hours ago, BrenoKuster said:

Entendi, a pergunta foi porque achei que você tava com algum projeto de IE aftermarket. Então é pelo termostato que vai ser o controle, bacana. O sensor acredito que deve ser dentro do líquido, como um sensor NTC "genérico", pegar na colmeia você não vai saber a temperatura do líquido...

Não precisa de tanta precisão, 1 ou 2 graus não vão fazer diferença 

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Chegou quem faltava, agora é só arrumar um tempo e montar tudo...

 

Edited by vaval

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Instalação de uma ventoinha para resfriar o radiador.

Material utilizado:
Perfil de aluminio em U 1" 1/8", barras de aluminio 1" 1/8"
Relê, fio, parafusos, termostato digital, arrebites pop etc

IMG-20180612-111939.jpg

IMG-20180612-111456.jpg
Quadro montado.
IMG-20180612-125706.jpgRadiador inserido no quadro e fixado com arrebites POP.

IMG-20180612-133926.jpg

Ventoinha montada no quadro com parafuso inox.

IMG-20180612-132328.jpg
Vista pelo lado da colmeia.

IMG-20180612-133909.jpg


Conjunto montado no para-choques.

IMG-20180612-170213.jpg

Vita de cima, tem bastante espaço para a ventoinha.

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Todo serviço foi feito sem desligar as mangueiras, para evitar saida de oleo.
Amanhã vou executar a parte elétrica. 

Edited by vaval
Atualização de fotos

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Hoje terminei a instalação com a parte elétrica.

Eu sempre ouvi falar que o óleo só circulava pelo trocador de calor quando atingisse uma determinada temperatura (85°) liberado por uma válvula termostática, isso é falso, constatei que o óleo já circula assim que o motor é ligado, verificado pelo termômetro digital que instalei.

Não fiz teste rodando ainda, mas com o carro em marcha lenta e alcançando a temperatura de trabalho, o termômetro já assinalava 58°.

Regulei para a ventoinha para entrar em funcionamento aos 60° e desligar quando esfriar 10° (50°) .

Este é o primeiro set, com o andar da carruagem vou fazendo as alterações necessárias.  

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Cara, que post animal! Nunca tinha visto esse projeto nem esse upgrade, sempre lí por aí que o vilão do AL4 é a temperatura, mas não tinha visto solução ainda.
Mandei meu AL4 para recondicionar total, voltando, verei se faço esse projeto também.

Abraços e parabéns pelo post.

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Digitando com os pés porque as minhas mãos estão aplaudindo o trabalho.

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On 19/06/2018 at 01:25, BrenoKuster said:

Digitando com os pés porque as minhas mãos estão aplaudindo o trabalho.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Essa foi f#$@

Nem ri, URREI aqui e ficaram olhando para minha cara kkkkkkkk

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On 13/06/2018 at 15:05, vaval said:

Hoje terminei a instalação com a parte elétrica.

Eu sempre ouvi falar que o óleo só circulava pelo trocador de calor quando atingisse uma determinada temperatura (85°) liberado por uma válvula termostática, isso é falso, constatei que o óleo já circula assim que o motor é ligado, verificado pelo termômetro digital que instalei.

Não fiz teste rodando ainda, mas com o carro em marcha lenta e alcançando a temperatura de trabalho, o termômetro já assinalava 58°.

Regulei para a ventoinha para entrar em funcionamento aos 60° e desligar quando esfriar 10° (50°) .

Este é o primeiro set, com o andar da carruagem vou fazendo as alterações necessárias.  

Cara! excelente trabalho, quanto saiu esse projeto +ou-??

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1 hour ago, marcelomelo said:

Cara! excelente trabalho, quanto saiu esse projeto +ou-??

Saiu +- 1200,00 royaletas, sem mão de obra porque fiz tudo, mas a satisfação de ter uma transmissão como deveria ser, não tem preço.

Aquela sensação que vai dar um tranquinho ao parar no sinal, desapareceu, marchas suaves para cima ou para baixo, uma beleza. 

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Gostei muito do projeto.

Quero fazer também, pra colocar aqui no meu carro.

Quando esquenta o câmbio fica desconfortável.

Alguém pode me passar as medidas dos anéis do trocador de calor, pra mim fazer uma flange desta adaptacao

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On ‎12‎/‎06‎/‎2018 at 18:53, vaval said:

Instalação de uma ventoinha para resfriar o radiador.

Material utilizado:
Perfil de aluminio em U 1" 1/8", barras de aluminio 1" 1/8"
Relê, fio, parafusos, termostato digital, arrebites pop etc

14e6irp.jpg
Quadro montado.
2hpja0h.jpg
Ventoinha montada no quadro com parafuso inox.
 

bj7ds4.jpg

Radiador inserido no quadro e fixado com arrebites POP.
30vj3hc.jpg
Vista pelo lado da colméia.

xgcpon.jpg


Conjunto montado no para-choques.

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Vita de cima, tem bastante espaço para a ventoinha.
atnoz.jpg

Todo serviço foi feito sem desligar as mangueiras, para evitar saida de oleo.
Amanhã vou executar a parte elétrica. 

O funcionamento ta beleza? Sem problemas até então?

Em relação ao procedimento de nível de oleo na caixa, continua fazendo da mesma forma ne? Como você soube a quantidade que precisava colocar?

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O funcionamento está normal como deveria ser, até então sem nenhum problema.

A quantidade de óleo foi inserida no conjunto mangueiras radiador ao ser conectado, deu aproximadamente meio litro.

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8 hours ago, vaval said:

O funcionamento está normal como deveria ser, até então sem nenhum problema.

A quantidade de óleo foi inserida no conjunto mangueiras radiador ao ser conectado, deu aproximadamente meio litro.

Muito bom mesmo!

Será que as oficinas especializadas em cambio automático já tiveram essa "sacada" e estão fazendo essa melhoria?

Pergunto isso pq eu mesmo não tenho a menor capacidade de fazer sozinho um trampo "profissa" desses...kkkkkkk

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O maior desafio é a peça que substitui o trocador de calor da caixa, é uma peça fabricada na Polônia por um torneiro independente, tem a venda no Ebay.

Mangueiras e radiadores são facilmente encontrados por aqui, inclusive de caixa automática de outras marcas, HyundaiTucson, Mitsubishi por exemplo.

A própria AL4 usa um trocador maior na linha Renault.

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Entendi, então acho que se alguém se propor a fazer, não vai querer dar garantia pq a peça vem de fora...

Agradeço a informação.

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show de bola esse post.

top...

meio gambis, mas foi o mais top que ja vi.

passar um belo spray preto fosco nas bordas e suporte e ja era, nem percebe.

pra ficar mais top, colocaria malha nautica em toda a mangueira e faria umas conexoes em ambos os lados tipo aeroquip, sem abraçadeiras.

ai fica igual original quando sai da fabrica da PSA. kkkkkkkk

Parabens.

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28 minutes ago, leogonsil said:

show de bola esse post.

top...

meio gambis, mas foi o mais top que ja vi.

passar um belo spray preto fosco nas bordas e suporte e ja era, nem percebe.

pra ficar mais top, colocaria malha nautica em toda a mangueira e faria umas conexoes em ambos os lados tipo aeroquip, sem abraçadeiras.

ai fica igual original quando sai da fabrica da PSA. kkkkkkkk

Parabens.

Já está com novo visual em preto fosco.

O radiador foi deslocado mais para a esquerda (visto de frente) porque o ar quente do radiador  ficava enclausurado ma carenagem do radiador de água

Melhorou a eficiência, o óleo em situação extrema não passa de 70°, normalmente o termômetro marca entre 50° e 60°  

O termostato é acionado aos 50°

Não vou trocar as conexões porque em time que está ganhando não se mexe.

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estava aqui pensando, se no meio das mangueiras, colocar um filtro transparente igual de alguns a gasolina e acho que a Diesel tambem pra acompanhar a contaminaçao por desgaste e coloraçao do oleo.

Sei la.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706662511-filtro-combustivel-diesel-c-separador-de-agualavavel-_JM?quantity=1

Vi um detalhe no anuncio, temperatura 45 graus, ou seja, acho que esse no caso nao de certo.

Edited by leogonsil

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21 hours ago, leogonsil said:

estava aqui pensando, se no meio das mangueiras, colocar um filtro transparente igual de alguns a gasolina e acho que a Diesel tambem pra acompanhar a contaminaçao por desgaste e coloraçao do oleo.

Sei la.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706662511-filtro-combustivel-diesel-c-separador-de-agualavavel-_JM?quantity=1

Vi um detalhe no anuncio, temperatura 45 graus, ou seja, acho que esse no caso nao de certo.

Pensei em algo semelhante mas não achei nada confiável.

Até passou pela minha cabeça fazer uma tomada de entrada e saída para fazer "flushing oil", poderia trocar todo o óleo com o motor funcionando por ali, não sei se daria certo porque existe uma pressão para sair, mas a entrada seria por gravidade.

 

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On 2/25/2018 at 6:32 PM, vaval said:

Vc sabe a medida do parafuso/rosca e da borracha de vedação? 

Existem esses adaptadores que são colocados entre o bloco e filtro de oleo , justamente para puxar pro radiador de oleo. sera que não rola colocar adaptando?

1zgf1cl.jpg

e6y7eu.jpg

 

 

Edited by Neil

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6 hours ago, Neil said:

Vc sabe a medida do parafuso/rosca e da borracha de vedação? 

Existem esses adaptadores que são colocados entre o bloco e filtro de oleo , justamente para puxar pro radiador de oleo. sera que não rola colocar adaptando?

1zgf1cl.jpg

e6y7eu.jpg

 

 

Este kit é para o óleo do motor ?

Não parece com o da caixa...

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12 hours ago, vaval said:

Este kit é para o óleo do motor ?

Não parece com o da caixa...

Não é especifico para a caixa do al4.

 

ele é usado genericamente para tirar o filtro de oleo do local original, passar pelo radiador e depois passar pelo filtro.

O principio é o mesmo do molde vendido pra radiador do al4. inclusive tem a rosca de 3/4 com 16 voltas

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Aqui nós já fizemos o procedimento de instalação do kit de arrefecimento com radiador em 3 caixas AL4. Dois C4 Pallas e um 307 Griffe. Funcionamento perfeito. Em dois deles foi instalado também eletro ventilador colado no radiador de óleo, um acionado por termostato e outro acionado "manualmente". Sucesso em todos os casos. 

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Legal isso heim, conseguimos monitorar a temperatura do óleo do câmbio pelo painel ou ODBII?

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Eu utilizei para testes o Lexia, porém nada impede de se instalar no painel um marcador de temperatura digital. Atualmente eu me baseio no termostato pois sei que quando a ventoinha dispara está a 65 graus e quando ela desliga está a 50 graus, ou seja fica entre esta temperatura. Coloquei o sensor do termostato na colmeia, então sei que a margem de erro varia 2 ou três graus para cima ou baixo. O mais legal é que nos três carros instalados o cambio está perfeito, sendo que um deles estava dando tranco de primeira para a segunda quando o motor atingia a temperatura normal de funcionamento e foi totalmente resolvido com o kit. E neste que estava dando tranco foi colocado radiador de 4 linhas e ventoinha "manual", ou seja, o dono só liga quando o carro vai pegar transito pesado pois no uso diário com ventoinha desligada, mesmo no anda e para não passa de 65 graus, contra os 105 graus de antes do kit. 40 graus a menos! Varia de 40 a 65 graus. De quebra, não se tem mais o risco da água do arrefecimento se misturar com o óleo do cambio, uma vez que os sistemas agora são independentes. Todo dono de carro com AL4, DP0 ou AT8 deveria instalar este kit.

Edited by Antoniorafilho

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É possível subir as fotos novamente? Eu consegui usando o google fotos, o que acham de fazer um tutorial?

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O servidor onde estavam as fotos fechou, eu fiz um tutorial lá no inicio, mas agora está sem fotos.

Não tenho como recuperar as fotos porque estavam em um celular que foi roubado...

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